Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Bem-vindos!

Colegas, bom dia!

Este é o ambiente virtual de aprendizagem do curso de “Ensino de Geografia nos Anos Iniciais”. Espero que todos estejam com saúde e assim permaneçam durante o curso.*

Para evitar quebra de expectativas com o nosso curso, leiam este programa, informando-se sobre o que a Universidade (o professor) vai oferecer a vocês e o que a Universidade (o professor) está esperando de vocês.


O professor

Meu nome é Itamar Freitas, estou na UFS, como professor, desde 1999. Minha formação está detalhada no Currículo Lattes e as coisas que escrevo estão publicadas na AcademiaEdu.


A natureza metodológica do curso

Todos os cursos que ministro na graduação obedecem a mesma metodologia. Por isso, este curso também é estruturado por duração de 60h (o que equivale a 04 créditos), divididas em 24 horas de encontros síncronos (de duas horas, cada encontro) e 36 horas de atividades assíncronas.

Trata-se de um empreendimento estruturado em métodos ativos de ensino e aprendizagem. Todo o trabalho de aluno é feito em equipe e os materiais necessários ao desenvolvimento do curso são disponibilizados no primeiro dia semestre letivo.

Os encontros frente a frente são situações para a discussão e a experimentação, abertos a erros e acertos e à comunicação do não saber, por parte dos alunos, inclusive. O curso, portanto, é mediado por estratégias comuns à “Sala de aula invertida” à “Aprendizagem por projetos” e à “aprendizagem por pares e/ou trios”.


Pré-requisitos para a permanência no curso

Da parte de vocês, espero que estejam predispostos a trabalhar em equipe, já no primeiro encontro, fazer pesquisa bibliográfica, leituras e produção de textos fora do ambiente virtual de aprendizagem, discutir tais produções de modo síncrono, com o professor e com a turma e, por fim, serem avaliados (inclusive com nota válida para a obtenção dos créditos) pelos colegas.

Os alunos deverão se inscrever no ambiente virtual de aprendizagem para acessar o material do curso e se comunicarem com o professor assincronamente. O cadastro exige apenas a inserção nome completo e e-mail pessoal no formulário "Informativo", acessível por este Link.

Além desses requisitos, a turma:

  • se compromete a manter ao menos 1/3 dos presentes com câmera aberta em cada aula síncrona. A forma como esse procedimento será cumprido é da responsabilidade dos alunos.
  • se responsabiliza pela criação e gerenciamento de um grupo no aplicativo whats app, empregado na condição de comunidade de aprendizagem. O professor não participa desse grupo.
  • se responsabiliza por apresentar, no primeiro dia de aula síncrona, os nomes dos quatro alunos de cada equipe de aprendizagem.

Comprometimentos do professor do curso

Da minha parte, garanto a oferta de literatura especializada e atualizada sobre a matéria do curso (contida no programa e nos anexos), base de dados especializada para as buscas (blog Resenha Crítica organizado pelo professor), espaço virtual de interação (meet, conta pessoal do professor), modelos de gêneros textuais (modelo de resenha, modelo de prova e modelo de sequência didática produzidos pelo professor), formulários de avaliação da atividade das equipes (produzidos pelo professor) e equacionamento de dúvidas sobre o cumprimento das tarefas (sob a mediação do professor).


Produtos desenvolvidos pelos alunos durante o curso

As avaliações são do tipo formativa e somativa.

Como explicitado acima, cada grupo produzirá uma resenha (como primeira avaliação) e uma sequência didática (como terceira avaliação). A resenha tem por objeto um manual de "fundamentos do ensino de Geografia" (escolhido entre os listados na bibliografia básica deste programa), produzida e disponibilizada aos colegas para efeito de avaliação colaborativa, em até quatro semanas.

A sequência didática é produzida a partir de problemas efetivos de aprendizagem de Geografia nos Anos iniciais, detectados pelos alunos em situação de estágio, emprego ou mesmo no interior das suas residências. A sequência deve ser  estruturada em modelo anexo a este programa e, também, disponibilizada aos colegas para efeito de avaliação colaborativa em até quatro semanas.

Entre a construção e a avaliação desses dois produtos, o curso prescreve uma atividade de leitura, fichamento e avaliação, para ampliar o conhecimento dos alunos acerca dos documentos legais que regem o ensino de Geografia em níveis nacional e local.


Avaliação e notas

Os dois produtos acima serão submetidos à avaliação do professor e da turma. A avaliação do professor é formativa e continuada e a avaliação dos alunos gera notasa. As notas totais atribuídas a cada produto, emitidas pelos alunos, variam de 0 a 10 e seguem para o sistema acadêmico.

A primeira e a terceira avaliações, relativas à “resenha” e à “sequência didática”, são do tipo colaborativo (coavaliação), ou seja, cada equipe vai avaliar o trabalho de todas as outras equipes, mediante formulário fornecido pelo professor, preenchido em datas previamente acordadas e a nota parcial (relativa ao produto) do trio resultará da média simples de todas as notas emitidas pela turma.

A avaliação da segunda unidade, relativa ao conhecimento e à crítica dos dispositivos legais que normatizam o ensino de Geografia, terá caráter individual. A prova se constitui de 30 itens. Os itens são de resposta construída (IRC) e de respostas selecionadas (IRS). A prova é corrigida pelo professor e vale de 0 a 10.

A média (simples) final da equipe será calculada sobre as três notas relativas a cada unidade descrita acima.


Ementa

Geografia, Sociedade e Educação. Processos de aquisição e desenvolvimento das noções espaciais topológicas, projetivas e relacionais na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Orientação e Localização Geográfica. Formas de Representação do Espaço Geográfico. Currículo, Aprendizagem e Avaliação no ensino de Geografia.


Objetivo geral

  • Apresentar e discutir conhecimentos, ampliar habilidades e cultivar valores básicos ao exercício da docência em Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Objetivos específicos

  • Apresentar conhecimentos, habilidades e valores compatíveis com o ensino voltado ao “aprender espacialmente”, mediante a construção de uma resenha.
  • Conhecer os dispositivos legais nacionais e locais que prescrevem o ensino de Geografia para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
  • Produzir sequências didáticas a partir de expectativas de aprendizagem inscritas pela BNCC, destinadas a situações concretas e sujeitos concretos de escolas públicas sergipanas.

Conteúdo

Conhecimentos a serem assimilados pelos futuros professores

  • Definições de ensino de Geografia.
  • Finalidades do ensino da Geografia nos Anos iniciais.
  • Conceitos e princípios fundamentais ao ensino da Geografia nos Anos Iniciais

Habilidades gerais a serem desenvolvidas pelos futuros professores

  • Ler livros, resumi-los e criticá-los em forma de resenha.
  • Ler dispositivos legais, compreendê-los, sintetizá-los e apresentá-los oralmente e por escrito.
  • Planejar sequências didáticas a partir de problemas de aprendizagem realistas.

Habilidades específicas do ensino-aprendizagem da Geografia

  • Comparar fenômenos por semelhança e diferença.
  • Relacionar fenômenos próximos ou distantes.
  • Identificar distribuição espacial dos fenômenos.
  • Mensurar extensão espacial dos fenômenos.
  • Localizar objetos de modo especialmente absoluto e relativo.
  • [Ordenar – Identificar hierarquias entre espaços].
  • Empregar o pensamento geográfico na resolução de problemas na vida prática.

Valores a serem cultivados pelos futuros professores

  • Respeito à diversidade social, cultural e de pensamento.
  • Respeito, conhecimento e uso de direitos humanos.
  • Respeito ao saber racional-científico.
  • Cultivo de ideais e práticas democráticas.

Unidade 1. Objetivos, atividades, recursos e calendário

Objetivo do curso

  • Apresentar conhecimentos, habilidades e valores compatíveis com o ensino voltado ao “aprender espacialmente”, mediante a construção de uma resenha.

Expectativa de aprendizagem

  • Espera-se que, ao final da unidade, o aluno seja capaz de identificar os fundamentos do ensino de Geografia para os anos iniciais, assimilando o que afirma a literatura especializada sobre fins, meios, e conceitos básicos como o "pensar espacialmente".

Recursos básicos

  • Livros adquiridos a partir da bibliografia básica.
  • Guia para a construção e avaliação da resenha (Item 4 do formulário de publicação). Link
  • Formulário de publicação da resenha. Link
  • Formulário de Avaliação da resenha. Link
  • Sala de aula virtual no Meet.

Recursos complementares

  • Acervo de resenhas sobre Ensino de Geografia (Link), Educação Geográfica (Link) e Didática das Ciências Sociais (Link).

Aula 1 (Terça, 01 fev. 2022 / Quarta, 02 fev. 2022)

    • Discussão do programa e distribuição de atividades (2h, síncrona -Terça, das 18h30 às 20h30 e quarta, das 15h30 às 17h30). Para participar da videochamada, clique neste link: https://meet.google.com/goh-udzo-nwh
      ESCOLHA E AQUISIÇÃO DO LIVRO A SER RESENHADO ATÉ 01 DE FEVEREIRO DE 2022 (2h, Assíncrona - Terça, das 20h30 às 22h30 e quarta, das 13hh30 às 17h30). Link

Grupos e leituras da turma de TERÇA-FEIRA

    1. Jonathan Meneses Cavalcante, Amayr Jasminy Moura Santos, Fernanda Rodrigues dos Santos e Adriana Santos Lima - Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial.
    2. Joseane Dias Moreira Matos, Jaira da Silva Santos Goes, Elis Rosinelly Araujo Batista e Letícia Figueiredo costa - Jogos geográficos na sala de aula.
    3. Brenda Kerolle Lima do Nascimento Santos, Misael Emilio Gama Gois, Stéfani dos Santos Cunha e Yasmim da Silva Ferreira - Jogos Geográficos na sala de aula.
    4. Juliana Leite Nunes, Maria Andreza Laryssa Pereira do Nascimento e Thaislane Santos de Jesus - Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial.
    5. Raphaella Marques Campos, Laryssa Batista Dias e Vitória Eshiley Santos Paixão - Jogos geográficos na sala de aula.
    6. Any Gabriela Santos da Cunha, Yasmin Vieira dos Santos e Shirley Shayenne Oliveira do Anjos - Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial.
    7. Thatiane de Nazaré Rocha de Souza, Amanda Viana dos Santos, Maria Eduarda dos Santos e Jaislem Brenda Santos Reis - Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial.
    8. Rubens Pinto dos Santos Filho, Érica Caroline de Jesus Santos, Maria Luíza da Silva Souza Santos e Maria de Fátima Santos Sidronio - Educação Geográfica: teorias e práticas docentes.
    9. Grace Anne Andrade Alves, Elizênia de Andrade Santos Gonzaga, lylith Moraes Viana e Paula Taynã Vasconcelos Costa - Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial.

Grupos e leituras da turma de QUARTA-FEIRA

    1. Anne Adrielle Almeida Santos, Débora Lorrane Xavier dos Santos, Brenda Fernanda dos Santos de Carvalho e Monaliza Costa Felisberto - Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial.
    2. Felipe Macedo Rocha, Tainá Monteiro Santos, Ana Lucia Costa e Mirella Conceição do Espirito Santo - Brincar e Cartografar com o s diferentes mundos geográficos, alfabetização espacial.
    3. Laura Beatriz de Moraes Acioli, Cláudia Natielle Ferreira de Sousa, Letícia Sayane da Silva Gomes e Larissa de Oliveira Miranda - Jogos Geográficos na sala de aula.
    4. Carolaine da Silva Oliveira, Elizabete Lima Rodrigues, Elaine Alves Menezes e Laryssa Lorayne Silveira - Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial.
    5. Bianca Machado Farias, Amanda Gomes, Isabelle Souza e Anny Luiza Gomes - Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial.
    6. Vitoria Santos Santana, Ana Raiane dos Santos e Anna Luisa Bazilio Alves - Jogos geográficos na sala de aula.
    7. Beatriz Conceição Tavares, Josicleide Alves da Silva e Lucas de Oliveira Nascimento - jogos geográficos na sala de aula.
    8. Fabiana Vasconcelos, Ana Laura Alves e Beatriz Telles - Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos.
    9. Jessica Andrade Oliveira, Carla Mariana Viana da Silva, Taiza Fernanda Santos Silva e Larissa de Jesus Passos - Educação Geográfica: teorias e práticas docentes.
    10. Luciana Rodrigues dos Santos, Carla Santos Bento e Luana Silva Santos - Jogos Geográficos na Sala de Aula.
    11. Izabel SilvaSouza e Gilvaneide Santos - O ensino de geografia na escola.

Aula 2 (Terça, 08 fev. 2022 / Quarta, 09, fev. 2022)

    • Início da leitura da obra selecionada para a resenha (2h, assíncrona - Terça, das 18h30 às 20h30 e quarta, das 13h30 às 15h30).
    • Discussão sobre a estrutura e a produção da resenha (síncrona - Terça, das 20h30 às 22h30 e quarta, das 15h30 às 17h30).
    • Para participar da videochamada, clique neste link: https://meet.google.com/goh-udzo-nwh

Aula 3 (Terça, 15 fev. 2022 / Quarta, 16, fev. 2022)

    • Leitura e produção da resenha (4h, assíncrona - Terça, das 18h30 às 22h30 e quarta, das 13h30 às 17h30).

Aula 4 (Terça, 22 fev. 2022 / Quarta, 23 fev. 2022)

    • Leitura e produção da resenha (4h, assíncrona - Terça, das 18h20 às 22h30 e quarta, das 13h30 às 17h30)
    • PUBLICAÇÃO DAS RESENHAS ATÉ 06 DE FEVEREIRO DE 2022 PARA A TURMA DA TERÇA e ATÉ 07 DE MARÇO DE 2022, PARA A TURMA DA QUARTA. Link

Aula 5 (Terça, 08 mar. 2022 / Quarta, 09 mar. 2022)

    • AVALIAÇÃO COLABORATIVA DAS RESENHAS (asíncrona - Terça, das 00h30 às 22h30 e quarta, das 00h30 às 17h30). Cada grupo deve acessar todos os links de avaliação dos demais grupos da sua turma. Apenas uma pessoa (o líder) deve preencher os formulários de avaliação.

Grupos da TERÇA-FEIRA

Ferramentas para Detecção de Plágio

 


Grupos da QUARTA-FEIRA

 

 


Unidade II. Objetivos, atividades, recursos e calendário

Objetivo da unidade

  • Conhecer os dispositivos legais nacionais e locais que prescrevem o ensino de Geografia para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Expectativa de aprendizagem

  • Espera-se que, ao final da unidade, o aluno seja capaz de assimilar conhecimentos, valores e habilidades mobilizadas pelos escolares no ensino de Geografia, a exemplo de: Lugares de vivência (casa...), situações de convívio (lazer...), ciclos naturais (dia...), pessoas de convívio (migrantes...), meios de transporte e comunicação, formas de trabalho, recursos naturais, comunidade, cidade, campo, paisagem, matéria prima, produção, circulação, indústria, consumo, populações, poderes, administração, territórios, qualidade ambiental, inovação tecnológica // pontos de referência, localização, orientação, representação espacial e representação cartográfica // Comparar fenômenos por semelhança e diferença / relacionar fenômenos próximos ou distantes / identificar distribuição espacial dos fenômenos / mensurar extensão espacial do fenômeno / localizar objetos de modo especialmente absoluto e relativo // Respeito à diversidade social, cultural e de pensamento / conhecimento e uso de direitos humanos / cultivo de ideais e práticas democráticas.

