Cultura Digital e Inovação EmRede: produções do ESUD 2015 | EmRede – Revista de Educação a Distância | 2015

Prezado(a) Leitor(a),

A Revista de Educação a Distância EmRede tem como foco divulgar as pesquisas e experiências realizadas pelos profissionais da área de educação a distância. Desde seu lançamento, durante o XI Congresso de Ensino Superior a Distância (ESUD), tem publicado artigos convidados de renomados pesquisadores na área e artigos que foram considerados destaque durante o congresso, por sua pertinência ao tema e contribuições à comunidade envolvida com a educação a distância pública, gratuita e de qualidade.

O presente número foi constituído nessa mesma perspectiva. Em 2015, a Universidade do Estado – UNEB – foi a instituição organizadora do XII ESUD e decidiu por ampliar o escopo do congresso, trazendo palestrantes internacionais, realizando, em paralelo, o I Congresso Internacional de Educação a Distância – CIESUD, com o tema “Cultura Digital e Inovação: tecnologia educacional e dispositivos móveis”.

Assim, a primeira seção desse número da Revista EmRede é constituído por seis artigos dos palestrantes convidados do I CIESUD. Esses artigos relatam experiências no uso das tecnologias em Portugal (descrevendo uma proposta de formação de docentes para a Universidade Aberta de Portugal) e Espanha (sobre os ambientes de aprendizagem utilizados no ensino de música nas escolas catalãs); e em instituições brasileiras, focando no uso de ferramentas de avaliação dos ambientes virtuais de aprendizagem e a ampliação do uso de recursos educacionais abertos e software livre. Esta seção inclui ainda uma pesquisa bibliográfica sobre a produção científica em EaD, realizada em instituições públicas entre 2010 e 2015, tendo como base as publicações nos anais dos ESUD que foram realizados neste período.

A segunda seção envolve um conjunto de artigos científicos, selecionados a partir da análise dos 186 trabalhos aprovados pelo Comitê Científico para apresentação durante o XII ESUD. Dentre esses, os editores selecionaram 20 trabalhos e seus autores foram convidados a submetê-los à Revista EmRede, após reformulação e adequação. Um grupo de pareceristas ad hoc, constituído por professores doutores de instituições de ensino superior, selecionou oito artigos para publicação.

Esses artigos envolvem diversos temas, tais como um modelo para a Gestão na EaD; a avaliação da qualidade de serviços de cursos a distância; a questão da interatividade em cursos a distância; a importância da fluência tecnológica dos tutores; a institucionalização da EaD em uma universidade federal; a integração dos ambientes virtuais de aprendizagem com os sistemas acadêmicos; a aproximação entre modalidades de ensino a distância e presencial em cursos técnicos de nível médio e superiores nos Institutos Federais e, por fim, a proposta de otimizar o desempenho da transmissão de mensagens de um Ambiente Virtual Colaborativo em Grande Escala.

Esses textos refletem a diversidade de pesquisas na área de Educação a Distância e que são compartilhadas durante o Congresso de Ensino Superior a Distância, promovido anualmente pela Associação Universidades em Rede – UniRede.

Por fim, gostaria de registrar o nosso agradecimento à equipe do Núcleo de Apoio à Educação a Distância (NAPEAD) da Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que elaborou a identidade visual da Revista EmRede e propôs a capa desse volume que agora lançamos.

Deixo também meu agradecimento aos Editores e Pareceristas, que nos auxiliaram nessa tarefa.

Nossa expectativa é colaborar com a divulgação da pesquisa em Educação a Distância e continuarmos trabalhando para que a Revista de Educação a Distância EmRede possa ser reconhecida como contribuição relevante para a área.


Organizador

Mára Lúcia Fernandes Carneiro – Editora-chefe.


Referências desta apresentação

CARNEIRO, Mára Lúcia Fernandes. Editorial. Cultura Digital e Inovação EmRede: produções do ESUD 2015. EmRede – Revista de Educação a Distância. Porto Alegre, v. 2, n. 2, 2015. Acessar publicação original [DR]

Acessar dossiê

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.