Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v.7, n.14, 2017 / v. 11, n.21, 2021.
Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v.12, n.22, 2022.
- Revista Brasileira de Educação em Geografia
- DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20
- PUBLICADO: 2020-12-30
- EDITORIAL
- · Editorial
- ARTIGOS
- · A CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO GEOGRÁFICO DE PROFESSOR:interpretações de docentes que formam professores no contexto latino-americano
- Carina Copatti
- · PENSAMENTO ESPACIAL E PENSAMENTO GEOGRÁFICO:da formação de conceitos à prática social geográfica
- Matheus Feliciano dos Reis
- · O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO E A DIDÁTICA ESPECÍFICA DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA
- José Ricardo de Oliveira, Claudivan Sanches Lopes
- · CONTROVÉRSIAS SOBRE O CURRÍCULO DA GEOGRAFIA ESCOLAR:as comunidades científicas paulista e carioca em debate (1931-1935)
- Thiago Manhães Cabral, Rafael Straforini
- · O PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE:percepções de professores do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás/Itapuranga
- Lorena Francisco de Souza, Larissa Brenda Lemes Silva
- · PROBLEMAS PRÁTICOS PROFISSIONAIS:aportes teórico-metodológicos do ensino de Geografia na formação continuada de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- Ismael Donizete Cardoso de Moraes
- · ESTUDO DAS NECESSIDADES FORMATIVAS EM GEOGRAFIA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- Robson de Oliveira lemes, Claudivan Sanches Lopes
- · AUSÊNCIAS E PRESENÇAS DA POPULAÇÃO NEGRA NO MATERIAL DIDÁTICO DE GEOGRAFIA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA SEEDUC/RJ:negligências, estigmas e estereótipos
- Tiago Dionisio da Silva
- · COMO OS ESTUDANTES INTERPRETAM A GEOGRAFIA ENSINADA:o caso da Escola Lina Seffer (Pará)
- Leildo Dias Silva, Erinaldo Vicente Cavalcanti
- · PRÁTICA ESPACIAL COTIDIANA NO PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA
- Patrícia Christan, Vanilton Camilo de Souza
- · PARA COMPOR ESTRATÉGIAS CARTOGRÁFICAS PÓS-REPRESENTACIONAIS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
- Daniele Prates Macedo, Rosangela Lurdes Spironello
- · PENSAR E SENTIR PARA (RE)EXISTIR:Geografias emocionais e fotobiografias de estudantes de Geografia
- Marcia Alves Soares da Silva
- · A POTENCIALIDADE DA LINGUAGEM MUSICAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA:fluxos migratórios no Brasil na canção ‘Fotografia 3×4’ de Belchior
- Lucas Pinheiro de Paula, Ane Elyse Fernandes Silva, Carla Cristiane Nunes Nascimento
- · O ENSINO DA GEOGRAFIA POR ENTRE LETRAS E CANÇÕES
- Cátia Oliveira Macedo, Ana Cristina Freire de Oliveira, Sharlene Mougo Silva
- · GEOGRAFIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA:análises e experiências a partir da produção de materiais didáticos
- Ana Paula Camilo Pereira, Rafael Oliveira Fonseca
- · POR UMA GEOGRAFIA VIVENCIADA:importância das práticas de campo na formação de professores de Geografia
- Israel Rodrigues Bezerra, Francisco Amaro Gomes de Alencar, Daniel Gadelha de Oliveira
- · AULA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA:uma visão pela literatura científica brasileira
- Aline Mattos de Souza Marques, Marina de Souza Mota, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza
- · PROBLEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL URBANA E POSSIBILIDADES DE ABORDAGEM EM SALA DE AULA
- João Paulo Gomes de Vasconcelos Aragão
- · POSSIBILIDADES DIDÁTICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ESTUDANTES SURDOS
- Bruno Luiz Cruz Lisbôa, Gabrielle Leite Pacheco Lisbôa, Gilcileide Rodrigues da Silva
- · O LUGAR COMO POTENCIALIDADE NO ENSINO DE HIDROSFERA
- Rafaela Mattos Costa, Carina Petsch, Kátia Kellem da Rosa
- · O ESTUDO DAS ÁGUAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM FACE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO BRASIL
- Anny Catarina Nobre de Souza, Andreza Tacyana Felix Carvalho
- · LUDICIDADE NO ENSINO MÉDIO:aula de Geografia através dos desenhos animados
- Joélica Pereira de Lima
- · INTERAÇÕES ENTRE TEATRO E GEOGRAFIA NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
- Ivaneide Silva dos Santos, Laiane Oliveira dos Santos
- · APRENDIZAGEM DE PRINCÍPIOS GEOÉTICOS UNIVERSAIS, COMPETÊNCIA COMUNICATIVA E ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO MORAL
- Rosalvo Nobre Carneiro
- · ARGUMENTAR CIENTIFICAMENTE:perspectivas e investigações para a Geografia escolar
- Eden Correia Carli, Jerusa Vilhena de Moraes
- · A DISPUTA DE UMA GEOGRAFIA POLÍTICA NO LIVRO DIDÁTICO:Geografias maiores e Geografias menores
- Ludmila Losada da Fonseca, Ivaine Maria Tonini
- · A CRIANÇA QUE ESCUTA NA PROFESSORA QUE GINGA:a mobilização de saberes de uma educadora negra da periferia de Porto Alegre no seu “tornar-se professora”
- Ronaldo Botelho
- PRÁTICAS EDUCATIVAS
- · METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA:uma experiência educacional no Ensino Médio
- Roberta da Silva Costa, Emmanuela Ferreira de Lima, Cinthia Maria Felicio
- · TRAÇADOS DO COTIDIANO DE PEQUENOS SERTANEJOS NA AULA DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA CAMPONESA NA BAHIA
- Guilherme Matos de Oliveira
- · ASPECTOS METODOLÓGICOS DE PRÁTICA EDUCATIVA COM CARTOGRAFIA TÁTIL
- Ana Claudia Biz, Mafalda Nesi Francischett
- · O AÇAÍ COMO ELEMENTO DE ESTUDO DO LUGAR:uma experiência educativa no Igarapé da Fortaleza (Amapá)
- Andreza dos Santos Gonçalves, Pablo Sebastian Moreira Fernandez
- · CLASSES DE SOLOS E O LÚDICO:jogo de cartas como prática pedagógica para aprendizagem
- Ilziane Carmem Martins, Regiane Vieira Campos, Danielle Piuzana Mucida
- · CONCURSO DE DESENHOS:estratégia de fortalecimento da Cartografia escolar no ensino de Geografia
- André Luiz Conceição
- TRADUÇÃO
- · O ENSINO DE GEOGRAFIA:globos, discos globulares e relevos
- Sergio Aparecido Nabarro
Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, n.11, n.21, 2021.
- DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21
- PUBLICADO: 20/05/2021
- EDITORIAL
- Editorial
- ARTIGOS
- O ENSINO DA HISTÓRIA E DA GEOGRAFIA:pressupostos psicológicos e pedagógicos dos círculos concêntricos
- Martin Kuhn, Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso, Helena Copetti Callai
- AS PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA E A CATEGORIA ESPACIAL DE PAISAGEM:apontamentos a partir de um Estado da Arte
- Ricardo Lopes Fonseca
- ASSÉDIO E O ABUSO NO ENSINO SUPERIOR:das agressões à omissão institucional
- Vanessa de Oliveira Haile, Adelaine Ellis Carbonar dos Santos
- PESQUISA EM REDE SOBRE A PROFICIÊNCIA DO PENSAMENTO ESPACIAL NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA:primeiras aproximações
- Ronaldo Goulart Duarte, Carolina Machado Rocha Busch Pereira, Denis Richter, Liz Cristiane Dias, Valéria de Oliveira Ascenção Roque
- PDF (ENGLISH)
- CONCEPÇÕES E ABORDAGENS DO ENSINO DA GEOGRAFIA:a importância do saber cartográfico nos anos iniciais da Educação Básica
- Lucélia dos Reis Santos Soares, Kelson Lucien Rodrigues Lobato
- LA EDUCACIÓN POPULAR EN CHILE:el pueblo mapuche y el proceso de construcción de una Pedagogía que nos libere
- Osvaldo Miguel Sepúlveda Silva, Silvia Aparecida de Sousa Fernandes
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE E DA INCLUSÃO EDUCACIONAL
- Solange Lucas Ribeiro, Juliana Oliveira dos Santos
- O ENSINO DE GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO CIDADÃ E A LUTA PELO DIREITO À CIDADE
- Laressa Bentes da Silva, Lais Rodrigues Campos
- DE ONDE EU VINHA:nomeados e nomeadas para a docência nas redes municipais no Rio Grande do Sul – espacialidade dos/das professores/as de Geografia
- Joaquim Rauber, Marcos Bohrer, Ludmila Losada da Fonseca
- MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
- Luana de Almeida Rangel
- DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO AO CONHECIMENTO ESCOLAR:abordagem da atmosfera no processo de ensino e aprendizagem
- Isaías Mutombo Mafavisse, Vivalda Victorino Suda
- CONCEPÇÕES SOBRE O CONCEITO DE PAISAGEM E SUA INSERÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA:elementos para uma investigação
- Willian Franco Felicio
- LOCAIS PREFERIDOS:a visibilidade das crianças na cidade
- Ariadne de Sousa Evangelista, Fátima Aparecida Dias Gomes Marin
- O TRABALHO DE CAMPO COMO PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO:contribuições metodológicas à práxis geográfica
- Éverton de Moraes Kozenieski, Paula Vanessa de Faria Lindo, Reginaldo José de Souza
- SOBRE OS ARRANJOS VISUAIS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA
- Daniela Gomes de Almeida, Iara Vieira Guimarães
- CARACTERÍSTICAS E TENDÊNCIAS DAS PUBLICAÇÕES NOS ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
- David Luiz Rodrigues de Almeida, Eliane Souza da Silva , Antonio Carlos Pinheiro
- NOS TRILHOS DA DEMOCRACIA:o ensino de Geografia na formação cidadã
- Diogo Jordão
- ¿QUÉ ES LA GEOGRAFÍA?Un enfoque desde las concepciones de los estudiantes universitarios
- Alejandro Cascante Campos
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- GEOGRAFIA E LIBRAS:os desafios do processo de ensino e aprendizagem em Fortaleza/Ceará
- Francisco Elias da Silva Filho, Tereza Sandra Loiola Vasconcelos
- ENSINO DE GEOGRAFIA:percepção dos educando sobre a categoria de análise paisagem
- Fernanda Pereira Martins, Raquel Balli Cury
- AS CONTRIBUIÇÕES DA GEOGRAFIA PARA O ENSINO DE CIDADE E A FORMAÇÃO CIDADÃ
- Alice Silva Costa Alelaf, Mugiany Oliveira Brito Portela
- SOBRE A ESPACIALIDADE E OS PROPÓSITOS DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
- Rafael Arosa de Mattos
- A NATUREZA DO ESPAÇO ESCOLAR:contribuições da Geografia de Milton Santos para compreensão da escola como um objeto espacial
- Marcus Rodrigues, Dayana Aparecida Marques de Oliveira Cruz
- ATLAS ELETRÔNICO MUNICIPAL COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA A CARTOGRAFIA ESCOLAR
- Angélica Cirolini, Roberto Cassol, Alexandre Felipe Bruch
- ENSINO DE GEOGRAFIA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE:perspectivas de ensino-aprendizagem de enfoque integrador a partir do caso da TKCSA
- Pedro de Araujo Quental
- GEOGRAFIA ESCOLAR, EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, AUTONOMIA DOCENTE E QUESTÃO CONCEITUAL:tecendo ligações
- Edimar Eder Batista
- O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA:uma proposta de roteiro de campo no sítio urbano de Ilhéus, Bahia/Brasil
