Revista História Hoje | São Paulo, v.1, n.1, jan./jun., 2012 / v. 9, n. 18, jul./dez. 2020.

 


Revista História Hoje. São Paulo, v. 9, n. 18, jul./dez. 2020.

Sumário

Aprendizagem histórica em tempos de rupturas de paradigmas | Renilson Rosa Ribeiro | 10.20949/rhhj.v9i18.762 |  | 1-2

Uma interpelação contínua ao Ensino de História: a aprendizagem histórica em questão | Marcella Albaine Farias da Costa, Marcus Leonardo Bomfim Martins | 10.20949/rhhj.v9i18.763 |  | 3-14

Dossiê

A abordagem de temas sensíveis em curtas-documentário: reflexões sobre os usos do passado | Marcelo Henrique Leite, Rafael Monteiro de Oliveira Cintra | 10.20949/rhhj.v9i18.670 |  | 15-33

Entre efemérides e histórias de grandes vultos: a presença de biografias nas aulas de História do Ensino Médio | Jerônimo Adelino Pereira Cisneiros Galvão | 10.20949/rhhj.v9i18.681 |  | 34-54

Ensino de História, aprendizagem significativa e a atuação do professor: desafios do tempo presente | Naicon Souza Brinco, Maria Aparecida da Silva Cabral | 10.20949/rhhj.v9i18.689 |  | 55-76

As matrizes teóricas da aprendizagem histórica no Brasil: um estudo compreensivo | Letícia Mistura | 10.20949/rhhj.v9i18.693 |  | 77-100

Para uma aprendizagem histórica: dos mitos aos desafios | Ana Isabel Moreira | 10.20949/rhhj.v9i18.654 |  | 101-124

O entrelugar do aprendizado escolar de História: uma perspectiva de História Pública | Sonia Wanderley | 10.20949/rhhj.v9i18.696 |  | 125-144

Refigurações narrativas discentes nas aulas de História: reflexões sobre aprendizagens dessa disciplina escolar | Marcus Leonardo Bomfim Martins, Alexandre Rodrigues de Frias Barbosa, Carmen Teresa Gabriel | 10.20949/rhhj.v9i18.704 |  | 145-169

Ensino de história como reativação do político | Renata da Conceição Aquino da Silva | 10.20949/rhhj.v9i18.709 |  | 170-192

Falando de História hoje

A ideia de povo brasileiro nas lições de História do professor Joaquim Silva | Halferd Carlos Ribeiro Junior, Arnaldo Pinto Junior | 10.20949/rhhj.v9i18.569 |  | 193-202

E-Storia

Entrevista – Terrie Lisa Epstein: Educação histórica: quatro abordagens | Maria da Conceição Silva, Marcelo Fronza, Rafael Saddi Teixeira | 10.20949/rhhj.v9i18.598 |  | 203-232

História Hoje na sala de aula

A metodologia WebQuest no ensino de História: uma experiência com estudantes da educação básica | Éder Dias Do Nascimento, Fábio André Hahn | 10.20949/rhhj.v9i18.572 |  | 233-257

O Ensino da história da escravidão no Rio Grande do Sul através de documentos: um relato de experiência | Vanderlei Machado, Dionathas Moreno Boenavides | 10.20949/rhhj.v9i18.595 |  | 283-302

“Desde menor, a minha escola é minha favela”: Uma análise sobre o funk enquanto dispositivo pedagógico de educação nas aulas de História e Sociologia. | Juliana da Silva Bragança, Ingra Daniela dos Santos Maciel | 10.20949/rhhj.v9i18.591 |  | 258-282

Artigos

Narrativas de estudantes do 9º ano e as ideias históricas sobre a regionalidade no Vale do Taquari – RS | Cristiano Nicolini | 10.20949/rhhj.v9i18.577 |  | 303-323

Narrativas de professoras: sentidos para o ensino de história, a docência e o currículo | Artur Nogueira Santos e Costa | 10.20949/rhhj.v9i18.580 |  | 324-345


Revista História Hoje. São Paulo, v. 9, n. 17, jan./jun. 2020.

Sumário

Ensino de História e o direito à vida | Renilson Rosa Ribeiro | 10.20949/rhhj.v9i17.750 |  | 1-2

Narrativas, Direitos Humanos e Formação de Professores de História | Raquel ALS Venera, Felipe Rodrigues da Silva | 10.20949/rhhj.v9i17.751 |  | 3-6

Dossiê

Rios de Marielle: uma experiência de formação de professores/as entre direitos humanos, patrimônio e cidade | Carina Martins Costa | 10.20949/rhhj.v9i17.644 |  | 7-34

Formação continuada de professores e educação antirracista: ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipias | Tanara Forte Furtado, Carla Beatriz Meinerz | 10.20949/rhhj.v9i17.651 |  | 35-57

Direitos humanos e conteúdos de História: relações possíveis a partir das perspectivas de professores | Fabrícia Vieira de Araújo | 10.20949/rhhj.v9i17.648 |  | 58-79

Direitos Humanos e currículo transnacional: os desafios da licenciatura em História da Unilab | Edson Holanda Lima Barboza, Silviana Fernandes Mariz | 10.20949/rhhj.v9i17.643 |  | 80-109

Conhecimento escolar sobre a Guerra do Paraguai: construção de significados e identidades, no Brasil e no Paraguai, no século XXI | André Mendes Salles, José Batista Neto | 10.20949/rhhj.v9i17.641 |  | 110-136

Ensino de História, direitos humanos e narrativas: potencialidades da pesquisa-formação | Felipe Rodrigues da Silva, Raquel ALS Venera | 10.20949/rhhj.v9i17.646 |  | 137-161

Falando de História hoje

A construção do plano de ensino de história da África no ensino superior: desafios, temas e referências | Delton Aparecido Felipe | 10.20949/rhhj.v9i17.517 |  | 162-186

História Hoje na sala de aula

A construção do conhecimento histórico escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas implicações metodológicas | Clara Zandomenico Malverdes, Maria Alayde Alcântara Salim | 10.20949/rhhj.v9i17.550 |  | 187-208

O aprendizado à mesa: alguns apontamentos sobre o ensino de história e a história da alimentação no ensino básico | Guilherme Antunes Junior | 10.20949/rhhj.v9i17.489 |  | 209-227

Resenhas

A Didática Reconstrutivista da História: uma proposta teórica e metodológica para o Ensino de História | Max Lanio Martins Pina, Maria da Conceição Silva | 10.20949/rhhj.v9i17.649 |  | 228-233

Artigos

Webquest’s e ensino: uma experiência tocantinense para aprendizagem de História | Antonio Guanacuy Almeida Moura, Braz Batista Vas | 10.20949/rhhj.v9i17.564 |  | 234-257

Aprender por aprender História: experiência e expansão da vida | Lucas Victor Silva, Nilton Mullet Pereira, Marcello Paniz Giacomoni | 10.20949/rhhj.v9i17.568 |  | 258-281

O lugar dos livros didáticos e os desafios do ensino de História do Tempo Presente | Maria Abadia Cardoso | 10.20949/rhhj.v9i17.570 |  | 282-309


Revista História Hoje. São Paulo, v. 8, n. 16, jul./dez. 2019.

