Educar em Revista, Volume: 37, 2021.

Educar em Revista1 Educar em Revista

Publicar a Educar em Revista em meio a tantos solavancos e retrocessos Editorial

Apresentação – Narrativas biográficas, temporalidades e hermenêutica do sujeito Dossiê – A Dimensão Biográfica Como Processo De Formação E De Compreensão De Si E Do Mundo

Apresentação – História da educação do corpo: pesquisas para uma noção em construção Dossiê – Corpo E História: Os Múltiplos Processos De Educação Do Corpo

  • Quitzau, Evelise Amgarten; Moreno, Andrea
  • Resumo: EN PT
  • Texto: EN PT
  • PDF: EN PT
  • Educação do corpo: apontamentos para a historicidade de uma noção Dossiê – Corpo E História: Os Múltiplos Processos De Educação Do Corpo
  • Soares, Carmen Lucia
  • Resumo: EN PT
  • Texto: EN PT
  • PDF: EN PT
  • Uma moral “corporal” generificada nos manuais escolares franceses de moral e de higiene (1880-1974) Dossiê – Corpo E História: Os Múltiplos Processos De Educação Do Corpo
  • Gleyse, Jacques; Lima Neto, Avelino Aldo de
  • Resumo: EN PT
  • Texto: EN PT
  • PDF: EN PT
  • Identidades masculinas, expressão corporal e educação física na França entre 1967 e 1985 Dossier – Corps Et Histoire : Les Multiples Processus D’education Du Corps
  • Iffrig, Nicolas; Saint-Martin, Jean
  • Resumo: EN FR PT
  • Texto: FR PT
  • PDF: FR PT
  • “Não pode casar ainda/só depois que se formar”: controle do corpo e formação de professoras normalistas na capital do Brasil (1920-1950) Dossiê – Corpo E História: Os Múltiplos Processos De Educação Do Corpo
  • Lima, Fábio Souza
  • Resumo: EN PT
  • Texto: EN PT
  • PDF: EN PT
  • Escritos de L. G. Kumlien e os indícios de variadas ginásticas suecas Dossiê – Corpo E História: Os Múltiplos Processos De Educação Do Corpo
  • Bonifácio, Iara Marina dos Anjos; Baía, Anderson da Cunha
  • Resumo: EN PT
  • Texto: EN PT
  • PDF: EN PT
  • Jogos ao ar livre nas escolas primárias de Metz (1919-1932) Dossiê – Corpo E História: Os Múltiplos Processos De Educação Do Corpo
  • Grün, Laurent
  • Resumo: EN FR PT
  • Texto: FR PT
  • PDF: FR PT
  • Na trilha da educação norte-rio-grandense: a emergência das práticas escoteiras na cidade do Natal no início do século XX Dossiê – Corpo E História: Os Múltiplos Processos De Educação Do Corpo
  • Leandro, Andressa Barbosa de Farias
  • Resumo: EN PT
  • Texto: EN PT
  • PDF: EN PT
  • A produção da Education Physique Sportive Generalisée na França: o esporte como possibilidade educativa Dossiê – Corpo E História: Os Múltiplos Processos De Educação Do Corpo
  • Cunha, Luciana Bicalho da
  • Resumo: EN PT
  • Texto: EN PT
  • PDF: EN PT
  • Alterações curriculares a partir dos documentos oficiais na formação de professores de educação física no Uruguai nos anos 1960 Dossier – Cuerpo E Historia: Los Multiples Procesos De Educación Del Cuerpo
  • Dogliotti, Paola
  • Resumo: EN ES PT
  • Texto: ES
  • PDF: ES
  • Entre o “pátio” e o “papel”. Uma análise das propostas curriculares para a formação de professores de Educação Física, Argentina (1970-1989) Dossier – Cuerpo E Historia: Los Múltiples Procesos De Educación Del Cuerpo
  • Levoratti, Alejo
  • Resumo: EN ES PT
  • Texto: ES
  • PDF: ES
  • Luzes, câmera… Educação no corpo e do caráter nos cinejornais de Max Glücksmann (1913-1915) Dossier – Cuerpo E Historia: Los Múltiples Procesos De Educación Del Cuerpo
  • Galak, Eduardo
  • Resumo: EN ES PT
  • Texto: ES
  • PDF: ES
  • Os quadrinhos de Caxuxa e suas mensagens às crianças: considerações a respeito do corpo infantil na revista “Cirandinha” (anos de 1950) Dossiê – Corpo E História: Os Múltiplos Processos De Educação Do Corpo
  • Roveri, Fernanda Theodoro; Santos, Maria Walburga dos
  • Resumo: EN PT
  • Texto: EN PT
  • PDF: EN PT
  • Um dândi nos trópicos: esporte e educação do corpo nas crônicas de Paulo Barreto (João do Rio) Dossiê – Corpo E História: Os Múltiplos Processos De Educação Do Corpo
  • Capraro, André Mendes; Silva, Marcelo Moraes e
  • Resumo: EN PT
  • Texto: EN PT
  • PDF: EN PT
  • Diversão, doença e educação dos corpos na Comarca de Vila Rica (século XVIII) Dossiê – Corpo E História: Os Múltiplos Processos De Educação Do Corpo
  • Rosa, Maria Cristina
  • Resumo: EN PT
  • Texto: EN PT
  • PDF: EN PT

Apresentação – Ensino de História: entre Bases Nacionais e a formação de professores Dossiê – Bases Nacionais E O Ensino De História Embates, Desafios E Possibilidades Na/entre A Educação Básica E A Formação De Professores

