História e Saúde | Revista Latino-Americana de História | 2014

O conjunto de textos reunidos nesta nova edição da Revista Latino-Americana de História possui a sua própria historicidade. Os artigos referentes à seção Dossiê são mais recentes e surgiram como resposta dos autores à proposta de publicar textos sobre a História da Saúde – aqui entendida no seu sentido mais amplo que contempla as diferentes formas de percepção e representação das doenças e as práticas de cura. Nesta perspectiva, importa ressaltar a participação dos pesquisadores que colaboraram como autores para a composição da seção Dossiê.

Viviane Trindade Borges contribuiu com uma análise da questão da loucura em Santa Catarina a partir dos arquivos da Penitenciária de Florianópolis e o Hospital Colônia Sant’Ana. André Soares Anzolin abordou o impacto da pandemia de varíola que atingiu a população Tupi entre os anos de 1562-64 e destacou a memória construída pelos nativos diante da trágica experiência de contato com a varíola. Hstefany Pereira Muniz Araújo explorou o Jornal do Rio Branco como fonte documental para o estudo das doenças e das condições sanitárias na cidade de Rio Branco (Roraima), no período da Primeira República. Daiane Silveira Rossi elaborou uma reflexão sobre a influência de Pierre Bourdieu, Norbert Elias e Michel Foucault nos estudos de História da Saúde. Finalizando a seção Dossiê, Mariana Alliatti Joaquim apresentou os resultados da sua pesquisa sobre a obra do padre José Sanchez Labrador, destacando os registros feitos por este jesuíta a respeito do uso terapêutico de insetos entre os nativos da América.

Na sequência da Revista, os textos publicados na seção Artigos possuem em comum a abertura para as questões culturais, a abordagem interdisciplinar dos temas e a preocupação com a produção do conhecimento histórico. Mariana Couto Gonçalves trabalhou as relações entre a História e a Literatura, destacando as particularidades destes dois gêneros de narrativa. Elba Monique Chagas da Cunha escreveu sobre relações entre os portugueses e os nativos nos sertões de Pernambuco e ressaltou experiências de negociação e conflitos que influenciaram na formação de representações sobre os indígenas. Paulo Rogério Melo de Oliveira abordou o processo de canonização do padre Roque González de Santa Cruz e apresentou uma interessante reconstituição dos procedimentos da Igreja durante a beatificação deste jesuíta. Luis Fernando Tosta Barbato escreveu sobre as relações entre o Brasil e a França no século XIX, concedendo uma atenção especial para as representações da natureza e do povo brasileiro publicadas na revista Revue des Deux Mondes. E completando o conjunto de textos da seção Artigos, os autores Rafael Alvariza Allende e Isabel Clemente abordaram as negociações diplomáticas ocorridas entre o Uruguai e o Brasil na Primeira República.

Na seção Resenhas, o texto de Janaína Alexandra Capistrano da Costa analisou a construção de uma memória chilena a partir do golpe contra Allende; e o texto de Antero Maximiliano Reis abordou os fluxos migratórios da Colômbia contemporânea.

Publicando este conjunto de textos, intencionalmente distribuídos entre a seção Dossiê, a seção Artigos e a seção Resenhas, o Conselho Editorial da RLAH reforça o seu compromisso com a produção e difusão do conhecimento histórico e agradece aos autores e avaliadores que contribuíram para a conclusão da Edição Volume 3, Nº 12, referente ao segundo semestre de 2014.


Organizadores

Editores da RLAH


Referências desta apresentação

Editores. Apresentação. Revista Latino-Americana de História. São Leopoldo, v.3, n.12, p. 4-5, 2014. Acessar publicação original [DR]

Acessar dossiê

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.