Sumário

O ensino de história em combate e suas conquistas | Renilson Rosa Ribeiro | 10.20949/rhhj.v8i16.587 |  | 1-4

História e Sociedade: o ensino de história a partir de diferentes dinâmicas sociais | Aparecida Darc de Souza, Rodrigo Ribeiro Paziani, Sérgio Paulo Morais | 10.20949/rhhj.v8i16.586 |  | 5-9

Dossiê

Hegemonia e ensino de história: algumas considerações sobre o Mato Grosso do Sul | Renato Jales Silva Junior | 10.20949/rhhj.v8i16.447 |  | 10-28

Indagações sobre o sentido do ensino de História e a construção da democracia no Brasil | Aparecida Darc Souza | 10.20949/rhhj.v8i16.494 |  | 29-49

Da aprendizagem conceitual à orientação temporal: pressupostos e indagações das/às investigações em educação histórica | Éder Cristiano de Souza | 10.20949/rhhj.v8i16.536 |  | 50-69

As concepções de jovens estudantes sobre assuntos históricos | Aaron Sena Cerqueira Reis | 10.20949/rhhj.v8i16.539 |  | 70-89

Escola Estatal versus Escola Pública: educação, experiências e produção de conhecimento na perspectiva de ocupações de escolas (Uberlândia – MG, 2016) | Sérgio Paulo Morais, Douglas Gonsalves Fávero, Denise Nunes De Sordi | 10.20949/rhhj.v8i16.445 |  | 90-112

História pública e virtualidade: experiências de aprendizagem híbrida no ensino de história | Cláudia Regina Bovo, Marcos Sorrilha Pinheiro | 10.20949/rhhj.v8i16.567 |  | 113-134

Ensino de história e cinema: indícios e reflexões sobre nomes, lugar social e campo de pesquisa (ENPEH – 1995/2013) | Humberto Perinelli Neto, Mariana de Oliveira Brandolezi, Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva, Edilson Moreira de Oliveira | 10.20949/rhhj.v8i16.526 |  | 135-164

Histórias que transformam: o PIBID em história e a formação docente | Claudia Cristina da Silva Fontineles, Thiago Rodrigues Frota | 10.20949/rhhj.v8i16.532 |  | 165-189

Para uma teoria e uma história da educação dos trabalhadores | Michael Merril, Susan J. Schurman | 10.20949/rhhj.v8i16.588 |  | 190-200

Entrevista

Entrevista – Marcos Antonio Da Silva: Incertezas Sobre o Porvir | Aparecida Darc de Souza, Rodrigo Ribeiro Paziani, Sérgio Paulo Morais | 10.20949/rhhj.v8i16.462 |  | 201-208

Falando de História hoje

Por um ensino de história que faça sentido: análise das concepções de história de alunos do Ensino Médio | Ana Paula Rodrigues Carvalho | 10.20949/rhhj.v8i16.516 |  | 209-233

História Hoje na sala de aula

A docência no sistema modular de ensino da rede pública do Pará e a biografia do padre Josimo Moraes Tavares: perspectivas teórico-práticas para a educação histórica | Moisés Pereira Silva, Jôyara Maria Silva de Oliveira | 10.20949/rhhj.v8i16.510 |  | 234-255

Resenhas

A escuta como forma de testemunhar o sofrimento vivido por crianças na Segunda Guerra Mundial | Dalânea Cristina Flor, Claricia Otto | 10.20949/rhhj.v8i16.556 |  | 256-259

Artigos

A visita técnica como método de ensino para guias de turismo: o Morro da Urca como local de visita e aprendizagem histórica | José Lúcio Nascimento Júnior | 10.20949/rhhj.v8i16.505 |  | 260-278

Práticas Educativas no Museu Histórico Nacional da Argentina: exposição de memórias e construção de históricas | Carmem Zeli de Vargas Gil | 10.20949/rhhj.v8i16.543 |  | 279-303


Revista História Hoje. São Paulo, v. 8, n. 15, jan./jun. 2019.

Sumário

Editorial

Editorial | Paulo Eduardo Dias de Mello | 10.20949/rhhj.v8i15.554 |  | 1-4

Dossiê

Apresentação | Miriam Hermeto, Rodrigo de Almeida Ferreira | 10.20949/rhhj.v8i15.559 |  | 5-16

História pública, ensino de história e educação antirracista | Keila Grinberg, Martha Abreu, Hebe Mattos | 10.20949/rhhj.v8i15.523 |  | 17-38

Batalhas públicas pela história nas redes sociais: articulações para uma educação histórica em direitos humanos | João Carlos Escosteguy Filho | 10.20949/rhhj.v8i15.531 |  | 39-65

Uma história ensinada para Homer Simpson: negacionismos e os usos abusivos do passado em tempos de pós-verdade | Sônia Meneses | 10.20949/rhhj.v8i15.522 |  | 66-88

Ensino de história e a história pública: os testemunhos da Comissão Nacional da Verdade em sala de aula | Marta Gouveia de Oliveira Rovai | 10.20949/rhhj.v8i15.506 |  | 89-110

Cultura de história, história pública e ensino de história: a investigação e formação de professores de história | Marcelo Santos de Abreu, Nara Rubia de Carvalho Cunha | 10.20949/rhhj.v8i15.527 |  | 111-134

Servir bem para servir sempre? Técnica, mercado e o ensino de história pública | Ricardo Santhiago | 10.20949/rhhj.v8i15.533 |  | 135-157

Artes de ensinar, ofício de viver: das narrativas (auto)biográficas a uma história pública dos professores | Mariana Mizael Pinheiro da Silva, Everardo Paiva de Andrade, Juniele Rabêlo de Almeida | 10.20949/rhhj.v8i15.521 |  | 158-181

História pública, comemorações e ensino de história: o centenário da República no Brasil (1989-1992) | Ricardo Oriá | 10.20949/rhhj.v8i15.524 |  | 182-202

Os historiadores e seus públicos: regimes historiográficos, recepção da história e história pública | Fernando Nicolazzi | 10.20949/rhhj.v8i15.525 |  | 203-222

Entrevista

Entrevista com Marieta de Moraes Ferreira: uma trajetória em (o que hoje chamamos) história pública | Miriam Hermeto, Rodrigo de Almeida Ferreira | 10.20949/rhhj.v8i15.560 |  | 223-238

Falando de História hoje

“Carta à Mãe África”: desafios e possibilidades no ensino de história da África e da cultura afro-brasileira | Marco Antônio Machado Lima Pereira | 10.20949/rhhj.v8i15.508 |  | 239-262

História Hoje na sala de aula

Pensar o passado, narrar a história dos afrodescendentes na Bahia: recontando a vida de Maria Felipa de Oliveira no ensino fundamental | Carlos Eduardo Gomes Nascimento | 10.20949/rhhj.v8i15.479 |  | 263-277

Artigos

Rubim Santos Leão de Aquino (1929-2013): ensino e militância política na trajetória de um professor de história | Libania Nacif Xavier | 10.20949/rhhj.v8i15.515 |  | 278-301

Educação Patrimonial e Ensino de História nas áreas metropolitanas | Lucília Santos Siqueira | 10.20949/rhhj.v8i15.362 |  | 302-325


Revista História Hoje. São Paulo, v. 7, n. 14, jul./dez. 2018.

Sumário

Editorial

Editorial | Paulo Eduardo Dias de Mello | 10.20949/rhhj.v7i14.518 |  | 1-4

Dossiê

Apresentação | Flávia Eloisa Caimi, Sandra Regina Ferreira de Oliveira | 10.20949/rhhj.v7i14.520 |  | 5-20

Sob nova direção: o PNLD e seus desafios frente aos contextos político-educativos emergentes | Flávia Eloisa Caimi | 10.20949/rhhj.v7i14.465 |  | 21-40

Dialogando com os indígenas sobre a lacuna da fala indígena nos livros didáticos. | Luis Henrique Mioto, Danielle Krislaine Pereira, Marisa Noda | 10.20949/rhhj.v7i14.495 |  | 41-62

As sociedades indígenas nos livros didáticos de História: entre avanços, lacunas e desafios | Sandra Regina Ferreira de Oliveira, Marcia Elisa Tete Ramos, Marlene Rosa Cainelli | 10.20949/rhhj.v7i14.471 |  | 63-85

Desafios presentes nos livros didáticos de História: narrar o que ainda está acontecendo | Helenice Rocha | 10.20949/rhhj.v7i14.466 |  | 86-106

História e memória em movimento: escravatura, educação e (anti-)racismo em Portugal | Marta Araújo, Anabela Rodrigues | 10.20949/rhhj.v7i14.468 |  | 107-132

Mutaciones de los materiales y las prácticas de lectura en la enseñanza de la Historia hoy | Marisa Raquel Massone | 10.20949/rhhj.v7i14.469 |  | 133-157

Entrevista

Entrevista com Junia Sales Pereira: o PNLD em perspectiva | Sandra Regina Ferreira de Oliveira, Flávia Eloisa Caimi | 10.20949/rhhj.v7i14.464 |  | 158-171

E-Storia

Ensino de história frente às tecnologias digitais: um olhar sobre a prática | Fabiano Viana Andrade | 10.20949/rhhj.v7i14.363 |  | 172-195