Recursos básicos

Recursos complementares

Aula 6 (Quarta, 16 mar. 2022)

  • Leitura, fichamento e discussão sobre as definições de ensino de Geografia e de componente curricular geografia nos currículos estadual e nacional (2h, assíncrona, quarta, das 13h30 às 15h30). Link - https://meet.google.com/goh-udzo-nwh
  1. Quais os fins do ensino de Geografia para os anos iniciais, segundo a BNCC?
  2. Quais as habilidades discentes indicadas para o desenvolvimento por meio do ensino de Geografia?
  3. Quais os conhecimentos indicados para a comunicação durante o ensino de Geografia?
  4. Quais os valores indicados para o cultivo por meio do Ensino de Geografia?
  5. Quais os meios (métodos/técnicas/dinâmicas etc.) sugeridos pela BNCC para o ensino de Geografia nos Anos Iniciais?
  6. O que há na BNCC que o livro resenhado pelo grupo não contempla?
  7. O que há de diferente (em termos de conhecimentos, habilidades, valores e métodos) entre o conteúdo da BNCC e o conteúdo do livro resenhado, no que diz respeito ao ensino de Geografia nos Anos Iniciais.
  • Leitura, fichamento e discussão sobre as definições de ensino de Geografia e de componente curricular geografia nos currículos estadual e nacional (2h, síncrona, quarta, das 15h30 às 17h30)
  1. Inserção das notas da primeira unidade no diário eletrônico.
  2. Resolução de problemas relacionados às atividades em grupo, realizadas entre 13h30 e 15h30).

Aula 7 (Quarta 23 mar. 2022)

    • Leitura, fichamento e discussão sobre as habilidades a serem desenvolvidas com o ensino de Geografia (2h, assíncrona , quarta, das 13h30 às 15h30).
    • Leitura, fichamento e discussão sobre as habilidades a serem desenvolvidas com o ensino de Geografia (2h, síncrona, quarta, das 15h30 às 17h30).
    • https://meet.google.com/goh-udzo-nwh

Aula 8 (Quarta, 30 mar. 2022)

    • Leitura, fichamento e discussão sobre os objetos de conhecimento a serem mobilizados pelo ensino de Geografia (2h, assíncrona, quarta das 13h30 às 15h30).
    • Leitura, fichamento e discussão sobre os objetos de conhecimento a serem mobilizados pelo ensino de Geografia (2h, síncrona, quarta, das 15h30 às 17h30). Link - https://meet.google.com/goh-udzo-nwh

Aula 9 (Quarta, 06 mar. 2022)

    • Leitura, fichamento e discussão sobre as atividades planejáveis para o ensino de Geografia (2h, assíncrona, quarta13h30 às 15h30).
    • Leitura, fichamento e discussão sobre as atividades planejáveis para o ensino de Geografia (2h, síncrona quarta, das 15h30 às 17h30). Link - https://meet.google.com/goh-udzo-nwh

Aula 10 (Quarta, 13 abr. 2022)


Unidade III. Objetivos, atividades, recursos e calendário

Objetivo do curso

  • Planejar sequências didáticas a partir de problemas de aprendizagem realistas.

Expectativa de aprendizagem

  • Ao final desta unidade, espera-se que os alunos sejam capazes de produzir uma sequência didática sobre o ensino de Geografia para os escolares dos Anos Iniciais, partindo de um problema de aprendizagem em Geografia detectado em âmbito doméstico ou em ambiente de trabalho.

Recursos básicos

  • Estrutura e modelos de expectativas de aprendizagem e sequências didáticas. Link
  • Formulário de publicação de sequência didática. Link
  • Formulário de avaliação de sequência didática. Link

Aula 11 (Quarta, 20 abr. 2022)

    • Leitura e discussão sobre modelos e execução de sequências didáticas para o ensino de Geografia (assíncrona, quarta, das 1320 às 15h30).
    • Leitura e discussão sobre modelos e execução de sequências didáticas para o ensino de Geografia (2h, síncrona, quarta, das 13h30 às 15h30).
    • Link -
    • https://meet.google.com/goh-udzo-nwh

Aula 12 (Quarta, 27 abr. 2022)

    • Leitura e discussão sobre modelos e execução de sequências didáticas para o ensino de Geografia (assíncrona, quarta, das 1320 às 15h30).
    • Leitura e discussão sobre modelos e execução de sequências didáticas para o ensino de Geografia (2h, síncrona, quarta, das 15h20 às 17h20).

Aula 13 (Quarta, 04 maio 2022)

Aula 14 (Quarta, 11 maio 2022)

    • Produção de sequência didática para o ensino de Geografia. (assíncrona, quarta, das 13h30 às 15h30).
    • PUBLICAÇÃO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ATÉ 17 DE MAIO DE 2022, PARA A TURMA DA QUARTA. Link

Aula 15 (TERÇA-FEIRA 17 DE MAIO; Quarta, 18 maio 2022)

    • AVALIAÇÃO COLABORATIVA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA A TURMA DE QUARTA-FEIRA : DAS 18H de 18 às 24h de 20/05/2022.
    • Qualquer erro ou ausência de sequência ou de formulário de avaliação, basta notificar por aqui. Estarei de plantão até 22h de hoje (18/05).

ENCERRAMENTO 25 DE MAIO DE 2022

 


Bibliografia básica

ALMEIDA, Rosângela Doin de (Org). Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2014.

BREDA, Thiara Vichiato. Jogos geográficos na sala de aula. Curitipa: Appris, 2018.

CASTELLAR, Sonia. (Org.) Educação Geográfica: teorias e práticas docentes. 2ed. São Paulo: Contexto, 2009.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; COSTELLA, Roselane Zordan. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial. Porto Alegre: Editora da PUC-RS, 2016.

CAVALCANTI, Lana de Souza. O Ensino de Geografia na Escola. São Paulo: Papirus, 2016.

VESENTINI, José William (Org.). O Ensino de Geografia no século XXI. São Paulo: Papirus: 2016.


Bibliografia complementar

MOREIRA, Ruy. O que é Geografia? 2ed. São Paulo: Brasiliense, 2010.


Documentos básicos

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular . Brasília: SEB/CNE, sd.

SERGIPE. Secretaria de Estado da Educação. Currículo de Sergipe - Educação Infantil e Ensino Fundamental. Aracaju: SED, 2018.


(*) Para os que cursam esta disciplina autonomamente, a distribuição de horas, a criação de grupos de whats app, a avaliação por teste (segunda unidade), a avaliação colaborativa e as atividades em equipe são flexibilizadas em benefício da organização individual do cursista.


Itamar Freitas.

São Cristóvão, 14 de janeiro de 2022.

65 comentários

  1. Elis Rosinelly Araujo Batista em 15 de janeiro de 2022 às 17:16

    Parabéns
    Muito organizado

    • Itamar Freitas em 15 de janeiro de 2022 às 21:52

      Obrigado, Rosinelly.
      Seja bem-vinda.

      • Vitória Eshiley em 7 de março de 2022 às 21:30

        Professor, poderia informar se já recebeu a resenha do meu grupo?
        Enviei pelo link que não está em vermelho e não tenho certeza se recebeu.
        Abraços.

  2. Rafaella Machado em 28 de janeiro de 2022 às 09:58

    Bom dia! Não sei se há grupo no whatsapp já, por isso fiz um para a turma da noite nessa disciplina, só entrar no link https://chat.whatsapp.com/GTq3pLAwj6I3zvlSGYyyy3

    • Itamar Freitas em 28 de janeiro de 2022 às 18:27

      Parabéns pela iniciativa. Tentem montar os as equipes, segundo prescrição do nosso programa. Lembrem-se de que eu não participo e não participarei de nenhum grupo de wats app. Minha comunicação coletiva com vocês será por este espaço.

  3. Rafaella Machado em 1 de fevereiro de 2022 às 18:16

    Boa noite! Qual o link para assistir a aula de hoje?

  4. Itamar Freitas em 2 de fevereiro de 2022 às 11:28

    Colegas da TERÇA – FEIRA
    O prazo para informar o nome das equipes e o título a ser resenhado se encerrou ontem. Ainda recebo essas informações. Mas aviso que aproximadamente 20 alunos já estão em atraso com o combinado. Evitem acumular tarefas.

    Colegas da QUARTA-FEIRA
    O endereço da aula de hoje já está disponível. Adiantem as tarefas. Formem grupos e preencham o formulário específico. Evitem acumular tarefa.
    Até já.

    • Elizenia Andrade em 2 de fevereiro de 2022 às 21:43

      CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; COSTELLA, Roselane Zordan. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial. Porto Alegre: Editora da PUC-RS, 2016.

      Quem puder adicionar no grupo dessa bibliografia 🙋🏽‍♀️

    • Elizenia Andrade em 2 de fevereiro de 2022 às 22:03

      Boa noite Prof., só pude ter acesso hoje a disciplina pois o departamento ainda não tinha me incluído nessa disciplina…

  5. Felipe Macêdo Rocha em 2 de fevereiro de 2022 às 14:22

    Olá a todes,
    Professor Itamar os livros sugeridos para resenha não estão disponíveis online.

    • Raphaella Campos em 3 de fevereiro de 2022 às 19:34

      Só estão disponíveis comprando Felipe, mas o professor se dispôs a acertar isso com quem quiser.

  6. Felipe Macêdo Rocha em 2 de fevereiro de 2022 às 15:46

    Boa tarde a todes!

    Segue o link para o grupo de Whatsapp da disciplina de Ensino da Geografia dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I.

    LINK: https://chat.whatsapp.com/LTLnyWS7Gio8TXjB8nlTJD

  7. Tauam Pinheiro em 4 de fevereiro de 2022 às 21:38

    Boa noite, alguem já encontrou algum dos livros para fazer a resenha? caso tenha encontrado, por favor, poderia entrar em contato comigo?

    (79) 998813882

  8. Grace Alves em 8 de fevereiro de 2022 às 08:53

    Bom dia, Professor!
    Na semana passada não consegui ficar até o final da aula por conta da oscilação da internet, por este motivo estou em dúvida a respeito da aula do dia 08/02/2022 (hoje), algumas colegas informaram que seria assíncrona. Mas, no site está como síncrona. Será síncrona ou assíncrona?
    Gostaria também de informar que realizei o cadastro do meu grupo e obra a ser utilizada, porém, não consta no mural. O cadastro foi realizado no dia 04/02/2022.

    • Itamar Freitas em 8 de fevereiro de 2022 às 16:18

      Grace, a aula é ASSÍNCRONA no primeiro tempo (leituras do livro a ser resenhado) e SÍNCRONA de 20h30 às 22h30 (discussão sobre a resenha do livro a ser resenhado)
      Você tem razão. Faltava uma letra “A”. Já corrigi. Até mais tarde.

  9. Itamar Freitas em 8 de fevereiro de 2022 às 16:14

    Pessoal,

    Gilvaneide Santos, da turma de quarta-feira à tarde, precisa de ajuda. Entrou hoje no AVA. Ela vai se manifestar por aqui. Por favor, vamos recebê-la bem.
    Até já.

    • Bianca Farias em 9 de março de 2022 às 18:16

      Boa noite, professor!
      Acredito que houveram erros na hora de adicionar as resenhas, pois o título da resenha do meu grupo foi replicado em outra, infelizmente só percebemos depois de enviar a avaliação, e tiveram erros com outros formulários também.

  10. GILVANEIDE ARNALDO SANTOS em 9 de fevereiro de 2022 às 09:50

    olá, bom dia. Ainda estou sem grupo, vcs poderiam me dizer quais ainda restam vagas? agradeço desde já.

    • Felipe Macêdo Rocha em 8 de março de 2022 às 21:57

      Professor, depois coloca a formula do cálculo para avaliação do resultado da resenha para a nota geral. Boa noite!!

      • Itamar Freitas em 9 de março de 2022 às 13:37

        Oi Felipe,
        A fórmula sairá junto com o resultado. É provável que hoje à noite vocês recebam pelo e-mail de quem fez a postagem.
        Até já.

  11. Itamar Freitas em 9 de fevereiro de 2022 às 17:24

    Colegas, o calendário foi alterado para contemplar o feriado de Carnaval. Vocês ganharam mais uma semana para elaborar a resenha.
    Até já.

  12. Itamar Freitas em 18 de fevereiro de 2022 às 00:32

    Colegas, ATENÇÃO!!
    Em virtude do cancelamento do feriado de Carnaval em Sergipe, voltamos ao calendário original. Observem as datas de entrega da resenha e da avaliação colaborativa.
    Até já.
    Itamar.

    • Felipe Macêdo Rocha em 28 de fevereiro de 2022 às 13:54

      Então, no caso, na quarta tem aula???

    • Laura Acioli em 28 de fevereiro de 2022 às 14:45

      Boa tarde professor! Já que o governador revogou o decreto anterior no dia 23 e voltou a valer o ponto facultativo, nós ainda precisamos entregar o trabalho na terça dia 1 e a avaliação colaborativa será quarta dia 2?

  13. Itamar Freitas em 28 de fevereiro de 2022 às 17:16

    Respondendo aos questionamentos Felipe e Laura, comunico que, em virtude das idas e vindas do decreto do Governo do Estado (sobre ponto facultativo relativo ao carnaval e para evitar confusão), TODAS AS ATIVIDADES previstas para as turmas de Ensino de Geografia, marcadas para terça-feira, quarta-feira da semana do carnaval (o1-02/02/2022) foram transferidas para a semana imediatamente posterior.
    Saúde e trabalho para todos.

  14. carolaine oliveira em 3 de março de 2022 às 13:03

    Olá, professor! Boa tarde!
    Me tire uma dúvida por favor!

    Na próxima quarta-feira haverá uma avaliação colaborativa pela tarde. No entanto, a partir de segunda-feira (07/03) vou iniciar meu estágio obrigatório também pela tarde. Então queria saber se essa avaliação só poderá ser feita durante a aula, visto que, pela tarde eu vou ficar alguns dias sem disponibilidade por causa desse estágio.

    • Itamar Freitas em 3 de março de 2022 às 19:21

      Olá Carolaine

      A avaliação somente poderá ser feita no horário da aula, como combinado. Isso evita que alguns grupos tenham sua resenha avaliada e outros não.

      • carolaine oliveira em 10 de março de 2022 às 14:43

        Professor, boa tarde! Não estou entendendo, eu enviei a resenha, mas o senhor não postou aqui o resultado das avaliações que os alunos fizeram. 😥😥 Espero um retorno sobre isso. Obrigada.

  15. Itamar Freitas em 3 de março de 2022 às 19:33

    Caros,

    Passo para lembrar, mais uma vez, sobre a necesside de vocês cumprirem os prazos, evitando, assim, transtornos ao final do período.
    Vejam (em vermelho) as datas finais para o depósito da resenha e também os prazos únicos para a avaliação colaborativa das resenhas.

    Serei rigoroso com o cumprimento desses prazos. O grupo que não entregar a resenha no prazo estabelecido ou que não fizer as avaliações das resenhas dos colegas (também dentro do prazo estabelecido) não poderá apresentar resenhas ou avaliar resenhas em outra data, simplesmente porque essa tarefa se extinguirá na Unidade I.

    Bom fim de semana.

  16. Itamar Freitas em 8 de março de 2022 às 00:44

    Colegas da turma de Terça-feira, bom dia.

    Recebi 14 resenhas até 00h30 de 09 mar. 2022. Desse total, apenas quatro grupos da terça-feira cumpriram o acordado.

    Isso significa dizer que os grupos que não postaram resenhas, se quiserem continuar no curso, sem perder a nota correspondente à unidade 1, devem enfrentar uma quarta prova, após o fim da terceira unidade. Esses alunos estão liberados da avaliação colaborativa dessa unidade 1.

    Para os quatro grupos que cumpriram a tarefa de postar a resenha, a avaliação colaborativa já está aberta a partir de agora e se encerrará às 22h desta quarta feira. Não haverá mais necessidade de trabalho síncrono com horário marcado para essa avaliação. O grupo que quiser liquidar a tarefa a partir de agora, já poderá fazê-lo, acessando os quatro links disponibilizados acima (referentes aos grupos A, B, C e D). No entanto, estou à disposição, a qui no AVA, a partir deste momento, para dirimir qualquer dúvida sobre a avaliação das resenhas.

    Se, por acaso, houver qualquer engano da minha parte, pondo um grupo da terça na lista dos grupos da quarta, é só avisar por aqui. Farei a correção imediatamente.

