Série Verbetes Enciclopédicos | Angela Paiva Dionisio

Na contemporaneidade, é comum o aparecimento de novas formas de leitura que extrapolam recursos linguísticos. Os textos que circulam na escola, por exemplo, combinam imagens com palavras, dentre outras semioses, exigindo, assim, competências do aluno, além do domínio do código linguístico, de modo que seja possível dar sentidos aos textos lidos dentro e fora do contexto escolar.

Essa junção de modos semióticos distintos justifica o fenômeno da multimodalidade como ferramenta que subsidia os indivíduos na leitura/interpretação de textos multissemióticos (DIONISIO; VASCONCELOS, 2013), cabendo, portanto, à escola, enquanto instância privilegiada para a exploração de práticas de letramentos, propiciar eventos de leitura desses tipos de textos, a fim de que possa desenvolver uma aprendizagem mais eficiente.

Diante dessa realidade, em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino, o Programa de Iniciação à Docência (PIBID), com recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atua nas licenciaturas ofertadas em instituições públicas do ensino superior com o objetivo de trabalhar atividades de ensino, pesquisa e extensão, a partir do incentivo à iniciação à docência de licenciandos.

De modo particular, é através de subprojetos do PIBID que bolsistas – sob a colaboração de professores universitários, na condição de coordenadores, e de professores da educação básica, na condição de supervisores – encaminham atividades e elaboram instrumentos pedagógicos que venham a somar às ações já desenvolvidas nas escolas atendidas pelo Programa.

Dentre tais instrumentos, um especificamente tem chamado atenção, no que tange à produção de materiais didáticos utilizados para a divulgação de produção escrita em ambientes da web, por contemplar recursos semióticos através do estudo com gêneros discursivos. Trata-se da Série Verbetes Enciclopédicos (DIONISIO, 2013) composta de 5 (cinco) volumes elaborados pelo Subprojeto PIBID-Letras [1] da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Relacionando imagens a palavras, a presente Série traz em seu acervo informações sobre natureza, características e conceptualização de alguns gêneros multissemióticos para o público juvenil. Cada volume apresenta dois gêneros, dos quais destaco: desenho anatômico e diagrama (vol. 1); linha do tempo e mapa (vol. 2); fotografia e história em quadrinhos (vol. 3); gráfico e infográfico (vol. 4); e tabela e esquema (vol. 5).

Aliás, não apenas os gêneros selecionados merecem destaque, mas também a qualidade das imagens que traduzem significativamente o texto verbal. Mas, se o leitor for exigente, assim como eu, e desejar mais possibilidade, é possível ter acesso aos exemplos apresentados pela Série diretamente de vídeos compartilhados na web. Basta clicar nos links de cada imagem para ser redirecionado ao canal em que o elemento se encontra. Com muita propriedade, é possível destacar o cuidado minucioso com o qual o grupo se dedicou à materialidade da produção.

Além disso, convém destacar a linguagem presente no material. Longe de ser um amontoado de informações de vocábulos com termos técnicos irrelevantes, a Série aposta em uma linguagem leve que atende a tese do “menos é mais” [2] , quando se trata de material pedagógico de circulação digital direcionado a estudantes da educação básica que frequentemente são bombardeados por diversos tipos de textos em virtude da pressão dos processos seletivos. Apropriando-me da expressão utilizada pelo professor Dr. Alfredo Veiga Neto (UFRGS/PPG-Educação) para avaliar produções acadêmicas, em conferência realizada em Simpósio Acadêmico [3], considero o produto “relevante, inédito e realizável (R.I.R)”.

Relevante, porque permite complementar ações pedagógicas de caráter interdisciplinar realizadas nas escolas. Isso justifica a adesão de gêneros ainda pouco sistematizados nos materiais didáticos voltados ao ensino de leitura e de escrita, embora estejam presentes em processos avaliativos. Vale salientar que o material está disponível gratuitamente na página do subprojeto [4], basta navegar na seção Publicações que encontrará facilmente esta Série e outros produtos desenvolvidos pelo grupo. Não há exigências burocráticas para o seu download que, por sinal, tanto pode ser em formato PDF quanto online, na versão em fli [4]

Inédito, porque, por um lado, a Série apresenta singularidade em se tratando do que se entende por verbete, pois, conforme se encontra no capítulo de Apresentação da Coleção, “as letras (…) não são miúdas, o (…) verbete é multissemiótico, e a (…) escrita não é muito obediente às estruturas típicas do gênero” (p. 18). Esses dados atestam o ineditismo característico do produto. De outro lado, porque, em se tratando de produtos originalmente elaborados por subprojetos do PIBID, este permite o desenvolvimento de práticas letradas (KLEIMAN, 2007) no mundo digital, uma vez que exige do leitor conhecimentos digitais para navegar em sua plataforma, como também a mobilização de habilidades visuoperceptivas e visuomotoras (VASCONCELOS; DIONISIO, 2013) inerentes ao ambiente on-line a que a Série está veiculada.

Realizável, porque parte de uma motivação social. A equipe do PIBID Letras UFPE incluiu em sua agenda de atividade a necessidade de “verbetar” gêneros multissemióticos a partir de uma investigação de abordagem qualitativo-interpretativista. Isto é, partiu-se de estudo, de levantamento em materiais didáticos de língua materna e nas áreas distintas de conteúdos curriculares, de resultados de avaliações acerca do perfil de estudante da educação básica, e da pouca sistematicidade desses gêneros para leitores (in)formais, pois “conhecer apenas não é suficiente e apropriação exige domínio” (p. 13).

Desse modo, a coleção atende ao interesse não apenas de estudantes da educação básica, marcadamente de turmas do ensino médio, em função da motivação pragmática característica da Série, mas de professores e graduandos de Letras e áreas distintas à procura de material com fundamentação teórica consistente para atender ações pedagógicas com foco na multimodalidade.

Notas

1. Subprojeto desenvolvido por um grupo composto por 15 bolsistas, da graduação em Letras, 02 supervisores representando as 02 escolas atendidas pelo Programa, 01 coordenadora com doutorado em Linguística e atuante na formação inicial de professores desde 1996.

2. Conferir o site. http://bibliomundi.com/blog/

3. IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais, promovido pela Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande – PB, entre os dias 27 e 29 de abril de 2017.

4. Link para acesso: http://www.pibidletras.com.br/.

5. Ferramenta digital que permite folhear o material on-line.

Referências

DIONISIO, Angela Paiva; VASCONCELOS, Leila Janot de. Multimodalidade, gênero textual e leitura. In. BUNZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia. (orgs). Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola, 2013, p.19-42.

KLEIMAN, Angela. Bustos. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. V. 32, n. 53, 2007.

VASCONCELOS, Leila Janot de; DIONISIO, Angela Paiva. Multimodalidade, capacidade de aprendizagem e leitura. In. BUNZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia. (orgs). Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola, 2013, p.43-67.


Resenhista

Hermano Aroldo Gois Oliveira – Doutorando em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (PROLING/CNPq/UFPB). Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (POSLE/UFCG). Foi bolsista PIBID/LETRAS/PORTUGUÊS entre 2012 a 2014, pela UFCG. E-mail: [email protected]


Referências desta resenha

DIONISIO, Angela Paiva. Série Verbetes Enciclopédicos. Recife: Pipa Comunicações, 2013. Resenha de: OLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois. O efeito multimodal em práticas pibidianas: série verbetes enciclopédicos. Revista Práticas de Linguagem. Juiz de Fora, v.7, n. 2, p.308-309, jul./dez. 2017. Acessar publicação original [DR]

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.