- Patrícia Ferreira Silva, Ednice de Oliveira Fontes Baitz
- PRÁTICAS EDUCATIVAS
- EDUCAÇÃO DECOLONIAL:a paisagem e a História negra nas narrativas do centro do Rio de Janeiro
- Letícia dos Santos Ferreira, Mariana Vieira de Brito
- A NOÇÃO DE AMAZÔNIA E A CATEGORIA DE REGIÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA:das representações sociais dos alunos à construção de sua identidade
- Stefani França Barbosa, Genylton Odilon Rêgo da Rocha, Jhonata Rodrigo de Oliveira Lira
- JOGOS DIDÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICOuma possibilidade para o desenvolvimento de competências e habilidades
- Ana Karina Nogueira de Andrade, Maria Rita Ivo de Melo Machado
- TRADUÇÃO
- O ensino de Geografia
- Élisée Reclus
Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v.10, n.20, 2020.
- DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20
- PUBLICADO: 30/12/2020
- EDITORIAL
- Editorial
- ARTIGOS
- A CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO GEOGRÁFICO DE PROFESSOR:interpretações de docentes que formam professores no contexto latino-americano
- Carina Copatti
- PENSAMENTO ESPACIAL E PENSAMENTO GEOGRÁFICO:da formação de conceitos à prática social geográfica
- Matheus Feliciano dos Reis
- O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO E A DIDÁTICA ESPECÍFICA DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA
- José Ricardo de Oliveira, Claudivan Sanches Lopes
- CONTROVÉRSIAS SOBRE O CURRÍCULO DA GEOGRAFIA ESCOLAR:as comunidades científicas paulista e carioca em debate (1931-1935)
- Thiago Manhães Cabral, Rafael Straforini
- O PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE:percepções de professores do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás/Itapuranga
- Lorena Francisco de Souza, Larissa Brenda Lemes Silva
- PROBLEMAS PRÁTICOS PROFISSIONAIS:aportes teórico-metodológicos do ensino de Geografia na formação continuada de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- Ismael Donizete Cardoso de Moraes
- ESTUDO DAS NECESSIDADES FORMATIVAS EM GEOGRAFIA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- Robson de Oliveira lemes, Claudivan Sanches Lopes
- AUSÊNCIAS E PRESENÇAS DA POPULAÇÃO NEGRA NO MATERIAL DIDÁTICO DE GEOGRAFIA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA SEEDUC/RJ:negligências, estigmas e estereótipos
- Tiago Dionisio da Silva
- COMO OS ESTUDANTES INTERPRETAM A GEOGRAFIA ENSINADA:o caso da Escola Lina Seffer (Pará)
- Leildo Dias Silva, Erinaldo Vicente Cavalcanti
- PRÁTICA ESPACIAL COTIDIANA NO PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA
- Patrícia Christan, Vanilton Camilo de Souza
- PARA COMPOR ESTRATÉGIAS CARTOGRÁFICAS PÓS-REPRESENTACIONAIS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
- Daniele Prates Macedo, Rosangela Lurdes Spironello
- PENSAR E SENTIR PARA (RE)EXISTIR:Geografias emocionais e fotobiografias de estudantes de Geografia
- Marcia Alves Soares da Silva
- A POTENCIALIDADE DA LINGUAGEM MUSICAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA:fluxos migratórios no Brasil na canção ‘Fotografia 3×4’ de Belchior
- Lucas Pinheiro de Paula, Ane Elyse Fernandes Silva, Carla Cristiane Nunes Nascimento
- O ENSINO DA GEOGRAFIA POR ENTRE LETRAS E CANÇÕES
- Cátia Oliveira Macedo, Ana Cristina Freire de Oliveira, Sharlene Mougo Silva
- GEOGRAFIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA:análises e experiências a partir da produção de materiais didáticos
- Ana Paula Camilo Pereira, Rafael Oliveira Fonseca
- POR UMA GEOGRAFIA VIVENCIADA:importância das práticas de campo na formação de professores de Geografia
- Israel Rodrigues Bezerra, Francisco Amaro Gomes de Alencar, Daniel Gadelha de Oliveira
- AULA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA:uma visão pela literatura científica brasileira
- Aline Mattos de Souza Marques, Marina de Souza Mota, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza
- PROBLEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL URBANA E POSSIBILIDADES DE ABORDAGEM EM SALA DE AULA
- João Paulo Gomes de Vasconcelos Aragão
- POSSIBILIDADES DIDÁTICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ESTUDANTES SURDOS
- Bruno Luiz Cruz Lisbôa, Gabrielle Leite Pacheco Lisbôa, Gilcileide Rodrigues da Silva
- O LUGAR COMO POTENCIALIDADE NO ENSINO DE HIDROSFERA
- Rafaela Mattos Costa, Carina Petsch, Kátia Kellem da Rosa
- O ESTUDO DAS ÁGUAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM FACE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO BRASIL
