Seminários Integradores II 2022/2

Bem-vindos

Colegas, bom dia!

Sejam bem-vindos Seminários Integradores II. Espero que todos estejam com saúde e assim permaneçam durante o curso.

Para evitar quebra de expectativas com o nosso curso, antecipo a apresentação do programa, informando o que a Universidade (o professor) vai oferecer a vocês e o que a Universidade (o professor) está esperando de vocês.

Peço que leiam com atenção e se certifiquem de querem mesmo seguir este curso e com o atual professor.

Até breve

Itamar Freitas.

São Cristóvão, 12 de janeiro de 2022.


A natureza metodológica do curso

O curso versa sobre a crítica de livros de autores e/ou temáticas sergipanas publicados entre 2020 e 2023 é estruturado em 30 horas. Todas as horas devem ser empregadas efetivamente nas atividades do curso, ou seja, o trabalho deve ser desenvolvido, estritamente, em duas horas semanais e nos horários prescritos pela oferta universitária.

Trata-se de um empreendimento estruturado em métodos ativos de ensino e aprendizagem. Isso significa que NÃO HÁ aulas expositivas do professor. NÃO HÁ coisas a serem ouvidas ou vistas em exposição oral. NÃO HÁ aulas/textos/atividades de recuperação para os que faltam às atividades.

Considerando a natureza da matéria (pensamento crítico aplicado à escrita), o curso é realizado mediante a leitura, interpretação, argumentação, crítica e produção de textos em dupla.

Pré-requisitos para a permanência no curso

Da parte de vocês, espero que estejam predispostos a cumprir as atividades prescritas com autonomia e a participarem das avaliações somativas no tempo e local especificados.

Comprometimentos do professor do curso

Da minha parte, garanto a oferta de literatura especializada e atualizada sobre a matéria do curso, contida no programa e nos anexos.

Avaliação e notas

O curso está estruturado em duas unidades que geram duas avaliações individuais somativas. As notas totais atribuídas a cada avaliação variam de 0 a 10 e seguem para o sistema acadêmico.

A primeira avaliação é efetuada sobre o desempenho dos alunos na execução das cinco atividades presenciais que compõem a primeira unidade. Cada atividade cumprida e entregue ao final da aula corresponde a dois (2) pontos.

A segunda avaliação é efetuada sobre um texto autoral produzido em duplas, no gênero resenha, com referida autorização para a publicação, exercitando a crítica a um livro cultural local escolhido entre os títulos disponíveis abaixo e entregue até 14a. semana do curso.

Ementa

Definição de temáticas de estudo e pesquisa via componentes curriculares do período, a partir da aprovação do Colegiado do Curso, com vistas à articulação de ação extensionista.

Objetivos

Desenvolver conhecimentos, habilidades e virtudes epistêmicas relativas ao pensamento crítico.

Aplicar conhecimentos, habilidades e virtudes epistêmicas relativas ao pensamento crítico na avaliação de livros de autores sergipanos sobre a cultural local.


UNIDADE I - Conhecendo e praticando o pensamento crítico

Objetivo: Desenvolver conhecimentos, habilidades e virtudes epistêmicas relativas ao pensamento crítico.

Atividades e calendário

Atividade 01 (19/01/2023): Apresentação, discussão e uso dos conceitos básicos do pensamento crítico.

Atividade 02 (26/01/2023): Discussão sobre as maneiras eficazes do uso da linguagem para pensar de forma clara e eficaz.

Atividade 03 (02/02/2023): Discussão sobre as falácias lógicas mais comuns.

Atividade 04 (09/02/2023): Desenvolvimento de habilidades de análise e avaliação de argumentos.

Atividade 05: (16/02/2023): Discussão e prática da pesquisa e escrita de textos argumentativos.

Atividade 06: (23/02/2023): Discussão e prática da pesquisa e escrita de textos argumentativos.

Atividade 07: (02/03/2023): Discussão e prática da pesquisa e escrita de textos argumentativos.

 

SEGUNDA CHAMADA PARA AVALIAÇÕES DA UNIDADE 1

Atividade 1 - Conceitos básicos do Pensamento Crítico

Atividade 2 - Usos da linguagem para pensar de forma clara e eficaz

Atividade 3 - Discussão sobre as falácias lógicas de relevância

Atividade 4 - Discussão sobre as falácias lógicas de evidência insuficiente

Atividade 5 - Avaliando argumentos


UNIDADE II - AVALIANDO LIVROS SERGIPANOS DE MODO CRÍTICO

Aplicar conhecimentos, habilidades e virtudes epistêmicas relativas ao pensamento crítico na avaliação de livros de autores sergipanos sobre a cultural local.

Atividade 08: (09/03/2023) Leitura, resumo e avaliação de literatura não ficcional sergipana.

Atividade 09: (16/03/2023) Leitura, resumo e avaliação de literatura não ficcional sergipana.

Atividade 10: (23/03/2023) Leitura, resumo e avaliação de literatura não ficcional sergipana.

Atividade 11: (30/03/2023) Leitura, resumo e avaliação de literatura não ficcional sergipana.

Atividade 12: (06/04/2023) Leitura, resumo e avaliação de literatura não ficcional sergipana.

Atividade 13: (13/04/2023) Leitura, resumo e avaliação de literatura não ficcional sergipana.

Atividade 14: (27/04/2023) Leitura, resumo e avaliação de literatura não ficcional sergipana.

Atividade 15: (04/05/2023) Leitura, resumo e avaliação de literatura não ficcional sergipana.

Atividade 14: (27/04/2023) Leitura, resumo e avaliação de literatura não ficcional sergipana.

Atividade 15: (11/05/2023) Avaliação colaborativa das resenhas produzidas pelas duplas.


REFERÊNCIAS PARA CONSULTA

BASSHAM, Gregory; IRWIN, William; NARDONE, Henry; WALLACE, James M. Critical Thinking. 7ed. New York: McGraw Hill, 2023.

COELHO, Humberto Schubert. O pensamento crítico: história e método. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2022.

HOOKS, Bell. Ensinando pensamento crítico. Sdt.: Editora Elefante, 2022.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.