1. Princípios de avaliação mediante a leitura e crítica de livros especializados

Página atualizada em 20/09/2021, às 10h33.

BEM-VINDOS!

Colegas, esta é a página que armazena e distribui o material a ser lido, produzido e avaliado relativo à primeira unidade do nosso curso de Avaliação Educacional, que culminará com a produção de uma resenha sobre um manual, construída em grupo de quatro pessoas.

Relembro que os textos de leitura básica estão disponíveis aqui nesta página. As dúvidas sobre as leituras e os exercícios devem ser dirimidas no início das aulas síncronas correspondentes.

Sigam as orientações abaixo e prestem atenção ao calendário.

 


EXPECTATIVAS

Objetivo desta unidade é viabilizar a ampliação das habilidades de leitura, compreensão e produção textual, mediadas pela construção de uma resenha sobre livro que problematiza teoria e prática da avaliação da aprendizagem escolar.

Espero que, ao final da unidade, vocês estejam capacitados a atribuir valor a um manual de Avaliação da Aprendizagem, empregando a resenha como gênero textual.

 


ATIVIDADE I - Leiam o programa, formem grupos de trabalho, conheçam o Ambiente Virtual de Aprendizagem e selecionem livro a ser resenhado (Síncrona - 2h min). 

QUARTA-FEIRA 25/08/2021

SEXTA-FEIRA 27/08/2021

  1. Didática e Avaliação da aprendizagem no Ensino de História - Claudia Regina Baukat Silveira Moreira e José Antônio Vasconcelos. Cópia disponível no grupo de whatsapp da turma.
  2. Didática e Avaliação da aprendizagem em Língua Portuguesa - Anna Beatriz Paula e Rita do Carmo Polli da Silva. Cópia disponível no grupo de whatsapp da turma.
  3. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. Vasco Pedro Moretto. Cópia disponível no grupo de whatsapp da turma. 
  4. Por que avaliar? Como avaliar? Critérios e instrumentos - Ilza Martins Sant'Anna
  5. Sobre notas escolares: distorções e possibilidades - Cipriano CArlos Luckesi
  6. A avaliação desmistificada-Artmed - Charles Hadji
  7. Avaliação da aprendizagem escolar- Cipriano Luckesi

 


ATIVIDADE II - Leiam o texto que define aprendizagem (Assíncrona - 30 min).

 


ATIVIDADE III - Leiam "Estrutura retórica da resenha" e identifiquem a estrutura retórica de uma resenha de livro sobre "avaliação" entre as incorporadas no acervo do Resenha Crítica (Síncrona - 1h30). 

QUARTA-FEIRA 01/09/2021 e SEXTA-FEIRA 03/09/2021


ATIVIDADE IV - Leiam o livro selecionado, fazendo anotações sobre as unidades de informação que comporão a resenha coletiva  (Assíncrona - 6h). 

 


ATIVIDADE V - Leiam "Compondo resenhas" e "A escolha das palavras e escrevam os parágrafos iniciais e finais da resenha coletiva (Síncrona - 2h). Simulem avaliação final das resenhas de cada grupo a partir da troca entre dois grupos voluntários. (Síncrona - 2h).

QUARTA-FEIRA 08/09/2021 (Aula suspensa - Feriado municipal)

QUARTA-FEIRA 15/09/2021 (Substituindo a aula do dia 08)

SEXTA-FEIRA 10/09/2021 (Aula com problemas de sinal de Internet)

SEXTA-FEIRA 17/09/2021 (Repetindo a aula do dia 10) Para participar da videochamada, clique neste link: https://meet.google.com/atq-hvdm-wyr
Para participar por telefone, disque +55 51 4560-7337 e digite este PIN: 699 425 921#
 NOVO


ATIVIDADE VI - Construam os parágrafos intermediários da resenha, finalizem o texto o insiram no formulário para a publicação de resenhas (Assíncrona - 4h).


ATIVIDADE VII - Avaliem por escrito as resenhas produzidas por cada grupo (Assíncrona - 4h).