O youtuber como professor de história: diálogos entre história pública e história digital na educação de surdos | Ernesto Padovani Netto | 10.20949/rhhj.v7i14.475 |  | 196-217

História Hoje na sala de aula

As políticas do PNLD e as escolhas dos livros didáticos pelos professores de história | Carlos Eduardo Ströher, Franciele de Souza Monteiro | 10.20949/rhhj.v7i14.463 |  | 218-238

“E o racismo no Vidigal?”: reflexões sobre a promoção da igualdade racial orientadas pelo ensino da história e da matemática a partir de recursos digitais | Vitor Leandro de Souza, Danubia de Araujo Machado | 10.20949/rhhj.v7i14.460 |  | 239-262

Artigos

Folhas de ébano: (auto) biografias de escravizados e ensino de história | Alexandra Lima da Silva | 10.20949/rhhj.v7i14.411 |  | 263-284

O ensino de história e as práticas de leitura na escola: reflexões sobre o contexto brasileiro atual | Ana Beatriz Accorsi Thomson | 10.20949/rhhj.v7i14.453 |  | 285-307

As narrativas históricas comparadas sobre a Questão do Amapá | Danilo Sorato Oliveira Moreira | 10.20949/rhhj.v7i14.457 |  | 308-330


Revista História Hoje. São Paulo, v. 7, n. 13, jan./jun. 2018.

Sumário

Editorial

Editorial | Paulo Eduardo Dias de Mello | 10.20949/rhhj.v7i13.472 |  | 1-3

Dossiê

Apresentação- Dossiê: Ensino de História, Direitos Humanos e Temas Sensíveis. | Juliana Alves de Andrade, Carmem Zeli de Vargas Gil, Juliana Pirola Balestra | 10.20949/rhhj.v7i13.458 |  | 4-13

Ensino de História: passados vivos e educação em questões sensíveis | Nilton Mullet Pereira, Fernando Seffner | 10.20949/rhhj.v7i13.427 |  | 14-33

Aprender e Ensinar os princípios dos Direitos Humanos nas universidades brasileiras: Histórias dos (as) professores(as) de História | Eduardo Silveira Netto Nunes, Juliana Alves de Andrade | 10.20949/rhhj.v7i13.439 |  | 34-59

La última dictadura argentina en el aula: entre materiales, textos y lecturas. | Paula Gonzalez | 10.20949/rhhj.v7i13.426 |  | 60-82

Histórias vívidas: usos do passado recente entre jovens estudantes | Juliana Pirola da Conceição Balestra | 10.20949/rhhj.v7i13.429 |  | 83-105

Los Hechos Históricos de la Transición Democrática Chilena en las Aulas de Educación Secundaria | Gabriela Vásquez Leyton, María Sánchez Agustí, Nelson Vásquez Lara | 10.20949/rhhj.v7i13.461 |  | 106-127

“Africa en Argentina. Enseñando historia africana en las universidades argentinas” | Marisa Pineau | 10.20949/rhhj.v7i13.432 |  | 128-138

Ensino de História e temas sensíveis: abordagens teórico-metodológicas | Carmem Zeli de Vargas Gil, Jonas Camargo | 10.20949/rhhj.v7i13.430 |  | 139-159

Aulas de História e os Direitos das Crianças e dos Adolescentes: entre possibilidades e desafios | Humberto Silva Miranda | 10.20949/rhhj.v7i13.438 |  | 160-178

Entrevista – Vera Carnovale – A dor do outro como tema nas aulas de História | Juliana Alves de Andrade, Juliana Pirola Balestra, Carmem Zeli de Vargas Gil | 10.20949/rhhj.v7i13.456 |  | 179-203

Falando de História hoje

Relações de gênero e educação: crítica aos projetos de lei “Escola Sem Partido” | Ana Paula Hilgert de Souza | 10.20949/rhhj.v7i13.404 |  | 204-224

História Hoje na sala de aula

História Antiga no ensino fundamental: Um estudo sobre a os mitos gregos antigos e a consciência histórica. | Guilherme Moerbeck | 10.20949/rhhj.v7i13.418 |  | 225-247

Resenhas

Política e literatura: um estudo sobre Oswald de Andrade | Edvaldo Sotana | 10.20949/rhhj.v7i13.410 |  | 248-252

Artigos

Los retos desde la didáctica de las ciencias sociales para trabajar e incluir a las mujeres y su historia en la enseñanza: perspectivas de los y las estudiantes chilenos | Jesús Marolla, Joan Pagès | 10.20949/rhhj.v7i13.400 |  | 253-271

História e história local: desafios, limites e possibilidades | Erinaldo Cavalcanti | 10.20949/rhhj.v7i13.393 |  | 272-292


Revista História Hoje. São Paulo, v. 6, n. 12, jul./dez. 2017.

Sumário

Editorial

Editorial | Paulo Eduardo Dias de Mello | 10.20949/rhhj.v6i12.409 |  | 1-2

Dossiê

Apresentação do Dossiê Propostas e desafios nos usos de documentos históricos em sala de aula | Gabriel de Carvalho G. Castanho, Jorge Victor de Araújo Souza | 10.20949/rhhj.v6i12.398 |  | 3-9

A Reconquista: entre o debate historiográfico e a avaliação de uma realidade tardo-medieval | Marcella Lopes Guimarães | 10.20949/rhhj.v6i12.364 |  | 10-34

O Arquivo Nacional na “Sala de Aula”: fontes históricas na construção do conhecimento | Marieta Pinheiro de Carvalho, Vivian Cristina da Silva Zampa | 10.20949/rhhj.v6i12.365 |  | 35-54

As temporalidades recuadas e sua contribuição para a aprendizagem histórica: o espaço como fonte para a História Antiga e Medieval | Claudia Regina Bovo, Alex Degan | 10.20949/rhhj.v6i12.366 |  | 56-76

História, imagens e gaúchos: usos, desusos e possibilidades em sala de aula | Luciana da Costa de Oliveira, Eliana Ávila Silveira | 10.20949/rhhj.v6i12.369 |  | 77-97

Conhecimento histórico escolar, tempo presente e o uso de documentos audiovisuais no ensino sobre a ditadura militar na educação básica | Alessandra Carvalho, Diego Knack | 10.20949/rhhj.v6i12.391 |  | 98-121

Entrevista

Entrevista – Alessandra Carvalho | Jorge Victor de Araújo Souza, Gabriel de Carvalho G. Castanho | 10.20949/rhhj.v6i12.380 |  | 122-129

Falando de História hoje

Usos públicos da história: origens do debate e desdobramentos no ensino de história | Ana Lima Kallás | 10.20949/rhhj.v6i12.351 |  | 130-157

História Hoje na sala de aula

Projeto Pipoca Clássica: o uso do cinema como ferramenta para discussão e ensino da Antiguidade Clássica | Carolina Kesser Barcellos Dias, Dayanne Dockhorn Seger, Milena Rosa Araújo Ogawa | 10.20949/rhhj.v6i12.368 |  | 158-176

Entretecendo leituras: o protagonismo de mulheres negras e o uso de cordéis nas aulas de história da EJA do Colégio de Aplicação da UFRGS | Vanderlei Machado, Ana Paula Zini de Abreu | 10.20949/rhhj.v6i12.388 |  | 177-199

Resenhas

Por que estudar a história indígena? | Jorge Victor de Araújo Souza | 10.20949/rhhj.v6i12.374 |  | 200-203

Artigos

“Scenas da História do Brazil”: Esmeralda Masson de Azevedo e a escrita de livros escolares de História para crianças | Magno Francisco de Jesus Santos | 10.20949/rhhj.v6i12.372 |  | 204-230

Ensino de história e questôes de gênero: observações a partir do Projeto ” Os Jovens e a História” | Nucia Alexandra Silva de Oliveira | 10.20949/rhhj.v6i12.383 |  | 232-249


Revista História Hoje. São Paulo, v. 6, n. 11, jan./jun. 2017.

