Unidade 2 – Problemas de aprendizagem

Última atualização - 11/11/2021, às  11h37h.


BEM-VINDOS!

Colegas, esta a página armazena e distribui o material a ser lido, produzido e avaliado, relativo à segunda unidade do nosso curso de Avaliação Educacional.

Esta se inicia com a problematização de dificuldades de aprendizagem dos alunos da rede pública estadual sergipana e culmina com a produção de uma revisão da literatura sobre questões de avaliação em Língua Portuguesa ou em História, nos anos iniciais, construída em grupo.

Relembro que as dúvidas sobre as leituras e os exercícios devem ser dirimidas no início das aulas síncronas correspondentes ou mediante escrita na janela "comentários" (abaixo).

Sigam as orientações e prestem atenção ao calendário.

Bom trabalho!

 


EXPECTATIVAS

Objetivo desta unidade é viabilizar o desenvolvimento das habilidades de problematização da realidade, investigação sobre o conhecimento acadêmico relativo a demandas sociais reais e auxiliar à resolução de problemas reais de avaliação da aprendizagem em Língua Portuguesa ou em História, no terceiro, quarto e quinto anos do Ensino Fundamental.

Espero que, ao final da unidade, vocês estejam capacitados a discutir as causas de determinado problema de aprendizagem enfrentado pelos alunos sergipanos dos anos iniciais, empregando conhecimentos tácitos e conhecimentos especializados, colhidos em artigos em periódicos científicos, livros, capítulos de livros, teses ou dissertações.


ATIVIDADE VIII

Data | hora | modalidade - QUARTA-FEIRA 29/09/2021 | SEXTA-FEIRA 01/10/2021 | Síncrona - 2h.

Objetivo - Identificar problemas de aprendizagem a serem enfrentados coletivamente.

Princípio de aprendizagem - A submissão do professor às testagens que formula e aplica favorece à sua compreensão sobre eventuais problemas que os alunos poderão enfrentar na resolução dos mesmos.

Ação 1 - Acompanhem a preleção do professor sobre a necessidade de alinhar a avaliação educacional aos problemas de aprendizagem efetivos, diagnosticados na rede pública de ensino.

Ação 2 - Empregando o aplicativo Google Formulários, respondam ao teste diagnóstico sobre aprendizagens históricas para o 5o ano do Ensino Fundamental.

Ação 3 - Escrevam e comuniquem oralmente sobre as dificuldades enfrentadas na resolução dos itens de prova.

Ação 4 - Escolham e comuniquem o problema de aprendizagem relacionado ao ensino da Língua Portuguesa ou da História, entre os alunos do 5o. ano do Ensino Fundamental, a ser identificado e enfrentado, durante a terceira unidade, mediante sequência didática e construção de testes.

Recursos - Sala de aula virtual - meet.google.com/msm-exof-zoe | Texto "Fato e Opinião", de Itamar Freitas

EXCEPCIONALMENTE, A AULA DESTA SEXTA COMEÇARÁ ÀS 20H. 

Acesse aqui o Formulário de prova sobre a diferenciação entre fato e opinião. Poste sua posição individual até 01/09 às 23h59.

Formulário de identificação dos problemas de aprendizagem a serem enfrentados coletivamentePoste a posição do grupo até 08/10 às 23h59.

 


ATIVIDADE IX

Data | hora | modalidade - QUARTA-FEIRA 06/10/2021 e SEXTA-FEIRA 08/10/2021 | Síncrona - 4h.

Objetivo - Ler e fichar artigos de revistas especializadas que tratam do problema de aprendizagem selecionado pelo grupo e fichar o resultado da leitura em resumos simplificados na quantidade de um resumo para cada membro do grupo.

Princípio de aprendizagem - Aprender investigando é mais prazeroso e estimulante que receber proposições fechadas do professor ou do compêndio.

Ação 1 - Usando o índice de "objetos de dossiês" e os "sumários" de periódicos, façam um levantamento bibliográfico (construam listas de artigos com respectivos links) que potencial ou efetivamente ofereçam uma resposta ao problema de pesquisa estabelecido pelo grupo. Iniciem a busca pelo acervo do Blog. Se for necessário, avancem para outras bases de dados, como Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e o Google Acadêmico.

