Mundo romano | Fênix – Revista de História e Estudos Culturais | 2007

Tanto nos manuais escolares quanto em revistas de divulgação de temas históricos, filmes e programas de televisão, ressalta-se o quanto nossa sociedade ocidental parece ter algumas de suas origens no mundo romano. Enfatiza-se a origem latina de nossa língua, a inspiração latina de nossa legislação, a permanência de alguns costumes, muitos deles cristianizados ao longo dos tempos medievais. De qualquer forma, o mundo romano parece uma realidade tão longe e tão perto temporal e espacialmente falando.

O lançamento de uma coleção de DVDs, intitulada “Roma”, que abarca a primeira temporada de uma série exibida num canal de televisão a cabo, recolocou na ordem do dia os assuntos romanos. Mas a partir de um ponto de vista histórico, torna-se cada vez mais importante repensar os romanos, tomando-se como referência os documentos por eles produzidos e o que podemos repensar de suas ações a partir dos novos conceitos, temas e metodologias que têm sido divulgados pela chamada Nova História Cultural.

Buscamos fornecer neste dossiê vários artigos de procedências diversas, que abarcam temas, também diversos, mas que se integram na tentativa de se repensar o mundo romano a partir dos documentos que deles nos chegaram, em suportes de diversas naturezas, como os textuais, os epigráficos, os numismáticos, os arqueológicos, entre outros. Tão importante quanto reler uma fonte textual, ancorados por novas abordagens, é repensar a sociedade romana tomando como ponto de partida um mosaico, uma pintura parietal ou uma efígie monetária. Vários são os documentos que o historiador clássico tem à sua disposição no estudo da Antigüidade, e os artigos ora apresentados permitem perceber como no Brasil desenvolvem-se pesquisas de ponta a respeito dos mais diversos assuntos relacionados ao mundo romano.

Variedade de abordagens e temas foi o ponto de partida para a elaboração desta coletânea de textos. Além disso, os autores apresentam formações, origens e locais de trabalho diversos, sendo todos comprometidos com a pesquisa e divulgação de informações a respeito dos estudos latinos. Reunimos no dossiê autores que exploraram temas de um arco cronológico bastante extenso. Temos artigos que abordam questões ocorridas do I ao IV século d.C., que foram produzidos por pesquisadores que estão atuando em instituições de pesquisa e ensino tão diversas quanto Unicamp, UFRJ, UFG, UFPR, UFES e UFRB.

Esperamos estar contribuindo para fornecer aos leitores um amplo leque de possibilidades para se repensar o mundo romano, no que ele tem de mais próximo e de mais distante, de peculiar e de originário, para se reexaminar sua vinculação com nossa sociedade. Na maioria das vezes é pela análise e definição do outro que conseguimos construir e definir a nossa própria identidade.

Boa leitura a todos!


Organizadora

Ana Teresa Marques Gonçalves – Professora Adjunta de História Antiga e Medieval da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora em História Econômica pela USP. E-mail:  [email protected]


Referências desta apresentação

GONÇALVES, Ana Teresa Marques. Apresentação. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais. Uberlândia, v.4, n.1, jan./marc. 2007. Acessar publicação original [DR]

Acessar dossiê

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.