Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v.7, n.13, 2017 / v.1, n.1, 2011.
Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v.7, n.13, 2017.
- Dossiê “CARTOGRAFIA ESCOLAR”
- DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i13
- PUBLICADO: 14/08/2017
- EDITORIAL
- Editorial
- DOSSIÊ
- APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ DE CARTOGRAFIA ESCOLAR
- Denis Richter, Míriam Aparecida Bueno, Loçandra Borges de Moraes
- CARTOGRAFIA PARA CRIANÇAS E ESCOLARES: uma área de conhecimento?
- Rosângela Doin de Almeida
- CARTOGRAFIA: reflexões acerca de uma caminhada
- Marcello Martinelli
- NARRATIVAS CARTOGRÁFICAS E A CONEXÃO ENTRE MAPA E EXPERIÊNCIA
- Amanda Regina Gonçalves
- CARTOGRAFIA COM CRIANÇAS: lógicas e autorias infantis
- Jader Janer Moreira Lopes, Marisol Barenco de Melo
- CARTOGRAFIA NA ESCOLA: caminhos palimpsetos
- Rusvênia Luiza Batista Rodrigues da Silva, Joycelaine Aparecida de Oliveira
- CARTOGRAFIA SOCIAL E GEOGRAFIA ESCOLAR: aproximações e possibilidades
- Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
- A CARTOGRAFIA NAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DO DISTRITO FEDERAL: reflexões acerca dos letramentos cartográfico e geográfico
- Vânia Lúcia Costa Alves Souza
- CARTOGRAFIA ESCOLAR E INCLUSIVA: construindo pontes entre a universidade, a escola e a comunidade
- Maria Isabel Castreghini de Freitas
- AS GEOTECNOLOGIAS E O ENSINO DE CARTOGRAFIA NAS ESCOLAS: potencialidades e restrições
- Ivanilton José de Oliveira, Diego Tarley Ferreira Nascimento
- O “NÃO LUGAR” DA CARTOGRAFIA ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DAS ESCOLAS PÚBLICAS PAULISTAS
- Andrea Coelho Lastória, Thais Angela Cavalheiro Azevedo
- A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA COMO SUPORTE AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESPACIAL DOS ALUNOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
- Ronaldo Goulart Duarte
- CARTOGRAFIA ESCOLAR E O PENSAMENTO ESPACIAL FORTALECENDO O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
- Sonia Maria Vanzella Castellar
- CARTOGRAFIA ESCOLAR E ATLAS ESCOLARES MUNICIPAIS BRASIL/MOÇAMBIQUE: o estudo do espaço local e a formação de professores
- Míriam Aparecida Bueno, Suzete Lourenço Buque
- CARTOGRAFIA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA E A PRÁTICA COM MAPAS MENTAIS
- Carla Juscélia de Oliveira Souza, Milla Barbosa Pereira
- A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
- Denis Richter
- ARTIGOS
- SITUAÇÃO DIDÁTICA: a linguagem cartográfica no ensino de Geografia – possibilidades para a construção de aulas
- Waldiney Gomes Aguiar
- ENSINO DE GEOGRAFIA E DIÁLOGO: o caso do projeto de educação comunitária integrar
- Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Suelen Santos Mauricio
- A PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS E O ENSINO DE GEOGRAFIA
- Carlos Thiago Gomes Sampaio
- O SENTIDO DE OLHAR PARA A FORMAÇÃO DA DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA EM PORTUGAL E NO BRASIL
- Mafalda Nesi Francischett, Sergio Claudino Loureiro Nunes
- A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: da relação sociedade-natureza as possibilidades de leitura crítica do espaço
- Viviane Caetano Ferreira Gomes
- O CONHECIMENTO LOCAL EM FACE DO ENEM: as implicações no ensino de Geografia do Piauí
- Aline Camilo Barbosa, Josélia Saraiva Silva
- QUESTÕES QUE PERPASSAM O ENSINO DE GEOGRAFIA COM AS PROPOSIÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
- Alcinéia de Souza Silva
- IMBRICAÇÕES GEOGRÁFICAS, LITERÁRIAS E EDUCACIONAIS ENTRE A GEOGRAFIA DE DONA BENTA (1935) E LE TOUR DE LA FRANCE PAR DEUX ENFANTS (1877)
- Filipe Rafael Gracioli, João Pedro Pezzato
- O ENSINO DE GEOGRAFIA EM DIFERENTES CONTEXTOS: os desafios da atuação docente na Educação do Campo
- Priscylla Karoline de Menezes
- O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA FÍSICA: superando obstáculos para construção de significados
- Julio Cesar Epifanio Machado
- PRÁTICAS EDUCATIVAS
- O USO DE BRINQUEDOS PEDAGÓGICOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: um relato de experiência
- Claudio José dos Santos Júnior, Jackson Pinto Silva
- RESENHAS
- ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DE LA GEOGRAFIA PARA EL SIGLO XXI
- Comissão Editorial
Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v.6, n.12, 2016.