Sumário

Editorial

Editorial – Cristiani Bereta da Silva | 10.20949/rhhj.v6i11.370 |  | 01-02

Dossiê

Apresentação do Dossiê Música e Ensino de História | Olavo Pereira Soares, Miriam Hermeto | 10.20949/rhhj.v6i11.352 |  | 03-06

Rasuras da História: samba, trabalho e Estado Novo no ensino de História | Adalberto Paranhos | 10.20949/rhhj.v6i11.338 |  | 07-30

Canção, ensino e aprendizagem histórica | Luciano de Azambuja | 10.20949/rhhj.v6i11.333 |  | 31-56

Decantando a República: um encontro entre o historiador e o compositor popular | Bruno Viveiros Martins | 10.20949/rhhj.v6i11.316 |  | 57-77

A música nas aulas de história: o debate teórico sobre as metodologias de ensino | Olavo Pereira Soares | 10.20949/rhhj.v6i11.325 |  | 78-99

O canto de Clara: possibilidades de ensino-aprendizagem da história afro-brasileira | Luciano Magela Roza | 10.20949/rhhj.v6i11.311 |  | 100-117

Relato de viagem: o livro Apologia da História e o uso de canções no ensino de disciplinas da Área de Teoria e Metodologia da História | Edmilson Alves Maia Junior | 10.20949/rhhj.v6i11.335 |  | 118-141

Entrevista

Entrevista – Marcos Napolitano História e música popular: entre a historiografia contemporânea e as práticas de ensino na Educação Básica | Olavo Pereira Soares, Miriam Hermeto | 10.20949/rhhj.v6i11.353 |  | 142-146

Falando de História hoje

História em quadrinhos e ensino de História | Douglas mota xavier de Lima | 10.20949/rhhj.v6i11.332 |  | 147-171

Ensino de História: como a extensão universitária potencializa a formação profissional | Érika Oliveira Amorim | 10.20949/rhhj.v6i11.321 |  | 172-190

Gênero e reconhecimento no funk carioca: perspectivas para o ensino na educação básica | Carlos Eduardo Dias Souza, Gladysmeire Guimarães Silva | 10.20949/rhhj.v6i11.347 |  | 191-215

E-Storia

História por Música: aplicações de um projeto de música popular e ensino de história | Carlos Eduardo de Freitas Lima | 10.20949/rhhj.v6i11.334 |  | 216-236

História Hoje na sala de aula

As três durações de Fernand Braudel no Ensino de História: proposta de atividade | Ricardo Marques de Mello | 10.20949/rhhj.v6i11.330 |  | 237-254

Ditadura militar sob o olhar de composições musicais | Flavia Jovelino Silva | 10.20949/rhhj.v6i11.297 |  | 255-271

Flipped classroom em História e Geografia de Portugal: contributos de um estudo numa turma do 5º ano | Cláudia Rolo, Pedro Teixeira Pereira | 10.20949/rhhj.v6i11.305 |  | 272-294

Na trilha sonora da História: a canção brasileira como recurso didático-pedagógico na sala de aula | Luís Guilherme Ritta Duque | 10.20949/rhhj.v6i11.322 |  | 295-314

Resenhas | Nobres vagabundos: a malandragem entre a adesão e a resistência ao trabalhismo durante o Estado Novo | Bruno Vinícius Leite de Morais | 10.20949/rhhj.v6i11.312 |  | 315-319

Textos e contextos do ensino de História | Mauro Cezar Coelho | 10.20949/rhhj.v6i11.348 |  | 320-324

Artigos

Teoria, metodologia e história ensinada: miradas a partir do Pibid | Carmem Zeli de Vargas Gil, Caroline Pacievitch, Mara Cristina de Matos Rodrigues | 10.20949/rhhj.v6i11.313 |  | 325-348

A escrita didática da História na década de 1980: um ponto de reflexão para as intensas disputas públicas pelos sentidos da História ensinada no Brasil contemporâneo | Jean Carlos Moreno | 10.20949/rhhj.v6i11.343 |  | 349-368

Prefácios, direções, advertências: orientações ao professor nos livros didáticos (1880-1930) | Fabio Ribeiro | 10.20949/rhhj.v6i11.344 |  | 369-394


Revista História Hoje. São Paulo, v. 5, n. 10, jul./dez. 2016.

Sumário

Editorial

Editorial | Cristiani Bereta da Silva | 10.20949/rhhj.v5i10.317 |  | 01-04

Dossiê

Apresentação | Olivia Morais Medeiros Neta, Francisco das Chagas Silva Souza | 10.20949/rhhj.v5i10.307 |  | 05-07

“Barro na mão do oleiro”: materialidades e sensibilidades na interface entre ensino de História e educação profissional | André Luiz Bis Pirola, Juçara Luzia Leite | 10.20949/rhhj.v5i10.279 |  | 08-25

Ensino de História no currículo integrado: desafios do tempo presente | Adriano Larentes da Silva | 10.20949/rhhj.v5i10.302 |  | 26-45

Ensinar História no ensino médio integrado à Educação Técnica Profissional: muitas questões, grandes desafios | Nathalia Helena Alem, Júnia Sales Pereira | 10.20949/rhhj.v5i10.276 |  | 46-65

A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) como prática pedagógica no ensino médio integrado do IFRN | Francisco das Chagas Silva Souza, José Gerardo Bastos da Costa Júnior | 10.20949/rhhj.v5i10.273 |  | 66-86

Ciências Humanas na educação profissional: um olhar sobre as ações pedagógicas dos professores do Curso Técnico Integrado em Informática do IFRN/Campus Caicó | Sandra Maria Assis, Olivia Morais Medeiros Neta | 10.20949/rhhj.v5i10.274 |  | 87-109

Ensino de História e ensino médio integrado: uma análise das práticas pedagógicas vivenciadas no Cefet-RN/IFRN (2005-2011) | Aline Cristina da Silva Lima | 10.20949/rhhj.v5i10.281 |  | 110-132

Entrevista

Práticas pedagógicas e a formação humana no Ensino Médio Integrado | Francisco das Chagas Silva Souza, Olivia Morais de Medeiros Neta | 10.20949/rhhj.v5i10.303 |  | 133-137

Falando de História hoje

Dados quantitativos na reflexão didática de estudantes e professores de História | Luis Fernando Cerri | 10.20949/rhhj.v5i10.272 |  | 138-158

E-Storia

O WhatsApp como extensão da sala de aula: o ensino de História na palma da mão | Cristiano Gomes Lopes, Braz Batista Vas | 10.20949/rhhj.v5i10.291 |  | 159-179

História Hoje na sala de aula

Guerra do Contestado e ensino de História: sobre os ataques de sertanejos no município de Canoinhas (1914-1916) | Eloy Tonon, Soeli Regina Lima | 10.20949/rhhj.v5i10.263 |  | 180-202

Resenhas

Resenhas | Ensino de História e Cidadania | Giuseppe Roncalli Ponce Leon Oliveira | 10.20949/rhhj.v5i10.268 |  | 203-206

Travessias: a institucionalização do ensino médio integrado | Wigna Eriony Aparecida Morais Lustosa | 10.20949/rhhj.v5i10.275 |  | 207-210

Artigos

Imperativos de um Tempo Presente: Ensino de História e Gênero em um projeto desenvolvido por bolsistas do Pibid | Luciana Rossato, Caroline Jaques Cubas | 10.20949/rhhj.v5i10.308 |  | 211-230

Consciência histórica sobre a África e a cultura afro-brasileira | Luíza Vieira Maciel, Claricia Otto | 10.20949/rhhj.v5i10.262 |  | 231-254

Dom e docência em relatos de vida e formação de professores de História e de Letras do norte do Tocantins | Dernival Venâncio Ramos, Luiza Helena Oliveira da Silva | 10.20949/rhhj.v5i10.260


Revista História Hoje. São Paulo, v. 5, n. 9, jan./jun. 2016.