- Anny Catarina Nobre de Souza, Andreza Tacyana Felix Carvalho
- LUDICIDADE NO ENSINO MÉDIO:aula de Geografia através dos desenhos animados
- Joélica Pereira de Lima
- INTERAÇÕES ENTRE TEATRO E GEOGRAFIA NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
- Ivaneide Silva dos Santos, Laiane Oliveira dos Santos
- APRENDIZAGEM DE PRINCÍPIOS GEOÉTICOS UNIVERSAIS, COMPETÊNCIA COMUNICATIVA E ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO MORAL
- Rosalvo Nobre Carneiro
- ARGUMENTAR CIENTIFICAMENTE:perspectivas e investigações para a Geografia escolar
- Eden Correia Carli, Jerusa Vilhena de Moraes
- A DISPUTA DE UMA GEOGRAFIA POLÍTICA NO LIVRO DIDÁTICO:Geografias maiores e Geografias menores
- Ludmila Losada da Fonseca, Ivaine Maria Tonini
- A CRIANÇA QUE ESCUTA NA PROFESSORA QUE GINGA:a mobilização de saberes de uma educadora negra da periferia de Porto Alegre no seu “tornar-se professora”
- Ronaldo Botelho
- PRÁTICAS EDUCATIVAS
- METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA:uma experiência educacional no Ensino Médio
- Roberta da Silva Costa, Emmanuela Ferreira de Lima, Cinthia Maria Felicio
- TRAÇADOS DO COTIDIANO DE PEQUENOS SERTANEJOS NA AULA DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA CAMPONESA NA BAHIA
- Guilherme Matos de Oliveira
- ASPECTOS METODOLÓGICOS DE PRÁTICA EDUCATIVA COM CARTOGRAFIA TÁTIL
- Ana Claudia Biz, Mafalda Nesi Francischett
- O AÇAÍ COMO ELEMENTO DE ESTUDO DO LUGAR:uma experiência educativa no Igarapé da Fortaleza (Amapá)
- Andreza dos Santos Gonçalves, Pablo Sebastian Moreira Fernandez
- CLASSES DE SOLOS E O LÚDICO:jogo de cartas como prática pedagógica para aprendizagem
- Ilziane Carmem Martins, Regiane Vieira Campos, Danielle Piuzana Mucida
- CONCURSO DE DESENHOS:estratégia de fortalecimento da Cartografia escolar no ensino de Geografia
- André Luiz Conceição
- TRADUÇÃO
- O ENSINO DE GEOGRAFIA:globos, discos globulares e relevos
- Élisée Reclus
Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v.10, n.19, 2020.
- Revista Brasileira de Educação em Geografia – Dossiê “Linguagens, Políticas e Trajetórias no ensino de Geografia”
- PUBLICADO: 2020-07-24
- EDITORIAL
- · Editorial
- DOSSIÊ
- · ‘HABITO, MAS NÃO VIVO AQUI’:multiplicidades, linguagem e saber geográfico
- Ana Maria H. Preve
- · MENINO É AZUL E ÁGUA NO MAPA TAMBÉM:cartografia, cores, convenções e cultura
- Jörn Seemann
- · O CINEMA COMO DIFERENÇA NA LINGUAGEM DO ENSINO DE GEOGRAFIA:uma cartografia provisória
- Wenceslao Machado de Oliveira Junior, Gisele Girardi
- · MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA PRODUÇÃO DO SABER GEOGRÁFICO ESCOLAR
- Clayton Jose Budin
- · ESCOLA, PARA QUE TE QUERO!?Distensões sobre os sentidos da educação pública e a ideia de manejo de contextos
- Daniel Luiz Stefenon, Cláudia do Carmo Rosa
- · CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DA TRAJETÓRIA DE UMA CARREIRA:venci…? venci…!
- Fátima Aparecida da Silva Faria Galvão dos Santos
- · “SERÍAMOS A POLÍTICA QUE CRITICAMOS?”:a interlocução do povo da Geografia na produção da BNCC
- Hugo Heleno Camilo Costa
- · IMPLICAÇÕES DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS RECENTES PARA OS PROFESSORES E FORMADORES DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
- Manoel Martins de Santana Filho
- · A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A PRODUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A GEOGRAFIA ESCOLAR:desdobramentos na formação docente
- Valéria de Oliveira Roque Ascenção
- · REVISITANDO E REFLETINDO SOBRE AS PESQUISAS ACADÊMICAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NO BRASIL
- Antonio Carlos Pinheiro
- · EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA:trajetórias
- Helena Copetti Callai
- · ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA:vasculhando anotações…
- Antonio Carlos Castrogiovanni
- · PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE ENSINO DE GEOGRAFIA:o Laboratório de Estudos e Pesquisa em Educação Geográfica como um lugar de referência em pesquisa
- Lana de Souza Cavalcanti, Míriam Aparecida Bueno
- ARTIGOS
- · OUTRAS RAZÕES PARA ENTENDER A NECESSIDADE DE RENOVAR A GEOGRAFIA ESCOLAR
- José Armando Santiago Rivera
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- · O PAPEL DO PENSAMENTO ESPACIAL NA CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO
- Sonia Maria Vanzella Castellar, Igor Rafael de Paula
- · DOCENCIO, LOGO, EXISTO. CRENÇAS QUE MOVEM O PROFESSOR FORMADOR DE PROFESSORES:que diferença podemos fazer em nossos alunos?