- PUBLICADO: 25/01/2017
- EDITORIAL
- Editorial
- ARTIGOS
- LA ECLOSIÓN DE LA ENSEÑANZA DE GEOGRAFÍA EN BRASIL: una guía para no perderse
- Xosé Manuel Souto, Yan Navarro
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- DE JOVENS E DE GEOGRAFIAS: os múltiplos olhares de jovens contemporâneos em relação a Geografia Escolar
- Victor Hugo Nedel Oliveira, Nestor André Kaercher
- ESPAÇO GEOGRÁFICO E INTERDISCIPLINARIDADE: natureza do conhecimento geográfico no saber escolar
- Sidelmar Alves da Silva Kunz, Remi Castioni
- ESTUDAR O LUGAR PARA COMPREENDER A SI MESMO E O MUNDO: análise de uma experiências pedagógica em Geografia desenvolvida com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental
- Rodrigo Capelle Suess, Cristina Maria Costa Leite
- RECONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA E CURRÍCULO: uma crítica ao conceito de hibridismo a partir do currículo paulista de Geografia
- Juan Lomardo, Antonio Fernando Gouvêa da Silva
- CHARGE NO ENSINO DE GEOGRAFIA: experiência no 13º Salão do livro do Piauí – SALIPI
- Antenor Fortes de Bustamante, Andrea Lourdes Monteiro Scabello
- EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CARTOGRAFIA ESCOLAR: avaliação do hipermapa de Quevedos (RS)
- Natália Lampert Batista, Roberto Cassol, Elsbeth Léia Spode Becker
- EU, PROFESSOR? Reflexões sobre o estágio supervisionado e o fortalecimento da identidade docente
- Matheus Gomes da Silva, Maria Cleonice Barbosa Braga
- ABORDAGENS DO CERRADO EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA
- Samuel de Oliveira Mendes, Ivanilton José de Oliveira, Eliana Marta Barbosa de Morais
- ENSINO DE GEOGRAFIA E CINEMA: perspectivas teóricas, metodológicas e temáticas
- Karina Eugenia Fioravante, Lohanne Fernanda Gonçalves Ferreira
- PRÁTICAS EDUCATIVAS
- UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS PARA TRABALHAR O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE NAS AULAS DE GEOGRAFIA
- Jéssika Míirlla Farias de Sousa, Josandra Araújo Barreto de Melo, Juliana Nóbrega de Almeida
- TECNOLOGIAS DIGITAIS E GEOGRAFIA: um relato de experiência
- Jonas Lopes de Medeiros
- GEOGRAFIA E MUSEUS: proposta de diálogos
- Fabrícia de Oliveira Santos
- ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: práticas pedagógicas nos anos iniciais
- Ederson Dias de Oliveira, Thais de Cássia Silva Souza, Ariadny Rayani Santos Rocha
- PIBID E AS NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO: metodologia de ensino na área de Geografia Física da Paraíba
- Daniel da Silva Oliveira, Maria Clyvia Martins Santos, Michaell Douglas Barbosa Pereira
Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v.6, n.11, 2016
- – Dossiê “GEOGRAFIA NA EDUC. INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL”
- PUBLICADO: 15/08/2016
- EDITORIAL
- Editorial
- ENTREVISTAS
- ENTREVISTA COM A PROFA. DRA. HELENA COPETTI CALLAI: o ensino e a pesquisa da Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental
- Equipe Editorial RBEG
- DOSSIÊ
- PREFÁCIO DOSSIÊ – GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- Jader Janer Moreira Lopes, Maria Lidia Bueno Fernandes
- GEOGRAFIAS, INFÂNCIAS E PEDAGOGIA: percursos formativos na interação com a cidade do Rio Grande
- Vânia Alves Martins Chaigar, Rita de Cássia Silva de Borba
- GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: crianças bem educadas não respeitam alguns limites para aprender
- Natália de Fátima Sá, Sérgio Luiz Miranda
- ENSINO DE GEOGRAFIA COM APOIO DE ACERVOS BIBLIOGRÁFICOS DE ESCOLAS PÚBLICAS: uma experiência com estudantes de Pedagogia
- Edna Telma Fonseca e Silva Vilar, Maria das Graças Marinho de Almeida
- GRAÚNA: …voos e cantos de crianças no currículo quilombola de uma comunidadescola…