Sumário

Editorial

Editorial | Cristiani Bereta da Silva | 10.20949/rhhj.v5i9.284 |  | 1-4

Dossiê

Apresentação Dossiê | Luis Alberto Marques Alves, Marcelo de Mello Rangel, Tatyana Amaral Maia | 10.20949/rhhj.v5i9.289 |  | 5-8

Epistemologia e Ensino da História | Luis Alberto Alves | 10.20949/rhhj.v5i9.229 |  | 9-30

Jovens brasileiros, consciência histórica e vida prática | Maria Auxiliadora Schmidt | 10.20949/rhhj.v5i9.232 |  | 31-48

Os Centros Históricos como laboratórios de Educação Histórica e Patrimonial | Helena Pinto | 10.20949/rhhj.v5i9.233 |  | 49-75

Consciência Histórica e narrativa no ensino da História: Lições da História…? Ideias de professores e alunos de Portugal | Marília Gago | 10.20949/rhhj.v5i9.239 |  | 76-93

“O professor dá uma mão, abre horizontes e aquece o coração” | Cláudia Pinto Ribeiro, Cláudia Pacheco Nóbrega | 10.20949/rhhj.v5i9.240 |  | 94-112

O Estado de Suspensão na aprendizagem histórica: a força estética do conhecimento histórico na instauração de um momento sublime de consciência histórica | Rafael Saddi | 10.20949/rhhj.v5i9.247 |  | 113-130

As “centelhas da esperança”: o papel da literatura e da música no despertar da consciência histórica | Claudia Cristina da Silva Fontineles | 10.20949/rhhj.v5i9.246 |  | 131-158

Entrevista

Entrevista – Jörn Rüsen Algumas ideias sobre a interseção da meta-história e da didática da história | Marília Gago | 10.20949/rhhj.v5i9.245 |  | 159-170

Interview – Jörn Rüsen Some ideas on the intersection of metahistory and history didactics | Marília Gago | 10.20949/rhhj.v5i9.283 |  | 171-181

Falando de História hoje

Por um ensino de História referenciado na Educação Popular | Israel Soares Sousa, Severino Bezerra Silva | 10.20949/rhhj.v5i9.32 |  | 182-204

E-storia

As aplicações móveis no ensino da História e no desenvolvimento da consciência histórica | Helena Isabel Almeida Vieira, Cristiano Augusto Fernandes Ferreira | 10.20949/rhhj.v5i9.244 |  | 205-220

História Hoje na sala de aula

Produção de livros didáticos no mestrado profissional de História: relato de experiência a partir de uma disciplina da UFRB | Leandro Antonio Almeida | 10.20949/rhhj.v5i9.228 |  | 221-248

Resenhas

A didática do cinema nos processos de ensino-aprendizagem: teoria e práxis educativa | Rui Lima | 10.20949/rhhj.v5i9.255 |  | 249-251

Fundamentos do conhecimento histórico: novas contribuições de Rüsen à teoria da história | Clayton José Ferreira, Helena Azevedo Paulo de Almeida | 10.20949/rhhj.v5i9.257 |  | 252-256

As políticas públicas de avaliação do livro didático: múltiplas experiências | Tatyana Amaral Maia | 10.20949/rhhj.v5i9.256 |  | 257-261

Artigos

Livro didático: produção, possibilidades e desafios para o ensino de História | Erinaldo Vicente Cavalcanti | 10.20949/rhhj.v5i9.219 |  | 262-284

Linguagens de Clio: práticas pedagógicas entre a literatura e os quadrinhos no ensino de História | Pedro Pio Fontineles Filho | 10.20949/rhhj.v5i9.242 |  | 285-308 |

Seção Temática Especial

Presentación del proyecto de investigación: “La enseñanza y el aprendizaje de las Ciencias Sociales y la Historia en la cultura digital: dimensiones epistemológica y metodológica” | Graciela Funes | 10.20949/rhhj.v5i9.248 |  | 309-321

La cultura digital en la enseñanza de la historia y las ciencias sociales. Voces del profesorado encuestado y entrevistado en una investigación | Miguel Angel Jara, Agustina Tirachini | 10.20949/rhhj.v5i9.249 |  | 322-347

Formación docente inicial y cultura digital | Fabiana Ertola, Erwin Parra | 10.20949/rhhj.v5i9.250 |  | 348-369

La cultura digital en la enseñanza y el aprendizaje de la historia de nivel medio | Víctor Salto, Graciela Funes | 10.20949/rhhj.v5i9.251 |  | 370-393

La enseñanza de las Ciencias Sociales en contextos de digitalización desde el trabajo participativo y colaborativo | Alicia Garino, María Esther Muñoz | 10.20949/rhhj.v5i9.252 |  | 394-417

Ciencias sociales en la educación infantil en entornos digitales: experiencias del profesorado | Miguel Angel Jara, María Esther Muñoz, Agustina Tirachini | 10.20949/rhhj.v5i9.253 |  | 418-430


Revista História Hoje. São Paulo, v. 4, n. 8, jul./dez. 2015.

Sumário

Editorial

Editorial | Cristiani Bereta da Silva | 10.20949/rhhj.v4i8.223 |  | 7-8

Dossiê

Apresentação do Dossiê  Maria Aparecida Lima dos Santos, Patrícia Bastos de Azevedo | 10.20949/rhhj.v4i8.220 |  | 9-14

Potencialidades das “Narrativas de Si” em Narrativas da História Escolar | Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, Mariana de Oliveira Amorim | 10.20949/rhhj.v4i8.196 |  | 15-31

Jogos do tempo e processos de identificação hegemonizados nos textos curriculares de História | Carmen Teresa Gabriel | 10.20949/rhhj.v4i8.193 |  | 32-56

História Ensinada e Dialogismo: prática de letramento no 6º ano do Ensino Fundamental | Patricia Bastos de Azevedo | 10.20949/rhhj.v4i8.197 |  | 57-80

As Narrativas históricas gráficas como expressão da aprendizagem histórica de jovens estudantes do ensino médio – Perspectivas da Educação Histórica | Marcelo Fronza | 10.20949/rhhj.v4i8.188 |  | 81-103

Práticas de escrita escolar no ensino de História: indícios de significação do tempo em manuscritos escolares | Maria Aparecida Lima dos Santos | 10.20949/rhhj.v4i8.192 |  | 104-129

A leitura de textos literáros no Ensino de História escolar: entrelaçando percursos metodológicos para o trato com os conceitos de Tempo e Espaço | Maria Aparecida Leopoldino | 10.20949/rhhj.v4i8.189 |  | 130-151

Enseñanza de la Historia y enfoque narrativo | Virginia Cuesta | 10.20949/rhhj.v4i8.191 |  | 152-173

Pensar ‘teóricamente’ la práctica de la enseñanza de la historia | Ana Zavala | 10.20949/rhhj.v4i8.185 |  | 174-196

Entrevista

Entrevista com Gonzalo de Amézola – “Esquizohistoria”: a complexidade das relações entre a História produzida pelos historiadores e aquela ensinada nas escolas de Educação Básica | Maria Aparecida Lima dos Santos, Patrícia Bastos de Azevedo | 10.20949/rhhj.v4i8.221 |  | 197-222

Falando de História hoje

A teoria da história de Jörn Rüsen no Brasil e seus principais comentadores | Wilian Carlos Cipriani Barom | 10.20949/rhhj.v4i8.200 |  | 224-246

E-Storia

Ensino de História e tecnologias digitais: trabalhando com oficinas pedagógicas | Marcella Albaine Farias da Costa | 10.20949/rhhj.v4i8.202 |  | 247-264

Professores de História e a Internet nas Escolas: concepções e caminhos | Joelci Mora Silva, Sônia da Cunha Urt | 10.20949/rhhj.v4i8.190 |  | 265-287

História Hoje na sala de aula

Uma experiência de formação de Professores em torno do conhecimento histórico-educacional na Universidade Federal de Uberlândia | Décio Gatti Júnior | 10.20949/rhhj.v4i8.186 |  | 288-314

Resenhas

Ensino de História e Currículo: interfaces teóricas e metodológicas | Sérgio Armando Diniz Guerra Filho, Isabelle de Lacerda Nascentes | 10.20949/rhhj.v4i8.203 |  | 315-321

As noções de usos do passado e de cultura histórica como instrumental analítico para a prática e a pesquisa no Ensino de História | Célia Santana Silva | 10.20949/rhhj.v4i8.222 |  | 322-327

Artigos

O Currículo Mínimo, o Ensino de História e o Sistema Estadual de Avaliação no Estado do Rio de Janeiro: reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem na escola básica | Maria Aparecida da Silva Cabral | 10.20949/rhhj.v4i8.194 |  | 328-347

Os cadernos diários nos cotidianos do Ilè Aṣé Omi Larè Ìyá Sagbá | Marta Ferreira Silva | 10.20949/vol4n8 |  | 348-365

Conexões entre escola e universidade: o PIBID e as estratégias de residência docente | Fernando Seffner, Carla Beatriz Meinerz, Carmem Zeli de Vargas Gil, Caroline Pacievitch, Nilton Mullet Pereira | 10.20949/rhhj.v4i8.201 |  | 366-388


Revista História Hoje. São Paulo, v. 4, n. 7, jan./jun., 2015.