  • Gonçalves, Nádia Gaiofatto; Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa
  • Resumo: EN PT
  • Texto: EN PT
  • PDF: EN PT
  • O banho, a água, a bacia e a criança: história e historiadores na defenestração da primeira versão da Base Nacional Curricular Comum de História para o Ensino Fundamental Dossiê – Bases Nacionais E O Ensino De História Embates, Desafios E Possibilidades Na/entre A Educação Básica E A Formação De Professores
  • Cerri, Luis Fernando; Costa, Maria Paula
  • Resumo: EN PT
  • Texto: EN PT
  • PDF: EN PT
  • Vitória da tradição ou resistência da inovação: o Ensino de História entre a BNCC, o PNLD e a Escola Dossiê – Bases Nacionais E O Ensino De História Embates, Desafios E Possibilidades Na/entre A Educação Básica E A Formação De Professores
  • Oliveira, Sandra Regina Ferreira de; Caimi, Flávia Eloisa
  • Resumo: EN PT
  • Texto: EN PT
  • PDF: EN PT
  • BNCC e Ensino de História: horizontes possíveis Dossiê – Bases Nacionais E O Ensino De História Embates, Desafios E Possibilidades Na/entre A Educação Básica E A Formação De Professores
  • Ralejo, Adriana Soares; Mello, Rafaela Albergaria; Amorim, Mariana de Oliveira
  • Resumo: EN PT
  • Texto: EN PT
  • PDF: EN PT
  • Trabalho e política para Ensinar História: apontamentos sobre a BNCC e a Educação Profissional e Tecnológica Dossiê – Bases Nacionais E O Ensino De História Embates, Desafios E Possibilidades Na/entre A Educação Básica E A Formação De Professores
  • Santos, Bergston Luan
  • Resumo: EN PT
  • Texto: EN PT
  • PDF: EN PT
  • Ensinar História na Base Nacional Comum de Formação de Professores: a atitude historiadora convertendo-se em competências Dossiê – Bases Nacionais E O Ensino De História Embates, Desafios E Possibilidades Na/entre A Educação Básica E A Formação De Professores
  • Santos, Maria Aparecida Lima dos
  • Resumo: EN PT
  • Texto: EN PT
  • PDF: EN PT
  • Educação para as Relações Étnico-Raciais e a formação de professores de História nas novas diretrizes para a formação de professores! Dossiê – Bases Nacionais E O Ensino De História Embates, Desafios E Possibilidades Na/entre A Educação Básica E A Formação De Professores
  • Coelho, Mauro Cezar; Coelho, Wilma de Nazaré Baía
  • Resumo: EN PT
  • Texto: EN PT
  • PDF: EN PT
  • Possibilidades na luta pelo ensino de histórias negras na era das bases nacionais curriculares no Brasil e nos Estados Unidos: a Lei 10.639/03 e os National History Standards Dossiê – Bases Nacionais E O Ensino De História Embates, Desafios E Possibilidades Na/entre A Educação Básica E A Formação De Professores
  • Pereira, Amilcar Araujo; Silva, Jessika Rezende Souza da
  • Resumo: EN PT
  • Texto: EN PT
  • PDF: EN PT
  • O jardim do vizinho é mais bonito ou está mais longe de nossos olhos? Os conteúdos do passado recente na BNCC de História no Brasil e os NAP na Argentina Dossiê – Bases Nacionais E O Ensino De História Embates, Desafios E Possibilidades Na/entre A Educação Básica E A Formação De Professores
  • Rocha, Helenice Aparecida Bastos; González, María Paula
  • Resumo: ES PT
  • Texto: ES PT
  • PDF: ES PT
  • Brasil, Colômbia e México. Políticas curriculares recentes para o ensino de História e de Ciências Sociais na educação básica e formação inicial de professores Dossier – Bases Nacionales Y Enseñanza De Historia: Enfrentamientos, Desafíos Y Posibilidades En / Entre La Educación Básica Y La Formación Docente
  • Santiago, Léia Adriana da Silva; Giraldo, Martha Cecilia Gutiérrez; Escalante, Paulina Latapi
  • Resumo: EN ES PT
  • Texto: PT
  • PDF: PT
  • O ensino de história e ciências sociais na educação primária na Colômbia: das políticas curriculares às práticas educacionais Dossier – Bases Nacionales Y Enseñanza De Historia Enfrentamientos, Desafíos Y Posibilidades En / Entre La Educación Básica Y La Formación Docente
  • Hernández, Diana Marcela Arana; Giraldo, Martha Cecilia Gutiérrez
  • Resumo: EN ES PT
  • Texto: ES
  • PDF: ES
  • O currículo de história em Inglaterra, Portugal e Espanha: contextos diferentes e problemas comuns Dossier – Bases Nacionales Y Enseñanza De Historia Enfrentamientos, Desafios Y Posibilidades En / Entre La Educación Básica Y La Formación Docente
  • Santisteban, Antoni; Gomes, Alfredo; Sant, Edda
  • Resumo: EN ES PT
  • Texto: ES
  • PDF: ES

Apresentação – Educação Ambiental e o contexto escolar brasileiro: desafios presentes, reflexões permanentes Dossiê – Educação Ambiental E A Escola Básica: Contextos E Práticas

Apresentação – Estudos sobre implementação de políticas públicas e suas relações com a (re) produção de desigualdades educacionais: um campo em construção Dossiê – Implementação De Políticas Públicas Para O Combate Às Desigualdades Educacionais

Apresentação – Criatividade e emoção na educação como desafio Dossiê – Criatividade, Emoção E Educação

Apresentação – Movimentos avaliativos na e da Educação Infantil Dossiê – Desafios Da Avaliação Na E Da Educação Infantil

 

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.