Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – línguas materna e estrangeiras e suas respectivas literaturas | Revista Práticas de Linguagem | 2017

Nesta edição especial, a Revista Práticas de Linguagem elege o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – línguas materna e estrangeiras e suas respectivas literaturas. Dessa forma, reúne um vasto registro de trabalhos desenvolvidos por bolsistas, supervisores e coordenadores de área de subprojetos vinculados a diversas universidades brasileiras e a escolas públicas. Reforçando os objetivos traçados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – para o programa, o grande intento deste volume é dar visibilidade às ações de formação inicial de professores para a educação básica, além de reconhecer e valorizar o esforço despendido por todos os proponentes para refletir sobre questões específicas de ensino e aprendizagem de linguagem, de modo amplo.

Os relatos de experiência, os artigos científicos, as resenhas e a entrevista que compõem esta edição são oriundos de reflexões sobre a prática educativa e estão organizados em quatro seções temáticas, a saber: 1) a formação inicial e continuada de professor da educação básica; 2) metodologias de ensino da língua portuguesa e de suas literaturas; 3) elaboração de material didático; e 4) letramentos, multimodalidade e tecnologias no ensino de língua e literatura. Em todas elas, a discussão empreendida privilegia a presença, a participação e o engajamento dos bolsistas e supervisores pibidianos na rotina escolar, particularmente, em escolas da rede pública de ensino brasileira.

Na primeira seção, Formação inicial e continuada de professor da educação básica, o volume agrupa reflexões acerca da iniciação à docência na educação básica, sinalizando e valorizando o magistério, questões de ensino e de aprendizagem, além dos objetivos do programa e sua estreita relação com a história educacional brasileira.

Em Metodologias de ensino da língua portuguesa e de suas literaturas, são apresentados resultados de ações e reflexões docentes em contextos diversificados de ensino, o que oportuniza aos participantes desses subprojetos a participação e possibilidade de vivenciar, quando possível, estratégias inovadoras e interdisciplinares de ensino.

Na seção Elaboração de material didático apresentam-se resultados das pesquisas e relatos que atentam para a necessidade de a formação inicial proporcionar diferentes práticas de uso e de elaboração de materiais que deem suporte à atuação pedagógica em contextos situados de ensino e aprendizagem da linguagem. Isso representa certo esforço para resolver problemas didáticos e/ou adequar estratégias metodológicas reconhecidas e praticadas em diferentes momentos da observação e participação dos bolsistas nas escolas de ensino fundamental e médio.

Por fim, na quarta seção, Letramentos, multimodalidade e tecnologias no ensino de língua e literatura, são apresentados trabalhos que discutem acerca de novas ferramentas de ensinoaprendizagem de línguas e literatura, considerando, para tanto, as novas linguagens comuns ao mundo contemporâneo, bem como os novos desafios postos à escola brasileira.

Em relação às resenhas, esta edição conta com três exemplares com foco em produções do PIBID. O volume ainda traz uma entrevista com a professora doutora Marli André (PUC-SP), na qual a pesquisadora discute os impactos do PIBID para a formação dos professores e para as universidades e escolas públicas brasileiras, bem como para os demais beneficiados direta ou indiretamente pelo programa.

A apreciação dos textos revelou experiências, desafios e intervenções de ensino e de aprendizagem da língua e da literatura em diferentes situações e contextos escolares de todo o Brasil, o que demonstra o quão decisivo tem sido o programa na efetiva inserção do futuro professor nesse ambiente de trabalho, de interação com a comunidade educativa e com as condições e recursos de trabalho.

A qualidade das reflexões aqui apresentadas reforça nossa crença na valorização do processo de profissionalização docente; a necessidade de constante diálogo entre as instituições formadoras e a escola; a dinâmica inovadora e, por vezes, interdisciplinar das práticas docentes; assim como o modo como os membros desse programa têm identificado e superado questões inerentes à articulação entre teoria e prática.

Os organizadores


Referências desta apresentação

Organizadores. Apresentação. Revista Práticas de Linguagem. Juiz de Fora, v. 7, n. 2, p. 8, jul./ dez. 2017. Acessar publicação original [DR]

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