Unidade 2 – Problemas de aprendizagem


BEM-VINDOS!

Colegas, esta é a página que armazena e distribui o material a ser lido, produzido e avaliado, relativo à segunda unidade do nosso curso de Avaliação Educacional.

Esta unidade culminará com a produção de uma revisão da literatura sobre questões de avaliação em Língua Portuguesa ou em História, nos anos iniciais, construída em grupo de quatro pessoas.

Relembro que as dúvidas sobre as leituras e os exercícios devem ser dirimidas no início das aulas síncronas correspondentes ou mediante escrita na janela "comentários" (abaixo).

Sigam as orientações e prestem atenção ao calendário.

Bom trabalho!

 


EXPECTATIVAS

Objetivo desta unidade é viabilizar o desenvolvimento das habilidades de problematização da realidade, investigação sobre o conhecimento acadêmico disponível, relativos a demandas sociais reais, e auxiliar à resolução de problemas reais de avaliação da aprendizagem em Língua Portuguesa e em História, no terceiro, quarto e quinto anos do Ensino Fundamental.

Espero que, ao final da unidade, vocês estejam capacitados a discutir as causas de determinado problema de aprendizagem enfrentado pelos alunos sergipanos dos anos iniciais.

Também espero que vocês sejam capazes de confrontar a posição de vocês com as teses colhidas na literatura especializada, após construírem um texto de revisão da literatura, consultando artigos em periódicos científicos.


ATIVIDADE I

Data | hora | modalidade - QUARTA-FEIRA 29/09/2021 | SEXTA-FEIRA 01/10/2021 | Síncrona - 2h.

Objetivo - Definir e exemplificar sequências didáticas

Princípio de aprendizagem - A submissão do professor às testagens que aplica favorece à sua compreensão sobre eventuais problemas que os alunos poderão enfrentar.

Ação 1 - Empregando o aplicativo Mentimeter, respondam ao formulário de avaliação diagnóstica em Língua Portuguesa e em História.

Ação 2 - Escrevam e comuniquem oralmente sobre as dificuldades enfrentadas na resolução dos itens de prova.

Recursos - Sala de aula virtual | Prova no aplicativo Mentimeter


ATIVIDADE II

Data | hora | modalidade | duração - QUARTA-FEIRA 06/10/2021 | SEXTA-FEIRA 08/10/2021 | Síncrona - 2h.

Objetivo - Ler e conhecer prescrições de fins, conteúdo e avaliação para o ensino de Língua Portuguesa e de História, destinados aos terceiro, quarto e quinto anos iniciais do Ensino Fundamental. 

Princípio de aprendizagem - A informação especializada, autorizada e atualizada fortalece a convicção do professor (consolida conexões neurais) sobre correção da tarefa enfrentada no ensino.

Ação 1 - Ler em voz alta, com intervalos para grifos e anotações, e fichar o texto "Avaliação em Língua Portuguesa nos Anos Iniciais", segundo resumo apresentado como modelo.

Ação 2 - Discutir o texto com o professor para dirimir dúvidas.

Ação 3 - Empregando o aplicativo Google Formulário, selecionem um dos problemas de avaliação da aprendizagem, dentre os listados pelo professor.

Recursos - Sala de aula virtual | Texto "Avaliação em Língua Portuguesa nos Anos Iniciais" | Modelo de resumo simplificado.


ATIVIDADE III

Data | hora | modalidade - QUARTA-FEIRA 13/10/2021 e SEXTA-FEIRA 15/10/2021 | Assíncrona - 4h.

Objetivo - Ler e fichar artigos de revistas especializadas que tratam do problema de aprendizagem selecionado pelo grupo.

Princípio de aprendizagem - Aprender investigando é mais prazeroso e estimulante que receber proposições fechadas do professor ou do compêndio.

Ação 1 - Usando o índice de "objetos de dossiês" e os "sumários" de periódicos, façam um levantamento bibliográfico (construam listas de artigos com respectivos links) que potencial ou efetivamente ofereçam uma resposta ao problema de pesquisa estabelecido pelo grupo. Iniciem a busca pelo acervo do Blog. Se for necessário, avancem para outras bases de dados, como Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e o Google Acadêmico.

