Códice Costa Matoso / Varia História / 1999
É com grande satisfação que a Fundação João Pinheiro e a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais presenteiam pesquisadores da história colonial brasileira com este número especial da revista Varia Historia, dedicado ao Códice Costa Matoso. Este trabalho complementa o projeto Códice Costa Matoso, desenvolvido desde janeiro de 1997 pelo Centro de Estudos Históricos e Culturais da Fundação João Pinheiro.
A parceria não poderia ser mais oportuna, pois comemora a divulgação de documentos inéditos sobre a América portuguesa e sobre Minas Gerais especificamente, por intermédio de uma edição especial de uma das mais importantes revistas de divulgação de trabalhos históricos, já em seu 21º número, fato raro no país.
Esta obra só foi possível graças à colaboração de eméritos pesquisadores, ·no Brasil e no exterior, que atenderam de forma pronta e entusiasmada ao nosso convite. A contribuição de todos resultou em uma edição que tornar-se-á, decerto, de grande importância para a historiografia brasileira e referência para um grande número de estudiosos.
Iniciativas como esta demonstram que a união de forças é um dos caminhos mais proficuos para o fortalecimento das instituições de pesquisa e para a disseminação do conhecimento.
Ciro Flávio C. Bandeira de Melo – Editor da Varia Historia
João Batista Rezende – Presidente da Fundação João Pinheiro
MELO, Ciro Flávio C. Bandeira de; REZENDE, João Batista. Apresentação. Varia História, Belo Horizonte, v.15, n.21, jul., 1999. Acessar publicação original [DR]