Modos. Campinas, v.1, n.1, 2017 / v.2, n.3, 2018.
Modos. Campinas, v.2, n.3, 2018.
PUBLICADO: 2018-09-11
EDITORIAL
- MODOS. Revista de História da Arte
- Maria de Fátima Morethy Couto, Emerson Dionisio Gomes de Oliveira, Marize Malta
ARTIGOS – COLABORAÇÕES
- Entre agente cultural, publicitário e artistaA controversa presença do italiano Danilo Di Prete na Bienal de São Paulo
- Renata Dias Ferraretto Moura Rocco
- Um adendo modernoA delegação iugoslava nas Bienais de São Paulo (1953-1961)
- Milan Puh, André Pitol
- Os limites do pop global e de suas exposiçõesUma crítica brasileira ao pop expandido
- Alexandre Pedro de Medeiros
- Não há neutralidadeMontagem fílmica e exposição para escritas de histórias da arte
- Igor Moraes Simões
DOSSIÊ – ARTE, IMAGEM, POLÍTICA: CURADORIA, CIRCUITOS E INSTITUIÇÕES
- Apresentação. Arte, Imagem, PolíticaCuradoria, Circuitos e Instituições
- Ana Albani de Carvalho, Marco Pasqualini de Andrade
- Illusions of Totality. Global Contemporaneity and the Condition of the MuseumGlobal Contemporaneity and the Condition of the Museum
- Peter Osborne
- PDF (ENGLISH)
- Das reconfigurações contemporâneas do(s) sistema(s) da arte
- Bruna Wulff Fetter
- Ecopolíticas, no linealidad y poshumanismo
- Raúl Niño Bernal
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- A antropologia política da imagem na XVII Bienal de Fotografia da Cidade do México
- Virginia Gil Araujo
- “Lula-presidiário” e “Temer-Drácula”Imagens difamatórias no contexto da atual crise política brasileira
- Arthur Valle
- “Como viver junto”27a Bienal de São Paulo e a questão nacional/internacional
- Mirtes Marins de Oliveira
- De La Protesta al Malba, circuitos de intervención para las xilografías de Juan Antonio Ballester Peña
- Silvia Dolinko
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- A desmedida na medida de Natalia Leite
- Edson Luiz André de Sousa
- Organizar o pessimismoA exposição Levantes de Georges Didi-Huberman
- Taisa Palhares
MONTAGEM: A CONDIÇÃO EXPOSITIVA
- Arquivo 17Um experimento de temporalidade feminista sob um olhar situado
- Fernanda Grigolin
EX-POSIÇÕES / RESENHAS
- O olhar das resistências na exposição Agora somos todxs negrxs?
- Anna Paula da Silva
ENTREVISTA
- A vertigem do querer de um colecionador vorazEntrevista com Sérgio Carvalho
- Bianca Andrade Tinoco
Modos. Campinas, v.2, n.2, 2018.
PUBLICADO: 2018-05-16
EDITORIAL
- MODOS. Revista de História da Arte
- Emerson Dionisio Gomes de Oliveira, Maria de Fátima Morethy Couto, Marize Malta
ARTIGOS – COLABORAÇÕES
- The (French) origins and development of international independent Art at the Musée du Jeu de Paume in 1937
- Kate Kangaslahti
- PDF (ENGLISH)
- Ecologías políticasExtractivismo, sojización y deforestación en la cultura visual del siglo XXI
- Elena Rosauro
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- Um projeto mais amplo de cidadeA memória de Lina Bo Bardi por Renata Lucas
- Luciana Benetti Marques Valio
- Modos de conectar em redes instáveis
- Débora Aita Gasparetto
- Obras perdidasRastros de arquivo
- Daiana Schvartz
- Contributos para o percurso e evolução da gravura em Portugal entre os séculos XVI e XVII
- Jorge Batista
- Modesto Falcón Ozcoidi (1828-1902), primer conservador del Museo de SalamancaSu gestión al frente del mismo, de 1863 a 1876
- José-Tomás Velasco Sánchez
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
DOSSIÊ – OBJETOS INQUIETOS
- Apresentação. Objetos InquietosUnquiet objects
- Maria João Neto, Marize Malta
- Portuguese ambitions vs Japanese traditionThe transformation of the western civilization artifacts into the multifaceted Nanban objects (1543-1615)
- Johannis Tsoumas
- PDF (ENGLISH)
- De Goa a CabulAventuras de um artista goês dos inícios do século XIX, José Maria Gonsalves (1800-1845)
- Helder Carita
- Mutilation of political powerSpolia exhibiting as symbolic strategy
- Monica Palmeri
- PDF (ENGLISH)
- Objetos e suas narrativas visuaisAlgumas considerações sobre o mito de Píramo e Tisbe nos cofres de amor do tardo-medievo
- Flavia Galli Tatsch
- Natureza-morta escritaPara uma estética do objeto em À la recherche du temps perdu, de Marcel Proust
- Biagio D’Angelo
- Los objetos inquietos en el hogar español durante el franquismo a través de las revistas de decoración
- Ana María Fernández García
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- O retrato em miniatura do gato GatinhoOu a modernidade não ronrona
- Patricia Delayti Telles
- Composições zoológicasErrâncias transatlânticas de objetos feitos com aves, penas e insetos até os oitocentos
- Maria Cristina Volpi
- José dos Santos Libório (1850-1923), um notável elo de ligação entre os mercados de arte português e brasileiro
- Vera Mariz
- Las VictoriasDe Samotracia a Buenos Aires. Calcos en yeso en el Museo Nacional de Bellas Artes y en la Escuela Superior de Bellas Artes en la primera mitad del siglo XX
- Milena Gallipoli
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- A obra errante é viagem e estradaA trajetória de uma cópia do David de Michelangelo e outras possíveis histórias da arte
- Diego Souza de Paiva
MONTAGEM: A CONDIÇÃO EXPOSITIVA
EX-POSIÇÕES / RESENHAS
- Entre o corpo, a arquitetura e a fabulaçãoConectivos invisíveis e cartografias imaginárias a partir da “Galeria Psicoativa –Tunga” em Inhotim
- Vanessa Seves Deister de Sousa
Modos. Campinas, v.2, n.1, 2018.