- Marisa Terezinha Rosa Valladares, Regina Célia Frigério
- ENTRE VIVÊNCIAS E CONHECIMENTOS NA ALDEIA GUARANI-MBYÁ: os nossos mapas representam olhares, aprendizagens e sentimentos
- Denise Wildner Theves, Nestor André Kaercher
- COTIDIANO, SUJEITOS E TERRITÓRIOS NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLARIZAÇÃO
- Maria Lidia Bueno Fernandes, Antônio Fávero Sobrinho
- PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS NO CURRÍCULO DE GEOGRAFIA DOS ANOS INICIAIS ENSINO FUNDAMENTAL
- Rafael Straforini
- O DESENHO DO LUGAR: uma experiência da Geografia da infância na baixada fluminense
- Clézio dos Santos
- GEOGRAFIA NA INFÂNCIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: a utilização de uma maquete multissensorial para a aprendizagem do conceito de paisagem
- Luciana Maria Santos de Arruda
- ATRAVESSANDO SABERES: a geograficidade da infância nos anos iniciais da Educação Básica
- Marcio da Costa Berbat, Humberto Goulart Guimarães, Daiane Magalhães Moreira Torres
- MAPAS VIVENCIAIS: possibilidades para a Cartografia Escolar com as crianças dos anos iniciais
- Jader Janer Moreira Lopes, Bruno Muniz Figueiredo Costa, Cassiano Caon Amorim
- ESPAÇOS HABITADOS: infâncias e brincadeiras nos cotidianos da Educação Infantil
- Ana Cristina Corrêa Fernandes, Andréa Relva da Fonte
- ARTIGOS
- HISTÓRIA DAS DISCIPLINAS ESCOLARES: análise das pesquisas desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação em Geografia da UNESP (2000-2010)
- Rita de Cassia Gromoni Shimizu, Iara Leme Russo Cury, João Pedro Pezzato
- LA INCORPORACIÓN DE PRÁCTICAS DE EXTENSIÓN DE EDUCACIÓN EXPERIENCIAL EN UNA CÁTEDRA DE DIDÁCTICA ESPECIAL DE GEOGRAFÍA: experiencias desde la Universidad Nacional del Litoral
- Oscar José Lossio
- AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: um estudo de caso do Projeto Político-Pedagógico – PPP da Escola Itinerante Zumbi dos Palmares (Oeste paranaense 1996-2012)
- Edimar Rodrigo Rossetto, Marli Terezinha Szumilo Schlosser
- O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA E AS QUESTÕES DE GÊNERO: algumas reflexões
- Glauber Barros Alves Costa, Débora Nunes Dantas
- REFLEXÕES SOBRE O USO DE IMAGENS DE SATÉLITE DE ÁREAS URBANAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DA GEOGRAFIA URBANA EM FORTALEZA/CEARÁ
- Rosilene Aires
- CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
- Jacqueline Praxedes Almeida, Denis Rocha Calazans
- O OLHAR DOS ESTAGIÁRIOS NA RELAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA
- Claudia do Carmo Rosa
- PRÁTICAS EDUCATIVAS
- CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO: práticas interdisciplinares com alunos de uma escola pública em Petrolina/PE
- Fredson Pereira da Silva, Lucas Costa de Souza Cavalcanti
- A PRODUÇÃO DE GRÁFICOS NA AULA DE GEOGRAFIA: um estudo com alunos do ensino secundário
- Hugo Ferreira Cardoso, Maria do Céu Melo Pereira
- LA CARTOGRAFÍA TEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁCTICO EN LOS PROCESOS DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DE LAS CIENCIAS SOCIALES PARA EDUCACIÓN PRIMARIA
- Xosé Carlos Macía Arce, Francisco Rodríguez Lestegás, Francisco Xosé Armas Quintá
Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v.5, n.10, 2015
- PUBLICADO: 12/01/2016
- EDITORIAL
- Editorial
- ARTIGOS
- CRISE DAS LICENCIATURAS? Geografia em contexto
- Wagner Alceu Dias
- O ENSINO DE GEOGRAFIA NA POLÍTICA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE MATO GROSSO
- Divino Batista Alves Rosa, Marilda de Oliveira Costa, Pollyana Aparecida Simão
- A POLÍTICA EDUCACIONAL DIRIGIDA À EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL: estudo de caso na Mesorregião Oeste do Paraná