- Nestor André Kaercher, Marcos Bohrer
- · As DIMENSÕES PESSOAIS E PROFISSIONAIS NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA
- Cristiane Maciel de Souza Andrade, Roselane Zordan Costella
- · AS “LEITURAS DE MUNDO” DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:um recorte sobre as produções científicas
- Ana Paula Batista Pina, Maria Lídia Bueno Fernandes
- · A IMAGEM E SEUS APORTES AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E DAS FUNÇÕES MENTAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
- Mateus Marchesan Pires, Lana de Souza Cavalcanti
- · CONSTRUÇÃO DE MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA:representações do espaço vivido no contexto indígena
- Geni Martins Mesquita, Eva Teixeira dos Santos
- · TERRITÓRIO E RELAÇÕES DE TRABALHO:representações de alunos Terena da terra indígena de Nioaque/MS
- Francieli de Oliveira Meira, Flaviana Gasparotti Nunes
- · A ÁFRICA NOS CURSOS DE GEOGRAFIA:uma experiência de pesquisa participante em sala de aula
- Raquel Almeida Mendes, Alex Ratts
- · QUEM ESCREVE O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA?
- Márcio Abondanza Vitiello
- · O ENFOQUE METROPOLITANO NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA
- Ivandra Alves Ribeiro, Otacílio Lopes de Souza Paz
- · OS TEMAS FÍSICO-NATURAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO:um estudo de caso de Uraí/PR
- Michele Aparecida Costa, Jully Gabriela Retzlaf de Oliveira
- · O TRABALHO DE CAMPO EM BACIA HIDROGRÁFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA E OS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS
- Mavistelma Teixeira Carvalho Borges, Adriana Olivia Alves
- · TRABALHO DE CAMPO EM GEOGRAFIA AGRÁRIA:produzindo conhecimentos sobre campesinato, cooperativismo e agroecologia
- Roberto Antonio Finatto, Fábio Luiz Zeneratti
- · “UM PASSEIO DE BALÃO”:o estudo do espaço geográfico a partir da escrita de cartas
- Leonardo Pinto dos Santos, Eduardo Schiavone Cardoso
- PRÁTICAS EDUCATIVAS
- · O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS (TA) COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA O PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM SURDEZ
- Rodrigo Nascimento Bentes
- · PARA PENSAR A CARTOGRAFA ESCOLAR:relato de uma oficina pedagógica para professores em atuação e graduandos em Geografia
- Natália Lampert Batista, Maurício Rizzatti, Guilherme Moreira da Silva
- · MAPA DE ORIGENS GEOGRÁFICAS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA DESCONSTRUÇÃO DE PRECONCEITOS REGIONAIS
- Edvaldo dos Santos Junior, Isabelle Salazar Vieira Alves, Felipe Lopes D’Attoma
- · AS CARTOGRAFIAS SUBVERSIVAS E AS POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO COM A (GEO)POLÍTICA:contribuições para a emancipação na formação em Geografia
- Dayana Aparecida Marques de Oliveira Cruz
- · GÊNEROS DISCURSIVOS, CIDADE E ENSINO DE GEOGRAFIA:aproximações teórico-metodológicas a partir de folders de condomínios fechados
- Darlan da Conceição Neves
- RESENHAS
- · GARCIA DE LA VEGA, Alfonso (org). Reflexiones sobre educación geográfica: revisión disciplinar e innovación didáctica. Madrid: Ediciones UAM, 2018.
- Heitor Silva Sabota
Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v.9, n.18, 2019.
- Revista Brasileira de Educação em Geografia
- DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v9i18
- PUBLICADO: 2019-12-30
- EDITORIAL
- · Editorial
- ARTIGOS
- · A CIÊNCIA GEOGRÁFICA E O ENSINO DE GEOGRAFIA DOS ANOS 1980 AOS DIAS DE HOJE: uma avaliação
- Cecília Cardoso Teixeira de Almeida, Elvio Rodrigues Martins, Jorge Luiz Barcellos da Silva
- · A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA E O DISCURSO COMPETENTE NA TERCEIRA VERSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
- Lidiane Rebouças Santos
- · A PROBLEMÁTICA DA ATUAÇÃO DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DA GEOGRAFIA ESCOLAR
- Karla Annyelly Teixeira de Oliveira
- · LABORATÓRIOS DE ENSINO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL FEIRA DE SANTANA E A ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICO- PEDAGÓGICOS
- Edson da Silva Santos, Célia Regina Batista dos Santos
- · NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA: potencialidades para a construção da professoralidade
- Victória Sabbado Menezes, Roselane Zordan Costella
- · NARRATIVAS CARTOGRÁFICAS: quando o mapa vira texto
- Anniele Sarah Ferreira de Freitas, Thiara Vichiato Breda
- · A PRÁTICA DA SENSIBILIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
- Ricardo Lopes Fonseca
- · INVISIBILIDADE SOCIAL NO ESPAÇO: uma sugestão temática para a geografia escolar
- Eduardo Vieira de Mello
- · O ENSINO DE GEOGRAFIA COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
- Thalita Jordão, Maria Bernadete S.S. Carvalho
- · O TRABALHO DE CAMPO ENQUANTO EXPERIÊNCIA DE ENSINO DOS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA URBANA EM UM CONTEXTO ESCOLAR DE PRECARIZAÇÃO
- Guilherme Pereira Cocato, Douglas Vitto
- · REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: alguns apontamentos
- Glauber Barros Alves Costa, Iris Tamara Alves de Lima, Ana Luiza Salgado Cunha
- · MITOS, LENDAS E “CAUSOS” COMO INSTRUMENTOS DA DESCOLONIZAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA AMAZÔNIA PARAENSE
- Mariana Neves Cruz Mello
- · DO CENTRO DE ENSINO MÉDIO AVE BRANCA PARA O DISTRITO FEDERAL: identificando problemas e propondo soluções – a experiência de uma educação científica por meio do projeto Nós Propomos
- Rodrigo Capelle Suess
- PRÁTICAS EDUCATIVAS
- · ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CARTOGRAFIA NA LICENCIATURA: discussões e reflexões necessárias
- Rosângela Lurdes Spironello, Lígia Cardoso Carlos
- · DESVENDANDO A PAISAGEM ATRAVÉS DA MÚSICA E DA POESIA: uma prática de ensino de Geografia com estudantes de Pedagogia
- César Augusto Ferrari Martinez, Marcos Bohrer, Igor Armindo Rockenbach
- · O COTIDIANO E A PLURALIDADE CULTURAL CEARENSE: narrativas de um contexto formativo
- Rosilene Aires
- · O PIBIC ENSINO MÉDIO GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO BÁSICA: a experiência da utilização de óleo residual na fabricação de sabão líquido
- Giseli Dalla Nora, Marcia Ajala Almeida, Ricardo Cardoso
- · ESPACIALIDADE EM DESENHOS DE CRIANÇAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
- Aline Sousa Costa, Daiane Silva Santos, Junívio da Silva Pimentel
Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v.9, n.17, 2019.