Ação 2 - Leiam artigos selecionados, fichando as principais ideias por meio de um resumo simplificado.

Ação 3 - Postem os fichamentos realizados durante a atividade no formulário disponibilizado abaixo (Recursos).

Recursos - Recursos - Sala de aula virtual - meet.google.com/msm-exof-zoe Inventário de objetos e dossiê | Inventário de objetos de resenha | Filtro na lateral deste post para buscar sumários de revista | Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES  | Google Acadêmico | Modelo de  resumo simplificado 

 


ATIVIDADE X

Data | hora | modalidade - QUARTA-FEIRA 13/10/2021 e SEXTA-FEIRA 15/10/2021 | Síncrona - 4h.

Objetivo - Finalizar o trabalho de classificação e agrupamento de resumos e postar o texto da revisão da literatura nos formulário específico disponível abaixo (Recursos).

Princípio de aprendizagem - Compor e decompor textos autorais reforça as habilidades abstratas de análise e de síntese e desenvolve a habilidade de metacognição (saber como melhor se faz melhor alguma coisa mediante autoavaliação).

Ação 1 - Empregando os resumos simplificados sobre os artigos lidos, identifiquem os tipos predominantes de informação e estabeleçam ordens para a sua exposição.

Recursos - Sala de aula virtual - meet.google.com/msm-exof-zoe | Inventário de objetos e dossiê | Inventário de objetos de resenha | Filtro na lateral deste post para buscar sumários de revista | Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES  | Google Acadêmico | Modelo de  resumo simplificado |  Modelo de revisão da literatura |

  • TURMA DA QUARTA - Postar revisão da literatura até terça-feira (26/10/2021).
  • TURMA DA SEXTA - Postar revisão da literatura  até quinta-feira (28/10/2021).

ATIVIDADE XI

Data/hora/modalidade - QUARTA-FEIRA 20/10/2021 | SEXTA-FEIRA 22/10/2021 | Assíncrona - 4h.

Objetivo - Ler e fichar artigos de revistas especializadas que tratam do problema de aprendizagem selecionado pelo grupo.

Princípio de aprendizagem - Aprender investigando é mais prazeroso e estimulante que receber proposições fechadas do professor ou do compêndio.

Ação 1 - Usando o índice de "objetos de dossiês" e os "sumários" de periódicos, façam um levantamento bibliográfico (construam listas de artigos com respectivos links) que potencial ou efetivamente ofereçam uma resposta ao problema de pesquisa estabelecido pelo grupo. Iniciem a busca pelo acervo do Blog. Se for necessário, avancem para outras bases de dados, como Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e o Google Acadêmico.

Ação 2 - Leiam artigos selecionados, fichando as principais ideias por meio de um resumo simplificado.

Recursos - Inventário de objetos e dossiê | Inventário de objetos de resenha | Filtro na lateral deste post para buscar sumários de revista | Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES  | Google Acadêmico | Modelo de  resumo simplificado |  Modelo de revisão da literatura | Formulário para postagem da revisão da literatura.


ATIVIDADE XII

Data | hora | modalidade | duração - QUARTA-FEIRA 27/10/2021 | SEXTA-FEIRA 29/10/2021 | Assíncrona | 4h

Objetivo - Submeter a revisão de literatura à avaliação dos colegas.

Princípio de aprendizagem - A avaliação entre pares reforça o compromisso ético dos que avaliam, no sentido de julgarem mediante critérios previamente acordados e, simultaneamente, amplia a responsabilidade dos que são avaliados em relação ao que produzem e publicam.

Ação 1 - Avaliar por escrito, via formulário eletrônico, a revisão da literatura produzida por cada grupo.

Recursos - Sala de aula virtual e formulários de avaliação das revisões da literatura.


Avaliem aqui o texto de Daniele, Keilla, Luiza e Larissa

 

Avaliem aqui o texto de Felipe, Inajá, Gabriele e Ketlen.

Avaliem aqui o texto de Adria, Mirelle, Taislene e Williany.

Avaliem aqui o texto de Bruna, Carla, Laís, Tabatha e Tauam.

Avaliem aqui o texto de Marcia, Andressa, Clarisse e Flávia.

Avaliem aqui o texto de Lana, Lorena, Eliane e Gildeane.

Avaliem aqui o texto de Kerollyn, Raimundo, Rebeca e Talissa.