- Anderson Bem, Maria das Graças de Lima
- O ENSINO ESCOLAR E A AVALIAÇÃO DO ENEM: reflexões sobre a Geografia ensinada nas escolas
- Lucilene Ferreira de Almeida
- CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO E ENSINO: elementos constituintes na construção do saber geográfico
- Marcos Piter Lopes
- OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: apontamentos para a organização das aulas
- Julio Cesar Epifanio Machado
- AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA FAMILIARIDADE COM CONCEITOS MATEMÁTICOS DE GRADUANDOS DO CURSO DE GEOGRAFIA
- Luis Alberto Martins Palhares de Melo, Ercília Torres Steinke
- REFLETINDO SOBRE O ESPAÇO VIVIDO: o lugar na construção dos conhecimentos geográficos
- Helenize Carlos de Macêdo
- DESAFÍOS DIDÁCTICOS EN EL ABORDAJE DE CONTENIDOS AMBIENTALES EN LA ESCUELA MEDIA
- Andrea Viviana Ajón
- OS TERRITÓRIOS CERRADEIROS NAS AULAS DE GEOGRAFIA: análise da abordagem do conceito de Cerrado no Currículo Referência da Rede Estadual de Educação de Goiás
- Flávia Gabriela Domingos Silva, Miriam Aparecida Bueno
- A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO BIOMA A PARTIR DA ATIVIDADE LÚDICA
- Aline Riccioni de Melos, Ana Angelita Costa Neves da Rocha
- O ENSINO DE GEOGRAFIA NA CONTEMPORANEIDADE: o uso da literatura de cordel
- Welber Alves Menezes, Rita Jaqueline Nogueira Chiapetti
- METODOLOGIAS PARA ABORDAR INFORMAÇÕES DA MÍDIA IMPRESSA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
- Elaiz Aparecida Mensch Buffon, Adriana Maria Andreis
- A GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: a leitura integrada da paisagem para a construção de conceitos dos conteúdos relevo-solo-rocha
- Adriana Olivia Alves, Malu Ítala Araújo Souza
- PRÁTICAS EDUCATIVAS
- EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS EM PESQUISAS SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA: intercâmbios entre UFG e UFPB
- João Paulo de Oliveira, Luan de Carmo da Silva
- CARTOGRAFIAS DA EXPERIÊNCIA ESCOLAR: sentido de lugar e geograficidade no ensino de Geografia
- Carlos Eduardo Pontes Galvão Filho
Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v.5, n.9, 2015
- PUBLICADO: 01/09/2015
- EDITORIAL
- Editorial
- ARTIGOS
- LOS ESCENARIOS DE LA COTIDIANIDAD, LA EDUCACIÓN GEOGRÁFICA Y LA COMPLEJA REALIDAD GLOBALIZADA
- José Armando Santiago Rivera
- A PESQUISA E A UNIVERSIDADE NO BRASIL: organização e institucionalização dos grupos de pesquisa em Geografia
- Janaina Francisca de Souza Campos Vinha
- O ENSINO DE GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DESENVOLVIMENTAL DE DAVÍDOV
- Marilene Marzari, Ismael Donizete Cardoso de Moraes, Raimundo Nonato Silva de Oliveira
- ENSINO DE GEOGRAFIA E RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: as contribuições de Pistrak para a superação da dicotomia curricular
- Eduardo Donizeti Girotto
- POROROCA DE SABERES: por entre crianças, infâncias e modos de ver e viver o espaço geográfico
- Andressa Farias Vidal, Vanessa Manhães Gomes, Marcio da Costa Berbat
- GEOFILOSOFANDO COM CRIANÇAS, COMO CRIANÇA…
- Marisa Terezinha Rosa Valladares
- O TERRITÓRIO COMO FERRAMENTA ANALÍTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: dos dispositivos de controle à produção de multi/transterritorialidades
- Marcos Leandro Mondardo
- PRÁTICAS EDUCATIVAS
- EXCURSÃO DIDÁTICA E INCLUSÃO TECNOLÓGICA COMO METODOLOGIAS INTEGRADAS DE TRABALHO NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR EM GEOGRAFIA
- Rafael Fabricio de Oliveira
- O TEMA ÁFRICA E A GEOGRAFIA ESCOLAR: uma experiência no Ensino Fundamental II
- Thiago Augusto Nogueira de Queiroz
- RESENHAS
- GEOGRAFIA ESCOLAR: contextualizando a sala de aula.
