História Urbana /Monções/2015

Com orgulho que apresentamos o segundo número da revista Monções, publicação semestral on-line produzida e editada pelo corpo discente do curso de História do Campus de Coxim da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPCX).

Em nosso dossiê temático, sobre Urbanidades, contamos com as contribuições da professora doutora Gilmara Yoshihara Franco cujo trabalho “Confrontos pelo poder: Cuiabá como palco das disputas políticas e o assassinato de Antônio Paes de Barros (1903-1906)” analisa a cidade de Cuiabá com espaço de disputas políticas – nos primórdios da Republica brasileira –, que culminaram no assassinato do presidente do estado de Mato Grosso Antônio Paes de Barros.

Do nordeste brasileiro, contamos com os estudos da doutoranda Hilmaria Xavier Silva e do mestre Felipe Tavares de Araújo Silva, respectivamente os artigos “Sensibilidades urbanas: o lugar do lixo, do sujo e do limpo em Campina Grande (1947 A 1992)” e “Os ritmos que cartografam Natal: as construções de habitações populares na Cidade da Esperança e em Mãe Luíza na década de 1960”, que tem como preocupação pensar as identidades urbanas e suas espacialidades, seja pelo prisma das sensibilidades ou através de analise das políticas publicas.

Pensando os imbricamentos entre modernidade e tradição e seus impactos nas sociabilidades urbanas, temos as contribuições da doutoranda Lenita Maria Rodrigues Calado com o artigo “Campo Grande, MS, e as imagens que produz: o diálogo entre a “modernidade” e a “tradição” em espaços públicos” e dos pesquisadores Elton Alves da Cunha e João Maurício Gomes Neto com o trabalho “Memórias dos tempos de jogar e rezar: relações de sociabilidades e constituição de urbanidades em Rolim de Moura/RO”.

Como pensar a cidade não responde somente a contemporaneidade, o dossiê traz o trabalho “A cidade de Alexandria e suas comunidades político-religiosas na antiguidade tardia (SÉCS. IV E V D.C.)” do doutorando Daniel de Figueiredo, onde leitor irá encontrar um surpreendente debate sobre a diversidade político-religiosa que ocupavam o espaço urbano da cidade de Alexandria.

Por fim, postergo os sinceros agradecimentos ao o apoio e incentivo prestado pelo corpo docente e discente que compõem o Departamento de História da UFMS/CPCX, bem com, o Conselho Editorial da revista Monções.

Carlos Alexandre Barros Trubiliano

Organizador do Dossiê Temático: Urbanidades


TRUBILIANO, Carlos Alexandre Barros. Apresentação. Monções. Coxim, v.3, n.3, 2015. Acessar publicação original [DR]

Acessar dossiê

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.