Avaliem aqui o texto de Brenda, Ivana, Thais e Yasmim.

Avaliem aqui o texto de Ana Paula, Karina, Larissa e Luara.

Avaliem aqui o texto de Ailton, Louyse, Lucileide e Karine

Avaliem aqui o texto de Crislane, Izabel, Madalena e Renata

  •  

Avaliem aqui o texto de Deyvid, Jéssica, Lucas e Micaela

Avaliem aqui o texto de Isabela, Larissa, Lourena e Maria Verônica.

Avaliem aqui o texto de Flávia, Gleiciane, Marina e Zaiane.

Avaliem aqui o texto de Ana Regina, Andrielle, Denise e Wendy

Avaliem aqui o texto de Inara, Milena, Nívea e Ricardo

Avaliem aqui o texto de Lorenne, Rosaline, Ariadeni e Ketlhyn

Avaliem aqui o texto de Elizandra, Iara, Misael e Rafaela

 


QUEM JÁ ENCERROU TODOS OS TRABALHOS DA UNIDADE II, JÁ PODE DAR INÍCIO ÀS TAREFAS DA UNIDADE III. CLIQUE AQUI

9 comentários

  1. Itamar Freitas em 15 de outubro de 2021 às 16:45

    Colegas da turma da sexta-feira.
    Excepcionalmente, nosso encontro de hoje (15 de outubro) se iniciará às 20h.
    Estou em um evento da própria Universidade, marcado antes da nossa programação. Peço desculpas.
    Até já.

    Itamar

  2. Taislaene Santos em 21 de outubro de 2021 às 17:28

    Colegas surgiu uma dúvida no momento de enviar o formulário para avaliação da revisão de literatura que o professor conseguiu me esclarecer, e sugeriu que postasse aqui caso seja dúvida de mais alguém.

    Minha dúvida era a seguinte: abaixo de cada questão do formulário, há 1 pergunta, dizendo, por exemplo, para informamos quais informações requisitadas deixamos de incluir na revisão. O professor esclareceu que caso tenhamos respondido que “sim”, não há necessidade de responder a estas perguntas.

  3. Ana Paula Santos em 27 de outubro de 2021 às 16:09

    Boa tarde! O grupo de Isabela faz parte da turma da noite, porém está inserido na avaliação dos grupos da tarde.

  4. Lucileide Simplicio Silva em 28 de outubro de 2021 às 17:07

    Professor, meu grupo não conseguiu enviar a revisão literária no prozo, fiquei responsável por enviar o trabalho, mas tive problemas de internet na terça-feira, quando fui enviar o arquivo ficava saindo do AVA e demorando a voltar a acessar a plataforma. Por isso acabei não conseguindo enviar no prazo, gostaria de saber o que meu grupo pode fazer para não ficar sem essa nota?

  5. ailton de andrade em 28 de outubro de 2021 às 17:40

    Boa tarde, Professor Itamar.
    Infelizmente por força maior, a nossa líder do grupo foi impossibilitada de enviar a atividade de REVISÃO DA LITERATURA, terça dia 26.
    Reforçamos que a referida atividade já estava feita conforme seu cronograma.
    Existe a possibilidade de enviarmos hoje com o material dos colegas da sexta-feira, e a RESENHA ser avaliada por esses colegas?
    Obrigado pela devida atenção. “E, parabéns pelo gosto musical”.
    Componentes do grupo: Ailton, Louyse, Lucileide e Karine.

    Componentes do grupo: Ailton, Louyse, Lucileide e Karine.

  6. Itamar Freitas em 10 de novembro de 2021 às 13:59

    RESULTADOS DA AVALIAÇÃO COLABORATIVA – SEGUNDA UNIDADE – TURMA DA QUARTA-FEIRA

    TÍTULO:
    A Consciência Fonológica na concretização da Alfabetização: uma análise atual sobre a aquisição da leitura e da escrita
    AUTORIA:
    1. Felipe: [email protected]
    2. Inajá: [email protected]
    3. Gabriele: [email protected]
    4. Ketlen: [email protected]
    RESULTADOS:
    1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)?10 / 10 respostas corretas
    Valor Contagem
    ✓ Sim 10
    Não 0
    Se você respondeu NÃO, declare quais as informações requisitadas no modelo estão ausentes neste texto de revisão da literatura.0 resposta
    Ainda não há respostas para esta pergunta.
    2. Este texto de revisão da literatura apresenta, no máximo, três incorreções de concordância, pontuação, acentuação e/ou grafia das palavras?10 / 10 respostas corretas
    Valor Contagem
    ✓ Sim 10
    Não 0
    Se você respondeu NÃO, transcreva aqui as incorreções e apresente as respectivas formas corretas. *2 respostas
    Não ha incorreçoes
    Algumas frases estão sem virgula e assim dificultando no momento da leitura.

