Cultura, Trabalho e Poder / Esboços / 2005

No último ano e meio a Esboços — revista do programa de pós-graduação em história da Universidade Federal de Santa Catarina, vem passando por uma lenta e contínua mudança no seu projeto editorial, mudança que se refletiu, também, na sua apresentação gráfica. Desde o número 11, com o dossiê Cidade e memória, no primeiro semestre de 2004, nosso objetivo tem sido o de ampliar o elenco de colaboradores da revista, estendendo-o a de todas as áreas das humanidades — história, sociologia, antropologia, filosofia, literatura, política, etc. — das mais amplas vertentes teórico-metodológicas e, principalmente, a pesquisadores de fora do estado de Santa Catarina e de fora do país. Acreditamos que uma revista acadêmica de qualidade se faz, simultaneamente, com pluralidade temática e diversidade de contribuições.

Neste período a revista manteve a sua periodicidade, ampliou sensivelmente seu leque de colaboradores, estabeleceu um novo patamar de qualidade editorial e realizou uma mais apurada seleção científica dos textos publicados. Esse esforço se refletiu na nova avaliação feita pelo Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), referente a 2004. Hoje somos uma revista B, nacional. Se por um lado, estamos satisfeitos com essa melhor avaliação — afinal a revista tem sido produzida, muitas vezes, superando obstáculos kafkianos — por outro, esse é apenas um primeiro passo para que tenhamos uma revista que, de fato, ocupe um lugar expressivo na produção acadêmica na área de história.

Continuamos caminhando.

Neste número, apresenta-se o dossiê: Trabalho, cultura e poder, resultado do encontro regional de história ocorrido em setembro de 2004. A conferência de abertura do encontro — proferida pela professora Mirta Lobato, da Universidade de Buenos Aires — abre o número, seguida por um conjunto de artigos de pesquisadores de várias regiões do Brasil e do Uruguai, todos calorosamente discutidos na ocasião. Apresenta-se também a tradução de texto inédito em língua portuguesa de Carlo Ginzburg Conversare con Orion, publicado originalmente em Quaderni Storici, em dezembro de 2001. Completam esse número cinco artigos que abrangem as regiões sul, sudeste e norte, além de duas resenhas.

Os editores

Acessar publicação original desta apresentação

Acessar dossiê

[DR]

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.