As inter-relações entre História e Literatura constituem um processo inexorável no âmbito das diversas áreas do conhecimento humano. Suas origens são praticamente comuns, quando os representantes da intelectualidade açambarcavam em suas práticas os mais variados conteúdos do saber, de modo que, para tais “homens de letras”, os elementos constitutivos históricos e literários eram praticamente sinônimos. Com o passar do tempo, e a consolidação dos “territórios” de atuação de cada uma das ciências, ficando estes bem melhor definidos, História e Literatura firmaram-se como áreas independentes entre si. Entretanto, ainda que reconhecidos como conhecimentos científicos específicos, com pressupostos teórico-metodológicos próprios, os estudos históricos e literários continuaram guardando entre si diversas similaridades e, mesmo quando discrepantes, deixavam em aberto uma extensa possibilidade de análises interdisciplinares.

De acordo com tal perspectiva a Revista Historiae organizou o Dossiê “História e Literatura”, reunindo diversos especialistas que promovem diálogos entre as duas áreas do saber humano. Esta coletânea foi extremamente profícua, trazendo escritos de vários estudiosos europeus e oriundos de diferentes instituições nacionais, os quais uniram esforços para construir esta edição. Fica o sincero agradecimento, à Profa. Dra. Vania Pinheiro Chaves, sem a qual seria inviável este número especial.

Ao lado dos artigos que apresentam estudos de caso específicos das tantas interações entre História e Literatura, o Dossiê também se compõe de uma seção destinada a Documentos e Recensões que trilham pela temática escolhida para compor a edição. Assim, a Historiae dá continuidade a sua caminhada de mais de três décadas em direção à divulgação da pesquisa acadêmico-científica.

Francisco das Neves Alves – Presidente do Corpo Editorial


ALVES, Francisco das Neves. Apresentação. Historiae, Rio Grande- RS, v. 6, n. 1, 2015. Acessar publicação original [DR]

Acessar dossiê

 

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.