    TÍTULO: A Dificuldade em Interpretação de Texto por Alunos do Ensino Médio: uma revisão de literatura
    Adria Gabriele Santos Feitoza ([email protected])
    Mirielle Silva Santana ([email protected])
    Taislaene Araújo Santos ([email protected])
    Williany Souza Santos ([email protected])
    RESULTADOS:
    1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)?8 / 9 respostas corretas
    Valor Contagem
    ✓ Sim 8
    Não 1
    Se você respondeu NÃO, declare quais as informações requisitadas no modelo estão ausentes neste texto de revisão da literatura.2 respostas
    Todos os pontos estão descritos e contemplados no texto, no entanto, nota-se a falta de estrutura, coesão e coerência textual.
    Penso que a problemática trazida pelo grupo deveria ser dentro da perspectiva do ensino fundamental menor ( 1º a 4 º série) e eles falaram do ensino médio.
    2. Este texto de revisão da literatura apresenta, no máximo, três incorreções de concordância, pontuação, acentuação e/ou grafia das palavras?8 / 9 respostas corretas
    Valor Contagem
    ✓ Sim 8
    Não 1
    Se você respondeu NÃO, transcreva aqui as incorreções e apresente as respectivas formas corretas. *4 respostas
    o uso de virgula repetidas vezes e em alguns casos seria mais adequado o uso do ponto.
    No presente texto, podemos observar que além falta da interpretação do texto, também há dificuldade na elaboração e estruturação do mesmo, uma falta frase não é um paragrafo, falta conectivos e uma continuidade na escrita.
    Não há incorreções
    Apresenta períodos longos.

    TÍTULO:
    Bruna Isabela de Sá Silva/Carla Pereira Barros/Laís Regina Leite Pinheiro/Tabatha Costa Bastos/Tauam Marques Pinheiro
    RESULTADOS:
    1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)?2 / 9 respostas corretas
    Valor Contagem
    ✓ Sim 2
    Não 7
    Se você respondeu NÃO, declare quais as informações requisitadas no modelo estão ausentes neste texto de revisão da literatura.6 respostas
    Título, Introdução, Resultados, Conclusões, Referências.
    Título, introdução, conclusão e referências
    O texto não segue a estrutura proposta pelo Prof. Itamar, não tem título, não tem a autoria com o email logo no começo, o resultado e a conclusão são apresentados como formato de resumo proposto pelo professor, e não tem referências no final do texto.
    Não tem: titulo, conclusões e referências.
    Não possui o título, as conclusões e as referências.
    Ausência de título e referências. Autorias sem endereço eletrônico.
    2. Este texto de revisão da literatura apresenta, no máximo, três incorreções de concordância, pontuação, acentuação e/ou grafia das palavras?4 / 9 respostas corretas
    Valor Contagem
    ✓ Sim 4
    Não 5
    Se você respondeu NÃO, transcreva aqui as incorreções e apresente as respectivas formas corretas. *4 respostas
    Acentuação e grafia de palavras (+ de um erro).
    a cerca – acerca (parágrafo 1); desvenda – desvendar (parágrafo 1); falar – falas (parágrafo 1); e – é (parágrafo 3)
    Parágrafos estão longos.
    Suas falar – suas falas Por – Pôr Desvenda – desvendar Socio-espacial – socioespacial

