Ensino de História das Américas no Brasil e na América Hispânica | Revista Eletrônica da ANPHLAC | 2005

A Associação Nacional de Pesquisadores de História Latino-Americana e Caribenha (ANPHLAC), ao disponibilizar na mídia eletrônica o quarto número de sua revista, dá continuidade ao seu propósito de divulgar as pesquisas em História da América Latina e do Caribe que se realizam no Brasil e estimular o intercâmbio entre pesquisadores, professores e outros estudiosos da área.

Este número apresenta um dossiê sobre o Ensino de História das Américas no Brasil e na América Hispânica, no âmbito das escolas e universidades. A escolha do tema visa contribuir para a reflexão sobre as concepções que vêm norteando políticas educacionais, recortes curriculares, manuais didáticos e práticas docentes relativos a esse domínio da história. Espera, ao mesmo tempo, sugerir caminhos acadêmicos e educacionais que assegurem maior centralidade a um campo do conhecimento que, cultural e politicamente, repercute nas formas de inserção brasileira no continente.

O dossiê é aberto por um artigo de Circe Maria Fernandes Bittencourt sobre as concepções que regeram o ensino de História da América nos programas e manuais escolares brasileiros do século XIX aos dias de hoje, sublinhando seus nexos com a construção de determinadas identidades nacionais e continentais.

Em seguida, traz um artigo de Maria Silvia Cristofoli, Maria de Fátima Sabino Dias e Marise da Silveira Veríssimo sobre a trajetória da História da América nas escolas do país e sobre as experiências de ensino e de pesquisa sobre o tema que vêm sendo propiciadas, por um lado, por um acordo recente de cooperação entre Brasil e Argentina envolvendo a Universidade Federal de Santa Catarina e a Universidade Nacional de Córdoba e, por outro, pelas discussões em curso no chamado Mercosul educacional.

Em direção semelhante, apresenta um artigo de Eduardo Natalino dos Santos acerca de ausências e possibilidades que concernem à pesquisa e ao ensino da história das sociedades indígenas meso e sul-americanas, nas universidades e escolas brasileiras. Também na esfera das possibilidades, Jaime de Almeida relata a inovação que realizou na disciplina História da América I no curso de Graduação em História da UnB ao, com recurso à Plataforma Moodle, estabelecer um espaço para discussões e trocas virtuais entre os alunos, e destes com o professor, que amplia o trabalho de sala de aula.

Por fim, transportando a discussão para o Brasil do século XIX e décadas iniciais do século XX, Francisca Azevedo enfoca os contornos da História da América nos programas, manuais e compêndios do Colégio Imperial Pedro II, relacionando-os com as tônicas da política externa imperial e da primeira república.

Além do dossiê, o número 4 da Revista Eletrônica da ANPHLAC conta com o artigo de Paulo Renato da Silva acerca do posicionamento das revistas argentinas Sur e Contorno frente às prementes questões políticas de fins dos anos 1940 a meados da década de 1950. Encerra a reunião de textos a tradução, por Raphael Sebrian, do artigo de Michelle Dospital sobre o legado do exílio no México revolucionário para a construção do ideário político de Augusto C. Sandino, na Nicarágua dos anos 1920.

Agradecemos aos autores e pareceristas que colaboraram com o presente número e desejamos a todos uma ótima leitura.


Organizadora

Gabriela Pellegrino Soares – Editora. Departamento de História – USP.


Referências desta apresentação

SOARES, Gabriela Pellegrino. Apresentação. Revista Eletrônica da ANPHLAC, n. 4, p. 3-4, 2005. Acessar publicação original [DR]

Acessar dossiê

 

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