Concepção e Desenvolvimento de Material Didático | Educação a Distância | 2017

Prezado leitor,

No Claretiano – Rede de Educação, foi constituído o Grupo de Pesquisa em Concepção e Desenvolvimento de Material Didático, o qual teve sua criação motivada por uma Política de Material Didático adotada pela Instituição. Desde então, vem consolidando projetos de melhoria contínua de Material Didático, bem como na linha de capacitação dos profissionais e pesquisadores envolvidos no desenvolvimento de recursos didático/pedagógicos voltados ao processo de ensino e aprendizagem. Desde sua criação, os resultados das reflexões e do trabalho do grupo vêm sendo aplicados no Material Didático produzido pelo Claretiano, obtendo-se significativos avanços nos modelos adotados, prognosticando, gradativamente, a convergência de mídias (texto, imagem, som e movimento) numa estrutura informacional hipertextual alinhada às TICs e aplicável a diversos contextos educacionais.

Em 2017, o grupo de pesquisa foi oficializado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e, como resultado do trabalho do grupo, nesta edição da Revista Educação a Distância, apresentamos o Dossiê Concepção e Desenvolvimento de Material Didático, no qual reunimos oito artigos inéditos, elaborados por colaboradores do setor de Editoração do Claretiano – Centro Universitário, sendo sete artigos centrados em revisão da literatura e um, em relato de experiência.

No primeiro artigo, A Autoria na EaD frente aos Direitos Autorais, a autora Maria Beatriz Nazar Bergamo Abeid destaca a importância do autor de conteúdos didáticos-pedagógicos conhecer os aspectos legais referentes à utilização de conteúdos disponíveis na internet.

Em seguida, a autora Dandara Louise Vieira Matavelli, em seu artigo O texto didático na EaD: vantagens da elaboração dedicada, traz uma reflexão tocante à elaboração dedicada de materiais didáticos, em especial do texto didático para cursos de EaD.

O artigo O Uso das Bibliotecas Digitais na EAD, elaborado por Lidiane Maria Magalini, trata do uso das bibliotecas digitais em cursos de Graduação na EaD, discutindo se o acervo digital deve ser utilizado como referência complementar ou básica para o estudo dos alunos.

O artigo O Uso de Recursos Metacognitivos como Facilitadores de Aprendizagem no Material Didático, de autoria de Carolina de Andrade Baviera, discute a importância do aluno desenvolver as habilidades metacognitivas para a aprendizagem e a inserção dos recursos metacognitivos no material didático para EaD.

O artigo Hipertexto: uma mudança de paradigma na construção do Material Didático Mediacional, de autoria de Raquel Baptista Meneses Frata, destaca a existência de um leitor imersivo que não se adapta à estrutura linear do texto, o que pode afetar a produção de material didático para EaD.

O autor Raphael Fantacini de Oliveira, em seu artigo Produção de Material Didático on-line para EaD: Relato de experiência – Materiais on-line do Claretiano – Centro Universitário, teve como objetivo analisar uma proposta de implantação de um material didático no formato on-line para a Educação a Distância.

No artigo Teorias pedagógicas aplicadas à Educação a Distância, as autoras Camila Maria Nardi Mattos e Luciana A. Mani Adami, investigam as teorias pedagógicas e suas contribuições para a Educação a Distância.

E, para finalizar o dossiê, o autor Filipi Andrade de Deus Silveira, em seu artigo Texto Didático para EaD: relatos de experiência, apresenta uma revisão bibliográfica de relatos de experiência de profissionais envolvidos na implantação de textos didáticos para EaD.

Desejamos a todos uma boa leitura e que os artigos aqui apresentados possam contribuir para a pesquisa e análise acadêmica da EaD, bem como incentivar os estudos nessa crescente área do conhecimento.


Organizadores

Lidiane Maria Magalini – Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Concepção e Desenvolvimento de Material Didático.

Rodrigo Ferreira Daverni – Coordenador do Grupo de Pesquisa em Concepção e Desenvolvimento de Material Didático


Referências desta apresentação

MAGALINI, Lidiane Maria; DAVERNI, Rodrigo Ferreira. Editorial. Educação a Distância. Batatais, v. 7, n. 2, p.7-8, jun./dez. 2017. Acessar publicação original [DR]

Acessar dossiê

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.