The European Union since 1945 | Alsdair Blair

Chefe do Departamento de Política e Políticas Públicas e Professor do curso de Relações Internacionais Jean Monnet da Universidade DeMontfort, em Leicester, Inglaterra, Alasdair Blair dedicou parte de sua carreira a pesquisar os fenômenos que levaram à formação da União Europeia e o resultado pode ser visto nesse livro lançado em 2005 e revisto em 2010.

Organizada em quatro partes, a obra relata os eventos principais do processo de unificação em ordem cronológica com uma primeira parte dedicada à contextualização histórica que levou ao inicio do processo. Na segunda parte, o autor analisa os cinco períodos do processo com cortes em 1945 a 1957 quando da formação do primeiro grupo de países; 1958 a 1970 quando se decide pela primeira abertura à entrada de novos membros e constituição da Comunidade Econômica Europeia; 1971 a 1984 com o destaque para a atuação da Grã-Bretanha dentro do bloco; 1985 a 1993 onde se dá o processo de unificação monetária de parte dos países do grupo; e terminando com o período de 1994 a 2010, onde se destaca o processo de enfrentamento da crise e a entrada de novos países membros.

Na terceira parte, Blair dedica-se a discutir os limites da integração, seja nas áreas da legislação, das instituições formadas, seja no âmbito econômico dos acordos e tratados assinados.

Por fim, a quarta parte apresenta uma rica base de documentos com a descrição dos mesmos, relação de países participantes de discussões e assinatura dos mesmos, além de informar onde se pode pesquisar a respeito de cada um desses documentos.

Sem procurar impor sua visão dos fatos, Blair consegue dar uma boa base ao processo histórico da criação do bloco econômico europeu consubstanciado pelos tratados e diversos acordos assinados ao longo da trajetória de unificação e permitindo ao leitor criar sua própria opinião aos entraves e dificuldades que a formação da União Europeia enfrentou ao longo de 65 anos sempre contextualizando as etapas descritas com os eventos que ocorriam no cenário europeu e mundial.

Sua opinião se manifesta de forma mais pungente na terceira parte onde deixa de lado o caráter descritivo e assume uma postura mais analítca do futuro do processo de unificação dos países europeus. Assim, apresenta as dificuldades relativas às etapas de unificação jurídica e ao aumento do poder transnacional das instituições que regem a União Europeia.

Em adição aos dados e documentos apresentados, Blair ainda apresenta um apêndice com endereços e locais para maiores pesquisas documentais e de dados relativos ao assunto, fornecendo caminhos para quem desejar se aprofundar no assunto.

Ao nos defrontarmos com um cenário de incertezas e crises que assolam o grupo de países do continente europeu no inicio deste século XXI, o livro disponibiliza informações organizadas e bem documentadas para quem se interessar em entender o que foi o processo de formação da União Europeia e ainda permite ao leitor, ir mais a fundo na sua busca de entendimento sobre as possíveis causas dos problemas enfrentados pelo processo de integração.

Entre tais problemas, as questões relativas à ampliação do numero de países membros com a absorção dos antigos membros do Pacto de Varsóvia, ganham destaque, bem como a análise das mudanças necessárias ao bloco para que possa melhorar seu desempenho econômico frente ao processo de Globalização. Particularmente, em relação à abertura de mercados e desregulamentação dos mesmos. Nesse sentido, Blair procura esmiuçar as mudanças propostas nos últimos tratados assinados no século XXI pelos países do grupo e como tais tratados têm sido recebidos pela população dos países em questão.

Alasdair Blair, diferentemente de outros autores, não apresenta receituários ou soluções para os problemas que o bloco europeu enfrenta, mas descreve as tentativas de enfrentamento que esses países têm buscado adotar. Desse modo, procura não influenciar o leitor mas antes, fornecer-lhe informações para que possa elaborar a sua própria visão em relação ao futuro do bloco econômico europeu.


Resenhista

Maria de Fátima Silva do Carmo Previdelli – Mestra e Doutoranda em História Econômica pela USP.


Referências desta Resenha

BLAIR, Alasdair. The European Union since 1945. Cambridge: Pearson, 2010. Resenha de: PREVIDELLI, Maria de Fátima Silva do Carmo. Revista de Economia política e História Econômica. São Paulo, ano 09, n. 30, p. 244-246, agosto, 2013. Acessar publicação original [DR]

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.