PUBLICADO: 2018-01-15
EDITORIAL
- MODOS. Revista de História da Arte
- Emerson Dionisio Gomes de Oliveira, Maria de Fátima Morethy Couto, Marize Malta
- ARTIGOS – COLABORAÇÕES
- Mobilizing CraftDiplomacy in the international turn of American Art History
- Jennifer Way
- PDF (ENGLISH)
- Um futurismo singularMenotti Del Picchia
- Annateresa Fabris
- Diante do espelhoTextos de Michel Foucault sobre arte representacional frente a produções artísticas dos anos 1960
- Alexander Gaiotto Miyoshi
- Almoços partilhados, amores não correspondidos e conversas inacabadasQuotidiano e arte contemporânea
- Margarida Brito Alves, Bruno Sousa Marques
- O riso de artistas feministas nas décadas de 1970/80
- Juliana Silveira Mafra
- Tempo andante da intervenção urbanaRelações temporais nas obras Imagens Posteriores, Giganto e Polaroides (in)visíveis
- Ana Rita Vidica
- Mover-se em direção a um (possível) estado da arte das exposições contemporâneas lá e cá
- Michelle Farias Sommer
MONTAGEM: A CONDIÇÃO EXPOSITIVA
- Estratégias de apresentação de uma ação artística em espaço público
- Beatriz Basile da Silva Rauscher
- HiperorgânicosDo cubo branco ao tesserato
- Carlos Augusto Moreira da Nóbrega
- Montagem como processoEspaços, poética artística e a curadoria
- Denise Conceição Ferraz de Camargo
- A busca dá imagem, instaurações poéticas em lugares distintos
- Eriel de Araújo Santos
- Formas da apresentaçãoExposições, montagens e lugares impossíveis
- Hélio Fervenza
- SinapsesA montagem como pensamento e processo criativo
- Hugo Fortes
- Perigosos, subversivos, sediciosos
- Leila Danziger
- O que nunca foi mostradoExperimentos arquivados
- Luise Weiss
- A montagem de ontem ou relembrando disposições
- Patricia Dias Franca-Huchet
- Do extraordinário na vida cotidiana
- Simone Michelin
EX-POSIÇÕES / RESENHAS
- Novas aquisições: a coleção Roger Wright na exposição “Vanguarda Brasileira dos anos 1960”
- Rachel Vallego
Modos. Campinas, v.1, n.3, 2017.
PUBLICADO: 2017-09-03
EDITORIAL
- MODOS. Revista de História da Arte
- Maria de Fátima Morethy Couto, Marize Malta, Emerson Dionisio Gomes de Oliveira
ARTIGOS – COLABORAÇÕES
- Structure and connections of Alexander Golitsyn’s agents network on the European art market of the 2nd half of the 18th century
- Olga Popova
- PDF (ENGLISH)
- “… new content will require an appropriate form …” The Slovene Painter and Graphic Artist France Mihelič (1907 – 1998)
- Marjeta Ciglenečki
- PDF (ENGLISH)
- Um cosmonauta nos trópicosJúlius Koller na América do Sul
- Cristina Freire
- Un Monumento de Solidaridad Cultural al Pueblo de Chile
- Samuel Quiroga, Pablo Cayuqueo
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- La resignificación del aula por el arte
- Luis Porter
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
DOSSIÊ – DA ADVERSIDADE VIVEMOS!
- Apresentação. Da adversidade vivemos!