- Revista Brasileira de Educação em Geografia
- DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v9i17
- PUBLICADO: 2019-08-19
- EDITORIAL
- · Editorial
- ARTIGOS
- · TORNAR-SE PROFESSORA DE GEOGRAFIA: narrativas, memórias e histórias de vida – formação e aprendizagens na/da/sobre a docência
- Jussara Fraga Portugal, Eloiza Cristiane Torres
- · GEOGRAFIAS MENORES: POTÊNCIAS DE EXPRESSÃO – entre imagens, pesquisa, educação
- Wenceslao Machado Oliveira Jr
- · O COTIDIANO COMO DIMENSÃO CIENTÍFICO-DIDÁTICA DA GEOGRAFIA NO PROJETO DA ESCOLA
- Adriana Maria Andreis
- · A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO PARA OS RISCOS E OS CURRÍCULOS ESCOLARES
- Junimar José Américo de Oliveira, Cristiane Cardoso
- · TEORIA CURRICULAR E GEOGRAFIA: convites à reflexão sobre a BNCC
- Hugo Heleno Camilo Costa, Phelipe Florez Rodrigues, Guilherme Pereira Stribel
- · O TEMA DE ESTUDO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
- Leonardo Dirceu de Azambuja
- · O CADERNO DE GEOGRAFIA DE RACHEL DE QUEIROZ
- Tiago Vieira Cavalcante
- · A UTILIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS CONCEITOS GEOGRÁFICOS E SUA APLICABILIDADE NO ENSINO DO TURISMO
- Flávia dos Santos Fernandes Torres de Assis, Vanessa Maria Ludka
- · PROPOSTA DE ESTRUTURA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O PLANEJAMENTO DAS AULAS DE GEOGRAFIA
- Julio Cesar Epifanio Machado
- · O TRABALHO DE CAMPO NA PERSPECTIVA DE ENSINO DE GEOGRAFIA: uma revisão crítica a partir do cenário internacional
- Ricardo Chaves de Farias
- · FUNDAMENTOS CARTOGRÁFICOS APLICADOS AO PLANEJAMENTO DE AMBIENTES DIGITAIS EM JOGOS EDUCACIONAIS
- Tuane Telles Rodrigues, Roberto Cassol, Wilson de Oliveira Miranda
- · CARTOGRAFIA ESCOLAR E INCLUSIVA PARA ALUNOS SURDOS
- Pedro Moreira dos Santos Neto, Míriam Aparecida Bueno
- · O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: estudo de caso no Instituto Cearense de Educação de Surdos – ICES
- Ana Karolina de Oliveira Sousa, Alexandra Maria de Oliveira
- · A UTILIZAÇÃO DO SIMCITY 5 COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
- Janaira Marques Leal, Claudia Maria Sabóia de Aquino, Raimundo Lenilde de Araújo
- · USO DA FERRAMENTA DE REALIDADE AUMENTADA – SANDBOX NO ENSINO DE GEOGRAFIA: proposta didática para o tratamento do conteúdo formas de relevo
- Geisa Purificação Andrade, Anízia Conceição Cabral de Assunção Oliveir Oliveira
- · OFICINA AUDIOVISUAL: formação do educador de Geografia em temas simulados
- Eduardo Rodrigues Alves, Christian Dennys Monteiro de Oliveira
- · AVALIAÇÃO PRELIMINAR DE MATERIAIS DIDÁTICOS MULTIMÍDIAS DE DESASTRES NATURAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
- Valdir Adilson Steinke, Ercília Torres Steinke, Alfonso Garcia de la Vega
- PRÁTICAS EDUCATIVAS
- · ANTÁRTICA COMO OBJETO DE PROBLEMATIZAÇÃO DOS CONCEITOS ABORDADOS NA GEOGRAFIA
- Fernando Luis Hillebrand
- · PENSAR E FAZER GEOGRAFIA: a sala temática como estratégia metodológica para o aprendizado significativo no processo de formação docente
- Débora Paula de Andrade Oliveira, Greiziene Araújo Queiroz
- · (RE) PENSANDO CORPO E CORPOREIDADE PELA PERFORMANCE E PELA ANÁLISE DE DISCURSO: efeitos de sentidos presentes no discurso discente sobre a Geografia
- Claudia Buch
Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v.8, n.16, 2018.