    Seguem os endereços eletrônicos dos grupos das turmas de terça e de quarta que remeteram resenhas até 00h30:

    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    brendakerolle||@
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]

    • Itamar Freitas em 8 de março de 2022 às 09:54

      Grace Alves, bom dia.
      Como você leu acima, eu revi a organização da avaliação e flexibilizei os horários para a turma da terça-feira. Isso vale também para a turma de quarta-feira. Agora você e seu grupo terão 20 horas para fazer a avaliação das resenhas e não apenas quatro horas, como previsto antes.
      Até já.

    • Maria Nascimento em 8 de março de 2022 às 19:53

      Boa noite, professor! Entrei juntamente com meu grupo para avaliar as resenhas e percebi que a nossa não está aqui para os outros avaliarem, gostaria de saber se houve algum problema. Meu grupo é composto por Juliana Leite Nunes, Thaislane de Jesus Santo e eu, Maria Andreza Laryssa. Fui eu que enviei a resenha porque a líder do grupo, Juliana, estava tendo alguns problemas.

      • Itamar Freitas em 8 de março de 2022 às 20:43

        Olá Maria Nascimento,
        Localizei a resenha de vocês. Já está disponível para a avaliação dos colegas. Obrigado por apontar o erro em tempo.
        Qualquer problema, é só avisar. Continuo de plantão até 22h.

    • Vitória Eshiley em 15 de março de 2022 às 19:22

      Professor, o senhor colocou a resenha do meu grupo na turma de quarta feira (grupo D)

  17. Débora Santos em 8 de março de 2022 às 20:05

    Boa noite, professor, poderia informar se já recebeu a resenha do meu grupo?

  18. Itamar Freitas em 8 de março de 2022 às 20:51

    Colegas da turma de quarta-feira, boa noite.
    Considerando que todos os grupos já enviaram as resenhas, antecipo o horário para que vocês possam avaliar os trabalhos de cada um. Cada grupo avalia dez outros grupos. O prazo para a avaliação se encerrará às 18h de amanhã (08/03/2022). Em caso de erro ou omissão da minha parte na lista de resenhas disponibilizadas para a avaliação, basta me avisar por aqui. Corrigirei com prazer.
    Até breve.

  19. Izabel Souza em 9 de março de 2022 às 13:27

    Boa tarde, professor. Ao iniciar as avaliações das resenhas percebi que o senhor não disponibilizou a minha, o e-mail pelo qual enviei foi o [email protected]
    Grata.

  20. Itamar Freitas em 9 de março de 2022 às 20:38

    Colegas das turmas de terça-feira e de quarta feira.
    Segue abaixo o resultado da avaliação colaborativa.

    Encerrada esta etapa, vamos conhecer os conhecimentos e habilidades requeridos na BNCC e no Currículo de Sergipe para o ensino de Geografia nos anos iniciais.

    Quem quiser tirar proveito do tempo, pode começar, hoje mesmo, lendo os trechos dos dois documentos que tratam do ensino de geografia. Procurem relacionar o que leram no manual de Ensino de Geografia (resenhado na unidade I) com as prescrições dos documentos curriculares citados.

    As notas serão postadas no nosso próximo encontro síncrono.

    Aos que discordarem da avaliação dos colegas, oriento:
    1. Reler o próprio texto, certificando-se de que houve erro da parte do avaliador.
    2. Escrever um texto de um parágrafo, comunicando o equívoco do avaliador e justificando a nova nota e postá-lo nesta janela de comentários.. Se quiserem, sigam este modelo:

    “O grupo formado por xxxxxxx, xxxxxxxxxxx, xxxxxxxxxxxx e xxxxxxxxxxxx discorda do(s) avaliador(res) no que diz respeito aos itens x, x e x. Relendo a resenha, percebemos que o avaliador se equivocou, atribuindo xxxxxxxxxx. Entendemos que tal problema não existe no nosso texto, já que xxxxxxxxx. Por essa razão, informamos que a nota do nosso trabalho sobe de xx para xx.”

    ESTA É A FÓRMULA DE CÁLCULO DA NOTA DA RESENHA
    Nota final = Total de “sim” x 100% /Total de respostas (sim+não)

    ESTE É UM EXEMPLO DE APLICAÇÃO DA FÓRMULA (COM O GRUPO DE GILVANEIDE)

    Total de “sim” = 46
    Total de respostas possíveis (sim+não) = 63
    46 x 100 = 4600
    4600 / 63 = 7,3

    ESTES SÃO OS ESCORES OBTIDOS POR TODOS OS GRUPOS QUE ENVIARAM RESENHAS

    GRUPO DE Gilvaneide Arnaldo dos Santos
    01. A resenha informa sobre o título da obra e o nome da autoria da obra no primeiro parágrafo?
    SIM – 7
    Não – 0
    02. A resenha informa sobre o tema e/ou o problema da obra no primeiro ou no segundo parágrafo?
    SIM – 6
    Não – 1
    03. A resenha informa o lugar da obra (do tema, do problema ou das teses) no campo do conhecimento ou na trajetória do autor, no primeiro ou no segundo parágrafo?
    SIM – 5
    Não – 2
    04. A resenha apresenta avaliação de no mínimo dois dos itens obrigatórios – problematização, revisão da literatura, fontes, métodos, conclusões (teses ou hipóteses), composição (gramatical e/ou estilística) e usos reais ou potenciais, inclusa a avaliação sobre o cumprimento dos objetivos anunciados na obra resenhada?
    SIM – 7
    Não – 0
    05. A resenha apresenta avaliação sintética da obra no último parágrafo, considerando o cumprimento (ou não) dos objetivos anunciados pelo(s) autor(es) ou coordenador(es) da obra resenhada?
    SIM – 5
    Não – 2
    06. A resenha apresenta avaliação sintética da obra, no último parágrafo, considerando o valor do texto para para o respectivo campo acadêmico e/ou para o potencial leitor)?
    SIM – 4
    Não – 3
    07. A resenha possui entre 1500 e 3000 palavras, do título à última linha das referências?
    SIM – 6
    Não – 1
    08. A resenha possui, no máximo, três erros de revisão (concordância, grafia, pontuação e/ou acentuação)?
    SIM – 6
    Não – 1
    09. A resenha está isenta de plágio?

    GRUPO DE ANNE ADRIELLE ALMEIDA SANTOS
    01. A resenha informa sobre o título da obra e o nome da autoria da obra no primeiro parágrafo?
    SIM – 8
    Não – 0
    02. A resenha informa sobre o tema e/ou o problema da obra no primeiro ou no segundo parágrafo?
    SIM – 8
    Não – 0
    03. A resenha informa o lugar da obra (do tema, do problema ou das teses) no campo do conhecimento ou na trajetória do autor, no primeiro ou no segundo parágrafo?
    SIM – 7
    Não – 1
    04. A resenha apresenta avaliação de no mínimo dois dos itens obrigatórios – problematização, revisão da literatura, fontes, métodos, conclusões (teses ou hipóteses), composição (gramatical e/ou estilística) e usos reais ou potenciais, inclusa a avaliação sobre o cumprimento dos objetivos anunciados na obra resenhada?
    SIM – 7
    Não – 1
    05. A resenha apresenta avaliação sintética da obra no último parágrafo, considerando o cumprimento (ou não) dos objetivos anunciados pelo(s) autor(es) ou coordenador(es) da obra resenhada?
    SIM – 6
    Não – 2
    06. A resenha apresenta avaliação sintética da obra, no último parágrafo, considerando o valor do texto para para o respectivo campo acadêmico e/ou para o potencial leitor)?
    SIM – 4
    Não – 4
    07. A resenha possui entre 1500 e 3000 palavras, do título à última linha das referências?
    SIM – 2
    Não – 6
    08. A resenha possui, no máximo, três erros de revisão (concordância, grafia, pontuação e/ou acentuação)?
    SIM – 3
    Não – 5
    09. A resenha está isenta de plágio?
    SIM – 8
    Não – 0

    GRUPO DE MARIA ANDREZA LARYSSA PEREIRA DO NASCIMENTO
    01. A resenha informa sobre o título da obra e o nome da autoria da obra no primeiro parágrafo?
    SIM – 3
    Não – 0
    02. A resenha informa sobre o tema e/ou o problema da obra no primeiro ou no segundo parágrafo?
    SIM – 3
    Não – 0
    03. A resenha informa o lugar da obra (do tema, do problema ou das teses) no campo do conhecimento ou na trajetória do autor, no primeiro ou no segundo parágrafo?
    SIM – 3
    Não – 0
    04. A resenha apresenta avaliação de no mínimo dois dos itens obrigatórios – problematização, revisão da literatura, fontes, métodos, conclusões (teses ou hipóteses), composição (gramatical e/ou estilística) e usos reais ou potenciais, inclusa a avaliação sobre o cumprimento dos objetivos anunciados na obra resenhada?
    SIM – 3
    Não – 0
    05. A resenha apresenta avaliação sintética da obra no último parágrafo, considerando o cumprimento (ou não) dos objetivos anunciados pelo(s) autor(es) ou coordenador(es) da obra resenhada?
    SIM – 3
    Não – 0
    06. A resenha apresenta avaliação sintética da obra, no último parágrafo, considerando o valor do texto para para o respectivo campo acadêmico e/ou para o potencial leitor)?
    SIM – 3
    Não – 0
    07. A resenha possui entre 1500 e 3000 palavras, do título à última linha das referências?
    SIM – 3
    Não – 0
    08. A resenha possui, no máximo, três erros de revisão (concordância, grafia, pontuação e/ou acentuação)?0 / 3 respostas corretas
    SIM – 2
    Não – 1
    09. A resenha está isenta de plágio?
    SIM – 3
    Não – 0

    GRUPO DE FABIANA MANUELA
    01. A resenha informa sobre o título da obra e o nome da autoria da obra no primeiro parágrafo?
    SIM – 12
    Não – 0
    02. A resenha informa sobre o tema e/ou o problema da obra no primeiro ou no segundo parágrafo?
    SIM – 10
    Não – 2
    03. A resenha informa o lugar da obra (do tema, do problema ou das teses) no campo do conhecimento ou na trajetória do autor, no primeiro ou no segundo parágrafo?
    SIM – 9
    Não – 3
    04. A resenha apresenta avaliação de no mínimo dois dos itens obrigatórios – problematização, revisão da literatura, fontes, métodos, conclusões (teses ou hipóteses), composição (gramatical e/ou estilística) e usos reais ou potenciais, inclusa a avaliação sobre o cumprimento dos objetivos anunciados na obra resenhada?
    SIM – 10
    Não – 2
    05. A resenha apresenta avaliação sintética da obra no último parágrafo, considerando o cumprimento (ou não) dos objetivos anunciados pelo(s) autor(es) ou coordenador(es) da obra resenhada?
    SIM – 12
    Não – 0
    06. A resenha apresenta avaliação sintética da obra, no último parágrafo, considerando o valor do texto para para o respectivo campo acadêmico e/ou para o potencial leitor)?
    SIM – 10
    Não – 2
    07. A resenha possui entre 1500 e 3000 palavras, do título à última linha das referências?
    SIM – 11
    Não – 1
    08. A resenha possui, no máximo, três erros de revisão (concordância, grafia, pontuação e/ou acentuação)?0 / 12 respostas corretas
    SIM – 8
    Não – 4
    09. A resenha está isenta de plágio?
    SIM – 11
    Não – 1

    GRUPO DE TAUAM MARQUES PINHEIRO
    01. A resenha informa sobre o título da obra e o nome da autoria da obra no primeiro parágrafo?
    SIM – 9

    Não – 1

    02. A resenha informa sobre o tema e/ou o problema da obra no primeiro ou no segundo parágrafo?
    SIM – 8
    Não – 2
    03. A resenha informa o lugar da obra (do tema, do problema ou das teses) no campo do conhecimento ou na trajetória do autor, no primeiro ou no segundo parágrafo?
    SIM – 8
    Não – 2
    04. A resenha apresenta avaliação de no mínimo dois dos itens obrigatórios – problematização, revisão da literatura, fontes, métodos, conclusões (teses ou hipóteses), composição (gramatical e/ou estilística) e usos reais ou potenciais, inclusa a avaliação sobre o cumprimento dos objetivos anunciados na obra resenhada?
    SIM – 9
    Não – 1
    05. A resenha apresenta avaliação sintética da obra no último parágrafo, considerando o cumprimento (ou não) dos objetivos anunciados pelo(s) autor(es) ou coordenador(es) da obra resenhada?
    SIM – 8
    Não – 2
    06. A resenha apresenta avaliação sintética da obra, no último parágrafo, considerando o valor do texto para para o respectivo SIM – 9
    Não – 1
    07. A resenha possui entre 1500 e 3000 palavras, do título à última linha das referências?
    SIM – 9
    Não – 1
    08. A resenha possui, no máximo, três erros de revisão (concordância, grafia, pontuação e/ou acentuação)?0 / 10 respostas corretas
    SIM – 5
    Não – 5
    09. A resenha está isenta de plágio?
    SIM – 8
    Não – 2

    GRUPO DE BIANCA MACHADO FARIAS
    01. A resenha informa sobre o título da obra e o nome da autoria da obra no primeiro parágrafo?
    SIM – 10
    Não – 0
    02. A resenha informa sobre o tema e/ou o problema da obra no primeiro ou no segundo parágrafo?
    SIM – 10
    Não – 0
    03. A resenha informa o lugar da obra (do tema, do problema ou das teses) no campo do conhecimento ou na trajetória do autor, no primeiro ou no segundo parágrafo?
    SIM – 10
    Não – 0
    04. A resenha apresenta avaliação de no mínimo dois dos itens obrigatórios – problematização, revisão da literatura, fontes, métodos, conclusões (teses ou hipóteses), composição (gramatical e/ou estilística) e usos reais ou potenciais, inclusa a avaliação sobre o cumprimento dos objetivos anunciados na obra resenhada?
    SIM – 10
    Não – 0
    05. A resenha apresenta avaliação sintética da obra no último parágrafo, considerando o cumprimento (ou não) dos objetivos anunciados pelo(s) autor(es) ou coordenador(es) da obra resenhada?
    SIM – 8
    Não – 2
    06. A resenha apresenta avaliação sintética da obra, no último parágrafo, considerando o valor do texto para para o respectivo campo acadêmico e/ou para o potencial leitor)?
    SIM – 8
    Não – 2
    07. A resenha possui entre 1500 e 3000 palavras, do título à última linha das referências?
    SIM – 9
    Não – 1
    08. A resenha possui, no máximo, três erros de revisão (concordância, grafia, pontuação e/ou acentuação)?0 / 10 respostas corretas
    SIM – 7
    Não – 3
    09. A resenha está isenta de plágio?
    SIM – 9
    Não – 1

    GRUPO DE CARLA MARIANA VIANA DA SILVA
    01. A resenha informa sobre o título da obra e o nome da autoria da obra no primeiro parágrafo?
    SIM – 10
    Não – 0
    02. A resenha informa sobre o tema e/ou o problema da obra no primeiro ou no segundo parágrafo?
    SIM – 10
    Não – 0
    03. A resenha informa o lugar da obra (do tema, do problema ou das teses) no campo do conhecimento ou na trajetória do autor, no primeiro ou no segundo parágrafo?
    SIM – 7
    Não – 3
    04. A resenha apresenta avaliação de no mínimo dois dos itens obrigatórios – problematização, revisão da literatura, fontes, métodos, conclusões (teses ou hipóteses), composição (gramatical e/ou estilística) e usos reais ou potenciais, inclusa a avaliação sobre o cumprimento dos objetivos anunciados na obra resenhada?
    SIM – 7
    Não – 3
    05. A resenha apresenta avaliação sintética da obra no último parágrafo, considerando o cumprimento (ou não) dos objetivos anunciados pelo(s) autor(es) ou coordenador(es) da obra resenhada?
    SIM – 8
    Não – 2
    06. A resenha apresenta avaliação sintética da obra, no último parágrafo, considerando o valor do texto para para o respectivo campo acadêmico e/ou para o potencial leitor)?
    SIM – 6
    Não – 4
    07. A resenha possui entre 1500 e 3000 palavras, do título à última linha das referências?
    SIM – 5
    Não – 5
    08. A resenha possui, no máximo, três erros de revisão (concordância, grafia, pontuação e/ou acentuação)?0 / 10 respostas corretas
    SIM – 7
    Não – 3
    09. A resenha está isenta de plágio?
    SIM – 8
    Não – 2

