1759-2009: duzentos e cinquenta anos da expulsão dos jesuítas das Américas / Revista do IHGB / 2009

Em 2009 realizamos, no IHGB, vários cursos, seminários e encontros sob a coordenação da professora doutora Mary Del Priore. Dois encontros foram selecionados, pela presidência e comissão da Revista, para serem publicados: o Seminário França- Brasil cujos textos se encontram na revista 444, no prelo, e o Curso 1759-2009, duzentos e cinquenta anos da expulsão dos jesuítas das Américas, realizado entre 4 e 8 de maio de 2009.

Os textos dos palestrantes do Curso sobre os jesuítas formaram um expressivo dossiê organizado pelas professoras Marcia Amantino e Eliane Cristina Deckmann Fleck. A Direção da Revista publica integralmente os textos recebidos, após o julgamento dos pareceristas, para evitar um comprometimento acadêmico embora alguns tenham um número de páginas que ultrapassa normas da própria Revista. Isso significou o corte de artigos diversos que haviam nos chegado em 2009 mas estamos confiantes que, nesse caso, os meios justificam os fins: ter um dossiê expressivo, fechado e de muito bom nível.

Inicialmente temos o trabalho síntese do professor Francisco José Calazans Falcon intitulado Pombal e a Companhia de Jesus. Seguem-se:

Renato Pereira Brandão estudando A Companhia, Gusmão e Pombal do Tratado de MAdri; Maria Cristina Bohn Martins com o estudo José Cardiel, trajetória de viagem; Maria Luisa Nabinger com Capuchinhos e Jesuítas: emissários do poder político europeu (século XVI-XVII); Eliane Cristina Deckman Fleck com A expulsão da Companhia de Jesus do Brasil na visão de um escritor romântico e nacionalista do século XIX; Beatriz Helena Domingues com Antonio Vieira entre o púlpito e a tribuna: algumas reflexões sobre O Sermão do Bom Ladrão e o Papel Forte; Magno Moraes Mello sobre Retórica e persuasão na arte barroca: a pintura do teto da nave da igreja do Seminário Jesuítico em Santarém; Marcia Amantino com A expulsão dos jesuítas da Capitania do Rio de Janeiro e o confisco de seus bens; Luiz Fernando Medeiros Rodrigues com A Recuperação econômica da Amazônia e a expulsão dos jesuítas do Grão-Pará e Maranhão.

Na sessão Inéditos dentre vários artigos recebidos, lidos e aprovados incluímos apenas dois. O trabalho de José Luis Cardoso, da Universidade de Lisboa intitulado A Transferência da Corte para o Brasil, 200 anos depois. Balanço Comemorativo e Historiográfico e o de Teresa Cristina de Novaes Marques da Universidade de Brasília intitulado Famílias e conspiradores em Pernambuco, 1817. Na sessão Comunicações apresentamos o trabalho de Frederico Lustosa da Costa (et alii) 1808-2008 Por uma nova história da administração pública brasileira e o trabalho de Vasco Mariz Um grande personagem do século XVII Salvador Corrêa de Sá e Benevides.

Miridan Britto Falci – Sócia titular – Diretora da Revista Pós-Doutora em História – Professora Adjunto da UFRJ.


FALCI, Miridan Britto. Apresentação. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Rio de Janeiro, v.170, n.4443, p.9-10, abr./jun., 2009. Acesso apenas pelo link origina [DR].

Acessar dossiê

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.