Sumário

Apresentação

Apresentação | Mauro Cezar Coelho | 10.20949/rhhj.v4i7.160 |  | 7 – 9

Dossiê

Apresentação – Cursos de formação de professores de História: cenário internacional, configurações e avaliação | Claudia Sapag Ricci, Maria do Céu de Melo, Paulo Eduardo Dias de Mello | 10.20949/rhhj.v4i7.161 |  | 13 – 16

Reflexões acerca do Ensino de História nos Programas Curriculares de Formação de Professores de História em Angola entre 2001 e 2012 | Rebeca Helena André | 10.20949/rhhj.v4i7.174 |  | 19 – 40

A formação de professores de História em Portugal: práticas pedagógicas e investigativas | Maria do Céu de Melo | 10.20949/rhhj.v4i7.177 |  | 41 – 61

O Mestrado em Ensino da História na Universidade do Minho (Portugal): o testemunho de um (ex-)aluno | Hugo Ferreira Cardoso | 10.20949/rhhj.v4i7.170 |  | 63 – 74

Formação do professor de História nos contextos alemão e brasileiro: algumas questões sobre a relação entre teoria e prática | Rosiane Ribeiro Bechler, Cristiani Bereta da Silva | 10.20949/rhhj.v4i7.175 |  | 75 – 104

Historiador e/ou professor de História: a formação nos cursos de graduação de História | Claudia Sapag Ricci | 10.20949/rhhj.v4i7.178 |  | 107 – 135

A expansão e a avaliação dos cursos de História no Brasil | Fabiane Robl, Paulo Eduardo Dias de Mello | 10.20949/rhhj.v4i7.166 |  | 137 – 164

Os cursos de História na perspectiva da avaliação | Claudia Maffini Griboski | 10.20949/rhhj.v4i7.167 |  | 165 – 180

Entrevista

Stela Maria Meneghel | Fabiane Robl, Paulo Eduardo Dias de Mello, Claudia Sapag Ricci, Claisy Marinho-Araújo | 10.20949/rhhj.v4i7.169 |  | 183 – 201

Falando de História hoje

Experiências docentes: Subprojeto História Capes/Pibid/USP | Antonia Terra de Calazans Fernandes, Eva Aparecida dos Santos, Patrícia Cerqueira Santos, Renata Pellaes Corrêa | 10.20949/rhhj.v4i7.165 |  | 205 – 222

Experiências curriculares e formação de professores: uma tessitura coletiva no âmbito do Pibid/UFES | Arnaldo Pinto Junior, Katia Valeska Azevedo, Mônica Cardoso de Lima | 10.20949/rhhj.v4i7.164 |  | 223 – 243

Relato de experiência do Pibid Interdisciplinar História, Geografia e Letras: olhares em convergência, vivências e aprendizados na educação básica | Carlos Augusto Lima Ferreira, Leonardo Silva Santa Rosa Macêdo, Lusanira Nogueira Aragão, Sandra Cristina Queiroz Pinheiro | 10.20949/rhhj.v4i7.163 |  | 245 – 267

História Hoje na sala de aula

Narrativa autobiográfica en el cine: una alternativa para la enseñanza de la Historia Reciente | Sabrina Martino Ermantraut, Vanesa Gregorini | 10.20949/rhhj.v4i7.180 |  | 295 – 312

Memórias, identidades e silêncios: a História Local em sala de aula, trabalhada com diferentes gerações | Mario Sérgio Ignácio Brum | 10.20949/rhhj.v4i7.181 |  | 313 – 333

Resenhas

Um mapa para além das fronteiras: aprender e ensinar história nos anos finais da escolarização básica | Jean Carlos Moreno | 10.20949/rhhj.v4i7.171 |  | 337 – 341

Artigos

Ensinar e aprender História: o que dizem os jovens do campo | Astrogildo Fernandes da Silva Júnior | 10.20949/rhhj.v4i7.179


Revista História Hoje. São Paulo, v. 3, n. 6, jul./dez. 2014.

Sumário

Apresentação

Mauro Cezar Coelho | 10.20949/rhhj.v3i6.134 |  | 7 – 8

Dossiê

Apresentação • Por que seguir pensando, hoje em dia, nas conexões entre práticas de memória, patrimônio e Ensino de História? | Júnia Sales Pereira, Sonia Regina Miranda | 10.20949/vol4n8 |  | 11 – 18

A memória como patrimônio ou a História como prática social? Reflexões sobre práticas de memória e ensino de história na Pedagogia do Movimento Sem Terra | Marizete Lucini | 10.20949/rhhj.v3i6.136 |  | 19 – 41

Construindo o Panteão dos Heróis Nacionais: monumentos à República, rituais cívicos e o ensino de História | Ricardo Oriá | 10.20949/rhhj.v3i6.137 |  | 43 – 66

Ouro Preto de todos os tempos: sentidos e efeitos do patrimônio na condição histórica da cidade | Rosiane Ribeiro Bechler, Júnia Sales Pereira | 10.20949/rhhj.v3i6.157 |  | 67 – 90

Crianças nos templos das Musas: mediadores culturais, processos de significação e aprendizagens em museus | Maria Fernanda Van Erven, Sonia Regina Miranda | 10.20949/rhhj.v3i6.139 |  | 91 – 119

Da sala de aula para a rua ou da rua para a sala de aula? Os movimentos inesperados da vida na cidade e a relação com o saber escolar | Sandra Regina Ferreira de Oliveira | 10.20949/rhhj.v3i6.140 |  | 121 – 137

O amor no museu: uma experiência de ensino de História com objetos do amor romântico | Kênia Sousa Rios | 10.20949/rhhj.v3i6.141 |  | 139 – 153

Experiências de ações educativo–comunitárias no Museu da Maré | Cláudia Rose Ribeiro da Silva, Miriane da Costa Peregrino | 10.20949/rhhj.v3i6.142 |  | 155 – 180

Imaginar os romanos e a romanização: exposição de trabalhos de alunos no museu | Elizabeth Aparecida Duque Seabra, Maria do Céu Melo | 10.20949/rhhj.v3i6.143 |  | 181 – 194

Lembranças da escola: sentidos históricos e questão indígena | Eunícia Fernandes | 10.20949/rhhj.v3i6.144 |  | 195 – 221

Heterogeneidade temática e usos da memória de uma experiência histórica: uma visita ao Museu Digital da Memória Afro-Brasileira e Africana | Luciano Magela Roza | 10.20949/rhhj.v3i6.145 |  | 223 – 238

Entrevista

Cotidianos além-mar: Júlio Horácio Bembe e Joaquim Paka Massanga | Júnia Sales Pereira, Júlio Cesar Virgínio da Costa, Luciano Magela Roza | 10.20949/rhhj.v3i6.146 |  | 241 – 276

Falando de História hoje

Didática da História, espaço escolar e vida prática: implicações para o desenvolvimento da consciência histórica em sociedade | Leda Virgínia Belarmino Campelo Potier, Robson Willian Potier | 10.20949/rhhj.v3i6.147 |  | 279 – 298

E-Storia

Virtualidades e realidades latino-americanas: a webe o ensino de História para além das fronteiras nacionais | Júnia Sales Pereira, Sonia Regina Miranda | 10.20949/rhhj.v3i6.148 |  | 301 – 321

História Hoje na sala de aula

Narrativas e (re)invenções de uma professora em movimento | Fabiana Rodrigues de Almeida | 10.20949/rhhj.v3i6.149 |  | 325 – 339

Artigos

A imprensa em Mato Grosso: subsídios para o ensino da História Regional no século XIX (1880-1890) | Adriana Aparecida Pinto | 10.20949/rhhj.v3i6.150