- Carolina Machado Rocha Busch Pereira
Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v.4, n.8, 2014.
- Dossiê “ORA COMPÊNDIOS, ORA LIVROS ESCOLARES, ORA LIVROS DIDÁTICOS…”
- PUBLICADO: 28/01/2015
- EDITORIAL
- Editorial
- DOSSIÊ
- APRESENTAÇÃO – ORA COMPÊNDIO, ORA LIVROS ESCOLARES, ORA LIVROS DIDÁTICOS: sempre necessários na Geografia escolar
- Rosemberg Ferracini, Veronica Hollman
- O LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE GEOGRAFIA DO BRASIL
- Leonardo Dirceu de Azambuja
- OS MANUAIS ESCOLARES DE HERMANTINA RICCIOPPO: resgates da produção de conhecimento geográfico escolar no Triângulo Mineiro, em meados do século XX
- Diego Carlos Pereira, Amanda Regina Gonçalves
- LIVROS DIDÁTICOS E O DISCURSO DO CONHECIMENTO ESCOLAR EM GEOGRAFIA: a abordagem regional como regularidade
- Carolina Lima Vilela
- A PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DO SABER ESCOLAR: o Nordeste enquanto conteúdo escolar nos livros didáticos de Geografia
- Maria Ediney Ferreira da Silva
- AUTORES E LIVROS DIDÁTICOS REGIONAIS DE GEOGRAFIA (1870 – 1910): elementos históricos e educacionais para uma espacialização do fenômeno
- Maria Deusia Lima Angelo, Maria Adailza Martins de Albuquerque
- O BRASIL É INDEPENDENTE? Geografia e ideologia no primeiro manual escolar do liberalismo português
- Sergio Claudino
- APRENDENDO A ENSINAR ATRAVÉS DOS LIVROS: notas sobre a natureza e a produção dos manuais para professores (Brasil e em Portugal – 1870-1970)
- Vivian Batista da Silva, Rita de Cassia Gallego, Paula Perin Vicentini
- OS MANUAIS DE ENSINO DE GEOGRAFIA PRODUZIDOS NO PRIMEIRO TERÇO DO SÉCULO XX: fontes e objetos de estudo
- Márcia Cristina de Oliveira Mello
- OS PAÍSES TROPICAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO SECUNDÁRIO FRANCÊS ENTRE 1925 E 1960
- Hervé Thery
- AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS E NO ENSINO DE GEOGRAFIA
- Eliana Marta Barbosa de Morais
- PRESENÇA INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA
- Rafaela Biehl Printes
- REGIMES VISUAIS DA QUESTÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA NA ARGENTINA
- Verónica Hollman
- ENTREVISTAS
- ENTREVISTA COM A PROFESSORA DRA SONIA CASTELLAR: da formação de professores ao livro didático – uma conversa
- Rosemberg Ferracini
Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v.4, n.7, 2014.
- PUBLICADO: 30/09/2014
- EDITORIAL
- Editorial
- ARTIGOS
- CONOCIMIENTO CRÍTICO EN REDES SOCIALES: el caso del Geoforo iberoamericano
- Xosé M. Souto González
- O LIVRO DIDÁTICO COMO PRODUTO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: obra menor?