- Revista Brasileira de Educação em Geografia
- PUBLICADO: 2019-01-22
- EDITORIAL
- · Editorial
- ARTIGOS
- · BAIXA CONCORRÊNCIA NOS VESTIBULARES PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NA UEG, CAMPUS FORMOSA: possíveis implicações no ensino de Geografia
- Alcinéia de Souza Silva
- · COMPREENSÕES SOBRE A DOCÊNCIA EM PRÁTICAS DE ESTÁGIO CURRICULAR DE GEOGRAFIA
- Carla Silvia Pimentel
- · APROXIMAÇÕES ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: os saberes produzidos no estágio e no PIBID
- Lenilton Francisco de Assis, Mayanne Gomes da Silva, Nathália Rocha Morais
- · AS AULAS DOS ESTAGIÁRIOS DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA: concepções e práticas
- Willian Falcão Lopes, Maria Cleonice Barbosa Braga, Solange Lucas Ribeiro
- · “RECORDAÇÃO DA CASA DOS MORTOS”: apontamentos sobre a docência em uma penitenciária do estado de São Paulo
- Elias Coimbra Da Silva
- · FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO RELEVO NO DISTRITO FEDERAL
- Jean Volnei Fernandes, Valdir Adilson Steinke
- · CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: conceitos e práticas na escola
- André Luiz do Nascimento Quincas, Vicente de Paula Leão, Francisco Fernandes Ladeira
- · SENTIMENTOS DE PERTENCIMENTO E IDENTIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
- Amanda Soares Silva
- · O CONCEITO DE AMBIENTE ANÁLOGO AO CONCEITO DE NATUREZA: estudo de caso entre Brasil e Portugal
- Fernando Frederico Bernardes
- · PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO 8° ANO DA ESCOLA ESTADUAL CORONEL ANTÔNIO PAES DE BARROS NO MUNICÍPIO DE COLIDER/MT
- Dayane Miranda de Mattos, Leila Nalis Paiva da Silva Andrade, Bruna da Cruz Andrade
- · PREÂMBULOS ESPACIAIS: um escrito sobre a construção do espaço natural e a produção do espaço geográfico na Geografia escolar
- Marcos Bau Brandão
- · EXPERIMENTOS GEOGRÁFICOS PARA A EDUCAÇÃO: cartografia de um vídeo-mapa com fronteiras
- Wagner Souza Goulart, Flaviana Gasparotti Nunes
- · AULA DE CAMPO COMO UM ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: aplicações a partir da Geografia do cotidiano e do custo zero
- Otacílio Lopes de Souza Paz, Elaine de Cacia de Lima Frick
- · A PRODUÇÃO DA ESCALA GEOGRÁFICA SEGUNDO CRIANÇAS NA CIDADE DA COPA DO MUNDO
- Jeysson Ricardo FERNANDES DA CUNHA
- · A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DA CARTOGRAFIA ESCOLAR EM GEOGRAFIA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
- Leia de Andrade, Maria Teresa Machado Vilaça, Ruth Emília Nogueira
- · DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA DA SAÚDE NO ENSINO MÉDIO DOS COLÉGIOS ESTADUAIS DE CURITIBA/PR: características, análise e proposições
- Ramon de Oliveira Bieco Braga, Ana Maria Muratori, Denecir de Almeida Dutra
- PRÁTICAS EDUCATIVAS
- · A GEOGRAFIA DO ESPAÇO VIVIDO: a experimentação das categorias geográficas no Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão
- Thiago da Rocha Vasconcelos, Márcio José Celeri
- · A CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO PRÁTICA DE ENSINO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
- Alexandre dos Santos Souza, Larissa Fernandes de Lavor
- · EXCURSÃO GEOGRÁFICA: potencialidades da prática educativa
- Francisco Gonçalves Nhachungue, Rodrigues Simão Rafael
- · O ESTUDO DO MEIO COMO UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: um relato de experiência
- Diogo Jordão Silva
- · O LUGAR E OS MAPAS MENTAIS NA GEOGRAFIA ESCOLAR
- Alyne Rodrigues Cândido Lopes
- RESENHAS
- · “TEM QUE PARTIR DAQUI, É DA GENTE”: a construção de uma escola “outra” no Quilombo Campinho da Independência, Paraty-RJ
- Diogo Marçal Cirqueira
Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v.8, n.15, 2018.
