Revista Práticas de Linguagem. Juiz de Fora, v.5, n.1, Especial, jan./jun. 2015.

Especial – Anais do III Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino

SUMÁRIO

Apresentação

Pesquisa

  • A leitura em sala de aula no 2º segmento do Ensino Fundamental: uma discussão sobre essa atividade
  • Ilka Schapper e Tania Maria dos Santos
  • A modalização como marca de argumentatividade no gênero debate
  • Francieli Aparecida Dias e Helena Maria Ferreira
  • Alfabetizar e letrar: o uso dos gêneros textuais para um aprendizado significativo
  • Alessandra de Paula Oliveira e Eliane Carelli Macêdo Coelho
  • Análise da proposta curricular de Língua Portuguesa de Juiz de Fora na abordagem do ciclo de políticas de Ball
  • Márcia Patrícia Barboza de Souza
  • Construções morfológicas e ensino de Língua Portuguesa: discutindo a abordagem conferida à morfologia derivacional no Ensino Fundamental
  • Anna Carolina Ferreira Carrara Rodrigues
  • Da leitura à produção textual: um estudo sobre o trabalho com gêneros textuais na alfabetização
  • Flávia Aparecida Mendes de Oliveira Cruz
  • Des-atando atas: a escrita do gênero ata como metodologia de formação docente
  • Elizabeth Orofino Lucio
  • Gêneros expositivos no contexto da educação infantil
  • Josieli Almeida de Oliveira Leite
  • Indicadores de sucesso na educação básica – estudo de caso em uma escola pública de periferia
  • Carolina Alves Fonseca e Neusa Salim Miranda
  • Leitura fotográfica dos espaços da creche na formação em serviço de educadores: uma pesquisa-intervenção
  • Ana Rosa Costa Picanço Moreira
  • Letramento e gêneros textuais no currículo mínimo do estado do Rio de Janeiro
  • Marcela Martins de Melo
  • O diário reflexivo como prática de letramento e reflexão docente
  • Flávia Luciana Campos Dutra Andrade
  • O ensino de leitura em diferentes áreas do conhecimento: o trabalho com gêneros textuais em uma perspectiva interdisciplinar
  • Anna Carolina S. R. Dalamura e Rafaela A. Savino de Oliveira
  • O fórum de discussão em EaD: um estudo sobre a relação entre a argumentação e o aprendizado a partir da colaboração
  • Juliana de Carvalho Barros e Patrícia Nora de Souza
  • O intérprete educacional em Libras: análise do código de ética e de prática profissional
  • Emiliane Moraes Silva e Gilsane Moraes Silva
  • Referenciação em tiras de humor: da inter-relação entre texto verbal e texto não verbal
  • Matheus Henrique Duarte, Agnes Priscila M. Morais e Helena Maria Ferreira
  • RelatosAlternativas didáticas exitosas que atenderam às diferenças individuais no processo de alfabetização de turmas heterogêneas
  • Sara H. da C. Freitas e Josina A. T. Teixeira
  • Aprendizagem móvel na escola pública: relato de uma prática na aula de Língua Inglesa
  • Joyce Vieira Fettermann
  • As contribuições da mídia contemporânea no primeiro segmento do ensino fundamental
  • Cíntia Cristina de Campos Silva e Raquel Vianelo Sell
  • Ensino do gênero fábula no Segundo Ciclo do Ensino Fundamental
  • Marcela Batista Martinhão
  • Escola e letramento literário: “Mas o João não sabe ler!”
  • Lúcia Helena Schuchter e Ana Lúcia Werneck Veiga
  • Formação de leitores em uma escola pública do município do rio de janeiro, inserida em comunidade
  • Lidiane Gomes de Oliveira
  • Intervenção pedagógica: princípios, permanências e inovações
  • Gleice Aparecida Menezes Henriques e Patrícia de Souza Lima Cabette
  • O ensino de Inglês no Projeto de Extensão Universitária Boa Vizinhança
  • Andressa Christine Oliveira da Silva
  • O potencial educativo dos gêneros textuais para a alfabetização e o letramento
  • Thaylla Soares Paixão
  • O trabalho com o gênero textual carta no ensino de Língua Portuguesa: uma experiência no 4º ano do Ensino Fundamental
  • Ângela Mara de Oliveira Fernandes e Vania Fernandes e Silva
  • O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas aulas da disciplina Língua Portuguesa
  • Peterson Vitor Ribeiro
  • O vocabulário de Língua Inglesa, presente no cotidiano dos alunos, em diferentes gêneros textuais
  • Maria Catarina Paiva Repolês
  • Prática docente de Língua Portuguesa: uma experiência com a formação de jovens leitores
  • Pilar Silveira Mattos e Vanessa Aparecida de Almeida Gonçalves
  • Práticas de letramento na escola: a construção de um ensino reflexivo através de gêneros textuais
  • Aline Salucci Nunes
  • Professores leitores e mediadores de leituras literárias
  • Marcia Mariana Santos de Oliveira
  • Projeto ‘Floresta faz a diferença’ – módulo 2 da coleção “Princípios em práticas: alfabetização de jovens e adultos”
  • Rosa Helena do Nascimento e Rosilene Souza Almeida
  • Repensando o ensino da leitura e da escrita Luciana Castro
  • Roteiro de Atividades Literárias (RALI): um caminho para compreender as diversas formas de leitura
  • Josimar Gonçalves Ribeiro Moreira

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.