Ensino de História na Educação Profissional / História Hoje / 2016

O dossiê temático Ensino de História na Educação Profissional tem como objetivo problematizar o lugar da disciplina História e as práticas pedagógicas dos seus professores no ensino médio integrado à Educação Profissional, pois compreendemos que essas reflexões corroboram novos olhares necessários à História num contexto de articulação entre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a formação geral.

O ensino médio integrado à Educação Profissional e Tecnológica representa uma oportunidade de desenvolvimento social e humano para áreas conhecidas como os rincões dos estados brasileiros. Esses cursos técnicos de nível médio devem ocorrer prioritariamente na forma integrada. Essa integração está alicerçada no tripé formação omnilateral, indissociabilidade entre educação profissional e educação básica e integração de conhecimentos gerais e específicos como totalidade. Com isso, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, rede responsável pela maior oferta de educação profissional de nível médio, visam não só preparar adolescentes, jovens e adultos para o mundo do trabalho, mas também proporcionar a estes uma formação humana, tendo o trabalho como princípio educativo.

Nesse contexto, é importante discutir como os professores de História têm desenvolvido metodologias, no ensino médio integrado, que permitam a articulação entre a EPT e a formação geral, de modo que possibilite ao educando uma formação cidadã e reflexiva sobre o mundo do trabalho no qual deverá se inserir.

Este Dossiê é composto pelas seções Artigos, Entrevista e Resenhas. Na seção Artigos foram reunidos os trabalhos: “‘Barro na mão do oleiro’: materialidades e sensibilidades na interface entre ensino de História e educação profissional”, proposto pelos professores André Luiz Bis Pirola e Juçara Luzia Leite; “Ensino de História e ensino médio integrado: uma análise das práticas pedagógicas vivenciadas no Cefet-RN / IFRN (2005-2011)”, apresentado por Aline Cristina da Silva Lima; “Ensinar História no ensino médio integrado à Educação Técnica Profissional: muitas questões, grandes desafios”, de autoria de Nathalia Helena Alem e Júnia Sales Pereira; “Ciências Humanas na educação profissional: um olhar sobre as ações pedagógicas dos professores do curso técnico integrado em informática do IFRN / Campus Caicó”, escrito pelas professoras Sandra Maria de Assis e Olívia Morais de Medeiros Neta; “A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) como prática pedagógica no ensino médio integrado do IFRN”, apresentado por Francisco das Chagas Silva Souza e José Gerardo Bastos da Costa Júnior, e o artigo “Ensino de História no currículo integrado: desafios do tempo presente”, de Adriano Larentes da Silva.

O dossiê apresenta na seção Entrevista o tema “Práticas pedagógicas e a formação humana no Ensino Médio Integrado”, tendo como entrevistado o professor Ronaldo Marcos de Lima Araujo, da Universidade Federal do Pará (UFPA), e discute a necessidade de desenvolvermos práticas pedagógicas emancipatórias, ou seja, que permitam aos jovens a interpretação e a intervenção na realidade.

Na seção Resenhas, selecionamos para discussão o livro Ensino médio integrado: travessias, organizado por Monica Ribeiro da Silva (Mercado de Letras, 2013), o qual aborda os caminhos da institucionalização e implementação do Ensino Médio Integrado à Educação profissional no Brasil.

Esperamos, assim, que as discussões sobre materialidades e sensibilidades na interface entre ensino de História e educação profissional; práticas pedagógicas dos professores de História no ensino médio integrado à Educação Profissional; interdisciplinaridade e práticas docentes no campo das Ciências Humanas na Educação Profissional; concepção de trabalho para os professores de História e ensino de História e o currículo integrado, decorrentes do Dossiê Ensino de História na Educação Profissional, instiguem e sensibilizem olhares para outros lugares e outras relações tecidas pela História na Educação Básica brasileira.

Olívia Morais de Medeiros Neta – Doutora em Educação (UFRN). Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Programa de Pós-Graduação (UFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Natal, RN, Brasil. E-mail: [email protected].

Francisco das Chagas Silva Souza – Doutor em Educação (UFRN). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Mossoró. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino (IFRN / Ufersa / UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (IFRN). Mossoró, RN, Brasil. E-mail: [email protected].

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