Ação 2 - Leiam artigos selecionados, fichando as principais ideias por meio de um resumo simplificado.

Recursos - Inventário de objetos e dossiê | Inventário de objetos de resenha | Filtro na lateral deste post para buscar sumários de revista | Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES  | Google Acadêmico | Modelo de  resumo simplificado.

 


ATIVIDADE IV

Data/hora/modalidade - QUARTA-FEIRA 20/10/2021 | SEXTA-FEIRA 22/10/2021 | Síncrona - 2h.

Objetivo - Classificar e agrupar os resumos construídos sobre os artigos selecionados em um texto de revisão da literatura (exercício de composição).

Princípio de aprendizagem - Compor e decompor textos autorais reforça as habilidades abstratas de análise e de síntese e desenvolve a habilidade de metacognição (saber como melhor se faz melhor alguma coisa mediante autoavaliação).

Ação 1 - Empregando os resumos simplificados sobre os artigos lidos, identifiquem os tipos predominantes de informação e estabeleçam ordens para a sua exposição.

Recursos - Sala de aula virtual | Modelo de revisão da literatura | Formulário para postagem da revisão da literatura

  • TURMA DA QUARTA - Postar revisão da literatura até terça-feira (26/10/2021).
  • TURMA DA SEXTA - Postar revisão da literatura  até quinta-feira (28/10/2021).

ATIVIDADE V

Data | hora | modalidade | duração - QUARTA-FEIRA 27/10/2021 | SEXTA-FEIRA 29/10/2021 | Assíncrona | 4h

Objetivo - Submeter a revisão de literatura à avaliação dos colegas.

Princípio de aprendizagem - A avaliação entre pares reforça o compromisso ético dos que avaliam, no sentido de julgarem mediante critérios previamente acordados e, simultaneamente, amplia a responsabilidade dos que são avaliados em relação ao que produzem e publicam.

Ação 1 - Avaliar por escrito, via formulário eletrônico, a revisão da literatura produzida por cada grupo.

Recursos - Sala de aula virtual e formulários de avaliação das revisões da literatura.

  • Acessem o formulário para a avaliação em grupo das resenhas produzidas coletivamente
  • Turma a QUARTA - Avaliar até quarta-feira às 17h (27/10/2021)
  • Turma a SEXTA - Avaliar até sexta-feira às 21h (29/09/2021)

    • Grupo 01 - Eliane/Lanna/Gideane/Lorena

    • Grupo 02 - Raimundo/ Kerollyn/Thalissa/Rebeca
    • Grupo 03 - Lucileide/Louyse/Karine/Ailton
    • Grupo 04 - Marcia/Flavia/ Andresa/Clarice
    • Grupo 05 - Danielle/Keilla/Luiza/Larissa Simone
    • Grupo 06 - Taislaene/Mirielle/Williany/Adria
    • Grupo 07 - Yasmim/Brenda/Ivana/Thais
    • Grupo 08 - Renata/Crislane/Izabel/Madalena
    • Grupo 09 - Larissa/Karina/Ana Paula/Luara
    • Grupo 10 - Felipe/Inajá/Gabriele/Ketlen
    • Grupo 11 - Tauam/

    • Grupo 20 - Elizandra/Iara/Rafaela/Misael

    • Grupo 21 - Flávia/Marina/Gleiciane/Zaiane
    • Grupo 22 - Jéssica/Lucas/Deyvid/Micaela
    • Grupo 23 - AnaRegina/Andrielle/Denize/WendyLeticia
    • Grupo 24 - Isabela/Larissa/Lourena/Verônica
    • Grupo 25 - Inara/Nívea/Milena/Ricardo
    • Grupo 26 - Cleberton/Evellyn/Douglas/Jamile
    • Grupo 27 - Kethylin/

PARA AMPLIAR O CONHECIMENTO

Vídeos

Teses e dissertações

Livros

Capítulos de livro

Artigos de revista

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.