- José Eustáquio de Sene
- O DOMÍNIO DO SENSÍVEL E DA REPRESENTAÇÃO NA INICIAÇÃO CARTOGRÁFICA
- Lígia Maria Brochado de Aguiar
- O POTENCIAL DA TECNOLOGIA AUDIOVISUAL APLICADA AO ENSINO DE GEOGRAFIA
- Suâmi Abdalla-Santos
- PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO E REALIDADE CURRICULAR NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA
- Leônidas de Santana Marques, Maria Cleonice Barbosa Braga
- ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: entre saberes e práticas para uma postura dialógica
- Francisco Kennedy Silva dos Santos
- O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE FORMADORES: superar o modelo, ultrapassar a técnica, efetivar a reflexão
- Anna Maria Kovacs KHAOULE, Euzebio Fernandes de CARVALHO
- AULA DE CAMPO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: proposta metodológica e estudo de caso
- Ricardo Michael Pinheiro Silveira, Dieiny Michelle Crestani, Elaine de Cacia de Lima Frick
- ENSINAR E APRENDER GEOGRAFIA: pautas contemporâneas em debate
- Izabella Peracini Bento
- ABORDAGENS DO CONTEÚDO DE GEOGRAFIA DE GOIÁS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM AULAS DE GEOGRAFIA
- Raphael Pereira de Oliveira SOUSA
Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v.3, n.6, 2013.
- Dossiê “PAISAGENS INUNDADAS: experimentações escolares e(m) imagens”
- PUBLICADO: 07/01/2014
- EDITORIAL
- Editorial
- DOSSIÊ
- Apresentação do Dossiê
- Wenceslao Machado de Oliveira Júnior, Marisa Valladares, Flaviana Gasparotti Nunes
- RASURAS E AFETOS: fotografias e aulas de Geografia nas periferias de Campinas
- Alexsandro Sgobin
- MUNDO-RUA: conceito fotografado por crianças
- Regina Célia Frigério
- REIDENTIFICACIÓN DE LA FOTOGRAFÍA COMO UNA PRÁCTICA PEDAGÓGICA: configuración del concepto Lugafot
- Marleny Restrepo Valencia, María Alejandra Taborda Caro, Fernando Henao Granda
- NAS TRILHAS DO FILME: a imagem como experiência e a experiência como imagem
- André Reyes Novaes
- (DES)ENCUENTROS DE LA MIRADA AMBIENTAL DE LOS PROFESORES Y LOS ALUMNOS EN LA GEOGRAFÍA ESCOLAR: el caso del agua, desde el cine de ficción
- Sandra E. Gomez
- OUTRO OLHAR SOBRE O LUGAR: manejar as lentes para redescobrir o espaço vivido
- Hanilton Ribeiro de Souza, Luciana Cristina Teixeira de Souza
- LA EMERGENCIA DE LOS NUEVOS SABERES GEOGRÁFICOS ESCOLARES: pensamientos visuales y narrativos
- POTENCIALIDADES NARRATIVAS DE FOTO-GRAFIAS DE CIDADE
- Livia Dias de Azevedo
- POSSIBILIDADES DE ‘USO’ DE FOTOGRAFIAS NAS PESQUISAS DE ‘ESPAÇOSTEMPOS’ DE ESCOLAS
- Nilda Alves
- NOTAS SOBRE IMAGENS PARA ENSINAR GEOGRAFIA
- Ivaine Maria Tonini
- ENTREVISTAS
- ENTREVISTA COM O PROF. DR. JOSÉ EUSTAQUIO DE SENE: Fotografias e(m) livros didáticos de Geografia
- Wenceslao Machado de Oliveira Júnior, Elaine dos Santos Soares
- RESENHAS
- IMAGENS, GEOGRAFIAS E EDUCAÇÃO: intenções, dispersões e articulações.
