Seminário do GEPEM-UFPB e do GPEP-UFRN | Boletim cearense de educação e história da matemática | 2019

É com muita alegria que apresentamos este número especial do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCHEM), que contempla parte dos trabalhos apresentados no Seminário do GEPEM-UFPB e do GPEP-UFRN. Este seminário, ocorrido em dezembro de 2018, no Campus IV – Rio Tinto/PB, da Universidade Federal da Paraíba, constituiu-se em uma ação coletiva dos membros do GPEP – Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática da UFRN com os membros do GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da UFPB-Campus IV, que entenderam ser relevante propiciar o debate acerca dos estudos em História da Educação Matemática e Educação Matemática, a fim de ampliar e aprofundar as discussões relacionadas a essa temática, sobretudo, promovendo o intercâmbio entre esses grupos.

O evento promoveu o encontro dos pesquisadores do GPEP e do GEPEM, a fim de que seus membros pudessem conhecer as investigações que estão sendo realizadas em suas instituições de ensino. Um produto final do evento é esta Edição Especial do BOCEHM que, sobremaneira, contribuirá para divulgar o andamento e os resultados de pesquisas desenvolvidas pelos grupos, não somente a nível regional, mas também nacional, dada a circulação deste Boletim.

Os textos apresentados no evento foram divididos em três Grupos de Trabalho, quais sejam: (GT1) Pedagogia, Cultura, Filosofia da Educação Matemática; (GT2) Formação de professores de Matemática e de Pedagogos; e (GT3) Práticas de ensino e de aprendizagem Matemática em sala de aula.

Neste número especial, temos a presença de dois trabalhos vinculados ao GT1. Alberto Santos Arruda (GEPEM) realizou um ensaio teórico em que analisa a relação entre sentido de número e educação matemática em sala de aula a partir da perspectiva teórica de Vygotsky. Lenildo Bezerra da Silva e Graciana Ferreira Dias (GEPEM), apresentaram um estudo de caso em que discutiram as práticas avaliativas dos professores de Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), das escolas públicas do município de Mamanguape-PB.

No GT2, tivemos também a publicação de dois trabalhos. Cibelle Assis (GEPEM), Verônica Gitirana (UFPE) e Luc Trouche (École Normale Supérieure de Lyon/France) identificaram aspectos do desenvolvimento profissional de licenciandos em Matemática por meio da análise do seu trabalho com recursos, a partir da Abordagem Documental do Didático. Seguindo o mesmo foco de formação de professores, Tiely Virgínio da Hora Lima (GPEP) e Liliane dos Santos Gutierre (GPEP) apresentaram resultados parciais da pesquisa que tem como objetivo analisar como se deu o Estágio Docência, no período de 2008 a 2018, de estudantes de Pós-Graduação que participaram do Programa de Assistência à Docência na Graduação (PADG), atuando na disciplina de Cálculo I e suas variações, nos cursos de Graduação da UFRN, no campus Natal.

Vinculados ao GT3, apresentamos nesse número especial quatro trabalhos: dois relacionados à História da Matemática e dois vinculados ao uso de tecnologias em sala de aula. As pesquisadoras Maria de Fátima Gomes do Nascimento e Cristiane Borges Angelo (GEPEM), apresentaram os resultados de uma pesquisa que objetivou investigar o uso de artefatos históricos nos trabalhos publicados nos anais do Seminário Nacional de História da Matemática (SNHMat), no período de 2011 a 2017. Outro trabalho que versou sobre artefatos históricos e teve por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa que investigou a contribuição do uso de artefatos históricos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio de atividades históricas, foi desenvolvido e apresentado por Viviane Sousa da Silva e Cristiane Borges Angelo (GEPEM). Os pesquisadores Thales Pessoa de Souza Silva e Claudilene Gomes da Costa (GEPEM) apresentaram os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo fazer investigações acerca do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de matemática, buscando identificar os fatores contribuintes para a utilização desses equipamentos durante as aulas de Matemática e explorar alguns softwares educacionais no estudo de funções afins, quadráticas, exponenciais e logarítmicas, como forma de contribuir para a formação inicial dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba – UFPB/Campus IV. Ainda com a temática, uso de tecnologias em sala de aula, Danielle Apolinário da Silva e Claudilene Gomes da Costa (GEPEM) apresentaram os resultados de um estudo que objetivou contribuir e facilitar a aprendizagem de conceitos de Geometria Analítica e o desenvolvimento da visualização geométrica de objetos tridimensionais, a partir da utilização dos softwares educacionais Geogebra, Winplot e K3DSurf. O referido estudo foi desenvolvido com os alunos da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral III, do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal da Paraíba/Campus IV, em Rio Tinto–PB.

Após apresentarmos o panorama geral da composição de artigos que compreendem esse número especial do BOCEHM, não podíamos de deixar de agradecer à Profª. Drª. Ana Carolina Costa Pereira, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Educação Matemática (GPEHM), vinculado à Universidade Estadual do Ceará (UECE) e editora chefe do BOCEHM que abriu o espaço da revista para que os pesquisadores participantes do Seminário GEPEM/GPEP pudessem submeter seus trabalhos, passando por todos os trâmites de avaliação criteriosa, e tivessem os resultados parciais ou finais de suas pesquisas publicados nessa edição especial. Também agradecemos ao Prof. Eugeniano Brito Martins, do IFCE (campus Canindé) pela atenção e gentileza dispensada no esclarecimento de questões técnicas que viabilizaram a publicação desse número especial. A disponibilidade dos dois profissionais supracitados ratifica o clima de parceria e colaboração que existe entre grupos de pesquisa da região Nordeste.

Por fim, agradecemos a todos os pesquisadores que participaram do Seminário, em especial aos autores dos trabalhos aqui publicados e aos pesquisadores que compuseram a comissão científica que avaliou criteriosamente os trabalhos submetidos a essa edição especial do BOCEHM.

Concluímos esse editorial com o desejo de que todos(as) tenham uma excelente leitura.


Organizadores

Liliane dos Santos Gutierre – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Cristiane Borges Angelo – Universidade Federal da Paraíba – UFPB.


Referências desta apresentação

GUTIERRE Liliane dos Santos; ANGELO Cristiane Borges. Editorial. Boletim cearense de educação e história da matemática. Fortaleza, v. 6, n. 16, p.3-5, jan./abr. 2019. Acessar publicação original [DR]

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