    GRUPO DE ANNA LUIZA BASILIO ALVES
    01. A resenha informa sobre o título da obra e o nome da autoria da obra no primeiro parágrafo?
    SIM – 9
    Não – 0
    02. A resenha informa sobre o tema e/ou o problema da obra no primeiro ou no segundo parágrafo?
    SIM – 9
    Não – 0
    03. A resenha informa o lugar da obra (do tema, do problema ou das teses) no campo do conhecimento ou na trajetória do autor, no primeiro ou no segundo parágrafo?
    SIM – 9
    Não – 0
    04. A resenha apresenta avaliação de no mínimo dois dos itens obrigatórios – problematização, revisão da literatura, fontes, métodos, conclusões (teses ou hipóteses), composição (gramatical e/ou estilística) e usos reais ou potenciais, inclusa a avaliação sobre o cumprimento dos objetivos anunciados na obra resenhada?
    SIM – 8
    Não – 1
    05. A resenha apresenta avaliação sintética da obra no último parágrafo, considerando o cumprimento (ou não) dos objetivos anunciados pelo(s) autor(es) ou coordenador(es) da obra resenhada?
    SIM – 9
    Não – 0
    06. A resenha apresenta avaliação sintética da obra, no último parágrafo, considerando o valor do texto para para o respectivo campo acadêmico e/ou para o potencial leitor)?
    SIM – 8
    Não – 1
    07. A resenha possui entre 1500 e 3000 palavras, do título à última linha das referências?
    SIM – 9
    Não – 0
    08. A resenha possui, no máximo, três erros de revisão (concordância, grafia, pontuação e/ou acentuação)?0 / 9 respostas corretas
    SIM – 5
    Não – 4
    SIM – 8

    GRUPO DE BRENDA KEROLLE LIMA DO NASCIMENTO SANTOS
    01. A resenha informa sobre o título da obra e o nome da autoria da obra no primeiro parágrafo?
    SIM – 5
    Não – 0
    02. A resenha informa sobre o tema e/ou o problema da obra no primeiro ou no segundo parágrafo?
    SIM – 5
    Não – 0
    03. A resenha informa o lugar da obra (do tema, do problema ou das teses) no campo do conhecimento ou na trajetória do autor, no primeiro ou no segundo parágrafo?
    SIM – 5
    Não – 0
    04. A resenha apresenta avaliação de no mínimo dois dos itens obrigatórios – problematização, revisão da literatura, fontes, métodos, conclusões (teses ou hipóteses), composição (gramatical e/ou estilística) e usos reais ou potenciais, inclusa a avaliação sobre o cumprimento dos objetivos anunciados na obra resenhada?
    SIM – 5
    Não – 0
    05. A resenha apresenta avaliação sintética da obra no último parágrafo, considerando o cumprimento (ou não) dos objetivos anunciados pelo(s) autor(es) ou coordenador(es) da obra resenhada?
    SIM – 3
    Não – 2
    06. A resenha apresenta avaliação sintética da obra, no último parágrafo, considerando o valor do texto para para o respectivo campo acadêmico e/ou para o potencial leitor)?
    SIM – 5
    Não – 0
    07. A resenha possui entre 1500 e 3000 palavras, do título à última linha das referências?
    SIM – 5
    Não – 0
    08. A resenha possui, no máximo, três erros de revisão (concordância, grafia, pontuação e/ou acentuação)?0 / 5 respostas corretas
    SIM – 5
    Não – 0
    09. A resenha está isenta de plágio?
    SIM – 5
    Não – 0

    GRUPO DE THATIANE DE NAZARÉ ROCHA DE SOUZA
    01. A resenha informa sobre o título da obra e o nome da autoria da obra no primeiro parágrafo?
    SIM – 5
    Não – 0
    02. A resenha informa sobre o tema e/ou o problema da obra no primeiro ou no segundo parágrafo?
    (1 PONTO)0 / 5 respostas corretas
    SIM – 5
    Não – 0
    03. A resenha informa o lugar da obra (do tema, do problema ou das teses) no campo do conhecimento ou na trajetória do autor, no primeiro ou no segundo parágrafo?
    SIM – 3
    Não – 2
    04. A resenha apresenta avaliação de no mínimo dois dos itens obrigatórios – problematização, revisão da literatura, fontes, métodos, conclusões (teses ou hipóteses), composição (gramatical e/ou estilística) e usos reais ou potenciais, inclusa a avaliação sobre o cumprimento dos objetivos anunciados na obra resenhada?
    SIM – 5
    Não – 0
    05. A resenha apresenta avaliação sintética da obra no último parágrafo, considerando o cumprimento (ou não) dos objetivos anunciados pelo(s) autor(es) ou coordenador(es) da obra resenhada?
    SIM – 5
    Não – 0
    06. A resenha apresenta avaliação sintética da obra, no último parágrafo, considerando o valor do texto para para o respectivo campo acadêmico e/ou para o potencial leitor)?
    SIM – 5
    Não – 0
    07. A resenha possui entre 1500 e 3000 palavras, do título à última linha das referências?
    SIM – 5
    Não – 0
    08. A resenha possui, no máximo, três erros de revisão (concordância, grafia, pontuação e/ou acentuação)?0 / 5 respostas corretas
    SIM – 3
    Não – 2
    09. A resenha está isenta de plágio?
    SIM – 5
    Não – 0
    Identificação deste formulário

    GRUPO DE LARISSA DE OLIVEIRA MIRANDA
    01. A resenha informa sobre o título da obra e o nome da autoria da obra no primeiro parágrafo?
    SIM – 10
    Não – 0
    02. A resenha informa sobre o tema e/ou o problema da obra no primeiro ou no segundo parágrafo?
    SIM – 10
    Não – 0
    03. A resenha informa o lugar da obra (do tema, do problema ou das teses) no campo do conhecimento ou na trajetória do autor, no primeiro ou no segundo parágrafo?
    SIM – 10
    Não – 0
    04. A resenha apresenta avaliação de no mínimo dois dos itens obrigatórios – problematização, revisão da literatura, fontes, métodos, conclusões (teses ou hipóteses), composição (gramatical e/ou estilística) e usos reais ou potenciais, inclusa a avaliação sobre o cumprimento dos objetivos anunciados na obra resenhada?
    SIM – 10
    Não – 0
    05. A resenha apresenta avaliação sintética da obra no último parágrafo, considerando o cumprimento (ou não) dos objetivos anunciados pelo(s) autor(es) ou coordenador(es) da obra resenhada?
    SIM – 10
    Não – 0
    06. A resenha apresenta avaliação sintética da obra, no último parágrafo, considerando o valor do texto para para o respectivo campo acadêmico e/ou para o potencial leitor)?
    SIM – 10
    Não – 0
    07. A resenha possui entre 1500 e 3000 palavras, do título à última linha das referências?
    SIM – 9
    Não – 1
    08. A resenha possui, no máximo, três erros de revisão (concordância, grafia, pontuação e/ou acentuação)?0 / 10 respostas corretas
    SIM – 5
    Não – 5
    09. A resenha está isenta de plágio?
    SIM – 9
    Não – 1
    Identificação deste formulário

    GRUPO DE VITÓRIA ESHILEY SANTOS PAIXÃO
    01. A resenha informa sobre o título da obra e o nome da autoria da obra no primeiro parágrafo?
    SIM – 5
    Não – 4
    02. A resenha informa sobre o tema e/ou o problema da obra no primeiro ou no segundo parágrafo?
    SIM – 8
    Não – 1
    03. A resenha informa o lugar da obra (do tema, do problema ou das teses) no campo do conhecimento ou na trajetória do autor, no primeiro ou no segundo parágrafo?
    SIM – 8
    Não – 1
    04. A resenha apresenta avaliação de no mínimo dois dos itens obrigatórios – problematização, revisão da literatura, fontes, métodos, conclusões (teses ou hipóteses), composição (gramatical e/ou estilística) e usos reais ou potenciais, inclusa a avaliação sobre o cumprimento dos objetivos anunciados na obra resenhada?
    SIM – 9
    Não – 0
    05. A resenha apresenta avaliação sintética da obra no último parágrafo, considerando o cumprimento (ou não) dos objetivos anunciados pelo(s) autor(es) ou coordenador(es) da obra resenhada?
    SIM – 6
    Não – 3
    06. A resenha apresenta avaliação sintética da obra, no último parágrafo, considerando o valor do texto para para o respectivo campo acadêmico e/ou para o potencial leitor)?
    SIM – 8
    Não – 1
    07. A resenha possui entre 1500 e 3000 palavras, do título à última linha das referências?
    SIM – 8
    Não – 1
    08. A resenha possui, no máximo, três erros de revisão (concordância, grafia, pontuação e/ou acentuação)?0 / 9 respostas corretas
    SIM – 4
    Não – 5
    09. A resenha está isenta de plágio?
    SIM – 9
    Não – 0
    Identificação deste formulário

    GRUPO DE FELIPE MACEDO ROCHA
    01. A resenha informa sobre o título da obra e o nome da autoria da obra no primeiro parágrafo?
    SIM – 10
    Não – 0
    02. A resenha informa sobre o tema e/ou o problema da obra no primeiro ou no segundo parágrafo?
    SIM – 9
    Não – 1
    03. A resenha informa o lugar da obra (do tema, do problema ou das teses) no campo do conhecimento ou na trajetória do autor, no primeiro ou no segundo parágrafo?
    SIM – 10
    Não – 0
    04. A resenha apresenta avaliação de no mínimo dois dos itens obrigatórios – problematização, revisão da literatura, fontes, métodos, conclusões (teses ou hipóteses), composição (gramatical e/ou estilística) e usos reais ou potenciais, inclusa a avaliação sobre o cumprimento dos objetivos anunciados na obra resenhada?
    SIM – 9
    Não – 1
    05. A resenha apresenta avaliação sintética da obra no último parágrafo, considerando o cumprimento (ou não) dos objetivos anunciados pelo(s) autor(es) ou coordenador(es) da obra resenhada?
    SIM – 9
    Não – 1
    06. A resenha apresenta avaliação sintética da obra, no último parágrafo, considerando o valor do texto para para o respectivo campo acadêmico e/ou para o potencial leitor)?
    SIM – 9
    Não – 1
    07. A resenha possui entre 1500 e 3000 palavras, do título à última linha das referências?
    SIM – 5
    Não – 5
    08. A resenha possui, no máximo, três erros de revisão (concordância, grafia, pontuação e/ou acentuação)?0 / 10 respostas corretas
    SIM – 6
    Não – 4
    09. A resenha está isenta de plágio?
    SIM – 9
    Não – 1
    Identificação deste formulário
    GRUPO DE TAUAM MARQUES PINHEIRO
    01. A resenha informa sobre o título da obra e o nome da autoria da obra no primeiro parágrafo?
    SIM – 11
    Não – 0
    02. A resenha informa sobre o tema e/ou o problema da obra no primeiro ou no segundo parágrafo?
    SIM – 10
    Não – 1
    03. A resenha informa o lugar da obra (do tema, do problema ou das teses) no campo do conhecimento ou na trajetória do autor, no primeiro ou no segundo parágrafo?
    SIM – 11
    Não – 0
    04. A resenha apresenta avaliação de no mínimo dois dos itens obrigatórios – problematização, revisão da literatura, fontes, métodos, conclusões (teses ou hipóteses), composição (gramatical e/ou estilística) e usos reais ou potenciais, inclusa a avaliação sobre o cumprimento dos objetivos anunciados na obra resenhada?
    SIM – 10
    Não – 1
    05. A resenha apresenta avaliação sintética da obra no último parágrafo, considerando o cumprimento (ou não) dos objetivos anunciados pelo(s) autor(es) ou coordenador(es) da obra resenhada?
    SIM – 6
    Não – 5
    06. A resenha apresenta avaliação sintética da obra, no último parágrafo, considerando o valor do texto para para o respectivo campo acadêmico e/ou para o potencial leitor)?
    SIM
    9
    Não – 2
    07. A resenha possui entre 1500 e 3000 palavras, do título à última linha das referências?
    SIM – 11
    Não – 0
    08. A resenha possui, no máximo, três erros de revisão (concordância, grafia, pontuação e/ou acentuação)?0 / 11 respostas corretas
    SIM – 8
    Não – 3
    09. A resenha está isenta de plágio?
    SIM – 10
    Não – 1

    GRUPO DE LARYSSA PEREIRA DO NASCIMENTO
    01. A resenha informa sobre o título da obra e o nome da autoria da obra no primeiro parágrafo?
    SIM – 1
    Não – 0
    02. A resenha informa sobre o tema e/ou o problema da obra no primeiro ou no segundo parágrafo?
    SIM – 1
    Não – 0
    03. A resenha informa o lugar da obra (do tema, do problema ou das teses) no campo do conhecimento ou na trajetória do autor, no primeiro ou no segundo parágrafo?
    SIM – 1
    Não – 0
    04. A resenha apresenta avaliação de no mínimo dois dos itens obrigatórios – problematização, revisão da literatura, fontes, métodos, conclusões (teses ou hipóteses), composição (gramatical e/ou estilística) e usos reais ou potenciais, inclusa a avaliação sobre o cumprimento dos objetivos anunciados na obra resenhada?
    SIM – 1
    Não – 0
    05. A resenha apresenta avaliação sintética da obra no último parágrafo, considerando o cumprimento (ou não) dos objetivos anunciados pelo(s) autor(es) ou coordenador(es) da obra resenhada?
    SIM – 1
    Não – 0
    06. A resenha apresenta avaliação sintética da obra, no último parágrafo, considerando o valor do texto para para o respectivo campo acadêmico e/ou para o potencial leitor)?
    SIM – 1
    Não – 0
    07. A resenha possui entre 1500 e 3000 palavras, do título à última linha das referências?
    SIM – 1
    Não – 0
    08. A resenha possui, no máximo, três erros de revisão (concordância, grafia, pontuação e/ou acentuação)?0 / 11 respostas corretas
    SIM – 0
    Não – 1
    09. A resenha está isenta de plágio?
    SIM – 1
    Não – 0

    GRUPO DE CAROLAINE DA SILVA OLIVEIRA
    01. A resenha informa sobre o título da obra e o nome da autoria da obra no primeiro parágrafo?
    SIM – 11
    Não – 0
    02. A resenha informa sobre o tema e/ou o problema da obra no primeiro ou no segundo parágrafo?
    SIM
    10 – Não
    1 – 03. A resenha informa o lugar da obra (do tema, do problema ou das teses) no campo do conhecimento ou na trajetória do autor, no primeiro ou no segundo parágrafo?
    SIM – 8
    Não -3
    04. A resenha apresenta avaliação de no mínimo dois dos itens obrigatórios – problematização, revisão da literatura, fontes, métodos, conclusões (teses ou hipóteses), composição (gramatical e/ou estilística) e usos reais ou potenciais, inclusa a avaliação sobre o cumprimento dos objetivos anunciados na obra resenhada?
    SIM – 9
    Não – 2
    05. A resenha apresenta avaliação sintética da obra no último parágrafo, considerando o cumprimento (ou não) dos objetivos anunciados pelo(s) autor(es) ou coordenador(es) da obra resenhada?
    SIM – 9
    Não – 2
    06. A resenha apresenta avaliação sintética da obra, no último parágrafo, considerando o valor do texto para para o respectivo campo acadêmico e/ou para o potencial leitor)?
    SIM – 10
    Não – 1
    07. A resenha possui entre 1500 e 3000 palavras, do título à última linha das referências?
    SIM – 11
    Não – 0
    08. A resenha possui, no máximo, três erros de revisão (concordância, grafia, SIM – 5
    Não – 6
    09. A resenha está isenta de plágio? (1 ponto)
    SIM – 10
    Não – 1