- Revista Brasileira de Educação em Geografia
- PUBLICADO: 2018-07-30
- EDITORIAL
- · Editorial
- ARTIGOS
- · ANÁLISIS DEL CURRÍCULO ESPAÑOL: perspectiva desde la geografía y su didáctica
- Alfonso García de la Vega
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- · EDUCAÇÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO CIDADÃ: possibilidades de análise a partir do livro didático de Geografia
- Alana Rigo Deon, Helena Copetti Callai
- · FLEXIBILIZAÇÃO COMO PRINCÍPIO CURRICULAR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
- Lucineide Mendes Pires, Lana de Souza Cavalcanti
- · A EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: reflexões a partir de experiências em escola família agrícola
- Adriana Rodrigues da Silva, Aline Weber Sulzbacher
- · EL VALOR DE LA EXPERIENCIA ESPACIAL EN EL CAMBIO DE LAS REPRESENTACIONES GEOGRÁFICAS DE NIÑOS Y NIÑAS DE ESCUELAS RURALES EN CHILE
- Brenda Ampuero-Paredes, Andoni Arenas-Martija
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- · AS DISCUSSÕES SOBRE OS IMPACTOS AMBIENTAIS NO CERRADO NA GEOGRAFIA ESCOLAR: uma análise dos PCN e do currículo referência da rede estadual de educação de Goiás
- Janainni Gomes Andrade
- · A (DES)CENTRALIDADE DAS QUESTÕES AMBIENTAIS: análise geográfica em tempos globalizados com perspectiva interdisciplinar
- João Paulo Gomes de Vasconcelos Aragão
- · ENSINO DE GEOGRAFIA E GEOGRAFIA HUMANISTA: aproximações a partir da teoria paulofreiriana e dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia
- Rodrigo Capelle Suess, Cristina Maria Costa Leite
- · AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICITS DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)
- Lilian De Sá Leite, Adriana de Sá Leite de Brito
- · O QUE FAZEM OS EGRESSOS DO PIBID-GEOGRAFIA DA UNIOESTE?
- Eliete Woitowicz, Camila Heimerdinger, Marli Terezinha Szumilo Schlosser
- · O ENSINO DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: reflexões sobre formação e práticas pedagógicas
- Tânia Paula Silva, Laura Regina Silva
- PRÁTICAS EDUCATIVAS
- · UMA APROXIMAÇÃO DA GEOGRAFIA COM O COTIDIANO DOS ESTUDANTES: de Westeros para o mundo real
- Larissa Anjos Santos, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins
- · TRABALHANDO A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL URBANA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: experiência com vídeos e maquetes em escola pública de Campina Grande/PB
- Dayane Galdino Brito, Josandra Araújo Barreto de Melo
- · EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO DOCENTE EM GEOGRAFIA
- Karine dos Santos Sobral, Viviane Melo Santos
- RESENHAS
- · LUGARES DE PROFESSORES: vivências, formação e práticas docentes nos anos iniciais do ensino fundamental
- David Luiz Rodrigues de Almeida
- · CIUDAD Y LITERATURA: una posibilidad para aprender y enseñar geografía
- Juan Camilo Álvarez Naranjo
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v.7, n.14, 2017.
- Revista Brasileira de Educação em Geografia
- PUBLICADO: 2018-01-05
- EDITORIAL
- · Editorial
- ARTIGOS
- · COMPLEXIDADE CONCEITUAL NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO CONTEÚDO POR PROFESSORES DE GEOGRAFIA
- Valéria de Oliveira Roque Ascenção, Roberto Célio Valadão
- · LA ALFABETIZACION GEOGRAFICA COMUNITARIA DESDE LA PRÁCTICA ESCOLAR COTIDIANA DE LA GEOGRAFIA ESCOLAR
- José Armando Santiago Rivera
- · CONCEPÇÕES DE ENSINO DE GEOGRAFIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX NO BRASIL E NA ARGENTINA
- Eduardo Donizeti Girotto
- · CURRÍCULO DE GEOGRAFIA EM SALA DE AULA: relações de mediação e construções de aprendizagens significativas em geomorfologia na formação inicial
- Carla Juscélia de Oliveira Souza, Eni de Faria Sena
- · FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA E A ESTRUTURA CURRICULAR: o curso de graduação do Campus Catalão/UFG
- Robson Alves Santos
- · A DIALÓGICA ENTRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL
- Paulo Roberto Florencio de Abreu e Silva, João Alyson Ribeiro de Carvalho, Helena de Barros Silva
- · EDUCAÇÃO E NEOLIBERALISMO: o caso do projeto escola sem partido
- Diego Pinheiro Alencar
- · A AULA DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: do legado da tradição às possibilidades de renovação
- Lidiane Bezerra Oliveira, Armstrong Miranda Evangelista
- · A INCLUSÃO DO TEMA “ÁREAS VERDES URBANAS” NO PROGRAMA DE ENSINO DE GEOGRAFIA DA 12a CLASSE EM MOÇAMBIQUE
- Reginaldo Rodrigues Moreno Muacuveia
- · IMAGENS DA GLOBALIZAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: imagens que podem mais
- Willian Sartor Preve, Ana Maria Hoepers Preve
- · APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA NO ÂMBITO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: a perspectiva de alunos e supervisores
- Claudivan Sanches Lopes
- · APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: os benefícios da aprendizagem baseada em problemas por meio de um estudo de caso
- Cleilton Sampaio de Farias
- PRÁTICAS EDUCATIVAS
- · ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NOS ANOS INICIAIS COMO DESAFIO DE UMA PEDAGOGA
- Andressa Bilhalva Rodrigues Bartz, Lígia Cardoso Carlos, Madalena Klein
- · CINEMA E ENSINO DE GEOGRAFIA: o uso do filme Rio 2 em sala de aula – uma proposta didática para além das paisagens
- Felipe Santos Silva, Genilda Maria da Silva, Ricardo Santos de Almeida
- · A CONSTRUÇÃO DE MAPAS MENTAIS A PARTIR DE HISTÓRIAS INFANTIS: uma proposta de aprendizagem para a Geografia dos anos iniciais
- Luana Maria Xavier Silva
- · OFICINA DE MAQUETE: a busca por um aprofundamento do processo ensino-aprendizagem
- Sandra de Castro de Azevedo, Vinicius Monteiro Arcanjo, Haroldo Junior Martins Cardoso