Responsabilidades e Desafios para a consolidação da EaD | EmRede – Revista de Educação a Distância | 2020

O primeiro número de 2020 tem como título “Responsabilidades e Desafios para a consolidação da EaD”, tema do XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e do VI Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD), realizados em novembro de 2019, em Teresina – Piauí – sob a coordenação da Universidade Federal do Piauí.

Como artigo de abertura, apresentamos o texto dos profs. Diogo Casanova, da University of West London e da profª. Teresa Pessoa do Departamento de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Seu artigo propõe um modelo pedagógico cujo objetivo é auxiliar o professor na proposição de atividades de aprendizagem tanto no ensino híbrido quanto na educação a distância (EaD), destacando a importância da formação pedagógica dos professores.

Os artigos subsequentes trazem questões envolvendo a gestão, analisando o papel da equipe organizacional em uma secretaria de educação a distância; as experiências de formação de docentes e tutores; os desafios para sua atuação nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) e uma proposta de instrumento de avaliação de mídias e tecnologias digitais a serem adotadas em um curso a distância. Interessante destacar outros olhares que surgem a partir de áreas distintas – como Psicologia e Letras – adotando metodologias de análise do discurso diferenciadas e ampliando o olhar sobre a EaD, refletindo sobre como esses discursos revelam não só a apropriação das tecnologias digitais, mas como se estabelece a comunicação entre professores e alunos em um AVA. A seção encerra como com um ensaio que se propõe a problematizar a EaD na discussão curricular. A seção Relatos traz experiências de formação diversas, abordando a implementação de um curso de Licenciatura em Computação a distância e uma disciplina na área da atenção primária à saúde da mulher, ministrada em Unidades Básicas de Saúde. Soma-se a organização de um evento como estratégia de formação continuada de professores e uma contribuição dos membros do Comitê Científico do ESUD 2019, registrando o processo de submissão, avaliação e registro dos trabalhos submetidos ao congresso, utilizando o Journal and Event Management System (JEMS) como gerenciador do processo. Espera-se que esse registro sirva de apoio aos comitês científicos dos futuros congressos, já que há poucos tutoriais disponíveis sobre esse sistema.

Uma novidade nessa edição foi a inclusão da seção Espaço Aberto, trazendo reflexões de colegas da UFLA, UFMG e UFAL sobre os desafios que a pandemia do COVID-19 trouxe para a educação, e que levou inúmeros países a adotar as tecnologias para superar o distanciamento e evitar a suspensão das aulas nesse momento tão incerto.

Boa leitura!


Organizador

Mára Lúcia Fernandes Carneiro – Editora-chefe Revista EmRede.


Referências desta apresentação

CARNEIRO, Mára Lúcia Fernandes. Editorial. EmRede – Revista de Educação a Distância. Porto Alegre, v. 7, n.1, p.3, 2020. Acessar publicação original [DR]

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