    GRUPO DE ANY GABRIELA
    01. A resenha informa sobre o título da obra e o nome da autoria da obra no primeiro parágrafo? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas
    Valor Contagem
    SIM 8
    Não 0
    02. A resenha informa sobre o tema e/ou o problema da obra no primeiro ou no segundo parágrafo? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas
    Valor Contagem
    SIM 8
    Não 0
    03. A resenha informa o lugar da obra (do tema, do problema ou das teses) no campo do conhecimento ou na trajetória do autor, no primeiro ou no segundo parágrafo? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas
    Valor Contagem
    SIM 8
    Não 0
    04. A resenha apresenta avaliação de no mínimo dois dos itens obrigatórios – problematização, revisão da literatura, fontes, métodos, conclusões (teses ou hipóteses), composição (gramatical e/ou estilística) e usos reais ou potenciais, inclusa a avaliação sobre o cumprimento dos objetivos anunciados na obra resenhada? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas
    Valor Contagem
    SIM 8
    Não 0
    05. A resenha apresenta avaliação sintética da obra no último parágrafo, considerando o cumprimento (ou não) dos objetivos anunciados pelo(s) autor(es) ou coordenador(es) da obra resenhada? (1 pontos)0 / 8 respostas corretas
    SIM 8
    Não 0
    06. A resenha apresenta avaliação sintética da obra, no último parágrafo, considerando o valor do texto para para o respectivo campo acadêmico e/ou para o potencial leitor)? (2 pontos)0 / 8 respostas corretas
    SIM 7
    Não 1
    07. A resenha possui entre 1500 e 3000 palavras, do título à última linha das referências? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas
    SIM 8
    Não 0
    08. A resenha possui, no máximo, três erros de revisão (concordância, grafia, pontuação e/ou acentuação)?0 / 8 respostas corretas
    SIM 7
    Não 1
    09. A resenha está isenta de plágio? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas
    SIM 8
    Não 0

  21. Itamar Freitas em 9 de março de 2022 às 21:07

    Respondendo aos comentários de Felipe e de Bianca, informo que a resenha do grupo “I” foi duplicada por erro meu. Mas o grupo em questão não foi prejudicado, pois recebeu número idêntico de avaliações como grupo “A”.
    Agradeço aos dois colegas pela atenção.

  22. GILVANEIDE ARNALDO SANTOS em 10 de março de 2022 às 10:57

    Professor, bom dia. Percebi que alguns grupos tiveram poucas avaliações, no meu grupo, houve um quesito que não foi avaliado, o quesito 09 ( A RESENHA ESTÁ ISENTA DE PLÁGIO). Além disso, meu grupo teve sete avaliações, quando deveria ser onze.

    • Itamar Freitas em 10 de março de 2022 às 12:04

      Gilvaneide, boa tarde.
      Eu lamento que alguns grupos não tenham avaliado o seu trabalho.
      Entendo que essa reclamação está dirigida aos seus próprios colegas, que devem dar respostas à questão.
      Entretanto, em termos de nota, seu grupo em nada está prejudicado, pois a fórmula está baseada na proporcionalidade. Assim, tanto faz uma avaliação como onze avaliações. A nota será sempre proporcional.

  23. Izabel Souza em 10 de março de 2022 às 11:02

    O grupo formado por Gilvaneide Arnaldo dos Santos e Izabel Silva Souza discorda do(s) avaliador(res) no que diz respeito ao item 7. Relendo a resenha, percebemos que o avaliador se equivocou, atribuindo que a resenha não possui entre 1500 e 3000 palavras. Entendemos que tal problema não existe no nosso texto, já que ele possui 1740 palavras. Acrescento também que, provavelmente o professor se equivocou e acabou não colocando a quantidade de avaliações no item 9, desta forma, não conseguimos efetuar o cálculo.

    • Itamar Freitas em 10 de março de 2022 às 12:08

      Cara Izabel,
      Segue o resultado da avaliação nove.
      Obrigado pela correção.
      09. A resenha está isenta de plágio?
      SIM 6
      Não 1

  24. Felipe Macêdo Rocha em 10 de março de 2022 às 11:24

    Professor, há um erro nas avaliações. São 11 grupos na turma da quarta, assim teriamos que ter 11 avaliações em cada grupo.

    O meu grupo tem 10… tem grupos com apenas 1 avaliação, com 3 ou 5 avaliações enquanto tem outros com 11 e até 12 avaliações. Há claro uma falta de atenção na hora da avaliação, e isso vai dar ruim na hora de ter a nota… A nota que a gente conseguir agora é o que ele vai usar na unidade.

    Eu tenho reclamações a fazer sobre a minha avaliação, mas eu acho que o justo seria refazer as avaliações, porém devemos levar em consideração a responsabilidade e obrigação de cada um sobre os outros, com a disciplina e com o senhor. Notifiquei a turma sobre esse problema.

    • Itamar Freitas em 10 de março de 2022 às 12:17

      Caro Felipe
      Partilho da sua indignação. É o mesmo caso da reclamação de Gilvaneide. Eu notei que alguns grupos não fizeram o total de avaliações acordadas. Não é característica dessa turma. Em outros períodos isso também ocorreu. Não me cabe “dar lições de ética” sobre o cumprimento da tarefa. Estamos entre adultos. A condução da classe, contudo, é democrática. Se você quiser propor algo no sentido de repetir a avaliação ou punir os que não cumpriram a tarefa, negocie com a turma. Eu acatarei o que a turma decidir. Mas façam isso entre vocês.

      Quanto às notas, eu garanto que ninguém será prejudicado pela ausência de avaliações porque a fórmula é proporcional. O maior perdedor, na minha opinião, é sempre quem não avalia o trabalho do colega. A avaliação entre pares é uma segunda forma de aprender a fazer a resenha e a inventariar os conceitos e procedimentos básicos para a construção das sequências didáticas no ensino de Geografia.
      Até breve.

      • carolaine oliveira em 10 de março de 2022 às 12:25

        Professor, boa tarde! A avaliação da minha resenha não foi postada aqui.

      • Felipe Macêdo Rocha em 10 de março de 2022 às 13:34

        Pois é… o senhor está certíssimo! Cabe a cada um fazer o que não fez, assumindo a responsabilidade e sendo honesto com os outros.

  25. Itamar Freitas em 15 de março de 2022 às 15:08

    Caros, boa tarde.

    Nesta aula seis, iniciaremos a unidade 2 do nosso curso. Todas as orientações sobre as atividades de hoje (para a turma da Terça) e de amanhã (para a turma da Quarta) estão detalhadas acima.
    Aproveitem o tempo da aula para efetuar as tarefas e anotar problemas. As questões, dúvidas e exercícios serão resolvidos no encontro síncrono: das 20h30 às 22h (Terça) e das 15h30 às 15h30 (Quinta).
    Até já
    .

    • Fernanda Santos em 15 de março de 2022 às 20:56

      Boa noite! A nota do grupo de Jonathan Menezes não está aqui!!

  26. Vitória Eshiley em 15 de março de 2022 às 19:32

    O grupo formado por Vitória Eshiley Santos Paixão e Larissa Batista Dias discorda do(s) avaliador(res) no que diz respeito ao item 7. Relendo a resenha, percebemos que o avaliador se equivocou, atribuindo que a resenha não possui entre 1500 e 3000 palavras. Nosso texto possui 2.783 palavras.

  27. Vitória Eshiley em 15 de março de 2022 às 20:00

    O grupo formado por Vitória Eshiley Santos Paixão e Larissa Batista Dias discorda do(s) avaliador(res) no que diz respeito ao item 1. Entendemos que tal problema não existe no nosso texto, já que atribuímos o título da obra em vários contextos e mencionamos no primeiro parágrafo a vida da autoria e sua trajetória.

  28. Yasmin Santos em 15 de março de 2022 às 20:09

    Professor, boa noite. A resenha do meu grupo não foi postada aqui. Any Gabriela, é a líder.

  29. Monaliza Felisberto em 19 de abril de 2022 às 15:59

    Professor, boa tarde. Fiz a prova na quarta-feira mais não recebi a quantidade de questões que acertei na minha prova.

  30. Felipe Macêdo Rocha em 18 de maio de 2022 às 15:50

    Olá a todes, Professor a minha sequência não está na relação de sequências não, eu encaminhei a sequência do dia 11/05.

  31. Itamar Freitas em 24 de maio de 2022 às 15:44

    RESULTADO DA AVALIAÇÃO DA TERCEIRA UNIDADE – SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

    Seguem abaixo os resultados das duas turmas de Ensino de Geografia para os Anos Iniciais.

    Mantive os resultados de ambas as turmas para eventuais comparações dos interessados. Além disso, como disponibilizei por engano sequências de uma turma para a outra turma avaliar, o grupo “replicado” tem a chance de escolher o melhor resultado.

    Aguardo vocês sincronamente para registrarmos as notas e resolvermos pendências. Até já.

    RESULTADOS DA AVALIAÇÃO COLABORATIVA – GRUPO DE RUBENS
    01. A sequência didática tem título que resume os objetivos? (1 ponto)0 / 17 respostas corretas

    05101520SIMNão16 (94,1%)16 (94,1%)1 (5,9%)1 (5,9%)
    Valor Contagem
    SIM 16
    Não 1
    02. A sequência didática apresenta objetivo geral e, se for o caso, objetivos específicos? (1 ponto)0 / 17 respostas corretas

    051015SIMNão13 (76,5%)13 (76,5%)4 (23,5%)4 (23,5%)
    Valor Contagem
    SIM 13
    Não 4
    03. A sequência didática explicita os fins do ensino de Geografia que serão cumpridos potencial ou efetivamente com as atividades apresentadas? (10 / 17 respostas corretas

    05101520SIMNão17 (100%)17 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 17
    Não 0
    04. A sequência didática informa o público-alvo, as circunstâncias, o tempo e o espaço nos quais (ou para os quais) as atividades serão desenvolvidas? (1 ponto)0 / 17 respostas corretas

    05101520SIMNão17 (100%)17 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 17
    Não 0
    05. A sequência didática explicita a concepção de ensino/aprendizagem em termos de conceitos, princípios e autores que fundamentam os objetivos e as atividades propostas? (1 ponto)0 / 17 respostas corretas

    05101520SIMNão17 (100%)17 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 17
    Não 0
    06. A sequência didática explicita as habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências profissionais que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 17 respostas corretas

    05101520SIMNão16 (94,1%)16 (94,1%)1 (5,9%)1 (5,9%)
    Valor Contagem
    SIM 16
    Não 1
    07. A sequência didática explicita as atividades e o conteúdo das atividades que auxiliarão no desenvolvimento de habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 17 respostas corretas

    05101520SIMNão16 (94,1%)16 (94,1%)1 (5,9%)1 (5,9%)
    Valor Contagem
    SIM 16
    Não 1
    08. A sequência didática apresenta concepção, estratégias e instrumentos de avaliação da aprendizagem? (1 ponto)0 / 17 respostas corretas

    051015SIMNão13 (76,5%)13 (76,5%)4 (23,5%)4 (23,5%)
    Valor Contagem
    SIM 13
    Não 4
    09. A sequência didática oferece margens para eventuais adaptações em termos de tempos, espaços, objetos do conhecimento ou prescrições curriculares? (1 ponto)0 / 17 respostas corretas

    0,02,55,07,510,012,5SIMNão12 (70,6%)12 (70,6%)5 (29,4%)5 (29,4%)
    Valor Contagem
    SIM 12
    Não 5
    10. Há, em algum lugar das sequências didáticas, um espaço (mapa conceitual, sumário, quadro etc.) onde o leitor possa apreciar, a um só golpe de vista, todas as exigências listadas aqui (dos itens 1 a 10), de modo a compreender em dois minutos o teor da proposta e fazer uma avaliação sumária da sua relevância? (1 ponto)0 / 17 respostas corretas

    0246810SIMNão7 (41,2%)7 (41,2%)10 (58,8%)10 (58,8%)
    Valor Contagem
    SIM 7
    Não 10
    Identificação deste formulário
    RESULTADOS DA AVALIAÇÃO COLABORATIVA – GRUPO DE JAIRA
    01. A sequência didática tem título que resume os objetivos? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    0,02,55,07,510,012,5SIMNão12 (85,7%)12 (85,7%)2 (14,3%)2 (14,3%)
    Valor Contagem
    SIM 12
    Não 2
    02. A sequência didática apresenta objetivo geral e, se for o caso, objetivos específicos? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    0246810SIMNão10 (71,4%)10 (71,4%)4 (28,6%)4 (28,6%)
    Valor Contagem
    SIM 10
    Não 4
    03. A sequência didática explicita os fins do ensino de Geografia que serão cumpridos potencial ou efetivamente com as atividades apresentadas? (10 / 14 respostas corretas

    0,02,55,07,510,012,5SIMNão12 (85,7%)12 (85,7%)2 (14,3%)2 (14,3%)
    Valor Contagem
    SIM 12
    Não 2
    04. A sequência didática informa o público-alvo, as circunstâncias, o tempo e o espaço nos quais (ou para os quais) as atividades serão desenvolvidas? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    051015SIMNão13 (92,9%)13 (92,9%)1 (7,1%)1 (7,1%)
    Valor Contagem
    SIM 13
    Não 1
    05. A sequência didática explicita a concepção de ensino/aprendizagem em termos de conceitos, princípios e autores que fundamentam os objetivos e as atividades propostas? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    051015SIMNão13 (92,9%)13 (92,9%)1 (7,1%)1 (7,1%)
    Valor Contagem
    SIM 13
    Não 1
    06. A sequência didática explicita as habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências profissionais que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    0,02,55,07,510,012,5SIMNão12 (85,7%)12 (85,7%)2 (14,3%)2 (14,3%)
    Valor Contagem
    SIM 12
    Não 2
    07. A sequência didática explicita as atividades e o conteúdo das atividades que auxiliarão no desenvolvimento de habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    0,02,55,07,510,012,5SIMNão12 (85,7%)12 (85,7%)2 (14,3%)2 (14,3%)
    Valor Contagem
    SIM 12
    Não 2
    08. A sequência didática apresenta concepção, estratégias e instrumentos de avaliação da aprendizagem? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    051015SIMNão14 (100%)14 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 14
    Não 0
    09. A sequência didática oferece margens para eventuais adaptações em termos de tempos, espaços, objetos do conhecimento ou prescrições curriculares? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    0246810SIMNão10 (71,4%)10 (71,4%)4 (28,6%)4 (28,6%)
    Valor Contagem
    SIM 10
    Não 4
    10. Há, em algum lugar das sequências didáticas, um espaço (mapa conceitual, sumário, quadro etc.) onde o leitor possa apreciar, a um só golpe de vista, todas as exigências listadas aqui (dos itens 1 a 10), de modo a compreender em dois minutos o teor da proposta e fazer uma avaliação sumária da sua relevância? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    02468SIMNão7 (50%)7 (50%)7 (50%)7 (50%)
    Valor Contagem
    SIM 7
    Não 7
    Identificação deste formulário
    RESULTADOS DA AVALIAÇÃO COLABORATIVA – GRUPO DE THATIANE
    01. A sequência didática tem título que resume os objetivos? (1 ponto)0 / 16 respostas corretas

    051015SIMNão14 (87,5%)14 (87,5%)2 (12,5%)2 (12,5%)
    Valor Contagem
    SIM 14
    Não 2
    02. A sequência didática apresenta objetivo geral e, se for o caso, objetivos específicos? (1 ponto)0 / 16 respostas corretas