Revista História Hoje. São Paulo, v. 3, n. 5 jan./jun., 2014

Sumário

Apresentação

Mauro Cezar Coelho | 10.20949/rhhj.v3i5.106 |  | 7 – 9

Dossiê

Apresentação • Dossiê | Maria Renata da Cruz Duran, Verena Alberti | 10.20949/rhhj.v3i5.107 |  | 13 – 22

A licenciatura em história da Universidade Aberta de Portugal: do ensino a distância tradicional ao e-learning | Maria Isabel da Conceição João | 10.20949/rhhj.v3i5.108 |  | 23 – 41

Educação online colaborativa: implicações teórico-metodológicas de uma nova modalidade de ensino e aprendizagem | Bruno José Betti Galasso, Denise Trento Rebello de Souza | 10.20949/rhhj.v3i5.125 |  | 43 – 60

Como promover pesquisa em EAD? Experiências do curso de licenciatura em história da UniRio | Mariana Muaze, Marcelo Magalhães | 10.20949/rhhj.v3i5.110 |  | 62 – 73

Sistema UAB: a visão dos coordenadores de polos de apoio presenciais da região Sul | Monica Pagel Eidelwein, Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente, Maria Renata da Cruz Duran | 10.20949/rhhj.v3i5.112 |  | 75 – 97

Professores de história em uma experiência de formação inicial a distância: os significados e os limites da profissionalização | Maria Cláudia Ferreira | 10.20949/rhhj.v3i5.113 |  | 99 – 124

Ação Educativa a Distância: relato de uma prática com professores no Arquivo Público do Estado de São Paulo | Andresa Cristina Oliver Barbosa, Carla Janaína Pereira de Freitas, Stanley Plácido da Rosa Silva | 10.20949/rhhj.v3i5.114 |  | 124 – 146

Para além da virtualização: a educação a distância e a revolução comunicacional no mundo contemporâneo | Ana Raquel Abelha Cavenaghi, Richard Gonçalves André | 10.20949/rhhj.v3i5.115 |  | 147 – 163

Faça aqui o seu login: os historiadores, os computadores e as redes sociais online | Bruno Leal Pastor de Carvalho | 10.20949/rhhj.v3i5.126 |  | 165 – 188

Recursos Educacionais Abertos: uma análise a partir do livro didático de história | Tel Amiel | 10.20949/rhhj.v3i5.128 |  | 189 – 205

Entrevista

Entrevista – Celso José da Costa | Verena Alberti, Maria Renata da Cruz Duran | 10.20949/rhhj.v3i5.127 |  | 209 – 272

Falando de História hoje

Arranhando o iceberg: um olhar sobre os cursos de História através do Censo da Educação Superior no Brasil (2001-2012) | Paulo Eduardo Dias de Mello | 10.20949/rhhj.v3i5.121 |  | 275 – 290

E-Storia

Pesquisa TIC Educação e os desafios para o uso das tecnologias nas escolas de ensino fundamental e médio no Brasil | Alexandre Fernandes Barbosa, Camila Garroux, Fabio Senne | 10.20949/vol4n8 |  | 293 – 297

História Hoje na sala de aula

A Prática de Ensino na formação do professor de História no Brasil | Angela Ribeiro Ferreira | 10.20949/rhhj.v3i5.123 |  | 301 – 320

Resenhas

Repensando a práxis educacional: breve olhar sobre os recursos educacionais abertos | Danilo Meira Leite, José Amilton Latanza | 10.20949/rhhj.v3i5.124 |  | 323 – 327


Revista História Hoje. São Paulo, v. 2, n. 4, jul./dez. 2013.

Sumário

Apresentação

Mauro Cezar Coelho – Editor | 10.20949/rhhj.v2i4.101 |  | 7-9

Dossiê

Apresentação • Dossiê | Ângela Maria de Castro Gomes, Tania Regina de Luca | 10.20949/vol4n8 |  | 13-17

História do tempo presente e ensino de História | Lucilia de Almeida Neves Delgado, Marieta de Mores Ferreira | 10.20949/rhhj.v2i4.90 |  | 19-34

Temporalidades e cotidiano escolar em redes de significações: desafios didáticos na tarefa de educar para a compreensão do tempo | Sonia Regina Miranda | 10.20949/rhhj.v2i4.92 |  | 35-79

O presente como problema historiográfico na Primeira República em dois manuais escolares | Marcelo de Souza Magalhães, Rebeca Gontijo | 10.20949/rhhj.v2i4.91 |  | 81-101

O tempo presente e os sentidos dos museus de história | Cecilia Helena de Salles Oliveira | 10.20949/rhhj.v2i4.89 |  | 103-123

Ensino da história e inovação pedagógica na transição para a democracia (Portugal, décadas de 1960 e 1970) | Raquel Pereira Henriques, Joaquim António de Sousa Pintassilgo | 10.20949/rhhj.v2i4.93 |  | 125-148

Pedagogias da saudade: a formação histórica de consciências e sensibilidades saudosistas. A vida e o trabalho do poeta e professor português António Corrêa d’Oliveira | Durval Muniz de Albuquerque Junior | 10.20949/rhhj.v2i4.95 |  | 149-174

Entrevista

Entrevista – Holien Gonçalves Bezerra | Ângela Maria de Castro Gomes, Tania Regina de Luca | 10.20949/rhhj.v2i4.94 177-210

Falando de História hoje

A formação do professor de História no Brasil: percurso histórico e periodização | Thiago Rodrigues Nascimento | 10.20949/rhhj.v2i4.98 |  | 265-304

E-Storia

Anita Lucchesi, Dilton Maynard | 10.20949/rhhj.v2i4.99 |  | 307-312

História Hoje na sala de aula

A promoção da educação histórica na escola: os desafios da avaliação diagnóstica em História | Renilson Rosa Ribeiro, Cláudia Regina Bovo | 10.20949/rhhj.v2i4.103 |  | 315-338

O ensino de história medieval como tema de reflexão em disciplina obrigatória do curso de graduação em História: relato de uma experiência | Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva | 10.20949/rhhj.v2i4.100 |  | 339-358

Artigos

Estado, editoras e ensino: o papel da política na produção, avaliação e distribuição dos livros didáticos de História no Brasil (1938-2012) | Júlia Silveira Matos, Adriana Kivanski de Senna | 10.20949/rhhj.v2i4.97 |  | 213-240

Entre o discurso e a prática: implementação do currículo de História no programa educacional São Paulo faz escola | Ana Paula Giavara, Iraíde Marques de Freitas Barreiro | 10.20949/rhhj.v2i4.96


Revista História Hoje. São Paulo, v.2, n.3, jan./jun. 2013.

Sumário

Apresentação

Patricia Maria Melo Sampaio | 10.20949/rhhj.v2i3.61 | 9-11

Dossiê

Apresentação – Dossiê O lugar da formação do professor nos cursos de História | Helenice Rocha, Wilma Baía Coelho | 10.20949/rhhj.v2i3.62 | 15-18

Formação de professores: entre demandas e projetos | Ana Maria Monteiro | 10.20949/rhhj.v2i3.63 | 19-42

Professores em formação, formadores de professores: que profissão ensinam os cursos de graduação em História? | Aryana Lima Costa | 10.20949/rhhj.v2i3.64 | 43-63

A didática da história e o desafio de ensinar e aprender na formação docente inicial | Cristiani bereta Silva, Luciana Rossato | 10.20949/rhhj.v2i3.65 | 65-85

Professores iniciantes ensinando História: dilemas de aula e desafios da formação | Flavia Eloisa Caimi | 10.20949/rhhj.v2i3.66 | 87-107

Os dilemas da formação do professor de História no mundo contemporâneo | Helenice Ciampi | 10.20949/rhhj.v2i3.74 | 109-130

Desafios da formação inicial para a docência em História | Margarida Maria Dias Oliveira, Itamar Freitas | 10.20949/rhhj.v2i3.75 | 131-147

Formação de professores e ensino de História em limiares de memórias, saberes e sensibilidades | Sônia Regina Miranda | 10.20949/rhhj.v2i3.73 | 149-167

Entrevista

Entrevista – Nilma Lino Gomes | Wilma Baía Coelho, Patricia Maria Melo Sampaio | 10.20949/rhhj.v2i3.72 | 171-176

Falando de História hoje

O historiador entre o ‘ofício’ e a ‘profissão’: desafios contemporâneos | Benito Bisso Schmidt | 10.20949/rhhj.v2i3.67 | 285-301