    TÍTULO: Quais os recursos mais utilizados pelos professores do 4° ano do ensino fundamental dos anos iniciais, que facilitam no processo de aprendizagem na disciplina de língua portuguesa ou linguagens dos alunos com dislexia?
    Marcia Evangelista Da Silva Santos ([email protected])
    Andresa Souza Santos ([email protected])
    Clarice Beatriz Santos Silva ([email protected])
    Flávia Silva Rocha ([email protected])
    RESULTADOS:
    1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)?8 / 8 respostas corretas
    Valor Contagem
    ✓ Sim 8
    Não 0
    Se você respondeu NÃO, declare quais as informações requisitadas no modelo estão ausentes neste texto de revisão da literatura.0 resposta
    Ainda não há respostas para esta pergunta.
    2. Este texto de revisão da literatura apresenta, no máximo, três incorreções de concordância, pontuação, acentuação e/ou grafia das palavras?6 / 8 respostas corretas
    Valor Contagem
    ✓ Sim 6
    Não 2
    Se você respondeu NÃO, transcreva aqui as incorreções e apresente as respectivas formas corretas. *1 resposta
    Não incorreções.

    TÍTULO:
    As dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental da escola pública: O que dizem os pesquisadores e como contorná-la.
    Lanna Stefhanny dos Santos Ribeiro ([email protected])
    Lorena Melo dos Santos ([email protected])
    Eliane de Carvalho Pino Andrade ([email protected])
    Gildeane Hilglley Alves da Silva ([email protected])
    RESULTADOS
    1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)?10 / 10 respostas corretas
    Valor Contagem
    ✓ Sim 10
    Não 0
    Se você respondeu NÃO, declare quais as informações requisitadas no modelo estão ausentes neste texto de revisão da literatura.0 resposta
    Ainda não há respostas para esta pergunta.
    2. Este texto de revisão da literatura apresenta, no máximo, três incorreções de concordância, pontuação, acentuação e/ou grafia das palavras?7 / 10 respostas corretas
    Valor Contagem
    ✓ Sim 7
    Não 3
    Se você respondeu NÃO, transcreva aqui as incorreções e apresente as respectivas formas corretas. *1 resposta
    Não há incorreções.

    TÍTULO:
    Os livros didáticos do 5º ano: as relações e representações raciais apresentadas em suas imagens.
    Kerollyn Cristina dos Santos Souza ([email protected])
    Raimundo Renato da Silva Neto ([email protected])
    Rebeca Santa Rita Freitas ([email protected])
    Thalissa Silva Souza ([email protected])
    RESULTADOS:
    1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)?10 / 10 respostas corretas
    Valor Contagem
    ✓ Sim 10
    Não 0
    Se você respondeu NÃO, declare quais as informações requisitadas no modelo estão ausentes neste texto de revisão da literatura.0 resposta
    Ainda não há respostas para esta pergunta.
    2. Este texto de revisão da literatura apresenta, no máximo, três incorreções de concordância, pontuação, acentuação e/ou grafia das palavras?8 / 10 respostas corretas
    Valor Contagem
    ✓ Sim 8
    Não 2
    Se você respondeu NÃO, transcreva aqui as incorreções e apresente as respectivas formas corretas. *1 resposta
    Não há incorreções.

    TÍTULO: Por que alunos com dislexia são tratados como preguiçosos e indisciplinados no ambiente escolar?
    Brenda Kerolle Lima do Nascimento Santos ([email protected])
    Ivana Maria Santana Andrade ([email protected])
    Thais Silva Rocha Melo ([email protected])
    Yasmim da Silva Ferreira ([email protected])
    RESULTADOS:
    1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)?10 / 10 respostas corretas
    Valor Contagem
    ✓ Sim 10
    Não 0
    Se você respondeu NÃO, declare quais as informações requisitadas no modelo estão ausentes neste texto de revisão da literatura.0 resposta
    Ainda não há respostas para esta pergunta.
    2. Este texto de revisão da literatura apresenta, no máximo, três incorreções de concordância, pontuação, acentuação e/ou grafia das palavras?8 / 10 respostas corretas
    Valor Contagem
    ✓ Sim 8
    Não 2
    Se você respondeu NÃO, transcreva aqui as incorreções e apresente as respectivas formas corretas. *1 resposta
    Da questão dislexia – a questão da dislexia Por determinados professores pois os alunos – por determinados professores, pois os alunos Uma dedicação as atividades – uma dedicação às atividades GonçalvesM – GONÇALVES, M.