    051015SIMNão15 (93,8%)15 (93,8%)1 (6,3%)1 (6,3%)
    Valor Contagem
    SIM 15
    Não 1
    03. A sequência didática explicita os fins do ensino de Geografia que serão cumpridos potencial ou efetivamente com as atividades apresentadas? (10 / 16 respostas corretas

    051015SIMNão15 (93,8%)15 (93,8%)1 (6,3%)1 (6,3%)
    Valor Contagem
    SIM 15
    Não 1
    04. A sequência didática informa o público-alvo, as circunstâncias, o tempo e o espaço nos quais (ou para os quais) as atividades serão desenvolvidas? (1 ponto)0 / 16 respostas corretas

    051015SIMNão15 (93,8%)15 (93,8%)1 (6,3%)1 (6,3%)
    Valor Contagem
    SIM 15
    Não 1
    05. A sequência didática explicita a concepção de ensino/aprendizagem em termos de conceitos, princípios e autores que fundamentam os objetivos e as atividades propostas? (1 ponto)0 / 16 respostas corretas

    051015SIMNão15 (93,8%)15 (93,8%)1 (6,3%)1 (6,3%)
    Valor Contagem
    SIM 15
    Não 1
    06. A sequência didática explicita as habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências profissionais que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 16 respostas corretas

    051015SIMNão13 (81,3%)13 (81,3%)3 (18,8%)3 (18,8%)
    Valor Contagem
    SIM 13
    Não 3
    07. A sequência didática explicita as atividades e o conteúdo das atividades que auxiliarão no desenvolvimento de habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 16 respostas corretas

    05101520SIMNão16 (100%)16 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 16
    Não 0
    08. A sequência didática apresenta concepção, estratégias e instrumentos de avaliação da aprendizagem? (1 ponto)0 / 16 respostas corretas

    051015SIMNão14 (87,5%)14 (87,5%)2 (12,5%)2 (12,5%)
    Valor Contagem
    SIM 14
    Não 2
    09. A sequência didática oferece margens para eventuais adaptações em termos de tempos, espaços, objetos do conhecimento ou prescrições curriculares? (1 ponto)0 / 16 respostas corretas

    0,02,55,07,510,012,5SIMNão11 (68,8%)11 (68,8%)5 (31,3%)5 (31,3%)
    Valor Contagem
    SIM 11
    Não 5
    10. Há, em algum lugar das sequências didáticas, um espaço (mapa conceitual, sumário, quadro etc.) onde o leitor possa apreciar, a um só golpe de vista, todas as exigências listadas aqui (dos itens 1 a 10), de modo a compreender em dois minutos o teor da proposta e fazer uma avaliação sumária da sua relevância? (1 ponto)0 / 16 respostas corretas

    051015SIMNão15 (93,8%)15 (93,8%)1 (6,3%)1 (6,3%)
    Valor Contagem
    SIM 15
    Não 1
    Identificação deste formulário
    RESULTADOS DA AVALIAÇÃO COLABORATIVA – GRUPO DE FERNANDA
    01. A sequência didática tem título que resume os objetivos? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    051015SIMNão14 (100%)14 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 14
    Não 0
    02. A sequência didática apresenta objetivo geral e, se for o caso, objetivos específicos? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    051015SIMNão14 (100%)14 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 14
    Não 0
    03. A sequência didática explicita os fins do ensino de Geografia que serão cumpridos potencial ou efetivamente com as atividades apresentadas? (10 / 14 respostas corretas

    0,02,55,07,510,012,5SIMNão12 (85,7%)12 (85,7%)2 (14,3%)2 (14,3%)
    Valor Contagem
    SIM 12
    Não 2
    04. A sequência didática informa o público-alvo, as circunstâncias, o tempo e o espaço nos quais (ou para os quais) as atividades serão desenvolvidas? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    0,02,55,07,510,012,5SIMNão12 (85,7%)12 (85,7%)2 (14,3%)2 (14,3%)
    Valor Contagem
    SIM 12
    Não 2
    05. A sequência didática explicita a concepção de ensino/aprendizagem em termos de conceitos, princípios e autores que fundamentam os objetivos e as atividades propostas? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    0246810SIMNão9 (64,3%)9 (64,3%)5 (35,7%)5 (35,7%)
    Valor Contagem
    SIM 9
    Não 5
    06. A sequência didática explicita as habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências profissionais que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    0,02,55,07,510,012,5SIMNão11 (78,6%)11 (78,6%)3 (21,4%)3 (21,4%)
    Valor Contagem
    SIM 11
    Não 3
    07. A sequência didática explicita as atividades e o conteúdo das atividades que auxiliarão no desenvolvimento de habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    051015SIMNão13 (92,9%)13 (92,9%)1 (7,1%)1 (7,1%)
    Valor Contagem
    SIM 13
    Não 1
    08. A sequência didática apresenta concepção, estratégias e instrumentos de avaliação da aprendizagem? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    0,02,55,07,510,012,5SIMNão12 (85,7%)12 (85,7%)2 (14,3%)2 (14,3%)
    Valor Contagem
    SIM 12
    Não 2
    09. A sequência didática oferece margens para eventuais adaptações em termos de tempos, espaços, objetos do conhecimento ou prescrições curriculares? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    0246810SIMNão9 (64,3%)9 (64,3%)5 (35,7%)5 (35,7%)
    Valor Contagem
    SIM 9
    Não 5
    10. Há, em algum lugar das sequências didáticas, um espaço (mapa conceitual, sumário, quadro etc.) onde o leitor possa apreciar, a um só golpe de vista, todas as exigências listadas aqui (dos itens 1 a 10), de modo a compreender em dois minutos o teor da proposta e fazer uma avaliação sumária da sua relevância? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    02468SIMNão8 (57,1%)8 (57,1%)6 (42,9%)6 (42,9%)
    Valor Contagem
    SIM 8
    Não 6
    Identificação deste formulário
    RESULTADOS DA AVALIAÇÃO COLABORATIVA – GRUPO DE LETICIA
    01. A sequência didática tem título que resume os objetivos? (1 ponto)0 / 15 respostas corretas

    051015SIMNão13 (86,7%)13 (86,7%)2 (13,3%)2 (13,3%)
    Valor Contagem
    SIM 13
    Não 2
    02. A sequência didática apresenta objetivo geral e, se for o caso, objetivos específicos? (1 ponto)0 / 15 respostas corretas

    0246810SIMNão9 (60%)9 (60%)6 (40%)6 (40%)
    Valor Contagem
    SIM 9
    Não 6
    03. A sequência didática explicita os fins do ensino de Geografia que serão cumpridos potencial ou efetivamente com as atividades apresentadas? (10 / 15 respostas corretas

    051015SIMNão15 (100%)15 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 15
    Não 0
    04. A sequência didática informa o público-alvo, as circunstâncias, o tempo e o espaço nos quais (ou para os quais) as atividades serão desenvolvidas? (1 ponto)0 / 15 respostas corretas

    051015SIMNão15 (100%)15 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 15
    Não 0
    05. A sequência didática explicita a concepção de ensino/aprendizagem em termos de conceitos, princípios e autores que fundamentam os objetivos e as atividades propostas? (1 ponto)0 / 15 respostas corretas

    051015SIMNão14 (93,3%)14 (93,3%)1 (6,7%)1 (6,7%)
    Valor Contagem
    SIM 14
    Não 1
    06. A sequência didática explicita as habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências profissionais que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 15 respostas corretas

    02468SIMNão8 (53,3%)8 (53,3%)7 (46,7%)7 (46,7%)
    Valor Contagem
    SIM 8
    Não 7
    07. A sequência didática explicita as atividades e o conteúdo das atividades que auxiliarão no desenvolvimento de habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 15 respostas corretas

    0,02,55,07,510,012,5SIMNão12 (80%)12 (80%)3 (20%)3 (20%)
    Valor Contagem
    SIM 12
    Não 3
    08. A sequência didática apresenta concepção, estratégias e instrumentos de avaliação da aprendizagem? (1 ponto)0 / 15 respostas corretas

    051015SIMNão15 (100%)15 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 15
    Não 0
    09. A sequência didática oferece margens para eventuais adaptações em termos de tempos, espaços, objetos do conhecimento ou prescrições curriculares? (1 ponto)0 / 15 respostas corretas

    0,02,55,07,510,012,5SIMNão12 (80%)12 (80%)3 (20%)3 (20%)
    Valor Contagem
    SIM 12
    Não 3
    10. Há, em algum lugar das sequências didáticas, um espaço (mapa conceitual, sumário, quadro etc.) onde o leitor possa apreciar, a um só golpe de vista, todas as exigências listadas aqui (dos itens 1 a 10), de modo a compreender em dois minutos o teor da proposta e fazer uma avaliação sumária da sua relevância? (1 ponto)0 / 15 respostas corretas

    02468SIMNão7 (46,7%)7 (46,7%)8 (53,3%)8 (53,3%)
    Valor Contagem
    SIM 7
    Não 8
    Identificação deste formulário
    RESULTADOS DA AVALIAÇÃO COLABORATIVA – GRUPO DE JAIRA
    01. A sequência didática tem título que resume os objetivos? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    051015SIMNão13 (92,9%)13 (92,9%)1 (7,1%)1 (7,1%)
    Valor Contagem
    SIM 13
    Não 1
    02. A sequência didática apresenta objetivo geral e, se for o caso, objetivos específicos? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    051015SIMNão14 (100%)14 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 14
    Não 0
    03. A sequência didática explicita os fins do ensino de Geografia que serão cumpridos potencial ou efetivamente com as atividades apresentadas? (10 / 14 respostas corretas

    051015SIMNão13 (92,9%)13 (92,9%)1 (7,1%)1 (7,1%)
    Valor Contagem
    SIM 13
    Não 1
    04. A sequência didática informa o público-alvo, as circunstâncias, o tempo e o espaço nos quais (ou para os quais) as atividades serão desenvolvidas? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    0,02,55,07,510,012,5SIMNão11 (78,6%)11 (78,6%)3 (21,4%)3 (21,4%)
    Valor Contagem
    SIM 11
    Não 3
    05. A sequência didática explicita a concepção de ensino/aprendizagem em termos de conceitos, princípios e autores que fundamentam os objetivos e as atividades propostas? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    0246810SIMNão5 (35,7%)5 (35,7%)9 (64,3%)9 (64,3%)
    Valor Contagem
    SIM 5
    Não 9
    06. A sequência didática explicita as habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências profissionais que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    0,02,55,07,510,012,5SIMNão11 (78,6%)11 (78,6%)3 (21,4%)3 (21,4%)
    Valor Contagem
    SIM 11
    Não 3
    07. A sequência didática explicita as atividades e o conteúdo das atividades que auxiliarão no desenvolvimento de habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    051015SIMNão14 (100%)14 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 14
    Não 0
    08. A sequência didática apresenta concepção, estratégias e instrumentos de avaliação da aprendizagem? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    0,02,55,07,510,012,5SIMNão11 (78,6%)11 (78,6%)3 (21,4%)3 (21,4%)
    Valor Contagem
    SIM 11
    Não 3
    09. A sequência didática oferece margens para eventuais adaptações em termos de tempos, espaços, objetos do conhecimento ou prescrições curriculares? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    0,02,55,07,510,012,5SIMNão11 (78,6%)11 (78,6%)3 (21,4%)3 (21,4%)
    Valor Contagem
    SIM 11
    Não 3
    10. Há, em algum lugar das sequências didáticas, um espaço (mapa conceitual, sumário, quadro etc.) onde o leitor possa apreciar, a um só golpe de vista, todas as exigências listadas aqui (dos itens 1 a 10), de modo a compreender em dois minutos o teor da proposta e fazer uma avaliação sumária da sua relevância? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    0,02,55,07,510,012,5SIMNão12 (85,7%)12 (85,7%)2 (14,3%)2 (14,3%)
    Valor Contagem
    SIM 12
    Não 2
    Identificação deste formulário
    RESULTADOS DA AVALIAÇÃO COLABORATIVA – GRUPO DE ANNE ADRIELLE
    01. A sequência didática tem título que resume os objetivos? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    051015SIMNão13 (92,9%)13 (92,9%)1 (7,1%)1 (7,1%)
    Valor Contagem
    SIM 13
    Não 1
    02. A sequência didática apresenta objetivo geral e, se for o caso, objetivos específicos? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    0,02,55,07,510,012,5SIMNão12 (85,7%)12 (85,7%)2 (14,3%)2 (14,3%)
    Valor Contagem
    SIM 12
    Não 2
    03. A sequência didática explicita os fins do ensino de Geografia que serão cumpridos potencial ou efetivamente com as atividades apresentadas? (10 / 14 respostas corretas

    051015SIMNão13 (92,9%)13 (92,9%)1 (7,1%)1 (7,1%)
    Valor Contagem
    SIM 13
    Não 1
    04. A sequência didática informa o público-alvo, as circunstâncias, o tempo e o espaço nos quais (ou para os quais) as atividades serão desenvolvidas? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    051015SIMNão13 (92,9%)13 (92,9%)1 (7,1%)1 (7,1%)
    Valor Contagem
    SIM 13
    Não 1
    05. A sequência didática explicita a concepção de ensino/aprendizagem em termos de conceitos, princípios e autores que fundamentam os objetivos e as atividades propostas? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    051015SIMNão14 (100%)14 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 14
    Não 0
    06. A sequência didática explicita as habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências profissionais que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    051015SIMNão14 (100%)14 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 14
    Não 0
    07. A sequência didática explicita as atividades e o conteúdo das atividades que auxiliarão no desenvolvimento de habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    051015SIMNão14 (100%)14 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 14
    Não 0
    08. A sequência didática apresenta concepção, estratégias e instrumentos de avaliação da aprendizagem? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    051015SIMNão13 (92,9%)13 (92,9%)1 (7,1%)1 (7,1%)
    Valor Contagem
    SIM 13
    Não 1
    09. A sequência didática oferece margens para eventuais adaptações em termos de tempos, espaços, objetos do conhecimento ou prescrições curriculares? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    0246810SIMNão10 (71,4%)10 (71,4%)4 (28,6%)4 (28,6%)
    Valor Contagem
    SIM 10
    Não 4
    10. Há, em algum lugar das sequências didáticas, um espaço (mapa conceitual, sumário, quadro etc.) onde o leitor possa apreciar, a um só golpe de vista, todas as exigências listadas aqui (dos itens 1 a 10), de modo a compreender em dois minutos o teor da proposta e fazer uma avaliação sumária da sua relevância? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    0246810SIMNão9 (64,3%)9 (64,3%)5 (35,7%)5 (35,7%)
    Valor Contagem
    SIM 9
    Não 5
    Identificação deste formulário
    RESULTADOS DA AVALIAÇÃO COLABORATIVA – GRUPO DE JAISLEN
    01. A sequência didática tem título que resume os objetivos? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    0246810SIMNão10 (71,4%)10 (71,4%)4 (28,6%)4 (28,6%)
    Valor Contagem
    SIM 10
    Não 4
    02. A sequência didática apresenta objetivo geral e, se for o caso, objetivos específicos? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    051015SIMNão14 (100%)14 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 14
    Não 0
    03. A sequência didática explicita os fins do ensino de Geografia que serão cumpridos potencial ou efetivamente com as atividades apresentadas? (10 / 14 respostas corretas