- Maria de Fátima Morethy Couto, Paulo Reis
- Nova Objetividade BrasileiraPosicionamentos da vanguarda
- Paulo Reis
- Depoimento de Frederico Morais a Fernanda Lopes
- Frederico Morais, Fernanda Lopes
- Nova objetividade e nova subjetividadeHélio Oiticica rumo ao coletivo
- Paula Braga
- Da exposição Nova Objetividade Brasileira ao evento Do Corpo à Terra
- Marília Andrés Ribeiro
- Vanguardia y Revolución como ideas-fuerza en el arte argentino de los años sesenta
- Ana Longoni
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- A contracultura, entre a curtição e o experimental
- Celso Favaretto
- Anos 1970: da vanguarda a pós-vanguarda
- Ricardo Nascimento Fabbrini
- Território de Juan Carlos RomeroCrônica da violência
- Maria Angélica Melendi
- Os Salões de Arte Contemporânea de Campinas durante a década de 1960
- Renata Cristina de Oliveira Maia Zago
- Entre o palco e a cançãoAfinidades eletivas entre a Música Popular Brasileira (MPB) e o Teatro Engajado na década de 1960
- Miliandre Garcia
- EX-POSIÇÕES / RESENHAS
- A exposição “No Drama” e as ressonâncias do cubo branco
- Vanessa Barrozo Teixeira
Modos. Campinas, v.1, n.2, 2017.
PUBLICADO: 2017-04-30
EDITORIAL
- MODOS. Revista de História da Arte
- Emerson Dionisio Gomes de Oliveira, Maria de Fátima Morethy Couto
ARTIGOS – COLABORAÇÕES
- Polaridades e anacronismos no pensamento de Warburg
- Jorge Coli
- Art and globalisation: the beginningsThird Text versus Art in America
- Anna Maria Guasch
- PDF (ENGLISH)
- A voz do silêncio na arte de Edward HopperOu a modernidade desencantada
- Maria Bernardete Ramos Flores
- Arte, política e geopolítica nos anos 1960
- Dária Jaremtchuk
- Museus nas AméricasHistória, estrutura e estratégias
- Roberto Carvalho de Magalhães
DOSSIÊ – GENEALOGIAS POSSÍVEIS: ARQUIVO, EXIBIÇÃO E CIRCULAÇÃO
- Historiografias do Contemporâneo
- Michael Asbury
- Da grade múltipla da montagemPerspectivas para a imagem crítica na contemporaneidade
- Luiz Cláudio da Costa
- Os arquivos da arte na pathosformeln das redes e nas ruínas do coletivo
- Mauricius Martins Farina
- A arte de expor cadeirasModos de exibi-las, usá-las e olhar obras de arte
- Marize Malta
- A expografia de Lina Bo Bardi como mesa de montagemTransparências, opacidades e genealogias
- Vera Pugliese
EX-POSIÇÕES / RESENHAS
- O que é um objeto de museu sem as narrativas que o cercam? Museu do FolcloreA exposição
- Mariana Estellita Lins Silva
Modos. Campinas, v.1, n.1, 2017.
PUBLICADO: 2017-02-11
EDITORIAL
- MODOS. Revista de História da Arte
- Maria de Fátima Morethy Couto, Emerson Dionisio Gomes de Oliveira
- MODOS – Journal of Art History
- Maria de Fátima Morethy Couto, Emerson Dionisio Gomes de Oliveira
- PDF (ENGLISH)
ARTIGOS – COLABORAÇÕES
- As obras visuais e os textos que as acompanham
- Jean Galard
- Produção cultural indígena e história da arte no BrasilEntre arte e artefato, armadilhas como problema metodológico
- Ivair Reinaldim
- Uma história de roupas e de moda para a história da arte
- Angela Brandão
- Modernité and its mythology
- Christophe Longbois-Canil
- PDF (ENGLISH)
- Maruja MalloEl retrato fotográfico y la “invención de sí” en la vanguardia española
- Patricia Mayayo
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- Sítio Santo Antonio da BicaAs coleções de Roberto Burle Marx
- Vera Beatriz Siqueira
- A Modern, American CourbetRoy Lichtenstein’s European Rise to Fame, 1963-1966
- Catherine Dossin
- PDF (ENGLISH)
- Notas sobre o amorPedro Escosteguy em Curitiba
- Artur Freitas
- Roberto Magalhães – xilogravuras: figuração fantástica, ética e ironia
- Maria Luisa Luz Tavora
- A Sexta Edição da Jovem Arte ContemporâneaDo incentivo às novas poéticas experimentais à inconsistência do discurso crítico
- Almerinda da Silva Lopes
- Guías multimedia con realidad aumentada en los museos del siglo XXILa virtualidad como parte integrante del discurso expositivo.
- David Ruiz Torres , Maria Luisa Bellido Gant
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
EX-POSIÇÕES / RESENHAS
- Instalação InventárioArte Outra – itinerário crítico. Sobre o gesto e a falsificação no trabalho de Gustavo von Ha
- Ana Cândida Avelar