- Virna Carvalho David
Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v.3, n.5, 2013)
- PUBLICADO: 06/08/2013
- EDITORIAL
- Editorial
- ARTIGOS
- POR UMA PERSPECTIVA ESPACIAL DA ESCOLA
- Roberto Marques
- AS GEOTECNOLOGIAS E O ENSINO UNIVERSITÁRIO: comparações metodológicas da disciplina de sensoriamento remoto
- Roberto Barboza Castanho, Natalia Marlenko, Claudia Eleonor Natenzon
- PRÁTICAS PEDAGÓGICAS LIBERTÁRIAS E A PROPOSTA DE TRABALHO DE CAMPO NA GEOGRAFIA DE ÉLISÉE RECLUS
- Fernando Zanardo
- TEATRALIZANDO O ENSINO DE GEOGRAFIA
- Liana Macabu de Sousa Soares
- A GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO INDÍGENA: uma análise dos documentos normativos
- Gledson Bezerra Magalhães, Francisco Otávio Ladim Neto
- UMA REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO DE GEOGRAFIA E DA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS EM CLASSES REGULARES
- Jacqueline Praxedes Almeida, Illana Silva Rocha, Sara Alcantara Peixoto
- LA PRODUCCIÓN DE TEXTOS ESCOLARES EN CHILE Y EN BRASIL: relaciones entre currículum, contenidos geográficos y requerimientos técnicos
- Nataly Pérez Cisternas
- PRÁTICAS EDUCATIVAS
- TRABALHANDO COM DADOS POPULACIONAIS: uma experiência didática
- Maristela Moresco Mezzomo, Felipe Veiga Ramos, Luiza Camila da Silva
- RESENHAS
- MÉTODOS ESTATÍSTICOS PARA A GEOGRAFIA: um guia para o estudante.
- Josiel de Alencar Guedes
- TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA: memórias da terra.
- Dalvana Brasil do Nascimento
Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v.2, n.4, 2012)
- PUBLICADO: 13/02/2013
- EDITORIAL
- Editorial
- ENTREVISTAS
- ENTREVISTA COM O PROF. DR. XOSÉ M. SOUTO GONZÁLEZ: reflexões para uma Geografia Contemporânea
- Ivaine Maria Tonini
- ARTIGOS
- DA FORMAÇÃO INICIAL AO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE: entre desafios, perspectivas e práticas no cotidiano do professor de Geografia
- Lucineide Mendes Pires
- LOS DESAFIOS CONTEMPORANEOS DE LA EDUCACION GEOGRAFICA
- José Armando Santiago Rivera
- PODER, CULTURA E TERRITÓRIO: a educação de jovens, adultos e idosos como luta e resistência em Presidente Prudente – SP
- Rafael Rossi, Maria Peregrina de Fatima Rotta Furlanetti
- AS CONFERÊNCIAS SOBRE O MEIO AMBIENTE E O ENSINO DE GEOGRAFIA: simulando a conferência na escola
- Felipe de Souza Ramão
- EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE: uma visão geográfica
- Laily Souza Benedictis, Nêreida M. S. M. Benedicts
- COMPARAÇÃO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E DO MÉTODO DE APRENDIZAGEM DE ENSINO DA DISCIPLINA CLIMATOLOGIA EM DOIS CURSOS DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE EaD
- Thiago Salomão de Azevedo, José Benedito Alves
- O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA
- Gisele Zambone
- POLÍTICAS DE CURRÍCULO E ENSINO DE GEOGRAFIA: perspectivas sobre discurso, subjetividade e comunidade disciplinar
- Hugo Heleno Camilo Costa
- PRÁTICAS EDUCATIVAS
- O ENSINO DE GEOGRAFIA E AS NOVAS TECNOLOGIAS: as perspectivas dos jogos eletrônicos como recurso metodológico
- Francisco Ielos Faustino Pereira
- A POPULARIZAÇÃO DA ASTRONOMIA NO ENSINO DA GEOGRAFIA: uma experiência no ensino fundamental e médio
- Márcio Balbino Cavalcante
- RESENHAS
- AS FLORES DE ABRIL: movimentos sociais e educação ambiental
- Laily Souza Benedictis
Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v.2, n.3, 2012.
- PUBLICADO: 25/09/2012
- EDITORIAL
- Comissão Editorial
- ARTIGOS
- QUAL A REFERÊNCIA DA MATRIZ?: notas para ensaiar uma reflexão sobre a disciplina escolar e a Geografia no ENEM
- Ana Angelita Rocha
- DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: reflexão sobre as reformas curriculares no curso de licenciatura em Geografia na Universidade Pedagógica de Moçambique
- Suzete Lourenco Buquê
- INCLUSÃO DE LABORATÓRIOS DE GEOGRAFIA NA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: uma experiência em processo
- Carla Juscélia de Oliveira Souza, Taiza de Pinho Barroso Lucas
- DISEÑO DE MAPAS TEMÁTICOS DESDE AEROFOTOGRAFÍAS: una propuesta para enseñar en Geografía el lenguaje cartográfico.
