Os brasileiros e a Segunda Guerra Mundial | Francisco César Ferraz

Após 77 anos da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, a obra de Francisco César Ferraz – Professor do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina – nos mostra como foi intenso, impreciso e incerto enviar cidadãos brasileiros à guerra. Apesar de pouco valorizada, a atuação direta desses homens através da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e do grupo de caça brasileiro conhecido como “Senta Pua”, foram determinantes no cenário de guerra dos campos de batalha italianos, em vitórias como a tomada do Monte Castelo e Montese.

O livro é dividido em dez capítulos, além da cronologia, referências, fontes – como o ensaio de Francisco Ruas Santos, Fontes para a história da FEB, e o livro de Cesar Campiani Maximiano, Onde estão os nossos heróis? Uma breve história dos brasileiros na 2ª Guerra – sugestões de leitura e o último sobre o leitor. As divisões são feitas de forma cronológica onde o autor retrata os motivos e a preparação que culminaram na presença brasileira.

Inicialmente o autor nos informa datas e contextos históricos que nos explicam o porquê do então presidente, Getúlio Vargas, ter declarado estado de Beligerância contra o Eixo (Aliança política formada por Alemanha, Itália e Japão). Ele também provoca no leitor uma espécie de reflexão, realizando perguntas e provocando desconfianças sobre o real motivo dessa declaração, criando curiosidade e fazendo com que o ledor fique preso e queira saber as repostas das questões, tendo como exemplo: “Como os brasileiros participaram desse conflito?”, “Quem levou vantagem com a economia de guerra?”, “Como foi o desempenho dos soldados brasileiros na Itália?”.

Ao decorrer da leitura da obra, é possível identificar a explicação dessa decisão presidencial, e a partir dessa explanação, o professor da UEL consegue criar uma divisão entre seus leitores, fazendo com que tenham que decidir estar do lado do presidente e entender seu ponto de vista, ou ficar contra ele por desconfiar dos seus reais interesses devido às relações comerciais com os Estados Unidos da América.

Fica-se com a impressão de que o escritor apresentou os dois lados, todavia adotou a posição de estar contra os reais motivos do governo, e tende a fazer com que as pessoas que estão realizando a leitura do livro sejam influenciadas e convencidas da visão do autor.

Apesar desse fato, a elucidação da entrada brasileira na Segunda Guerra Mundial é feita de forma clara, precisa e concisa. Por esse motivo, recomenda-se a leitura desse livro, pois o seu conteúdo mostra a todos os brasileiros – diferente do que a maioria pensa e julga erroneamente – que a participação brasileira nessa guerra foi extremamente importante e decisiva nos cenários de conflitos na Itália. Por isso, não, os brasileiros não foram para lá gozar férias (como em muitos momentos o autor comenta que as pessoas da época diziam) mas antes foram para combater, enfrentando um desafio que certamente marcaria suas vidas, e retornaram vitoriosos, deixando paz na pátria em que se encontravam.


Resenhista

Rafaelle Torres Pereira da Silva – Graduanda em Ciências Navais, Escola Naval.


Referências desta Resenha

FERRAZ, Francisco César. Os brasileiros e a Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Jorge ZAHAR Editor, 2005. Resenha de: SILVA, Rafaelle Torres Pereira da. A participação das forças armadas brasileiras na Segunda Guerra Mundial. História Militar. Rio de Janeiro, ano X, n.26, p.120-121, nov. 2019. Acessar publicação original [DR]

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.