Educação a Distância em cenários em transição | EmRede – Revista de Educação a Distância | 2018

Caras leitoras e caros leitores,

Temos a satisfação de apresentar este dossiê da Revista EmRede, voltado para a temática “Educação a Distância em cenários em transição”. Temos aqui um interessante conjunto de textos sobre a Educação a Distância (EaD), selecionados entre as discussões e reflexões apresentadas na 4ª edição do CIET:EnPED:2018 (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância) — um evento organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte) e pela Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD), da Universidade Federal de São Carlos, realizado entre os dias 26 de junho e 13 de julho de 2018.

Entre as mais de cinco centenas de textos apresentados no congresso, todos avaliados por doutores envolvidos no Comitê Científico do evento, foram selecionadas quase duas dúzias de estudos sobre a Educação a Distância. Os autores desses textos foram convidados a reformular a sua reflexão para submissão ao processo editorial da revista, compondo esta publicação especial sobre a EaD, aqui apresentada a você leitor. Foram contemplados autores com vasta experiência na EaD, oriundos de diferentes regiões do país e do exterior.

Dentre as temáticas desta edição especial, encontram-se dois artigos que tratam sobre a gestão de Polos de Apoio Presencial em sua articulação com as universidades mantenedoras dos cursos a distância, acrescido de uma análise das metodologias ágeis para o desenvolvimento de soluções em EaD em universidades corporativas. O volume conta também com textos sobre a educação híbrida sob diferentes perspectivas, como o blended learning e a sala de aula invertida. São temáticas pertinentes às transformações que decorrem dos avanços das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Por seu turno, a avaliação de cursos é discutida em outros dois artigos do dossiê, que destacam a importância dos diagnósticos e instrumentos de análise essenciais para repensar a qualidade e práticas de formação a distância.

A formação na área de segurança pública e saúde indígena, bem como a possibilidade de implementação da EaD para os sistemas prisionais, são contribuições de outros três textos deste dossiê, que mostram a modalidade como meio de atendimento às mais diversas áreas do conhecimento e para sujeitos em diferentes contextos. Corroborando essa perspectiva, tem-se o artigo que trata do conceito de Educação, em sua dimensão mais ampla, caracterizando a EaD como um princípio educativo.

Em outros textos do dossiê, autores exploram e ampliam o debate sobre os processos educativos, considerando a autonomia de alunos em ambientes virtuais, o sucesso (e as controvérsias) das tecnologias como mediadoras dos processos de ensino-aprendizagem, o uso de plataformas colaborativas nas instituições escolares de modo contextualizado, assim como os conceitos pedagógicos da relação professor-estudante. O compartilhamento de conteúdos para a construção de conhecimento nas discussões de fóruns e a utilização de materiais didáticos impressos no contexto da EaD se somam às demais discussões que envolvem as atividades educacionais anteriormente expostas.

Do conjunto de textos selecionados para o presente dossiê, têm-se ainda quatro reflexões envolvendo a docência no contexto da Educação a Distância. A formação inicial de professores na EaD é explorada em um dos textos; a aprendizagem da docência virtual, mediada pelas TDIC, é objeto de análise em outro texto; enquanto o terceiro artigo discorre sobre as práticas de tutoria a distância e presencial; e, finalizando, com um estudo sobre o trabalho docente no contexto da EaD. Observa-se que são textos importantes para quem deseja compreender melhor a formação de docentes pela e para a modalidade de EaD, inclusive através de ações de extensão focadas na formação continuada, cumprindo uma das missões de nossas universidades.

Sob diferentes perspectivas, percebemos que o conjunto de textos selecionados possibilita, auxilia e estimula os pesquisadores e os educadores interessados no processo de aprofundamento de determinadas questões problematizadoras que permeiam o processo formativo na EaD. Desta forma, acreditamos que esta publicação trará boas contribuições para as discussões, sobretudo aquelas envolvendo a inovação na educação a distância em cenários em transição.

Esperamos que o presente dossiê cumpra a expectativa do leitor, sendo fonte de reflexões e aprendizagens diretas ou indiretas.

Boa leitura!


Organizadores

Berenice Prado

Braian Veloso

Daniel Mill

Mára Lúcia Fernandes Carneiro


Referências desta apresentação

PRADO, Berenice; VELOSO, Braian; MILL, Daniel; CARNEIRO, Mára Lúcia Fernandes. Editorial. EmRede – Revista de Educação a Distância. Porto Alegre, v. 5, n.3, p.359-360, 2018. Acessar publicação original [DR]

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