    TÍTULO: Diferenciação dos Gêneros Textuais: dificuldade enfrentada por alunos do 5° ano
    Ana Paula Lima dos Santos ([email protected])
    Karina Santana Mendonça ([email protected])
    Larissa Santos Lima ([email protected])
    Luara Emanuelle Alves de Jesus ([email protected])
    RESULTADOS:
    1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)?11 / 11 respostas corretas
    Valor Contagem
    ✓ Sim 11
    Não 0
    Se você respondeu NÃO, declare quais as informações requisitadas no modelo estão ausentes neste texto de revisão da literatura.0 resposta
    Ainda não há respostas para esta pergunta.
    2. Este texto de revisão da literatura apresenta, no máximo, três incorreções de concordância, pontuação, acentuação e/ou grafia das palavras?9 / 11 respostas corretas
    Valor Contagem
    ✓ Sim 9
    Não 2
    Se você respondeu NÃO, transcreva aqui as incorreções e apresente as respectivas formas corretas. *2 respostas
    Não há incorreções.
    Não incorreções.

    Título: Por que mesmo a Alfabetização, sendo tão exigida, ainda há uma grande defasagem em sua aprendizagem?
    1. Ailton Santos de Andrade: [email protected]
    2. Louyse Gabrielle da Conceição Pereira: [email protected]
    3. Lucileide Simplício da Silva: [email protected]
    4. Karine Santos Santana: [email protected]
    RESULTADOS:
    1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)?3 / 3 respostas corretas
    Valor Contagem
    ✓ Sim 3
    Não 0
    Se você respondeu NÃO, declare quais as informações requisitadas no modelo estão ausentes neste texto de revisão da literatura.0 resposta
    Ainda não há respostas para esta pergunta.
    2. Este texto de revisão da literatura apresenta, no máximo, três incorreções de concordância, pontuação, acentuação e/ou grafia das palavras?3 / 3 respostas corretas
    Valor Contagem
    ✓ Sim 3
    Não 0
    Se você respondeu NÃO, transcreva aqui as incorreções e apresente as respectivas formas corretas. *0 resposta
    Ainda não há respostas para esta pergunta.

    TÍTULO: O ensino remoto e os impactos nas aprendizagens
    AUTORIA:
    1. Crislane dos Santos Ramos: [email protected]
    2. Izabel Silva Souza: [email protected]
    3. Madalena Passos David: [email protected]
    4. Renata Carmelina Santos Souza: [email protected]
    RESULTADOS:
    1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)?7 / 7 respostas corretas
    Valor Contagem
    ✓ Sim 7
    Não 0
    Se você respondeu NÃO, declare quais as informações requisitadas no modelo estão ausentes neste texto de revisão da literatura.1 resposta
    São 4 pessoas e só leu 3 publicações?
    2. Este texto de revisão da literatura apresenta, no máximo, três incorreções de concordância, pontuação, acentuação e/ou grafia das palavras?6 / 7 respostas corretas
    Valor Contagem
    ✓ Sim 6
    Não 1
    Se você respondeu NÃO, transcreva aqui as incorreções e apresente as respectivas formas corretas. *2 respostas
    este – Neste; . selecionando – . Selecionando; publicações que se trata – publicações que tratam; publicação que se trata sobre – publicação que trata sobre.
    Pode-se observar diversos erros na escrita dessa resenha. 1. Erros banais, como letra maiúscula no início de frase; 2. Erros textuais, a exemplo da má estruturação do parágrafo; 3. Erros acadêmico, por exemplo: a referência.

    RESULTADOS DA AVALIAÇÃO COLABORATIVA – SEGUNDA UNIDADE – TURMA DA SEXTA-FEIRA

    TÍTULO: Resolução de problemas que envolvem as quatro operações: Por que os alunos do 1° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Padre Pedro apresentam essa dificuldade?
    2. Isabela Menezes Santos ([email protected])
    3. Larissa dos Santos ([email protected])
    4. Lourena Cristina da Silva Lima ([email protected])
    5. Maria Verônica Rocha Santos ([email protected])
    RESULTADOS
    1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)?17 / 18 respostas corretas
    Valor Contagem
    ✓ Sim 17
    Não 1
    Se você respondeu NÃO, declare quais as informações requisitadas no modelo estão ausentes neste texto de revisão da literatura.2 respostas
    Resultados.
    Todos os pontos estão descritos e contemplados no texto.
    2. Este texto de revisão da literatura apresenta, no máximo, três incorreções de concordância, pontuação, acentuação e/ou grafia das palavras?14 / 18 respostas corretas
    Valor Contagem
    ✓ Sim 14
    Não 4
    Se você respondeu NÃO, transcreva aqui as incorreções e apresente as respectivas formas corretas. *3 respostas
    Uso da virgula, referência segundo a ABNT NBR 6.023 e os parágrafos 12 e 13, poderiam ser unidos, pois do modo como está é mais frase do que parágrafo.
    Não há incorreções.
    Só percebemos um erro no “Anal de evento científico”, acreditamos que o correto seja “Anais de eventos científicos”