- Oscar José Lossio
- ENSINO DE GEOGRAFIA E A NOÇÃO DE OBSTÁCULO EPISTEMOLÓGICO
- Julio Cesar Epifanio Machado
- PRÁTICAS EDUCATIVAS
- UMA PRIMAVERA EM BUENOS AIRES
- Rosemberg Ferracini
- FORMAÇÃO POLÍTICA, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E GEOGRAFIA: uma proposta para o ensino médio
- André Pasti, Elias Lima de Souza
Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v.1, n.2, 2011
- PUBLICADO: 28/12/2011
- EDITORIAL
- Editorial
- ARTIGOS
- O LUGAR COMO ESPACIALIDADE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: breves considerações sobre práticas curriculares
- Lana de Souza Cavalcanti
- CONTRIBUIÇÕES MARXISTAS PARA PENSARMOS O ENSINO DE GEOGRAFIA
- Tulio Barbosa, José Roberto Nunes de Azevedo
- DOIS MOMENTOS NA HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR: a geografia clássica e as contribuições de Delgado de Carvalho
- Maria Adailza Martins de Albuquerque
- PDF ()
- PDF ()
- IMAGENS DE SATÉLITE METEOROLÓGICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: uma possibilidade didática
- Diego Corrêa Maia
- PDF ()
- PRÁTICAS EDUCATIVAS
- AVALIAÇÃO OU PESCARIA? – por uma distinta possibilidade da aprendizagem em Geografia na construção de instalações geográficas
- Emerson Ribeiro
- UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA GEOMORFOLOGIA
- Rafael Pereira da Silva, Maria Francisca de Jesus Lírio Ramalho
- RESENHAS
- O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUAS COMPOSIÇÕES CURRICULARES
- Rosemberg Ferracini
- INFORMES RBEG 01
- PDF ()
- ARTIGOS DA ÁREA DE ENSINO DE GEOGRAFIA PUBLICADOS NO XIII EGAL – Encuentro de Geógrafos de América Latina (Costa Rica, 2011)
- ARTIGOS DA ÁREA DE ENSINO DE GEOGRAFIA PUBLICADOS NO IX ENANPEGE – Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (Goiânia, 2011)
Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v.1, n.1, 2011.
- Edição de Lançamento
- O número 1 da Revista Brasileira de Educação em Geografia foi lançado no XI Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia – ENPEG, na cidade de Goiânia-GO, entre os dias 17 e 21 de abril de 2011.
- PUBLICADO: 18/04/2011
- EDITORIAL
- EDITORIAL
- ENTREVISTAS
- ENTREVISTA COM A PROFESSORA NIDIA NACIB PONTUSCHKA: trajetória escolar, profissional e atuação no ensino de Geografia
- Antonio Carlos Pinheiro
- ARTIGOS
- O MUNDO DO TRABALHO NA GEOGRAFIA A SER ENSINADA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
- Enio Serra
- PDF ()
- PDF ()
- FUNDAMENTOS TEÓRICOS, EPISTEMOLÓGICOS E DIDÁTICOS NO ENSINO DA GEOGRAFIA: bases para formação do pensamento espacial crítico
- Vanilton Camilo de Souza
- LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma proposta de abordagem do tema de resíduos sólidos
- Liz Cristiane Dias Sobarzo, Fátima Aparecida Dias Gomes Marin
- AS GEOGRAFIAS DO CORPO E A EDUCAÇÃO (DO) SENSÍVEL NO ENSINO DE GEOGRAFIA
- Nelson Rego, Camila Xavier Nunes
- PROBLEMAS DEL MUNDO Y EDUCACIÓN ESCOLAR: un desafío para la enseñanza de la geografía y las ciencias sociales
- Francisco F. García Pérez
- AS IMAGENS ARTIFICIAIS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E NO ENSINO DE GEOGRAFIA: uma abordagem através de análise e produção de cartões postais em aula
- Sérgio Luiz Miranda
- PRÁTICAS EDUCATIVAS
- DA PAISAGEM DO LUGAR AO ESTUDO DO ESPAÇO URBANO: uma proposta de leitura da cidade
- Silvana Alves Silva
- RESENHAS
- A EXPERIÊNCIA COMO FATOR DETERMINANTE NA REPRESENTAÇÃO ESPACIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL
- Luciana Maria Santos de Arruda