Programa do curso

Colegas, bom dia!

Sejam bem-vindos ao curso de “Avaliação Educacional”. Espero que todos estejam com saúde e assim permaneçam durante o curso.

Para evitar quebra de expectativas com o nosso curso, leiam a proposta de programa, informando o que a Universidade (o professor) vai oferecer a vocês e o que a Universidade (o professor) está esperando de vocês.

O professor

Meu nome é Itamar Freitas, estou na UFS, como professor, desde 1999. Minha formação está detalhada no Currículo Lattes e as coisas que escrevo estão publicadas na AcademiaEdu.

A natureza metodológica do curso

O curso é estruturado em 30 horas de encontros síncronos (de duas horas, cada encontro) e 30 horas de atividades assíncronas. Trata-se de um empreendimento estruturado em métodos ativos de ensino-aprendizagem. Todo o trabalho de aluno é feito em equipe e os materiais necessários ao desenvolvimento do curso estarão disponíveis no primeiro dia semestre letivo.

Os encontros frente a frente são situações para a discussão e a experimentação, abertos a erros e acertos e à comunicação do não saber, por parte dos alunos, inclusive. O curso, portanto, é mediado por estratégias comuns à “Sala de aula invertida” à “Aprendizagem por projetos” e à “aprendizagem por pares e/ou trios”.

Pré-requisitos para a permanência no curso

Da parte de vocês, espero que estejam predispostos a trabalhar em equipe, já no primeiro encontro, fazer pesquisa bibliográfica, leituras e produção de textos fora do ambiente virtual de aprendizagem, discutir tais produções de modo síncrono, com o professor e com a turma e, por fim, ser avaliados (inclusive com nota válida para a obtenção dos créditos) pelos colegas.

Comprometimentos do professor do curso

Da minha parte, garanto a oferta de literatura especializada e atualizada sobre a matéria do curso (contida no programa e nos anexos), base de dados especializada para as buscas (blog Resenha Crítica organizado pelo professor), espaço virtual de interação (meet, conta pessoal do professor), modelos de gêneros textuais (modelo de resenha, modelo de resumo, modelo de pré-projeto, modelo de revisão da literatura produzidos pelo professor), modelo de itens de prova e modelos de prova produzidos pelo professor), formulários de avaliação da atividade das equipes (produzidos pelo professor) e equacionamento de dúvidas sobre o cumprimento das tarefas (sob a mediação do professor).

Produtos desenvolvidos pelos alunos durante o curso

O curso prescreve a construção de três produtos em equipe: uma resenha sobre manual de avaliação da aprendizagem, produzida e disponibilizada aos colegas em até quatro semanas; uma revisão de literatura sobre determinada demanda por avaliação da aprendizagem nos anos iniciais, construída e disponibilizada aos colegas quatro quatro semanas; e uma proposta de avaliação da aprendizagem (uma prova diagnóstica ou somativa) originada de um problema real, detectado pela equipe, relacionado às competências profissionais dos licenciados em Pedagogia (aprendizagem de leitura e escrita e letramento histórico), construída e disponibilizada aos colegas em quatro semanas. O tempo restante de atividades síncronas será empregado em eventuais apresentações do(s) produto(s) e processos de avaliação da aprendizagem.

Avaliação e notas

Os três produtos serão submetidos à avaliação do professor e da turma. A avaliação do professor é formativa e continuada e a avaliação dos alunos será somativa. As notas totais atribuídas a cada produto variam de 0 a 10 e seguem para o sistema acadêmico.

A avaliação da “resenha”, da “revisão da literatura” e da “prova” é do tipo colaborativo (coavaliação), ou seja, cada equipe vai avaliar o trabalho de todas as outras equipes, mediante formulário fornecido pelo professor, preenchido em datas previamente acordadas e a nota parcial (relativa ao produto) do trio resultará da média simples de todas as notas emitidas pela turma.

A média final do trio (média simples, calculada sobre as três notas referidas) poderá ser contestada ao final, de modo individual. Nesse caso, o aluno fará autoavaliação do seu rendimento durante o curso, empregando os mesmos objetivos e mecanismos das avaliações experimentadas durante o curso.

Bibliografia e auxílios

Todo o material necessário (excetuando-se as escolhas de livro para as resenhas) estão disponibilizados aqui no AVA no Resenha Crítica e distribuídos por unidade.

Itamar Freitas.

São Cristóvão, 25 de agosto de 2021.


Seguir para a programação da Unidade 1

2 comentários

  1. Monise Santos em 27 de agosto de 2021 às 21:53

    Uma ótima proposta.No momento estou sem grupo devido ao problema no celular não assisti aula.Mas espero contribuir com a sua perspectiva professor.

    • Itamar Freitas em 27 de agosto de 2021 às 22:11

      Obrigado, Monise.
      Não foi bem uma aula. Fizemos uma apresentação do curso e das tarefas de cada um.
      Em dois dias você pega o ritmo. Não se afaste do grupo, não se afaste do whatsaap, nem do ambiente virtual.
      Té já.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.