Religião e Sociedade | Cordis – Revista Eletrônica de História Social da Cidade | 2021

A Revista Eletrônica Cordis está publicando seu Volume 1, número 26, primeiro semestre de 2021. Esta é uma Edição Especial da revista por se tratar de uma temática debatida no “I Simpósio Internacional de Estudos Pós-Graduados em História das Religiões: Estado e Igreja em Debate, realizado no segundo semestre de 2020 de forma virtual, uma iniciativa da pós-graduação lato sensu da Universidade Cruzeiro do Sul e sua Diretoria de Ensino a Distância (DEA), em parceria com o Núcleo de Estudos de História Social da Cidade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (NEHSC da PUC-SP). Os artigos, pesquisas e resenha deste número está em sintonia com as inquietações que esta temática vem provocando na sociedade, portanto o título para esta edição é Religião e Sociedade.

Os docentes e pesquisadores que enviaram seus artigos atuam em Instituições de Ensino Superior e Núcleos de Pesquisa do Brasil e do Estrangeiro (Argentina, Chile e Polônia), acumulando experiências em pesquisas e debates com participação em eventos nacionais e internacionais em seus países. Os autores tem formação em diferentes cursos de graduação e pós-graduação, no Brasil e no Estrangeiro, sendo especialistas nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, atuantes em suas áreas de especialidade: História, Antropologia, Ciências Sociais e Teologia, o que contribuirá bastante para o debate/conhecimento sobre a temática proposta para esta edição da Cordis, pois Religião e Sociedade foram analisadas em suas múltiplas faces, percorrendo caminhos que passam pela religiosidade popular, pela arte, pela política e pelas teorias e metodologias da História das Religiões, ou seja, as abordagens teóricas, os métodos e as fontes são bastante amplas e colaboram para problematizar nossa proposta temática, e que são também pertinentes aos objetos de estudos dos pesquisadores aqui reunidos com suas reflexões consistentes e instigantes.

Este número especial da Revista Eletrônica Cordis possui 11 (onze) artigos temáticos, dois comunicados de pesquisa e uma resenha abordando a religião na sociedade como espaço de conflitos, tensões e conciliações. Aproveito a oportunidade para agradecer a participação de nossos colegas autores e autoras que se empenharam para que este evento chegasse a bom termo e a parceria entre o Núcleo de Estudos de História Social da Cidade (NEHSC PUC-SP) e a Diretoria de Ensino a Distância (DEA UNICSUL) fato que ocorre há alguns anos e que pretendemos estreitar cada vez mais para colaborar com a atuação e divulgação do trabalho de nossos pesquisadores e parceiros nas áreas de pesquisa e formação, dando oportunidade a novos pesquisadores para a área das Ciências Humanas e Sociais, com destaque para o estudo das Cidades.

São Paulo, Primeiro Semestre de 2021.


Organizadores

Edgar da Silva Gomes

Yvone Dias Avelino


Referências desta apresentação

Apresentação. Cordis – Revista Eletrônica de História Social da Cidade. São Paulo, v.1, n.26, p.01-02, 2021. Acessar publicação original [DR]

Acessar dossiê

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.