Faces de Clio. Juiz de Fora, v.9, n.17, 2023.
- Ensino de História: os desafios da sala de aula em tempos de negacionismo histórico
- Publicado: 2023-07-22
- Editorial
- EditorialEnsino de História em tempos de negacionismo
- Dalila Varela Singulane; Carolina Martins Saporetti
- 1-2
- Dossiê
- A História e o seu ensino como verbonegacionismos históricos e usos do tempo entre o passado imperfeito e os futuros do pretérito e presente
- Caio Corrêa Derossi
- 3-27
- Distopia Bolsonaristaperspectivas educacionais anti-intelectuais e antidemocráticas
- Francisca Cibele da Silva Gomes
- 28-56
- Ensino de história: enfrentando o negacionismo a partir das emoções
- EDSON SILVA DE LIMA
- 57-73
- História pública, gênero e raça: reflexões teóricas a partir do ensino de história
- Teófilo Primo Correia
- 74-88
- Impactos da racionalidade técnica na educação em tempos de negacionismoum retrocesso da resolução CNE/CP n. 2/2019
- Ricael Spirandeli Rocha, Bruna Renata de Brito Dantas, José Lucas Pedreira Bueno
- 89-109
- O cotidiano e as primeiras intervenções educativas na cidade do Guará (DF) pela ótica de duas professoras primárias (Meados da década de 1960 e 1970)
- Luís Gustavo Ferrarini Venturelli, Juarez José Tuchinski dos Anjos
- 127 – 146
- UMA ANÁLISE DO DRC-MT E DAS ATIVIDADES DA PLATAFORMA APRENDIZAGEM CONECTADA À LUZ DA LEI 11.645/08: REFLEXÕES EM TEMPOS DE PANDEMIA
- Pricila Cabral Coelho Moraes, Sra
- 147-168
- Artigos
- A América portuguesa no século XVIII e a estigmatização de pardos no universo militar
- Gabriela Ferreira
- 169-198
- A bancada evangélica na Câmara Municipal do Rio de Janeiro (2017-2020)
- Guilherme Esteves Galvão Lopes
- 199-216
- “Afamada, conhecida e respeitada por todos”:ação de mulheres no âmbito curativo e no parto no Piauí (1910-1950)
- Lívia Suelen Sousa Moraes Meneses
- 217-247
- BIOPOLÍTICA, NECROPOLÍTICA E PSICOPOLÍTICA, UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE CONCEITOS
- Kelvin Oliveira do Prado
- 248-275
- CUBA INSURGENTE: A MESCLA DE SONHOS E CONFLITOS DOS POVOS “SEM HISTÓRIA”
- Maria do Carmo Luiz Caldas Leite
- 276-307
- Escrita da história, leitura do tempoa produção historiográfica de Eduardo Hoornaert (1974-1977)
- KALIL FONTELES
- 308-326
- Movimento abolicionista na Parahyba do Norte a partir da atuação de Maria Barbara Gomes de Souza Gayoso (1862-1864)
- Aldenize ladislau
- 110-126
- O DEBATE SOBRE A CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS EMANCIPACIONISTAS NO PIAUÍ (1872 – 1885):O caso do Estabelecimento Agrícola São Pedro de Alcântara
- Chrigor Augusto Liberio
- 327-349
- O papel da memória na história oral e na escuta de narrativas
- Gisele Dutra Quevedo, Juliane Conceição Primon Serres
- 350-369
- Uma diva para as Damasnotas sobre performance política de Gloria Estefan com as Damas de Blanco
- Igor Lemos Moreira
- 370-392
- Uma perspectiva metodológica: diálogos entre o Construtivismo e a História dos Conceitos
- Filipe Queiroz de Campos
- 393-418