SEXTA-FEIRA 24/09/2021

QUARTA-FEIRA 06/10/2021

  • Acessem o formulário para a avaliação em grupo das resenhas produzidas coletivamente
  • Turma a QUARTA - Avaliar na quarta-feira (22/09/2021) entre 13h e 17h NOVO
  • Turma a SEXTA - Avaliar na sexta-feira (24/09/2021) entre 19 e 23h NOVO

  • Grupos da Turma da QUARTA-FEIRA

  • Grupo 01 - Eliane/Lanna/Gideane/Lorena
  • Grupo 02 - Raimundo/ Kerollyn/Thalissa/Rebeca
  • Grupo 03 - Lucileide/Louyse/Karine/Ailton
  • Grupo 04 - Marcia/Flavia/ Andresa/Clarice
  • Grupo 05 - Danielle/Keilla/Luiza/Larissa Simone
  • Grupo 06 - Taislaene/Mirielle/Williany/Adria
  • Grupo 07 - Yasmim/Brenda/Ivana/Thais
  • Grupo 08 - Renata/Crislane/Izabel/Madalena
  • Grupo 09 - Larissa/Karina/Ana Paula/Luara
  • Grupo 10 - Felipe/Inajá/Gabriele/Ketlen
  • Grupo 11 - Tauam/Lais/Tabatha/Larla
  • Grupo 12 - Valdeci/

 


  • Grupos da Turma da SEXTA-FEIRA

  • Grupo 20 - Elizandra/Iara/Rafaela/Misael
  • Grupo 21 - Flávia/Marina/Gleiciane/Zaiane
  • Grupo 22 - Jéssica/Lucas/Deyvid/Micaela
  • Grupo 23 - AnaRegina/Andrielle/Denize/WendyLeticia
  • Grupo 24 - Isabela/Larissa/Lourena/Verônica
  • Grupo 25 - Inara/Nívea/Milena/Ricardo
  • Grupo 26 - Cleberton/Evellyn/Douglas/Jamile
  • Grupo 27 - Kethylin/Ariadne/Lorenne

18 comentários

  1. Tauam Pinheiro em 25 de agosto de 2021 às 18:15

    Escrevendo para teste! Boa noite!

  2. Felipe Macêdo Rocha em 25 de agosto de 2021 às 23:11

    Olá professor Itamar,

    Refletindo com meus colegas e com o grupo da turma, descobrimos que não conseguimos ter acesso às publicações sugeridas na atividade 1. Conseguimos, apenas, encontrar o livro “Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas” de Vasco Pedro Moretto.

    Como no período remoto não estamos conseguindo ter acesso a bicen e não conseguimos achar os livros indicados nas plataformas de bibliografia eletrônica gratuitas. Gostaríamos de fazer o pedido ao senhor para caso possível disponibilizar o material ou caso não, alteração da leitura.

    Aguardamos a resposta.

    Atenciosamente,
    Discentes.

    • Itamar Freitas em 26 de agosto de 2021 às 20:35

      Oi Felipe e demais interessados.

      1. Até amanhã à noite eu posto cópia dos dois primeiros livros (ensino de História e ensino de Língua Portuguesa).
      2. A cópia do livro 2 (Moretto) você disponibiliza no grupo whats.
      3. Inseri mais dois livros com pdf disponível aqui na página: A avaliação desmistificada-Artmed, de Charles Hadji, e Avaliação da aprendizagem escolar, de Cipriano Luckesi.

      Hoje, temos três livros disponíveis para a resenha e amanhã teremos mais dois. Prefiro a diversidade. Então, comecem as escolhas a partir desta nova situação.
      Té já.

  3. Itamar Freitas em 4 de setembro de 2021 às 18:28

    Ailton, boa tarte.
    Seguem a sua questão e a minha resposta.

    O “identifique” se refere ao destaque ou grifo que você deve fazer sobre os trechos que informam coisas como: “a autora, fulana de tal…”

    O “tipifique” se refere ao “tipo” de unidade da informação que você grifou: “nome do autor”,

    Por causa da sua dúvida, eu coloquei, agora, modelos de resposta no formulário para deixar mais clara a orientação.

    Sobre outras gravações, elas não existem. Mas se você avançar nas leituras da próxima unidade, tenho certeza que vai tirar bom proveito. Os textos apresentam muitos exemplos do que sejam “unidade de informação” e “estrutura retórica”.

    Qualquer dúvida, escreva por aqui. Não mande e-mail porque os seus colegas não visualizam.
    Té já.

