É com grande prazer que apresentamos mais uma edição da revista Contraponto como o dossiê intitulado, História e Narrativas: Estado Nacional, identidades e pluralidades culturais, nesse novo número, pretendemos mostrar trabalhos de pesquisadores e estudiosos da área de História e afins que estão discutindo questões pertinentes as múltiplas perspectivas de compreensão do Estado Nacional e do Nacionalismo tanto como teoria quanto prática.

Tais estudos são expressos por diversas manifestações culturais e sociais, no âmbito da politica, da música, do teatro, da literatura, do cinema e da ciência, para além de questões mais complexas como, multietnicidade, cidadania, identidades nacionais sua formação, além das relações entre Estados nacionais e os conflitos inerentes a sua construção.

Dessa forma, o presente dossiê se constitui não apenas num importante espaço de debates, mas também de divulgação do conhecimento acadêmico produzido sobre a temática proposta, os artigos aqui apresentados estão estimulando um diálogo amplo e interdisciplinar sobre o conceito de Nação e Nacionalismo, suas expressões, suas práticas e suas diversas manifestações, observando os atores sociais e as redes constituídas por estes no longo processo histórico do qual fazem parte.

No presente número encontram-se trabalhos que discutem questões como liberdade e trabalho; Sobre os sujeitos que contribuíram para a construção do Estado Nacional nos rincões do interior do Piauí no século XIX; A cidade e a politica de higienização no final do XIX; E finalmente sobre a macro política do Estado Imperial a partir da Corte em relação às Províncias do Norte em meados do século XIX. O número apresenta ainda artigos avulsos sobre diversos temas.

Convido a todos para mais uma viagem à História pelas paginas da revista Contraponto, ótima leitura.

Johny Santana de Araújo

Editor Chefe


ARAÚJO, Johny Santana de. Apresentação. Contraponto, Teresina, v. 3, n. 1, agosto, 2014. Acessar publicação original [DR]

Acessar dossiê

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.