A violência e o futebol: dos estudos clássicos aos dias de hoje | Maurício Murad
Desde já, creio ser necessário concordar com uma das principais teses do autor em questão, quando ele nos sugere em seu livro, que não se deve comparar a violência no futebol com a violência do futebol. A partir desta premissa, provavelmente o autor queira nos alertar quanto às ocasionais conclusões que poderiam naturalizar o futebol como algo estruturalmente violento, tal como muitas vezes alguns jornais impressos, programas de rádios e/ou de televisão, enfim, os diferentes veículos de comunicação poderiam nos levar a crer, quando noticiam os jogos de futebol. Não se trata de rejeitar a existência de absurdos ligados à violência absolutamente condenáveis que, de fato, estão presentes no esporte.
Ao contrário, o Professor Maurício Murad apresenta consistentes dados empíricos relativos à violência nos estádios de futebol (mas também fora dele) que são assustadores tanto em âmbito nacional, quanto em âmbito internacional. Provavelmente a violência está relacionada, também, aos inúmeros problemas sociais que estão presentes em nosso cotidiano, como altos índices de pobreza, de analfabetismo, de miséria, e tantos outros. O autor analisa esta questão para além do seu viés esportivo (e especificamente futebolístico), justamente para nos mostrar que, de um lado, é necessário um esforço conjunto no sentido de enfrentar a problemática da violência a partir de ações igualmente conjuntas, e de outro lado, relativizar a perspectiva de que a violência no futebol seria algo natural.
Nesse sentido, a interpretação do futebol como violento em si mesmo, configura-se como sério equívoco, e que poderia ser compreendido como verdadeiro, se absorvido e analisado de modo precipitado. Para tanto, encontra-se no livro uma análise dos dados comparativos entre a violência no futebol e a violência no universo circunscrito a outros espaços sociais. Os resultados apresentados se mostram bastante elucidativos quanto aos pressupostos do autor, os quais foram brevemente apontados em parágrafo anterior. Suponho que um dos principais “recados” que o autor nos quer direcionar, reside justamente na idéia de que para a compreensão do universo do futebol, e especificamente para o entendimento da violência no futebol, é necessário verificar a dinâmica da violência para além do âmbito esportivo, isto é, compreendê-la como elemento que se circunscreve no cotidiano da própria humanidade nos seus diferentes tempos e espaços, e decorrente dos mais diferentes fenômenos.
Em suma, não é possível propor interpretações reducionistas nas quais se imagina o universo do futebol como algo naturalmente violento, tal como alguns veículos de comunicação, de forma sensacionalista o fazem, tão somente com o propósito de “vender notícia”. De maneira bastante articulada, e com esforço empírico adequado e fundamentado, o Professor Maurício Murad nos fornece pistas de que a violência como fenômeno universal e histórico, é impulsionada e resultante de aspectos inerentes à história da humanidade, e está circunscrita aos mais diferentes espaços e tempos, inclusive, e ocasionalmente, também no futebol.
Com acumulada experiência no estudo da problemática futebol & violência, o autor sugere que justamente a partir do amplo alcance popular da prática futebolística, pudessem ser estimuladas algumas ações que visassem à diminuição da violência em grandes eventos coletivos, tendo-se o universo do futebol como espécie de “laboratório”, para que houvesse a experimentação de determinadas medidas que pudessem atenuar o problemático cenário atual de violência no próprio conjunto da sociedade.
Creio que a publicação do livro do Professor Maurício Murad é bastante oportuna, e certamente conduzirá para novas perspectivas interpretativas acerca não apenas da violência no futebol, mas também à reflexão sobre um esporte que integra um dos principais elementos simbólicos da identidade nacional. A leitura do texto é agradável, fluente e bem fundamentada empiricamente, o que situa o livro como importante e necessário texto para todos aqueles que se dedicam (ou venham a se dedicar) às temáticas relacionadas aos esportes de modo geral, e ao futebol de modo particular, quer seja no seu viés sociológico, histórico e/ou antropológico.
Resenhista
Eliazar João da Silva – Professor da Universidade Federal da Grande Dourados.
Referências desta Resenha
MURAD, Maurício. A violência e o futebol: dos estudos clássicos aos dias de hoje. Rio de Janeiro: FGV, 2007. Resenha de: SILVA, Eliazar João da. Fronteira: Revista de História. Dourados, v.9, n.16, p.129-130, jan./jul. 2007. Acessar publicação original [DR]