  4. ailton de andrade em 4 de setembro de 2021 às 18:48

    Muito obrigado, professor!!!

    • Itamar Freitas em 4 de setembro de 2021 às 19:03

      Oi Ailton,
      Não há o que agradecer. Mas, por favor, dê um retorno por aqui sobre as mudanças que fiz no formulário. Posso alterar ainda mais. O importante é o enunciado da atividade ficar bem claro.

  5. Lanna Stefhanny dos Santos Ribeiro em 6 de setembro de 2021 às 14:57

    Boa Tarde!
    Tive problemas para acessar o ambiente AVA com o login já efetuado. Mais alguém com esse problema?

    • Itamar Freitas em 6 de setembro de 2021 às 19:07

      Obrigado por informar, Lanna. Qualquer dúvida sobre o curso, me chama por aqui.
      Até já.

      • Ana Paula Santos em 7 de setembro de 2021 às 09:18

        Bom dia! Também estou com o mesmo problema.

        • Itamar Freitas em 8 de setembro de 2021 às 12:11

          Oi Ana,
          A primeira providência é consultar o grupo. O grupo deve ajudar você a acessar as fontes ou não será um “grupo”.
          Vencida esta etapa e não resolvido o problema, eu entrarei, ok? Aí você pode me comunicar por aqui. Estou online.
          Até já.

          • Itamar Freitas em 8 de setembro de 2021 às 18:57

            OI Ana,
            Já resolveu o problema?
            Ainda precisa de ajuda?



  6. Marcia Santos em 8 de setembro de 2021 às 14:03

    Boa tarde professor Itamar. Sobre a aula de hoje o grupo fez uma votação e foram somados 21 votos pelo não e 2 pelo sim.

  7. Itamar Freitas em 10 de setembro de 2021 às 19:00

    Colegas da turma de sexta-feira, boa noite.
    Vocês solicitaram a mudança do início da aula para as 19h. Estranho que até agora, 19h, não entrou ninguém na sala. Estão encontrando alguma dificuldade de acesso?
    Até já.

  8. Itamar Freitas em 14 de setembro de 2021 às 20:45

    Colegas, boa noite.
    Observem os novos prazos para as mesmas atividades refeitos após os problemas do feriado municipal (turma da quarta) e da ausência de internet (turma da sexta).

    As aulas desta semana (15 e 17 de setembro) serão focadas na construção dos parágrafos iniciais e finais da resenha e em experimentos de avaliação. Por isso, sugiro aos que já encerraram as resenhas que se voluntariem para demonstrar como construíram os parágrafos e para exercitar uma avaliação.
    Até já.

  9. Itamar Freitas em 15 de setembro de 2021 às 10:13

    Colegas da turma de quarta-feira, bom dia.
    Hoje teremos o último encontro síncrono antes da primeira avaliação. Por isso, anotem suas dúvidas sobre a elaboração da resenha e sobre os critérios de avaliação da resenha de cada grupo.
    O grupo que avançou na construção da resenha, prepare-se para apresentá-la aos demais grupos como estímulo e também como experimento de avaliação.
    Lembro que a avaliação será colaborativa, ou seja, cada grupo terá até quatro horas para avaliar todas as resenhas da turma, dentro dos critérios fornecidos pelo professor e já de conhecimento geral.
    Até já.

  10. Itamar Freitas em 17 de setembro de 2021 às 16:56

    Colegas da turma de sexta-feira, boa tarde.

    Este é o nosso último encontro síncrono desta unidade. Vamos repetir atividades que foram prejudicadas com a instabilidade da internet.

    Sugiro, então, que os grupos voluntariamente experimentem a construção de parágrafos online, com a minha assistência, durante a reunião de hoje.

    As instruções são as mesmas da semana passada e estão prescritas no enunciado da Atividade V (Acima).

    Em seguida, vamos destrinçar o modo de avaliar coletivamente as resenhas produzidas por cada grupo.

    Até já.

    (Editar)

  11. Itamar Freitas em 20 de setembro de 2021 às 10:22

    Alô turma da quarta-feira!
    Amanhã vence o prazo para postar a resenha e submetê-la à avaliação colaborativa. Algum dúvida final sobre a tarefa?
    Até já.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.