    TÍTULO: POR QUE GRANDE PARTE DOS ALUNOS DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA DA CONCEIÇÃO CRUZ VASCONCELOS TEM DIFICULDADE EM PRODUZIR TEXTOS?
    Autor 1: Flávia de jesus Santos. [email protected]
    Autor 2: Gleiciane dos Passos Torres. [email protected]
    Autor 3: Marina Ribeiro Batista. [email protected]
    Autor 4: Zaiane Tayse Barbosa de Souza. [email protected]
    RESULTADOS:
    1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)?7 / 7 respostas corretas
    Valor Contagem
    ✓ Sim 7
    Não 0
    Se você respondeu NÃO, declare quais as informações requisitadas no modelo estão ausentes neste texto de revisão da literatura.0 resposta
    Ainda não há respostas para esta pergunta.
    2. Este texto de revisão da literatura apresenta, no máximo, três incorreções de concordância, pontuação, acentuação e/ou grafia das palavras?6 / 7 respostas corretas
    Valor Contagem
    ✓ Sim 6
    Não 1
    Se você respondeu NÃO, transcreva aqui as incorreções e apresente as respectivas formas corretas. *1 resposta
    Encontramos apenas um erro de concordância no título no nome “dificuldade”, entendemos que seria ” dificuldades” pois o mesmo estava relacionado a alunos.

    TÍTULO: Aprendizagem Matemática do 3° ano: Dificuldades na solução de problemas do campo aditivo.
    Ana Regina Alves França Silva ([email protected])
    Andrielle de Oliveira Dantas Mendonça ([email protected])
    Denise Vieira Santos ([email protected])
    Wendy Leticia Ramos Alves Santos ([email protected])
    RESULTADOS:
    1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)?6 / 6 respostas corretas
    Valor Contagem
    ✓ Sim 6
    Não 0
    Se você respondeu NÃO, declare quais as informações requisitadas no modelo estão ausentes neste texto de revisão da literatura.0 resposta
    Ainda não há respostas para esta pergunta.
    2. Este texto de revisão da literatura apresenta, no máximo, três incorreções de concordância, pontuação, acentuação e/ou grafia das palavras?6 / 6 respostas corretas
    Valor Contagem
    ✓ Sim 6
    Não 0
    Se você respondeu NÃO, transcreva aqui as incorreções e apresente as respectivas formas corretas. *0 resposta
    Ainda não há respostas para esta pergunta.

    TÍTULO: Baixo desempenho em leitura: uma visão voltada para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental
    Inara Larissa Carregosa dos Santos ([email protected])
    Milena Pereira Santana Souza ([email protected])
    Nívea Juliana Souza Silva Santos ([email protected])
    Ricardo Meneses ([email protected])
    RESULTADOS:
    1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)?6 / 6 respostas corretas
    Valor Contagem
    ✓ Sim 6
    Não 0
    Se você respondeu NÃO, declare quais as informações requisitadas no modelo estão ausentes neste texto de revisão da literatura.0 resposta
    Ainda não há respostas para esta pergunta.
    2. Este texto de revisão da literatura apresenta, no máximo, três incorreções de concordância, pontuação, acentuação e/ou grafia das palavras?5 / 6 respostas corretas
    Valor Contagem
    ✓ Sim 5
    Não 1
    Se você respondeu NÃO, transcreva aqui as incorreções e apresente as respectivas formas corretas. *1 resposta
    No fim da conclusão observamos um erro de concordância em “ao alunos”, acreditamos que seria “aos alunos” ou “os alunos”.

