Neste número a Historiæ traz ao seu público leitor o Dossiê “História, memória e patrimônio”, abordando prismas diversificados a respeito do tema, tal como foi a proposta fundamental do encontro da ANPUH-RS, neste ano de 2012. A articulação de debates envolvendo as inter-relações entre a ciência histórica, a memória e o patrimônio trazem à tona uma das mais importantes interfaces da contemporaneidade em relação ao papel social do historiador, bem como no que tange à regulamentação de sua profissão.

Dessa maneira, o referido Dossiê reflete muito das discussões travadas durante o Encontro Estadual de História, a mais importante dentre as atividades científicas organizadas pela ANPUH-RS. Tal evento é realizado bienalmente, nos anos pares, contando com um tema central escolhido de acordo com a pertinência historiográfica e social. Nesse sentido, o XI Encontro Estadual de História ocorreu entre os dias 23 e 27 de julho de 2012, nas dependências da Universidade Federal do Rio Grande, tendo por escopo principal “História, memória e patrimônio”.

A Revista publica também artigos independentes que trazem variadas abordagens de natureza histórica, envolvendo temas como a imprensa, o trabalho, o livro didático, a política, o ambiente e o ensino. Compõe também este número uma resenha a respeito de obra voltada à formação histórica latino-americana.

Com o volume 3 / número 3, a Historiæ – Revista de História da Universidade Federal do Rio Grande continua em sua empreitada de promover uma ampla divulgação da produção acadêmico-científica e cultural voltada aos estudos de cunho histórico promovidos mormente no meio universitário.

Francisco das Neves Alves – Presidente do Corpo Editorial


ALVES, Francisco das Neves. Apresentação. Historiae, Rio Grande- RS, v. 3, n. 3, 2012. Acessar publicação original [DR]

Acessar dossiê

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.