    0,02,55,07,510,012,5SIMNão11 (78,6%)11 (78,6%)3 (21,4%)3 (21,4%)
    Valor Contagem
    SIM 11
    Não 3
    04. A sequência didática informa o público-alvo, as circunstâncias, o tempo e o espaço nos quais (ou para os quais) as atividades serão desenvolvidas? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    051015SIMNão14 (100%)14 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 14
    Não 0
    05. A sequência didática explicita a concepção de ensino/aprendizagem em termos de conceitos, princípios e autores que fundamentam os objetivos e as atividades propostas? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    0246810SIMNão9 (64,3%)9 (64,3%)5 (35,7%)5 (35,7%)
    Valor Contagem
    SIM 9
    Não 5
    06. A sequência didática explicita as habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências profissionais que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    02468SIMNão7 (50%)7 (50%)7 (50%)7 (50%)
    Valor Contagem
    SIM 7
    Não 7
    07. A sequência didática explicita as atividades e o conteúdo das atividades que auxiliarão no desenvolvimento de habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    0,02,55,07,510,012,5SIMNão12 (85,7%)12 (85,7%)2 (14,3%)2 (14,3%)
    Valor Contagem
    SIM 12
    Não 2
    08. A sequência didática apresenta concepção, estratégias e instrumentos de avaliação da aprendizagem? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    0246810SIMNão9 (64,3%)9 (64,3%)5 (35,7%)5 (35,7%)
    Valor Contagem
    SIM 9
    Não 5
    09. A sequência didática oferece margens para eventuais adaptações em termos de tempos, espaços, objetos do conhecimento ou prescrições curriculares? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    0246810SIMNão10 (71,4%)10 (71,4%)4 (28,6%)4 (28,6%)
    Valor Contagem
    SIM 10
    Não 4
    10. Há, em algum lugar das sequências didáticas, um espaço (mapa conceitual, sumário, quadro etc.) onde o leitor possa apreciar, a um só golpe de vista, todas as exigências listadas aqui (dos itens 1 a 10), de modo a compreender em dois minutos o teor da proposta e fazer uma avaliação sumária da sua relevância? (1 ponto)0 / 14 respostas corretas

    0,02,55,07,510,012,5SIMNão11 (78,6%)11 (78,6%)3 (21,4%)3 (21,4%)
    Valor Contagem
    SIM 11
    Não 3
    Identificação deste formulário
    RESULTADOS DA AVALIAÇÃO COLABORATIVA – GRUPO DE THAISLANE
    01. A sequência didática tem título que resume os objetivos? (1 ponto)0 / 13 respostas corretas

    051015SIMNão13 (100%)13 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 13
    Não 0
    02. A sequência didática apresenta objetivo geral e, se for o caso, objetivos específicos? (1 ponto)0 / 13 respostas corretas

    051015SIMNão13 (100%)13 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 13
    Não 0
    03. A sequência didática explicita os fins do ensino de Geografia que serão cumpridos potencial ou efetivamente com as atividades apresentadas? (10 / 13 respostas corretas

    051015SIMNão13 (100%)13 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 13
    Não 0
    04. A sequência didática informa o público-alvo, as circunstâncias, o tempo e o espaço nos quais (ou para os quais) as atividades serão desenvolvidas? (1 ponto)0 / 13 respostas corretas

    051015SIMNão13 (100%)13 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 13
    Não 0
    05. A sequência didática explicita a concepção de ensino/aprendizagem em termos de conceitos, princípios e autores que fundamentam os objetivos e as atividades propostas? (1 ponto)0 / 13 respostas corretas

    051015SIMNão13 (100%)13 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 13
    Não 0
    06. A sequência didática explicita as habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências profissionais que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 13 respostas corretas

    051015SIMNão13 (100%)13 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 13
    Não 0
    07. A sequência didática explicita as atividades e o conteúdo das atividades que auxiliarão no desenvolvimento de habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 13 respostas corretas

    051015SIMNão13 (100%)13 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 13
    Não 0
    08. A sequência didática apresenta concepção, estratégias e instrumentos de avaliação da aprendizagem? (1 ponto)0 / 13 respostas corretas

    0,02,55,07,510,012,5SIMNão12 (92,3%)12 (92,3%)1 (7,7%)1 (7,7%)
    Valor Contagem
    SIM 12
    Não 1
    09. A sequência didática oferece margens para eventuais adaptações em termos de tempos, espaços, objetos do conhecimento ou prescrições curriculares? (1 ponto)0 / 13 respostas corretas

    0246810SIMNão10 (76,9%)10 (76,9%)3 (23,1%)3 (23,1%)
    Valor Contagem
    SIM 10
    Não 3
    10. Há, em algum lugar das sequências didáticas, um espaço (mapa conceitual, sumário, quadro etc.) onde o leitor possa apreciar, a um só golpe de vista, todas as exigências listadas aqui (dos itens 1 a 10), de modo a compreender em dois minutos o teor da proposta e fazer uma avaliação sumária da sua relevância? (1 ponto)0 / 13 respostas corretas

    0,02,55,07,510,012,5SIMNão11 (84,6%)11 (84,6%)2 (15,4%)2 (15,4%)
    Valor Contagem
    SIM 11
    Não 2
    Identificação deste formulário
    RESULTADOS DA AVALIAÇÃO COLABORATIVA – GRUPO DE TAIZA
    01. A sequência didática tem título que resume os objetivos? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas

    02468SIMNão8 (100%)8 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 8
    Não 0
    02. A sequência didática apresenta objetivo geral e, se for o caso, objetivos específicos? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas

    02468SIMNão7 (87,5%)7 (87,5%)1 (12,5%)1 (12,5%)
    Valor Contagem
    SIM 7
    Não 1
    03. A sequência didática explicita os fins do ensino de Geografia que serão cumpridos potencial ou efetivamente com as atividades apresentadas? (10 / 8 respostas corretas

    01234SIMNão4 (50%)4 (50%)4 (50%)4 (50%)
    Valor Contagem
    SIM 4
    Não 4
    04. A sequência didática informa o público-alvo, as circunstâncias, o tempo e o espaço nos quais (ou para os quais) as atividades serão desenvolvidas? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas

    02468SIMNão7 (87,5%)7 (87,5%)1 (12,5%)1 (12,5%)
    Valor Contagem
    SIM 7
    Não 1
    05. A sequência didática explicita a concepção de ensino/aprendizagem em termos de conceitos, princípios e autores que fundamentam os objetivos e as atividades propostas? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas

    012345SIMNão3 (37,5%)3 (37,5%)5 (62,5%)5 (62,5%)
    Valor Contagem
    SIM 3
    Não 5
    06. A sequência didática explicita as habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências profissionais que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas

    012345SIMNão3 (37,5%)3 (37,5%)5 (62,5%)5 (62,5%)
    Valor Contagem
    SIM 3
    Não 5
    07. A sequência didática explicita as atividades e o conteúdo das atividades que auxiliarão no desenvolvimento de habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas

    01234SIMNão4 (50%)4 (50%)4 (50%)4 (50%)
    Valor Contagem
    SIM 4
    Não 4
    08. A sequência didática apresenta concepção, estratégias e instrumentos de avaliação da aprendizagem? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas

    02468SIMNão7 (87,5%)7 (87,5%)1 (12,5%)1 (12,5%)
    Valor Contagem
    SIM 7
    Não 1
    09. A sequência didática oferece margens para eventuais adaptações em termos de tempos, espaços, objetos do conhecimento ou prescrições curriculares? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas

    0123456SIMNão6 (75%)6 (75%)2 (25%)2 (25%)
    Valor Contagem
    SIM 6
    Não 2
    10. Há, em algum lugar das sequências didáticas, um espaço (mapa conceitual, sumário, quadro etc.) onde o leitor possa apreciar, a um só golpe de vista, todas as exigências listadas aqui (dos itens 1 a 10), de modo a compreender em dois minutos o teor da proposta e fazer uma avaliação sumária da sua relevância? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas

    01234SIMNão4 (50%)4 (50%)4 (50%)4 (50%)
    Valor Contagem
    SIM 4
    Não 4
    Identificação deste formulário

    RESULTADOS DA AVALIAÇÃO COLABORATIVA – GRUPO DE CAROLAINE
    01. A sequência didática tem título que resume os objetivos? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas

    0123456SIMNão6 (75%)6 (75%)2 (25%)2 (25%)
    Valor Contagem
    SIM 6
    Não 2
    02. A sequência didática apresenta objetivo geral e, se for o caso, objetivos específicos? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas

    012345SIMNão5 (62,5%)5 (62,5%)3 (37,5%)3 (37,5%)
    Valor Contagem
    SIM 5
    Não 3
    03. A sequência didática explicita os fins do ensino de Geografia que serão cumpridos potencial ou efetivamente com as atividades apresentadas? (10 / 8 respostas corretas

    02468SIMNão8 (100%)8 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 8
    Não 0
    04. A sequência didática informa o público-alvo, as circunstâncias, o tempo e o espaço nos quais (ou para os quais) as atividades serão desenvolvidas? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas

    02468SIMNão7 (87,5%)7 (87,5%)1 (12,5%)1 (12,5%)
    Valor Contagem
    SIM 7
    Não 1
    05. A sequência didática explicita a concepção de ensino/aprendizagem em termos de conceitos, princípios e autores que fundamentam os objetivos e as atividades propostas? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas

    02468SIMNão7 (87,5%)7 (87,5%)1 (12,5%)1 (12,5%)
    Valor Contagem
    SIM 7
    Não 1
    06. A sequência didática explicita as habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências profissionais que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas

    012345SIMNão3 (37,5%)3 (37,5%)5 (62,5%)5 (62,5%)
    Valor Contagem
    SIM 3
    Não 5
    07. A sequência didática explicita as atividades e o conteúdo das atividades que auxiliarão no desenvolvimento de habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas

    0123456SIMNão6 (75%)6 (75%)2 (25%)2 (25%)
    Valor Contagem
    SIM 6
    Não 2
    08. A sequência didática apresenta concepção, estratégias e instrumentos de avaliação da aprendizagem? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas

    02468SIMNão7 (87,5%)7 (87,5%)1 (12,5%)1 (12,5%)
    Valor Contagem
    SIM 7
    Não 1
    09. A sequência didática oferece margens para eventuais adaptações em termos de tempos, espaços, objetos do conhecimento ou prescrições curriculares? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas

    0123456SIMNão6 (75%)6 (75%)2 (25%)2 (25%)
    Valor Contagem
    SIM 6
    Não 2
    10. Há, em algum lugar das sequências didáticas, um espaço (mapa conceitual, sumário, quadro etc.) onde o leitor possa apreciar, a um só golpe de vista, todas as exigências listadas aqui (dos itens 1 a 10), de modo a compreender em dois minutos o teor da proposta e fazer uma avaliação sumária da sua relevância? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas

    0123456SIMNão2 (25%)2 (25%)6 (75%)6 (75%)
    Valor Contagem
    SIM 2
    Não 6
    Identificação deste formulário
    RESULTADOS DA AVALIAÇÃO COLABORATIVA – GRUPO DE VITÓRIA SANTOS
    01. A sequência didática tem título que resume os objetivos? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas

    0123456SIMNão6 (85,7%)6 (85,7%)1 (14,3%)1 (14,3%)
    Valor Contagem
    SIM 6
    Não 1
    02. A sequência didática apresenta objetivo geral e, se for o caso, objetivos específicos? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas

    02468SIMNão7 (100%)7 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 7
    Não 0
    03. A sequência didática explicita os fins do ensino de Geografia que serão cumpridos potencial ou efetivamente com as atividades apresentadas? (10 / 7 respostas corretas

    02468SIMNão7 (100%)7 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 7
    Não 0
    04. A sequência didática informa o público-alvo, as circunstâncias, o tempo e o espaço nos quais (ou para os quais) as atividades serão desenvolvidas? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas

    0123456SIMNão6 (85,7%)6 (85,7%)1 (14,3%)1 (14,3%)
    Valor Contagem
    SIM 6
    Não 1
    05. A sequência didática explicita a concepção de ensino/aprendizagem em termos de conceitos, princípios e autores que fundamentam os objetivos e as atividades propostas? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas

    02468SIMNão7 (100%)7 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 7
    Não 0
    06. A sequência didática explicita as habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências profissionais que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas

    02468SIMNão7 (100%)7 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 7
    Não 0
    07. A sequência didática explicita as atividades e o conteúdo das atividades que auxiliarão no desenvolvimento de habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas

    02468SIMNão7 (100%)7 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 7
    Não 0
    08. A sequência didática apresenta concepção, estratégias e instrumentos de avaliação da aprendizagem? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas

    01234SIMNão4 (57,1%)4 (57,1%)3 (42,9%)3 (42,9%)
    Valor Contagem
    SIM 4
    Não 3
    09. A sequência didática oferece margens para eventuais adaptações em termos de tempos, espaços, objetos do conhecimento ou prescrições curriculares? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas

    0123456SIMNão6 (85,7%)6 (85,7%)1 (14,3%)1 (14,3%)
    Valor Contagem
    SIM 6
    Não 1
    10. Há, em algum lugar das sequências didáticas, um espaço (mapa conceitual, sumário, quadro etc.) onde o leitor possa apreciar, a um só golpe de vista, todas as exigências listadas aqui (dos itens 1 a 10), de modo a compreender em dois minutos o teor da proposta e fazer uma avaliação sumária da sua relevância? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas

    01234SIMNão4 (57,1%)4 (57,1%)3 (42,9%)3 (42,9%)
    Valor Contagem
    SIM 4
    Não 3
    Identificação deste formulário
    RESULTADOS DA AVALIAÇÃO COLABORATIVA – GRUPO DE LETÍCIA
    01. A sequência didática tem título que resume os objetivos? (1 ponto)0 / 5 respostas corretas

    012345SIMNão5 (100%)5 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 5
    Não 0
    02. A sequência didática apresenta objetivo geral e, se for o caso, objetivos específicos? (1 ponto)0 / 5 respostas corretas

    0123SIMNão3 (60%)3 (60%)2 (40%)2 (40%)
    Valor Contagem
    SIM 3
    Não 2
    03. A sequência didática explicita os fins do ensino de Geografia que serão cumpridos potencial ou efetivamente com as atividades apresentadas? (10 / 5 respostas corretas

    012345SIMNão5 (100%)5 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 5
    Não 0
    04. A sequência didática informa o público-alvo, as circunstâncias, o tempo e o espaço nos quais (ou para os quais) as atividades serão desenvolvidas? (1 ponto)0 / 5 respostas corretas

    012345SIMNão5 (100%)5 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 5
    Não 0
    05. A sequência didática explicita a concepção de ensino/aprendizagem em termos de conceitos, princípios e autores que fundamentam os objetivos e as atividades propostas? (1 ponto)0 / 5 respostas corretas

    01234SIMNão4 (80%)4 (80%)1 (20%)1 (20%)
    Valor Contagem
    SIM 4
    Não 1
    06. A sequência didática explicita as habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências profissionais que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 5 respostas corretas

    0123SIMNão3 (60%)3 (60%)2 (40%)2 (40%)
    Valor Contagem
    SIM 3
    Não 2
    07. A sequência didática explicita as atividades e o conteúdo das atividades que auxiliarão no desenvolvimento de habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 5 respostas corretas

    0123SIMNão3 (60%)3 (60%)2 (40%)2 (40%)
    Valor Contagem
    SIM 3
    Não 2
    08. A sequência didática apresenta concepção, estratégias e instrumentos de avaliação da aprendizagem? (1 ponto)0 / 5 respostas corretas

    012345SIMNão5 (100%)5 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 5
    Não 0
    09. A sequência didática oferece margens para eventuais adaptações em termos de tempos, espaços, objetos do conhecimento ou prescrições curriculares? (1 ponto)0 / 5 respostas corretas

    01234SIMNão4 (80%)4 (80%)1 (20%)1 (20%)
    Valor Contagem
    SIM 4
    Não 1
    10. Há, em algum lugar das sequências didáticas, um espaço (mapa conceitual, sumário, quadro etc.) onde o leitor possa apreciar, a um só golpe de vista, todas as exigências listadas aqui (dos itens 1 a 10), de modo a compreender em dois minutos o teor da proposta e fazer uma avaliação sumária da sua relevância? (1 ponto)0 / 5 respostas corretas

    0123SIMNão2 (40%)2 (40%)3 (60%)3 (60%)
    Valor Contagem
    SIM 2
    Não 3
    Identificação deste formulário
    RESULTADOS DA AVALIAÇÃO COLABORATIVA – GRUPO DE FELIPE
    01. A sequência didática tem título que resume os objetivos? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas

    02468SIMNão7 (87,5%)7 (87,5%)1 (12,5%)1 (12,5%)
    Valor Contagem
    SIM 7
    Não 1
    02. A sequência didática apresenta objetivo geral e, se for o caso, objetivos específicos? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas

    0123456SIMNão6 (75%)6 (75%)2 (25%)2 (25%)
    Valor Contagem
    SIM 6
    Não 2
    03. A sequência didática explicita os fins do ensino de Geografia que serão cumpridos potencial ou efetivamente com as atividades apresentadas? (10 / 8 respostas corretas

    02468SIMNão8 (100%)8 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 8
    Não 0
    04. A sequência didática informa o público-alvo, as circunstâncias, o tempo e o espaço nos quais (ou para os quais) as atividades serão desenvolvidas? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas

    02468SIMNão7 (87,5%)7 (87,5%)1 (12,5%)1 (12,5%)
    Valor Contagem
    SIM 7
    Não 1
    05. A sequência didática explicita a concepção de ensino/aprendizagem em termos de conceitos, princípios e autores que fundamentam os objetivos e as atividades propostas? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas

    02468SIMNão8 (100%)8 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 8
    Não 0
    06. A sequência didática explicita as habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências profissionais que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas

    02468SIMNão8 (100%)8 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 8
    Não 0
    07. A sequência didática explicita as atividades e o conteúdo das atividades que auxiliarão no desenvolvimento de habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas

    02468SIMNão8 (100%)8 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 8
    Não 0
    08. A sequência didática apresenta concepção, estratégias e instrumentos de avaliação da aprendizagem? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas

    02468SIMNão7 (87,5%)7 (87,5%)1 (12,5%)1 (12,5%)
    Valor Contagem
    SIM 7
    Não 1
    09. A sequência didática oferece margens para eventuais adaptações em termos de tempos, espaços, objetos do conhecimento ou prescrições curriculares? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas

    02468SIMNão8 (100%)8 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 8
    Não 0
    10. Há, em algum lugar das sequências didáticas, um espaço (mapa conceitual, sumário, quadro etc.) onde o leitor possa apreciar, a um só golpe de vista, todas as exigências listadas aqui (dos itens 1 a 10), de modo a compreender em dois minutos o teor da proposta e fazer uma avaliação sumária da sua relevância? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas

    012345SIMNão5 (62,5%)5 (62,5%)3 (37,5%)3 (37,5%)
    Valor Contagem
    SIM 5
    Não 3
    Identificação deste formulário
    RESULTADOS DA AVALIAÇÃO COLABORATIVA – GRUPO DE JÉSSICA
    01. A sequência didática tem título que resume os objetivos? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas

    02468SIMNão7 (100%)7 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 7
    Não 0
    02. A sequência didática apresenta objetivo geral e, se for o caso, objetivos específicos? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas

    02468SIMNão7 (100%)7 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 7
    Não 0
    03. A sequência didática explicita os fins do ensino de Geografia que serão cumpridos potencial ou efetivamente com as atividades apresentadas? (10 / 7 respostas corretas

    02468SIMNão7 (100%)7 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 7
    Não 0
    04. A sequência didática informa o público-alvo, as circunstâncias, o tempo e o espaço nos quais (ou para os quais) as atividades serão desenvolvidas? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas

    0123456SIMNão6 (85,7%)6 (85,7%)1 (14,3%)1 (14,3%)
    Valor Contagem
    SIM 6
    Não 1
    05. A sequência didática explicita a concepção de ensino/aprendizagem em termos de conceitos, princípios e autores que fundamentam os objetivos e as atividades propostas? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas

    02468SIMNão7 (100%)7 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 7
    Não 0
    06. A sequência didática explicita as habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências profissionais que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas

    02468SIMNão7 (100%)7 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 7
    Não 0
    07. A sequência didática explicita as atividades e o conteúdo das atividades que auxiliarão no desenvolvimento de habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas

    02468SIMNão7 (100%)7 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 7
    Não 0
    08. A sequência didática apresenta concepção, estratégias e instrumentos de avaliação da aprendizagem? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas

    02468SIMNão7 (100%)7 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 7
    Não 0
    09. A sequência didática oferece margens para eventuais adaptações em termos de tempos, espaços, objetos do conhecimento ou prescrições curriculares? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas

    02468SIMNão7 (100%)7 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 7
    Não 0
    10. Há, em algum lugar das sequências didáticas, um espaço (mapa conceitual, sumário, quadro etc.) onde o leitor possa apreciar, a um só golpe de vista, todas as exigências listadas aqui (dos itens 1 a 10), de modo a compreender em dois minutos o teor da proposta e fazer uma avaliação sumária da sua relevância? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas

    02468SIMNão7 (100%)7 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 7
    Não 0
    Identificação deste formulário
    RESULTADOS DA AVALIAÇÃO COLABORATIVA – GRUPO DE BEATRIZ
    01. A sequência didática tem título que resume os objetivos? (1 ponto)0 / 9 respostas corretas

    02468SIMNão8 (88,9%)8 (88,9%)1 (11,1%)1 (11,1%)
    Valor Contagem
    SIM 8
    Não 1
    02. A sequência didática apresenta objetivo geral e, se for o caso, objetivos específicos? (1 ponto)0 / 9 respostas corretas

    0246810SIMNão9 (100%)9 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 9
    Não 0
    03. A sequência didática explicita os fins do ensino de Geografia que serão cumpridos potencial ou efetivamente com as atividades apresentadas? (10 / 9 respostas corretas

    02468SIMNão7 (77,8%)7 (77,8%)2 (22,2%)2 (22,2%)
    Valor Contagem
    SIM 7
    Não 2
    04. A sequência didática informa o público-alvo, as circunstâncias, o tempo e o espaço nos quais (ou para os quais) as atividades serão desenvolvidas? (1 ponto)0 / 9 respostas corretas

    02468SIMNão8 (88,9%)8 (88,9%)1 (11,1%)1 (11,1%)
    Valor Contagem
    SIM 8
    Não 1
    05. A sequência didática explicita a concepção de ensino/aprendizagem em termos de conceitos, princípios e autores que fundamentam os objetivos e as atividades propostas? (1 ponto)0 / 9 respostas corretas

    02468SIMNão8 (88,9%)8 (88,9%)1 (11,1%)1 (11,1%)
    Valor Contagem
    SIM 8
    Não 1
    06. A sequência didática explicita as habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências profissionais que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 9 respostas corretas

    012345SIMNão5 (55,6%)5 (55,6%)4 (44,4%)4 (44,4%)
    Valor Contagem
    SIM 5
    Não 4
    07. A sequência didática explicita as atividades e o conteúdo das atividades que auxiliarão no desenvolvimento de habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 9 respostas corretas

    02468SIMNão8 (88,9%)8 (88,9%)1 (11,1%)1 (11,1%)
    Valor Contagem
    SIM 8
    Não 1
    08. A sequência didática apresenta concepção, estratégias e instrumentos de avaliação da aprendizagem? (1 ponto)0 / 9 respostas corretas

    012345SIMNão4 (44,4%)4 (44,4%)5 (55,6%)5 (55,6%)
    Valor Contagem
    SIM 4
    Não 5
    09. A sequência didática oferece margens para eventuais adaptações em termos de tempos, espaços, objetos do conhecimento ou prescrições curriculares? (1 ponto)0 / 9 respostas corretas

    0246810SIMNão9 (100%)9 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 9
    Não 0
    10. Há, em algum lugar das sequências didáticas, um espaço (mapa conceitual, sumário, quadro etc.) onde o leitor possa apreciar, a um só golpe de vista, todas as exigências listadas aqui (dos itens 1 a 10), de modo a compreender em dois minutos o teor da proposta e fazer uma avaliação sumária da sua relevância? (1 ponto)0 / 9 respostas corretas

    012345SIMNão5 (55,6%)5 (55,6%)4 (44,4%)4 (44,4%)
    Valor Contagem
    SIM 5
    Não 4
    Identificação deste formulário
    RESULTADOS DA AVALIAÇÃO COLABORATIVA – GRUPO DE AMANDA GOMES
    01. A sequência didática tem título que resume os objetivos? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas

    02468SIMNão8 (100%)8 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 8
    Não 0
    02. A sequência didática apresenta objetivo geral e, se for o caso, objetivos específicos? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas

    02468SIMNão8 (100%)8 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 8
    Não 0
    03. A sequência didática explicita os fins do ensino de Geografia que serão cumpridos potencial ou efetivamente com as atividades apresentadas? (10 / 8 respostas corretas

    02468SIMNão8 (100%)8 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 8
    Não 0
    04. A sequência didática informa o público-alvo, as circunstâncias, o tempo e o espaço nos quais (ou para os quais) as atividades serão desenvolvidas? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas

    02468SIMNão7 (87,5%)7 (87,5%)1 (12,5%)1 (12,5%)
    Valor Contagem
    SIM 7
    Não 1
    05. A sequência didática explicita a concepção de ensino/aprendizagem em termos de conceitos, princípios e autores que fundamentam os objetivos e as atividades propostas? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas

    02468SIMNão7 (87,5%)7 (87,5%)1 (12,5%)1 (12,5%)
    Valor Contagem
    SIM 7
    Não 1
    06. A sequência didática explicita as habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências profissionais que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas

    02468SIMNão8 (100%)8 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 8
    Não 0
    07. A sequência didática explicita as atividades e o conteúdo das atividades que auxiliarão no desenvolvimento de habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas

    02468SIMNão8 (100%)8 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 8
    Não 0
    08. A sequência didática apresenta concepção, estratégias e instrumentos de avaliação da aprendizagem? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas

    02468SIMNão7 (87,5%)7 (87,5%)1 (12,5%)1 (12,5%)
    Valor Contagem
    SIM 7
    Não 1
    09. A sequência didática oferece margens para eventuais adaptações em termos de tempos, espaços, objetos do conhecimento ou prescrições curriculares? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas

    02468SIMNão8 (100%)8 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 8
    Não 0
    10. Há, em algum lugar das sequências didáticas, um espaço (mapa conceitual, sumário, quadro etc.) onde o leitor possa apreciar, a um só golpe de vista, todas as exigências listadas aqui (dos itens 1 a 10), de modo a compreender em dois minutos o teor da proposta e fazer uma avaliação sumária da sua relevância? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas

    012345SIMNão5 (62,5%)5 (62,5%)3 (37,5%)3 (37,5%)
    Valor Contagem
    SIM 5
    Não 3
    Identificação deste formulário

    RESULTADOS DA AVALIAÇÃO COLABORATIVA – GRUPO DE ANNY SANTOS
    01. A sequência didática tem título que resume os objetivos? (1 ponto)0 / 5 respostas corretas

    012345SIMNão5 (100%)5 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 5
    Não 0
    02. A sequência didática apresenta objetivo geral e, se for o caso, objetivos específicos? (1 ponto)0 / 5 respostas corretas

    012345SIMNão5 (100%)5 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 5
    Não 0
    03. A sequência didática explicita os fins do ensino de Geografia que serão cumpridos potencial ou efetivamente com as atividades apresentadas? (10 / 5 respostas corretas

    012345SIMNão5 (100%)5 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 5
    Não 0
    04. A sequência didática informa o público-alvo, as circunstâncias, o tempo e o espaço nos quais (ou para os quais) as atividades serão desenvolvidas? (1 ponto)0 / 5 respostas corretas

    012345SIMNão5 (100%)5 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 5
    Não 0
    05. A sequência didática explicita a concepção de ensino/aprendizagem em termos de conceitos, princípios e autores que fundamentam os objetivos e as atividades propostas? (1 ponto)0 / 5 respostas corretas

    012345SIMNão5 (100%)5 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 5
    Não 0
    06. A sequência didática explicita as habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências profissionais que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 5 respostas corretas

    012345SIMNão5 (100%)5 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 5
    Não 0
    07. A sequência didática explicita as atividades e o conteúdo das atividades que auxiliarão no desenvolvimento de habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 5 respostas corretas

    012345SIMNão5 (100%)5 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 5
    Não 0
    08. A sequência didática apresenta concepção, estratégias e instrumentos de avaliação da aprendizagem? (1 ponto)0 / 5 respostas corretas

    012345SIMNão5 (100%)5 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 5
    Não 0
    09. A sequência didática oferece margens para eventuais adaptações em termos de tempos, espaços, objetos do conhecimento ou prescrições curriculares? (1 ponto)0 / 5 respostas corretas

    012345SIMNão5 (100%)5 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 5
    Não 0
    10. Há, em algum lugar das sequências didáticas, um espaço (mapa conceitual, sumário, quadro etc.) onde o leitor possa apreciar, a um só golpe de vista, todas as exigências listadas aqui (dos itens 1 a 10), de modo a compreender em dois minutos o teor da proposta e fazer uma avaliação sumária da sua relevância? (1 ponto)0 / 5 respostas corretas

    012345SIMNão5 (100%)5 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 5
    Não 0
    Identificação deste formulário
    RESULTADOS DA AVALIAÇÃO COLABORATIVA – GRUPO DE ANNE ADRIELLE
    01. A sequência didática tem título que resume os objetivos? (1 ponto)0 / 5 respostas corretas

    0123SIMNão3 (60%)3 (60%)2 (40%)2 (40%)
    Valor Contagem
    SIM 3
    Não 2
    02. A sequência didática apresenta objetivo geral e, se for o caso, objetivos específicos? (1 ponto)0 / 5 respostas corretas

    0123SIMNão3 (60%)3 (60%)2 (40%)2 (40%)
    Valor Contagem
    SIM 3
    Não 2
    03. A sequência didática explicita os fins do ensino de Geografia que serão cumpridos potencial ou efetivamente com as atividades apresentadas? (10 / 5 respostas corretas

    012345SIMNão5 (100%)5 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 5
    Não 0
    04. A sequência didática informa o público-alvo, as circunstâncias, o tempo e o espaço nos quais (ou para os quais) as atividades serão desenvolvidas? (1 ponto)0 / 5 respostas corretas

    012345SIMNão5 (100%)5 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 5
    Não 0
    05. A sequência didática explicita a concepção de ensino/aprendizagem em termos de conceitos, princípios e autores que fundamentam os objetivos e as atividades propostas? (1 ponto)0 / 5 respostas corretas

    012345SIMNão5 (100%)5 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 5
    Não 0
    06. A sequência didática explicita as habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências profissionais que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 5 respostas corretas

    012345SIMNão5 (100%)5 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 5
    Não 0
    07. A sequência didática explicita as atividades e o conteúdo das atividades que auxiliarão no desenvolvimento de habilidades, conhecimentos, atitudes, valores e/ou competências que o aplicador se destina a desenvolver? (1 ponto)0 / 5 respostas corretas

    012345SIMNão5 (100%)5 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 5
    Não 0
    08. A sequência didática apresenta concepção, estratégias e instrumentos de avaliação da aprendizagem? (1 ponto)0 / 5 respostas corretas

    012345SIMNão5 (100%)5 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 5
    Não 0
    09. A sequência didática oferece margens para eventuais adaptações em termos de tempos, espaços, objetos do conhecimento ou prescrições curriculares? (1 ponto)0 / 5 respostas corretas

    012345SIMNão5 (100%)5 (100%)0 (0%)0 (0%)
    Valor Contagem
    SIM 5
    Não 0
    10. Há, em algum lugar das sequências didáticas, um espaço (mapa conceitual, sumário, quadro etc.) onde o leitor possa apreciar, a um só golpe de vista, todas as exigências listadas aqui (dos itens 1 a 10), de modo a compreender em dois minutos o teor da proposta e fazer uma avaliação sumária da sua relevância? (1 ponto)0 / 5 respostas corretas

    0123SIMNão3 (60%)3 (60%)2 (40%)2 (40%)
    Valor Contagem
    SIM 3
    Não 2
    Identificação deste formulário

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.