    TÎTULO: Desvendando as Dificuldades na Realização de Operações Matemáticas Básicas
    Lorenne Pina ([email protected])
    Rosaline Soares ([email protected])
    Ariadeni Pinheiro ([email protected])
    Ketlhyn Myllena ([email protected]mico.ufs.br)
    RESULTADOS:
    1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)?6 / 6 respostas corretas
    Valor Contagem
    ✓ Sim 6
    Não 0
    Se você respondeu NÃO, declare quais as informações requisitadas no modelo estão ausentes neste texto de revisão da literatura.0 resposta
    Ainda não há respostas para esta pergunta.
    2. Este texto de revisão da literatura apresenta, no máximo, três incorreções de concordância, pontuação, acentuação e/ou grafia das palavras?5 / 6 respostas corretas
    Valor Contagem
    ✓ Sim 5
    Não 1
    Se você respondeu NÃO, transcreva aqui as incorreções e apresente as respectivas formas corretas. *1 resposta
    Introdução: 2° parágrafo 13° linha – nas escolas ( seria DAS e ponto continuando). Com isso gera (Isso, gera…) Resultados: 1° parágrafo última linha – erros de contagem entre outros (faltou a vírgula depois de contagem).

    TÍTULO: Por que após o retorno do ensino presencial os alunos do 3º ano do Colégio Sagrada Família, demonstram falta de concentração nas aulas de Língua Portuguesa, História e Geografia?
    2.Elizandra de Jesus Fernandes ([email protected])
    3.Iara Luizi Souza Santos ([email protected])
    4.Misael Emílio Gama Góis ([email protected])
    5.Rafaela da Solidade Santos ([email protected])
    RESULTADOS:
    1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)?6 / 6 respostas corretas
    Valor Contagem
    ✓ Sim 6
    Não 0
    Se você respondeu NÃO, declare quais as informações requisitadas no modelo estão ausentes neste texto de revisão da literatura.0 resposta
    Ainda não há respostas para esta pergunta.
    2. Este texto de revisão da literatura apresenta, no máximo, três incorreções de concordância, pontuação, acentuação e/ou grafia das palavras?6 / 6 respostas corretas
    Valor Contagem
    ✓ Sim 6
    Não 0
    Se você respondeu NÃO, transcreva aqui as incorreções e apresente as respectivas formas corretas. *0 resposta
    Ainda não há respostas para esta pergunta.

  7. Itamar Freitas em 24 de novembro de 2021 às 15:11

    TÍTULO
    1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)? *
    AUTORIA
    Danielle Santos Menezes ([email protected])
    Keilla de Jesus Andrade ([email protected])
    Luiza Tainara de Jesus Carvalho ([email protected])
    Larissa Simone do Carmo Lima ([email protected])
    1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)?5 / 5 respostas corretas

    Valor Contagem
    ✓ Sim 5
    Não 0
    Se você respondeu NÃO, declare quais as informações requisitadas no modelo estão ausentes neste texto de revisão da literatura.0 resposta
    Ainda não há respostas para esta pergunta.
    2. Este texto de revisão da literatura apresenta, no máximo, três incorreções de concordância, pontuação, acentuação e/ou grafia das palavras?5 / 5 respostas corretas
    Valor Contagem
    ✓ Sim 5
    Não 0
    Se você respondeu NÃO, transcreva aqui as incorreções e apresente as respectivas formas corretas. *0 resposta
    Ainda não há respostas para esta pergunta.

  8. Itamar Freitas em 26 de novembro de 2021 às 20:42

    RESULTADO DA AVALIAÇÃO DE: MICAELA, DEYVID, LUCAS E JÉSSICA

    1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)?7 / 7 respostas corretas

    Valor Contagem
    ✓ Sim 7
    Não 0
    Se você respondeu NÃO, declare quais as informações requisitadas no modelo estão ausentes neste texto de revisão da literatura.0 resposta
    Ainda não há respostas para esta pergunta.
    2. Este texto de revisão da literatura apresenta, no máximo, três incorreções de concordância, pontuação, acentuação e/ou grafia das palavras?7 / 7 respostas corretas

    Valor Contagem
    ✓ Sim 7
    Não 0
    Se você respondeu NÃO, transcreva aqui as incorreções e apresente as respectivas formas corretas. *0 resposta
    Ainda não há respostas para esta pergunta.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.