E-Storia

O passado em bytes: notas sobre os usos da internet nos livros didáticos de História | Dilton Maynard, Marcos Silva | 10.20949/rhhj.v2i3.68 | 305-311

História Hoje na sala de aula

A análise de fontes e o modo de vida dos primeiros habitantes do nosso continente: pesquisa arqueológica na Educação Básica | Pamela Peregrino Cruz | 10.20949/rhhj.v2i3.69 | 315-327

Trabalhando com a história romana na Wikipédia: uma experiência em conhecimento colaborativo na universidade | Juliana Bastos Marques | 10.20949/rhhj.v2i3.70 | 329-346

Resenhas

Tradição oral, narração e mito: a Mitoteca Baniwa | Silvana Rossélia Santos | 10.20949/rhhj.v2i3.71 | 349-353

Instruções aos colaboradores | Editoria RHHJ – ANPUH/BR | 10.20949/vol4n8 | 354-355

Artigos

Desafios e experiências do ensino superior no interior do Brasil: a implantação do curso de História em Porto Nacional, Tocantins | Roniglese Pereira de Carvalho Tito | 10.20949/rhhj.v2i3.76 | 179-199

Saberes indisciplinados: os conteúdos da história na escola e as aprendizagens para a vida | Sandra Regina Ferreira Oliveira | 10.20949/rhhj.v2i3.77 | 201-216

Narrativa midiática e narrativa didática de história: caminhos entrecruzados na contemporaneidade | Sônia Wanderley | 10.20949/rhhj.v2i3.78 | 217-234

Habilidades de Estudos Sociais para a professora primária: circulação e apropriação de representações em um projeto de aperfeiçoamento de professores | Aldaíres França, Juçara Luzia Leite | 10.20949/rhhj.v2i3.79 | 235-249

Da didática da História à história da História ensinada | Kazumi Munakata | 10.20949/rhhj.v2i3.80 | 251-267

“Parece que você está invadindo um espaço que não é seu”: professoras de História narram experiências do início de carreira | Elison Paim | 10.20949/rhhj.v2i3.81 |


Revista História Hoje. São Paulo, v.1, n.2, jul./dez. 2012

Sumário

Apresentação

Patrícia Maria Melo Sampaio | 10.20949/rhhj.v1i2.37  | 7-9

Dossiê

Apresentação – Dossiê Ensino de História Indígena | Circe Maria Fernandes Bittencourt, Maria Aparecida Bergamaschi | 10.20949/rhhj.v1i2.38 | 13-19

Os índios na história do Brasil no século XIX: da invisibilidade ao protagonismo | Maria Regina Celestino Almeida | 10.20949/rhhj.v1i2.39 | 21-39

Outra redução: a dinâmica interétnica na Limpia Concepción de Jeberos nas missões jesuíticas do Marañon no século XVII | Fernando Torres-Londoño | 10.20949/rhhj.v1i2.40 | 41-57

Categorias de entendimento do passado entre os Kadiwéu: narrativas, memórias e ensino de história indígena | Giovani José da Silva | 10.20949/rhhj.v1i2.41 | 59-79

Educação escolar indígena: a escola e os velhos no ensino da história kaingang | Juliana Schneider Medeiros | 10.20949/rhhj.v1i2.42 | 81-102

Da Escola Isolada Mista da Vila do Espírito Santo do Curipi à escola diferenciada entre os Karipuna: entrelaçamentos na história da educação escolar indígena | Edson Machado de Brito | 10.20949/rhhj.v1i2.43 | 103-123

Entrevista

Entrevista: Gersem José dos Santos Luciano – Gersem Baniwa | Maria Aparecida Bergamaschi | 10.20949/rhhj.v1i2.44 | 127-148

Falando de História hoje

Espaço e tempo como dimensões do conhecimento e objeto de ensino-aprendizagem em História | Carlos Augusto Lima Ferreira, Edicarla dos Santos Marques | 10.20949/rhhj.v1i2.49 | 227-246

E-Storia

Dilton Maynard, Marcos Silva | 10.20949/rhhj.v1i2.54 | 249-252

História Hoje na sala de aula

Ensino de história e a questão indígena | Antônia Terra de Calazans Fernandes | 10.20949/rhhj.v1i2.51 | 255-266

Resenhas

Os índios na história política do Império: avanços, resistências e tropeços | Vânia Maria Losada Moreira | 10.20949/rhhj.v1i2.52 | 269-274

Indígenas na história do Brasil: identidade e cultura | Antônio Simplício de Almeida Neto | 10.20949/rhhj.v1i2.53 275-279

Artigos

Livro didático de História: representações do ‘índio’ e contribuições para a alteridade | Maria de Fátima Barbosa da Silva | 10.20949/rhhj.v1i2.45 | 151-168

A Educação Superior de Indígenas no Brasil contemporâneo: reflexões sobre as ações do Projeto Trilhas de Conhecimentos | Antônio Carlos de Souza Lima | 10.20949/vol4n8 169-193

Histórias ‘em suspenso’: os Tembé ‘de Santa Maria’, estratégias de enfrentamento do etnocídio ‘cordial’ | Jane Felipe Beltrão | 10.20949/rhhj.v1i2.47 | 195-212

O ensino de História Indígena: possibilidades, exigências e desafios com base na Lei 11.645/2008 | Edson Silva | 10.20949/rhhj.v1i2.48


Revista História Hoje. São Paulo, v. 1, n. 1, jan. / jun. 2012.

Sumário

Apresentação | Patrícia Sampaio | 10.20949/rhhj.v1i1.2 |  | 7-9

Dossiê

Apresentação – Dossiê | Martha Abreu, Sílvio Carvalho Filho | 10.20949/rhhj.v1i1.22

Algumas impressões e sugestões sobre o ensino de História da África | Marina Mello e Souza

Entre máscaras e espelhos: reflexões sobre a Identidade e o ensino de História da África nas escolas brasileiras | Anderson Ribeiro Oliva

Os dilemas de dois autores frente a “Uma história do negro no Brasil” | Wlamyra Albuquerque, Walter Fraga

Proposta de material didático para a história das relações étnico-raciais | Verena Alberti

O ensino de história entre o dever de memória e o direito à história | Júnia Sales Pereira, Luciano Magela Roza

“Por uma autêntica democracia racial!”: os movimentos negros nas escolas e nos currículos de história | Amilcar Araújo Pereira

Entrevista

Entrevista – Mônica Lima e Souza | Martha Abreu, Sílvio Almeida Carvalho Filho

Falando de História hoje

Currículos de História e expectativas de aprendizagem para os anos finais do ensino fundamental no Brasil (2007-2012) | Margarida Oliveira, Itamar Freitas

E-Storia

E-Storia | Dilton Maynard, Marcos Silva | Revista História Hoje. São Paulo, v. 1, n. 1, jan. / jun. 2012.

História Hoje na sala de aula

Detetives do passado no mundo do futuro: divulgação científica, ensino de História e internet | Keila Grinberg, Anita Almeida

Resenhas

“Historiografia e Nação no Brasil” – um clássico e suas possibilidades, da gênese da historiografia ao lugar da História Ensinada nos dias de hoje | Mauro Cézar Coelho

Oficina da história no ciberespaço | Anita Lucchesi

Artigos

Reflexões sobre o ensino colonial em África: trajetórias da instituição escolar no antigo Sudão (1889-1952) | Patrícia Teixeira Santos

As bandas de congo mirins: ensino popular e vivência de cultura afro-brasileira na Serra (ES) | Michel Dal Col Costa

Contribuições do Movimento Negro e das teorias críticas do currículo para a construção da educação das relações étnico-raciais | Richard Christian Pinto Santos, Grace Kelly Silva Sobral Souza

Diásporas e comunidades quilombolas: perspectivas metodológicas para o ensino de história da África e da cultura afro-brasileira | Maria Walburga Santos, Ana Cristina Juvenal Cruz

Para construir outro olhar: notas sobre o ensino de história e cultura africanas e afro-brasileiras | Hilton Costa

Um olhar sobre a historiografia africana e afro-brasileira | Luciano Everton Costa Telles

Espaço cibernético, cibercultura e pesquisa acadêmica | Marcos Silva

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.